Desenvolvimento humano e de carreira

Artigos em Destaque

Memorização: Neurocientista ensina técnicas para potencializar seu aprendizado

O cérebro humano possui a incrível capacidade de ser exercitado, saiba como usar esse "poder" para facilitar a sua memorização.   A memória é uma das mais importantes funções exercidas pelo cérebro, a capacidade de manter e resgatar lembranças foi crucial para nossa evolução e é essencial para nossa sobrevivência, no entanto, na sociedade pós-moderna a capacidade de memorização tem se tornado cada vez menos potente.   Esse déficit pode ser explicado pela rotina contemporânea que não demanda esforço cerebral e não contribui para o fortalecimento da memória, outro fator que interfere nesse processo é o excesso de dopamina que o estilo de vida moderno estimula no cérebro com o auxílio de redes sociais e jogos eletrônicos.   No entanto, …

Leia Mais

A importância da leitura para uma mente saudável

No dia 5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Uma das áreas que mais chama atenção nesse tema atualmente é a questão da saúde mental, que envolve diversos outros fatores. O escritor luso-brasileiro com atuação em Portugal Igor Lopes, alertou que a leitura pode ser uma aliada no que diz respeito a uma maior qualidade da saúde mental, tendo em vista os benefícios trazidos pelo hábito. Para ele, a leitura é uma …

Leia Mais

Programa Ideiaz prorroga inscrições até o próximo dia 21

Foram prorrogadas até 21 de agosto as inscrições para o Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva, que escolhe projetos em estágio de ideação para receberem, gratuitamente, mentorias, assessorias, consultorias e qualificações 100% on-line para desenvolverem o negócio. São 300 vagas e os selecionados serão acompanhados por incubadoras e aceleradoras de todo o país credenciadas no Programa Ideiaz, iniciativa do Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Pelo menos um terço das vagas serão destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 20% das vagas reservadas para os projetos de impacto socioambiental. O programa já lançou três chamadas públicas, atendeu 636 projetos com o apoio de 35 incubadoras e aceleradoras credenciadas, totalizando …

Leia Mais

Plataforma EAD disponibiliza 23 cursos gratuitos, direcionados a técnicos, engenheiros e público geral

A Mitsubishi Electric do Brasil já entregou mais de 20 mil certificados em 23 cursos de sua plataforma de treinamentos gratuitos à distância, desde fevereiro de 2021. A organização já vinha investindo, desde 2017, na oferta de cursos presenciais, formando cerca de mil alunos por ano. Com a chegada da pandemia, o modelo foi adaptado para EAD, atraindo milhares de pessoas em busca de conhecimento sobre automação industrial. Inicialmente, os cursos eram ministrados nas escolas técnicas e universidade e, posteriormente, passaram a ser feitos nas instalações da Mitsubishi Electric, em Barueri (SP).   Hélio Sugimura, gerente de marketing da Mitsubishi Electric Brasil, comenta que muitas pessoas, contudo, tinham interesse pelas formações e não conseguiam comparecer presencialmente. A possibilidade de realizar …

Leia Mais

No Dia Mundial da Superdotação, Brasil ultrapassa 2 mil superinteligentes identificados por entidade global

No Dia Mundial da Superdotação, comemorado em 10 de agosto, a Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, informa que o Brasil ultrapassou a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional.   Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Rio Grande do Sul, com 94 (veja ranking completo abaixo).   Na Mensa Brasil, 163 brasileiros de QI muito acima da média foram admitidos pela instituição antes …

Leia Mais

Aprenda a decidir nos negócios e na carreira com mais assertividade

Todos os dias, tomamos decisões - algumas corriqueiras, como escolher almoçar um prato balanceado ou um fast food, outras mais complexas, como definir qual será a próxima campanha de marketing da empresa, por exemplo. Ambas possuem consequências, mas a última certamente tem maior impacto. Pensando nessas decisões em que o peso é maior, Uranio Bonoldi, escritor com mais de 30 anos de experiência em cargos de alta gestão, chegou a três pilares importantes para ser mais assertivo nas escolhas: informação, emoções e valores.   "Recolher informações e dados que nos ajudem a entender o contexto no qual uma decisão será tomada, sua origem, seus riscos e suas oportunidades, é uma forma de se preparar para agir. O segundo ponto é …

Leia Mais

Como não se importar com a opinião das pessoas? Psicólogo responde

Como não se importar sobre o que os outros acham de você ou o que as pessoas vem falando sobre as suas decisões? Uma pergunta muito difícil de ser respondida pela maioria das pessoas. O psicólogo Romanni Souza falou sobre a importância da autoaceitação e como, enfim, aprendermos a não levar em consideração a opinião alheia. De acordo com o psicólogo, o primeiro ponto tem a ver com saber quem você é. "Parece simples, mas quando sei quem eu sou não importa que o mundo lá fora o diga sobre mim. Às vezes, a gente recebe críticas, cancelamento. Perceba, o que tem a ver com a percepção do outro sobre mim e o que tem a ver com o que …

Leia Mais

Estudo revela que confiança é uma característica muito valorizada pelos profissionais

Em um mercado competitivo e que valoriza o alto desempenho, os profissionais tendem a assumir cada vez mais compromissos e responsabilidades, levando-os a um esgotamento físico e mental. Essa condição foi denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Síndrome de Burnout que, segundo a International Stress Management Association, já atinge mais de 30% dos trabalhadores brasileiros. 5 de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. Dentro deste contexto, a Randstad Brasil, consultoria global de Recursos Humanos, elencou como as empresas, guiadas pela tecnologia e flexibilidade, podem auxiliar seus colaboradores na prevenção contra o Burnout.   Flexibilidade De acordo com a segunda edição do estudo Workmonitor 2021 - idealizado pela Randstad, 92% dos trabalhadores brasileiros anseiam por formatos de trabalho e carreiras mais flexíveis …

Leia Mais

A neurociência e os mistérios das emoções humanas

As emoções são um dos aspectos mais característicos dos seres humanos, os diferenciando dos animais, no entanto, ainda é preciso muitos avanços para que elas sejam plenamente compreendidas pela ciência. O ser humano é um ser bastante complexo, seu cérebro, um dos órgãos mais fascinantes do seu corpo, é alvo de diversos estudos para compreender seu funcionamento, no entanto, ainda há muito a ser descoberto sobre suas habilidades, uma das mais intrigantes é a formação das emoções. Alegria, tristeza, amor e etc., quais segredos envolvem os aspectos biológicos que resultam nas mais diversas emoções humanas? É sobre essas questões que se debruça o artigo "A neurociência do cérebro e as emoções" escrito pelo PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu …

Leia Mais

Semana com quatro dias? Empresário revela como mudanças podem mudar jeito de trabalhar no Brasil

Já imaginou ter um final de semana com um dia a mais? Pois é. A semana de trabalho com quatro dias está começando a virar realidade em alguns lugares do mundo. Mas, será que essa jornada reduzida daria certo no Brasil? Para o empresário e administrador especialista em finanças, Lucas Battistoni, a resposta é: depende. Segundo Lucas, ele é um dos defensores da remuneração ligada à performance de cada funcionário, bem como a uma jornada de trabalho menor, para que as pessoas tenham uma maior qualidade de vida. No entanto, para isso, seria necessária uma produtividade muito maior do que costumamos ver no Brasil. "Sou um grande adepto de uma redução de carga horária e de até mesmo liberar a …

Leia Mais

Especialista em gestão explica importância de sair da zona de conforto dentro e fora do âmbito do trabalho

A rotina cansativa do dia a dia as vezes desanima e chega até a limitar o profissional. Então, surge o desafio: como sair da zona de conforto e não se acomodar em meio a tanto trabalho? O advogado e MBA em Gestão e Negócios, Sergio Vieira, falou sobre a importância de sair da zona de conforto e ir além, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.  "Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? É claro que, com o tempo corrido, a vida cheia, fica sempre mais complicado para dar um novo passo.  Mas, não deixe de tentar. Busco sempre sair da minha zona de conforto, vivenciar novas oportunidades e extrair o melhor de todas elas", disse. …

Leia Mais

Não há mais volta ao modelo antigo”, diz especialista sobre universidade do futuro

Relatório da consultoria EY aponta cinco tendências em educação superior que podem ser adotadas pelo setor até 2030 Atransformação digital está preparando o cenário educacional para uma grande inovação. Em um mundo pós-pandemia no qual se pode trabalhar de qualquer lugar, há também o desejo de estudar em todos os lugares. Tecnologias convergentes, mudanças demográficas e novos modelos de negócios podem mudar a estrutura do setor. “É hora de começar a fazer perguntas difíceis, desafiar o status quo e olhar para as oportunidades que a pandemia trouxe. É hora de repensar como, onde e para quem a educação superior é entregue”, afirma Catherine Friday, líder global de Educação da EY.  Em um relatório feito a partir de entrevistas com líderes …

Leia Mais

Redução de jornada de trabalho: "Brasil não está pronto", diz mentor empresarial

A redução da jornada de trabalho nas empresas para quatro dias já é uma tendência em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. A mudança vem ganhando forma e a instituição da carga horária de 32 horas pode ser uma realidade próxima em alguns negócios. No entanto, apesar de entender que muitos negócios podem se dar bem com isso, o mentor empresarial Gustavo Medeiros afirmou que, no geral, o Brasil não está pronto para isso. Segundo ele, os brasileiros não estão maduros o suficiente para conseguir absorver isso. "Isso porque muitas empresas ainda não possuem processos definidos e claros", afirmou. O especialista em gestão mencionou que algo nesse sentido seria mais favorável se fosse na política do que ele chama de "4 …

Leia Mais

Neurocientista afirma: "fazer negócios com pessoas límbicas é sempre um risco"; Entenda

Cientista alerta para análise comportamental no relacionamento para os negócios Não é raro ouvirmos ou lermos notícias de que sócios em alguns negócios acabam se desentendendo com o passar do tempo e não conseguem mais manter a relação inicial. Para o PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, fazer negócios com o que ele chama de pessoas "límbicas" é sempre um risco. Mas, segundo ele, para entendermos a definição é preciso ter conhecimento do conceito da questão. "Minha expressão deriva do Sistema Límbico. Ou seja, a região do cérebro relacionada à emoção. Chamo assim pessoas que têm transtornos, neuropatologias e condições onde a emoção se sobressai a razão", iniciou. Segundo o especialista, pessoas assim são as que nós precisamos …

Leia Mais

BASF debate Metaverso

Para mergulhar no universo do metaverso e web3.0 – negócios com base em blockchain, e explorar as possibilidades de uso dessas ferramentas para inovar nos modelos de negócios sustentáveis, o onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, vai promover a live "Metaverso: moda ou oportunidade?". No dia 2 de agosto, às 9h30, um time de especialistas da Verity Group, Dock, Socios.com e Converge participará do bate-papo para explorar os conceitos, particularidades, tendências, comentar casos de sucesso e aprendizados. "Nossa proposta é descobrir esse novo cenário e refletir sobre se o metaverso e a web3.0 são uma moda emergente ou se efetivamente podem se posicionar como uma poderosa ferramenta para a resolução de novos problemas digitais", explica Ornella Nitardi, gerente de …

Leia Mais

Employee experience, dados e saúde mental: qual a relação?

Uma das grandes questões que muitos líderes estão enfrentando agora é: como podemos nos comunicar, colaborar e nos conectar de forma significativa em um ambiente híbrido (ou remoto)?  À medida que as empresas se adaptam a novas formas de trabalhar, a tecnologia que utilizam se tornou a característica dominante da experiência do colaborador.  Os empregadores devem começar perguntando aos colaboradores se eles possuem as ferramentas e as tecnologias certas para fazer o seu trabalho, especialmente em um ambiente de trabalho híbrido ou remoto.  À medida que o trabalho híbrido se torna mais prevalente e os colaboradores se tornam menos centralizados fisicamente, a ênfase tradicional colocada nas vantagens do escritório está diminuindo rapidamente. Essa dinâmica está remodelando a forma como as empresas …

Leia Mais

Mercado de startups no Brasil apresenta queda, mas segundo semestre pode ser favorável para investimentos menores; Entenda

  O primeiro semestre de 2022 foi de queda de investimentos de startups, apesar de que o de investimentos menores na área pode ser promissor para o segundo. A constatação foi trazida pelo advogado especialista em negócios Marcílio Guedes Drummond. “Mas é importante deixar claro que essa queda não foi só no país, mas no mundo inteiro e afetou principalmente as startups que já possuem um estágio maior de investimentos. A maioria delas vêm sofrendo por conta das contratações desnecessárias por conta do crescimento desordenado”, pontuou. Apesar do alerta sobre a queda, o especialista comentou que para quem pensa em abrir uma startup, sobretudo de menor investimento, o mercado permanece favorável. “Isso porque ainda existem necessidades das pessoas que são …

Leia Mais

Saúde no trabalho: como evitar a exaustão e manter a equipe criativa

“Líder tem de estar presente para dar o foco nas metas comuns”, afirma psiquiatra da USP Apandemia de Covid-19 acentuou casos de estresse, ansiedade e exaustão no ambiente de trabalho. No momento em que as organizações começam a definir um novo modelo de retorno aos escritórios prevendo maior flexibilidade, incertezas internas e externas contribuem para uma forte sobrecarga emocional. De acordo com Wagner Gattaz, psiquiatra e professor titular de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, houve um aumento de 40% no número de pessoas com quadros de ansiedade, depressão e burnout no último ano. “O burnout leva a um sofrimento grande, pois compromete a felicidade no trabalho, que é onde passamos grande parte de nosso tempo”, afirma. Para Oliver Kamakura, …

Leia Mais

Dia do cérebro: Hábitos da atualidade podem causar danos cerebrais

Neurocientista afirma que hábitos da vida moderna, como uso de redes sociais, podem gerar prejuízos ao cérebro, mas ressalta que hábitos simples são capazes de melhorar o funcionamento cerebral. O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano, responsável por inúmeras funções essenciais, como pensamento e memórias, além de ser o responsável por nos tornar "mais humanos", nos distinguindo dos animais pela nossa capacidade de raciocínio. No dia 22 de julho é comemorado o Dia Mundial do Cérebro, criado em 2014, como uma iniciativa da "World Federation of Neurology" - Associação Mundial de Neurologia -  que tem por objetivo de chamar a atenção da classe política, investidores e da sociedade em geral para a importância do cuidado com o …

Leia Mais

Dancinha no TikTok pode mesmo ser usada como prova em processo? Advogada responde

Ganhou repercussão nacional o caso da jovem Esmeralda Mello, que processou a empresa onde trabalhava e acabou multada por postar um vídeo na rede social TikTok fazendo dancinha ao lado das testemunhas que deporam ao seu favor com os dizeres "eu e minhas amigas indo processar a empresa tóxica". A dona da empresa apresentou as imagens e a juíza que analisou o caso aceitou a argumentação, anulou os depoimentos das testemunhas e aplicou multa por litigância de má-fé (conduta abusiva ou corrupta realizada por uma das partes no processo) a Esmeralda e às duas mulheres. Vale lembrar que, apesar disso, a magistrada condenou a empresa a pagar verbas trabalhistas pedidas pela jovem, com base em outras provas. Após todo o noticiário, a …

Leia Mais

Eu Capacito: 10 cursos gratuitos para driblar o desemprego

Plataforma do Instituto IT Mídia oferece mais de 130 capacitações divididas entre soft skills, fluência digital, empreendedorismo e tecnologia Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil possui mais de 11,9 milhões de desempregados. Nesse cenário, a capacitação profissional é uma grande aliada de quem quer melhorar o currículo ou abrir o próprio negócio. Existem diversas iniciativas para ajudar esses profissionais, como o Eu Capacito, plataforma de capacitação profissional do Instituto IT Mídia. A plataforma reúne mais de 130 cursos gratuitos divididos entre soft skills, fluência digital, empreendedorismo e tecnologia. As aulas são ministradas por grandes empresas. Entre elas, estão Google, FIAP, SoulCode, Microsoft, IBM e Salesforce “Criamos o Eu Capacito com o intuito de ser uma …

Leia Mais

O que fazer para minimizar os quadros de ansiedade? Artigo Mauro Felix

Ansiedade é um recurso importante para a vida, podendo nos salvar de ameaças futuras, pois é uma reação do organismo ao avaliar que existe um risco a caminho. Ela é uma apreensão que temos frente a uma situação desconhecida que reverbera em alterações químicas e orgânicas por todo o corpo, fazendo com que ele entre em estado de alerta para se proteger. Assim como a emoção do medo, podemos dizer que a ansiedade é uma resposta de luta e fuga do nosso organismo em que o nosso cérebro comanda a liberação de mais adrenalina, levando o coração a palpitar mais forte, a pressão sanguínea aumentar e outras alterações em nosso organismo para que tenhamos a energia necessária para enfrentar ou …

Leia Mais

Teacher, Coach & Branding: entenda como funciona método de ensino que incentiva a educação continuada

A formação acadêmica vem se tornando ainda mais essencial nos dias atuais. É que com a internet, a credibilidade dos profissionais precisa ser comprovada através das algo concreto. Diante disso, o PhD em Neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, desenvolveu um método de ensino que incentiva a continuação dos estudos, que denomina de Teacher Coach & Branding.  "Esse método foi pensado nos pormenores que acarreta na falta de vontade do profissional continuar os estudos. Como assessoro e faço consultoria de muitos profissionais com pouco tempo. Fiz um mapeamento e percebi que a maioria gostaria de continuar os estudos, mas não tinha tempo, assim como o método de ensino não agradava. A burocracia afasta, portanto, criei meios de argumentação que trouxesse …

Leia Mais

Ghosting: psicólogo tira dúvidas sobre a nova tortura psicológica da indiferença

De acordo com André, o ghosting acontece quando alguém para de falar com você sem qualquer explicação. "Um dia a pessoa está ok com você, no outro, ela some. Infelizmente, é um fenômeno comum nos dias de hoje. Isso acaba gerando muita angústia e dor, não deixa de ser um abuso psicológico", explicou. Segundo o especialista, existem algumas causas para que algumas pessoas pratiquem esse tipo de comportamento tão danoso. "Para evitar conflitos e confrontos; porque é conveniente. Sabem que quando vão atrás, conseguem o que querem; Porque não sabem como se sentem e preferem não se aprofundar em suas próprias emoções; Não estão mais interessado no relacionamento e genuinamente acreditam que estão gerando menos dor sumindo, em vez de …

Leia Mais

FITec e UPE lançam programa para a formação de mão de obra altamente qualificada

O programa de Residência Tecnológica em Virtualização de Redes objetiva acelerar a formação de profissionais para um mercado em franca expansão e tem o apoio da FACEPE e da Nokia. Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Residência Tecnológica em Virtualização de Redes lançado pela FITec - Fundação para Inovações Tecnológicas -, em parceria com Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), e com o apoio da FACEPE - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e da Nokia. O programa é uma oportunidade para profissionais e recém-formados das áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação se capacitarem nos avanços tecnológicos voltados para o mercado 5G, em expansão no Brasil e no mundo. …

Leia Mais

Você já ouviu falar em positividade tóxica? Conheça os perigos do excesso de pensamentos positivos

Quem nunca ouviu aquelas famosas frases "...Mas veja o lado positivo", "Você atrai o que você pensa"? O pensamento positivo é benéfico à saúde mental, no entanto, quando torna-se uma obsessão acaba prejudicando o convívio social. O que é positividade tóxica? A positividade tóxica é a exaltação obsessiva de pensamentos positivos, esforçando-se para reprimir outros sentimentos pela crença de que eles não são benéficos. Essa atitude pode ser perigosa, pois invalida diversas emoções importantes para o desenvolvimento humano em prol de uma suposta positividade, negando qualquer outra emoção que não se encaixe na caixinha da felicidade eterna. Efeitos da positividade tóxica De acordo com o PhD neurocientista, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o pensamento positivo obsessivo pode influenciar tanto a …

Leia Mais

Especialista alerta para a importância do planejamento

Planejamento, conhecimento e persistência, a tríade para alcançar o sucesso Quem nunca se deparou com a clássica pergunta: Como alcançar o sucesso? É claro que a resposta decorre de inúmeros fatores, mas existem dois aos quais se deve dedicar uma atenção especial: O planejamento e o conhecimento técnico. É o que alerta o advogado e especialista em gestão empresarial, Dr. Sérgio Vieira: "Não necessariamente a competência traz o sucesso, mas é o ponto de partida para ser reconhecido, você não precisa recorrer a técnicas mirabolantes para isso, não é preciso ser astronauta para ser competente, sendo um apertador de parafuso que sabe qual parafuso apertar já te torna um profissional competente.". Dr. Sérgio ainda chama a atenção para a ansiedade em …

Leia Mais

É possível se 'blindar' emocionalmente? Especialista diz que sim e revela como

Você acha que é possível se "blindar" emocionalmente? Se manter no foco e não deixar o emocional afetar a sua performance em vários aspectos? Bom, para o escritor e palestrante, Rodrigo Cardoso, a resposta é sim. Segundo Rodrigo, é possível se blindar de hábitos e situações negativas, além de vícios que acabamos desenvolvendo ao longo da vida e existem três poderosas formas para você se blindar: "A primeira delas é observar com quem você anda, com as pessoas com que se relaciona. Você é a média das cinco pessoas que você mais se aproxima, por isso, é muito importante que você escolha conscientemente com quem você vai andar e que tenha consciência de que são pessoas positivas, que vão levar …

Leia Mais

A importância da carreira conectada à realidade, por Mauro Felix

  Pestalozzi, um importante educador suíço do século XVII, já dizia que a profissão exerce uma influência peculiar na personalidade do indivíduo, pois imprime marcas, tanto por aquilo que exige, quanto por aquilo que deixa de exigir. Isso quer dizer que quando escolhemos uma profissão, estamos escolhendo por representar um papel, que exigirá uma série de comportamentos, habilidades, postura, atitudes, capacidades, formas de se comunicar, dentre outros requisitos. Imagine então ter que atuar em uma carreira cujas exigências sejam distantes da própria personalidade, do que valoriza e do que busca no mundo.   Agora, se imagine em outra situação, pense em uma carreira que esteja em concordância com as capacidades e com as perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional. Com …

Leia Mais

Borderline: psicólogo responde 5 principais dúvidas sobre a 'doença do século'

O transtorno de Borderline é considerado por muitos como "a doença do século". Definida como um transtorno de personalidade que tem como sintomas a  instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas, a doença tem afetado cada vez mais pessoas. O psicólogo e hipnoterapeuta, Romanni Souza, respondeu 5 das principais dúvidas sobre o transtorno. Confira: 1- Transtorno bipolar e borderline são a mesma coisa? Não. O psicólogo afirmou que o transtorno borderline é diferente do transtorno de bipolaridade. Já que, a instabilidade emocional é um dos principais sintomas, eles podem ser confundidos, mas existem diferenças. "As alterações de humor acontecem mais rapidamente. Diferente do transtorno bipolar, onde as alterações de humor podem levar até meses para acontecerem, …

Leia Mais

Neuropsicóloga explica que práticas podem fortalecer a inteligência e o aprendizado

Um bom programa de treinamento pode melhorar a memória e estimular a habilidade de resolver problemas e, no final, isso resulta no aumento dos níveis gerais de inteligência. Segundo a neuropsicóloga. Roselene Espírito Santo Wagner, existem diversos tipos de inteligência: habilidade de raciocinar; planejar; resolver problemas; pensar de forma abstrata; compreender ideias; usar a linguagem e aprender. A inteligência pode ser  caracterizada pela adaptação a um novo ambiente, ou pela capacidade de estabelecer relações saudáveis, ou de ter pensamentos produtivos, originais, criativos e utilizá-los para resolver problemas do dia a dia. Além disso existem outros padrões específicos de inteligência, como por exemplo o fato de uma pessoa que se destaca em um determinado esporte, está demonstrando um alto nível de …

Leia Mais

5 dicas imperdíveis de como traçar metas

Você é daquelas pessoas que têm dificuldade para traçar e cumprir metas? O escritor pós-graduado em psicologia, Rodrigo Cardoso, revelou 5 dicas de como traçar metas, e, o mais importante, de como cumpri-las. 1- Sonhar Segundo Rodrigo, nenhuma meta pode ser traçada se ela não nasce a partir de um sonho. "O primeiro passo é o mais divertido de todos. É como se tudo estivesse a sua disposição e você pode ter alcance ao que quiser", disse. 2- Verificar a ecologia Segundo o escritor, neste segundo passo é necessário verificar o meio que estamos inseridos. "Verificar a ecologia significa analisar o 'preço' para conseguir cumprir essa meta. É preciso de perguntar: isso realmente faz sentido para mim? Esse sonho é …

Leia Mais

Estudo liderado por brasileiro apresenta os efeitos do neurobusiness no desempenho de empreendedores.

Não é segredo que uma das maiores armas de um empreendedor de sucesso é o bom funcionamento cerebral, tanto para tomada de decisões importantes para o futuro da empresa como para elaborar estratégias de marketing efetivas e inovar no mercado. Para otimizar esses processos a ciência entra em ação, mas especificamente, o neurobusiness. Neurobusiness é um campo derivado da neurociência comportamental que utiliza estudos acerca do comportamento cerebral no mundo dos negócios para facilitar tomadas de decisões, controle de reações a fatores externos e direcionamento de estratégias, por exemplo. Ele compreende diversas subdivisões da neurociência que estudam "negócios neuronais", algumas delas são, neuromarketing, neuroeconomia e nerogestion, que são dispostas para maximizar desempenhos. O importante papel do neurobusiness em empresas foi …

Leia Mais

Pesquisadores da USP e de universidades federais desenvolvem aplicativo gratuito para ajudar jovens na escolha profissional

Estudantes podem fazer download gratuito da ferramenta e identificar o próprio perfil profissional, além de localizar os cursos técnicos que têm potencial para atender seus interesses de forma mais adequada. Estimular os estudantes brasileiros a escolher um curso técnico sob medida para atender a cada perfil de interesses. Esse é um dos principais objetivos do aplicativo Soutec, que já está disponível para download gratuito. A ferramenta foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação de diversas universidades públicas brasileiras, todos eles vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pedido do Ministério da Educação (MEC). "É fantástico ter a oportunidade de ver a mudança que a gente está fazendo na vida …

Leia Mais

Vivemos uma geração opositora do intelecto? Cientista explica como percepção sobre inteligência mudou

Com o advento das redes sociais, da informação rápida, da instantaneidade das ações, pessoas como Einstein, Beethoven, e outros grandes gênios teriam as mesmas oportunidades se vivessem nos dias de hoje? O neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela explicou que, antigamente admirava-se o intelecto e os gênios da época tinham oportunidades justamente pelo fato das pessoas terem admiração por eles. "As pessoas apostaram neles. Hoje em dia, você passa despercebido no meio da multidão. Se você tem uma boa ideia ou um pensamento revolucionário, as outras pessoas veem isso como competição pois estamos vivendo uma era narcisista", afirmou.  Diante disso, se destacar, que é algo que as pessoas com inteligência acima da média fazem, pode acabar parecendo um problema para …

Leia Mais

Especialista explica como o foco pode mudar o rumo do seu negócio

De forma geral, sabemos que é necessário ter foco para conseguir chegar onde se quer. Mas, de acordo com o administrador e um dos maiores líderes da indústria de Marketing de Relacionamento do mundo, Lucas Battistoni, a maioria das pessoas sabe exatamente o que deve ser feito, mas não faz por falta de foco. Lucas explicou que, muitas vezes, a virada de chave não acontece porque as pessoas ainda não sentiram o quanto a falta de foco pode ser destrutiva. "É importante falar sobre a dor. Tudo aquilo que a gente pode perder por causa da falta de foco. É necessário chegar ao incômodo e se questionar: o que a falta de foco me traz de ruim? Primeiro: falta de resultados. …

Leia Mais

Tiago Pereira recebe prêmio da Fundação Alexander von Humboldt

Recentemente, a Fundação Alexander von Humboldt, sediada na Alemanha e dedicada a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo, anunciou que Tiago Pereira, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, ganhou o Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022 por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo. O prêmio leva o nome do astrônomo e matemático alemão Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846) e é concedido a acadêmicos de renome internacional em reconhecimento por suas realizações notáveis em pesquisa de diferentes áreas, como matemática, física, medicina, biologia, entre outras. Com o lema: "A Humboldt financia pessoas, não projetos", a Instituição tem uma rede de ex-bolsistas ultrapassando 30.000 cientistas em mais …

Leia Mais

Como pedir aumento de salário?

Aumentar os ganhos salariais é um desejo de quase todos os profissionais. No entanto, é comum que as empresas não consigam acompanhar os desejos e as demandas das pessoas contratadas. É nesse contexto que se forma a dúvida sobre como pedir aumento de salário. A conversa com o chefe sobre negociação salarial é sempre delicada, por isso, é importante se preparar e avaliar o melhor momento para isso. Neste post, separamos 5 dicas sobre como pedir aumento de salário para você conseguir vencer esse desafio. Quando devemos pedir aumento de salário? Você deve ser perguntar constantemente: como faço para pedir aumento de salário? Mas como identificar quando a empresa pode aumentar o salário? Existem três situações nas quais um colaborador deve observar e que …

Leia Mais

Espaços de meditação passam a fazer parte de ambientes corporativos

O cuidado com a saúde mental entrou no foco das empresas, ainda mais após o período de pandemia, responsável por um aumento de 25% dos casos mundiais de ansiedade e depressão, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março. Espaços de relaxamento e o incentivo a práticas que levem ao relaxamento devem ser cada vez mais frequentes em ambientes corporativos. A designer Indianara de Barros iniciou práticas de meditação oferecidas pela empresa onde trabalha, o Grupo Marista, e sentiu melhoria no bem-estar. “As práticas me ajudam a ficar no presente, nem no passado, nem no futuro. Com a mente calma, melhoramos nosso julgamento, a tomada de decisão e a percepção da nossa realidade”, …

Leia Mais

Especialista alerta para riscos de comparação do real com a rede social

A especialista Sandra Raphael reforçou o alerta para os riscos da intensa comparação que a sociedade tem feito entre os acontecimentos da vida real com o que é propagado/postado nas redes sociais. Segundo Sandra, a busca constante e desequilibrada pelos ideais alheios compromete nossa autoestima e nos afasta do que realmente precisamos buscar. "É perigoso porque fragiliza nossa saúde emocional. É essa que, quando fragilizada, não nos permitirá nos beneficiarmos da linda imagem ou do corpo perfeito. É a combinação entre eles que trará a satisfação e a alegria que, por consequência, traz uma autoestima saudável", citou Sandra. Ainda conforme Sandra, em rede social outro cuidado necessário é não confundir inspiração com comparação. "Quando nos inspiramos, buscamos alcançar ou fazer …

Leia Mais

Como é o encontro da sociedade de pessoas de alto QI mais restrita do mundo

Pessoas mais inteligentes do mundo reunidas na Alemanha e temos um representante luso-brasileiro nesse encontro Alguma vez na nossa vida já paramos para imaginar o que seriamos se tivéssemos capacidades acima do comum. Isto é ponto certo. Todos nós em algum momento já tivemos esse tipo de pensamento. Mas então o que imaginaríamos se concentrássemos numa mesma sala mais de seis dezenas de pessoas que têm o QI não de superdotados, mas sim de génio? Como imaginaríamos toda essa dinâmica? Pois bem, este final de semana, uma pequena cidade chamada Aschaffenburg na região administrativa da Baixa Francónia do estado da Baviera foi palco desse encontro. Nome do evento: egg999! Mais de 60 pessoas pertencentes à TNS - Triple Nine Society …

Leia Mais

Profissional mascarado: especialista explica como máscaras que dividem profissional do pessoal atrapalham performance

Será que você é um profissional mascarado, que diz dividir o profissional e o pessoal e não entender a consequência disso para os dois lados? Para o especialista em Alta Performance Emocional Empresarial, Flávio Sanches, essa divisão não passa de máscaras. "Não dá para ser o profissional que usa máscaras. Sim, máscaras. Uma usada para a vida profissional e a outra para a familiar. Aquele conceito de não deixar seus problemas pessoais entrarem na empresa e de não levar para casa os problemas do trabalho não se sustenta, não é possível." De acordo com o profissional, não existe um botão para cada lado da vida: Profissional e Familiar. Flávio afirma que "a base do profissional é o ser humano. Para …

Leia Mais

As oportunidades socioeconômicas do metaverso em construção, por Miguel Bruno

               O conceito de metaverso tem como objetivo expressar uma nova etapa do avanço das tecnologias da informação e da comunicação em que são combinadas redes sociais com realidade virtual em sistemas tridimensionais. A aplicabilidade deste irá muito além dos jogos e das possibilidades de lazer criadas pelos sistemas digitais, pois abrirá inúmeras oportunidades de negócios, provocando o surgimento de novas empresas e serviços antes inimagináveis. É um universo virtual onde usuários poderão interagir por meio de avatares digitais, isto é, representações virtuais personalizadas em imagens 3D de cada pessoa imersa nesse ambiente.   Para isso, o metaverso mobilizará diversas ferramentas tecnológicas como realidades virtual e aumentada, criptomoedas e conexões de banda larga. Uma …

Leia Mais

Qual é o melhor formato de trabalho?

Artigo de Mauro Felix No Brasil, mais de 143 milhões de brasileiros estão com o esquema vacinal completo, o que levou as empresas a rediscutirem o modelo de trabalho ideal no pós-pandemia. Segundo a sexta edição da pesquisa "Covid-19: como será o retorno aos escritórios", elaborada pela KPMG, 85% das companhias devem optar por um formato entre o teletrabalho e as atividades presenciais. O relatório apontou ainda que cerca de 30% devem optar pela frequência dos trabalhadores duas vezes na semana e o mesmo percentual três vezes no período. Empresas de tecnologia da informação apresentam o maior percentual de trabalhadores nesta modalidade, mas encontramos esta iniciativa em outros setores. Já do ponto de vista do trabalhador estudos apontam que 75% …

Leia Mais

Especialista explica quais efeitos da positividade tóxica no trabalho

Apesar de todos os benefícios que nos podem ser trazidos pelo otimismo, no pensamento positivo que libera neurotransmissores que causam euforia, recompensa e satisfação, é preciso estar atento ao fato de que, muitas vezes, a positividade tóxica ignora emoções ruins e pode trazer muitas consequências semânticas, negativas. De acordo com o PhD em Neurociências e Biólogo, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, culpa, vergonha, falta de empatia, desenvolvimento e crescimento profissional prejudicado, incluindo consequências como aumento de ansiedade e seus reflexos na saúde mental, podem ser encarados como efeito espelhado do comportamento na escola e até mesmo no trabalho, já que emoções negativas nos levam a dimensões curativas sobre nossos comportamentos. Para ele, quando entramos em contato com nossa realidade …

Leia Mais

Sete pontos para líderes identificarem e evitarem a queda no precipício da autossabotagem

Ações são apontadas no livro 'Consciência Transformadora – Transformando pessoas e recuperando empresas', do autor Vinícius Guarnieri. O ambiente organizacional pode estar contaminado pelo pensamento de autossabotagem dos responsáveis por dirigirem o negócio. O gestor financeiro Vinícius Guarnieri é o autor do livro 'Consciência Transformadora – Transformando pessoas e recuperando empresas'. No terceiro capítulo da obra, ele destaca ações para evitarem que essa autossabotagem ocorra. Segundo Guarnieri, o sucesso das empresas obviamente está ligado às contribuições de líderes e colaboradores das empresas. Entretanto, em meio às atitudes vencedoras, podem ser detectadas ações altamente prejudiciais ao negócio. "O consciente determina vencer, enquanto o inconsciente, muito mais expressivo, dissolve as possibilidades aparentes de sucesso. Neste momento, o olhar do líder deve ser …

Leia Mais

Entidade identifica 19 brasileiros superinteligentes no País e prepara nova rodada de testes em maio

 A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País, acaba de identificar 19 brasileiros com quociente de inteligência (QI) muito acima da média. Com isso, estes candidatos foram convidados a se associar à entidade.   A descoberta dos chamados “superinteligentes” aconteceu durante os testes de admissão realizados pela associação no mês de março, em dez cidades brasileiras. Os novos integrantes da entidade são oriundos das cidades de Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP).   Com o intuito de ampliar a identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação no Brasil, a entidade promoverá, …

Leia Mais

14 cursos livres e gratuitos para turbinar o seu currículo

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil, oferece 14 cursos on-line, totalmente gratuitos, com carga horária total de 3 a 30 horas. Para participar, basta acessar o site, realizar a inscrição e começar a estudar. As oportunidades são para diversas áreas, como Gestão, Finanças, Soft Sills e Educação. Os cursos são voltados a profissionais que querem se especializar ou adicionar conhecimento à sua formação acadêmica. Os alunos que obtiverem nota mínima em uma prova, que também é realizada de forma on-line, podem emitir certificado de participação.   CONFIRA A LISTA DE OPORTUNIDADES:   Autogestão de Carreira   Entenda a importância de um projeto de carreira e como se motivar para …

Leia Mais

Confiança é o principal sentimento para se alcançar a coragem, especialista fala sobre o assunto

No mês em que se comemora uma das mais nobres virtudes que alguém pode demonstrar: a coragem, a neuropsicóloga Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, destaca que para provar desse sentimento, primeiro é preciso ter confiança. O Dia da Coragem é comemorado no dia 6 de maio. "A entrada na vida nos é oferecida sem que sejamos consultados, mas a partir da chegada ao movimento do mundo, é preciso desenvolver confiança na ordem do universo. Para isso precisamos de coragem", afirma a especialista. Dra. Roselene destaca ainda que a coragem é necessária para a compreensão de que os bens que nos são oferecidos, sem que tenhamos pensado neles, nem sempre são melhores do que aqueles que desejamos e buscamos. "Os bens …

Leia Mais

Pesquisa coloca o cérebro como foco da atuação intelectual "driblando" o excesso de tecnologia e redes sociais

Avanços tecnológicos que tem como finalidade simplificar as atividades diárias do ser humano, também tem provocado a perda de capacidades. Uma pesquisa divulgada pela Revista Multidisciplinar Ciência Latina, com o apoio da Redilat, rede de pesquisadores latino-americanos, traz estratégias que favorecem a aprendizagem funcional, por meio da memorização e análise e estimula o desenvolvimento da criatividade tanto na escola, quanto no meio social. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes do mestrado de psicologia na Universidad Santander do México, Karla Ivonne Jaime Zamudio e Ignacio de Jesús López Álvarez, com a orientação do neurocientista e professor desta universidade, Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Segundo o estudo, os avanços tecnológicos que tem como finalidade simplificar as atividades diárias do ser humano, também tem provocado a perda de …

Leia Mais

Retomada do trabalho presencial: certificação auxilia empresas na volta do home office

Depois de um longo período em regime home office, muitas empresas finalmente começam preparar a volta presencial ao escritório. Para garantir o bem-estar dos colaboradores, funcionários e fornecedores até então acostumados a trabalhar em casa é necessário que os ambientes sejam acolhedores e ao mesmo tempo seguros. Por trás do funcionamento de áreas tão necessárias como limpeza, segurança e manutenção estão os serviços de facilities, que passaram a ser certificados pela ABNT Certificadora. A NBR ISO 41001:2000 surgiu para certificar os processos de facility das empresas, com o padrão de qualidade já mundialmente conhecido da ISO (International Organization for Standardization), Organização Internacional da Normalização. "Enquanto a ISO 9001 é direcionada somente aos processos principais, a ISO 41001 dá suporte aos serviços de infraestrutura …

Leia Mais

Escritor define perfis de comunicação em especialista, artista, humorista e generalista; veja em qual se enquadra

Você é especialista em algum tema e tem embasamento teórico, artigos publicados e, mesmo assim, têm dificuldades de repassar conhecimento de forma clara para todas as pessoas? Ou talvez tenha um perfil generalista, aquele que entende muito de vários temas, mas não consegue se aprofundar em nenhum deles? Bom, para o escritor, treinador comportamental e criador de conteúdo, Rodrigo Cardoso, o seu perfil pode ser definido em até quatro categorias. Em seu livro "Leve Sua Mensagem Para o Mundo", o escritor fala sobre como impactar e transformar pessoas através de treinamentos e palavras bem estruturadas. A obra ensina didaticamente como um bom palestrante deve conseguir usar a comunicação ao seu favor. Entre os temas, está a definição dos quatro tipo …

Leia Mais

Mercado de trabalho: "ainda há muito preconceito", afirma especialista

O mercado de trabalho está mais diverso, é verdade. Mas o caminho para a inclusão e diversidade nas empresas ainda é longo. Para o professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e especialista na área Marcus Vinícius Bomfim, o cenário tem melhorado quando olhamos para números generalizados, mas quando observamos outros grupos sociais marginalizados como indígenas, mulheres negras e a população LGBTQIA+ não-normativos, há ainda muito preconceito na oferta e na conquista de vagas.   A seguir, ele analisa como anda a inclusão de alguns grupos sociais que historicamente são mais marginalizados no mercado de trabalho.   POPULAÇÃO PRETA E PARDA    Na opinião do especialista, a questão da diversidade nas empresas no Brasil melhorou nos últimos anos em …

Leia Mais

Não existe ser profissional apenas da porta para dentro’, diz especialista sobre a divisão entre trabalho e vida pessoal

Tem como separar totalmente a vida pessoal da profissional? Para o administrador especialista em Alta Performance Emocional Empresarial, Flávio Sanches, a resposta é não. "Aquele conceito de não deixar seus problemas pessoais entrarem na empresa e de não levar para casa os problemas do trabalho não se sustenta porque não é possível. A gente não aperta um botão quando entra na empresa e todos os nossos desafios e problemas familiares são pausados", afirmou. Como pós-graduado em psicologia, Flávio começa explicando que cada profissional tem suas relações pessoais e profissionais, e que não é possível anular o que se é ou o que se vive como em um passe de mágica. O especialista explica que todos nós somos criados e formados …

Leia Mais

MBA na USP em Inteligência Artificial e Big Data abre inscrições

Ex-alunos USP cadastrados na plataforma alumni têm 10% de desconto nas mensalidade; Inscrições para primeira chamada vão até 30 de abril Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da 2ª Edição do MBA em Inteligência Artificial e Big Data, realizado pelo Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da USP, em São Carlos, que garante certificado reconhecido pela Universidade de São Paulo. Inteligência Artificial e Big Data são áreas de interesse que mais crescem no Brasil e no mundo, por isso existe uma alta demanda por profissionais qualificados com salários bem atraentes. As inscrições para a 1° chamada vão até dia 30 de abril com um valor especial de inscrição, R$ 350, e devem …

Leia Mais

Era das redes sociais: busca por comprovação acadêmica de métodos aumenta; especialista explica

Na era das redes sociais muitos acreditam serem especialistas sobre todos os temas e criadores de métodos eficazes, que prometem diversas coisas. Mas, como comprovar a veracidade do que está sendo dito? O neurocientista e professor, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explicou que a procura por embasamento acadêmico tem aumentado após alta na cobrança de títulos e comprovações dos métodos ou teorias apresentados pelas pessoas que usam as redes sociais como ferramenta principal de trabalho. Além disso, o especialista comprovou que os profissionais com formação acadêmica são os que mais se destacam. "Com a rede social, essa competição de usuários, em que os profissionais querem se promover e chamar atenção, eles estão aplicando conceitos e métodos, que dizem que são …

Leia Mais

Procrastinação é inimiga do sucesso? Especialista em gestão explica

Diversos são os nossos afazeres do dia-a-dia e por vezes perdemos o foco naquilo que realmente precisa e deve ser feito. A procrastinação pode ser inimiga do trabalho bem feito e da realização pessoal. É o que explica o advogado Sergio Vieira, especialista em gestão e sócio-diretor do Nelson Wilians Advogados. "O que quero fazer e o que precisa ser feito: neste cenário a consequência natural é que os nossos clientes e potenciais clientes também não nos tenham no foco e isso é fruto exclusivamente das nossas ações", disse. Para Sergio, no âmbito profissional, é necessário que nos coloquemos como essenciais para o cliente, seja qual for a nossa vertente empresarial. "Fazer o que tem que ser feito" é uma dica …

Leia Mais

Cultura da rede social reduz a concentração e aumenta a ansiedade

  Segundo o neurocientista Doutor Fabiano de Abreu Agrela, mau uso da internet libera neurotransmissores que provocam mudanças no cérebro  Imagine-se sentado lendo um livro e então você ouve o som de uma notificação no seu celular: pronto, eis aí que você perde a concentração e se instala uma ansiedade para saber qual é a mensagem que chegou no seu smartphone. De acordo com o neurocientista e biólogo Doutor Fabiano de Abreu Agrela, com o passar do tempo o cérebro passa a adaptar-se à falta de atenção, reduzindo a habilidade de concentração do indivíduo. "A cultura da rede social promove efeitos em como desempenhamos nossas tarefas no dia a dia. O nosso cérebro, que é extremamente plástico, adapta-se para esse …

Leia Mais

Conheça os principais direitos trabalhistas das gestantes

A Advogada Dra. Lorrana Gomes explica o funcionamento e a importância das normas voltadas para o período da gravidez Os direitos trabalhistas estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como na Constituição Federal, e visam garantir o bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável e bem estruturado. Assim, a legislação estabelece uma série de normas que devem ser seguidas pelas empresas e empregadores.  O regulamento possui itens que dizem respeito aos direitos das gestantes no trabalho, ou seja, às garantias legais que ela tem em relação ao seu emprego durante o período de gravidez. "As gestantes possuem diversas proteções no âmbito do direito do trabalho, tendo em vista que estamos protegendo não só ela mas …

Leia Mais

A importância da utilização da tecnologia como aliada na formação superior

Quando pensamos em educação e em como a tecnologia pode se tornar uma aliada para que o conhecimento possa ser repassado adiante, logo podemos supor que esse mesmo aliado seja aderido dentro das salas de aula, com o incentivo cada vez mais amplo à utilização de produtos tecnológicos, computadores e softwares. E é justamente pensando nesse avanço tecnológico que Lázzaro Barbosa, estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Tecnologia da Bahia, explica em seu artigo publicado na Cognitionis, revista científica da Logos University International, Unilogos sobre o programa GEOGEBRA, que tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Lázzaro traz através de um olhar atento, a dinâmica e benefícios que o programa possui dentro da sala …

Leia Mais

Excesso de estresse no trabalho? Cuidado com a síndrome de burnout

Psicólogo André Barbosa explica que distúrbio é caracterizado por estresse e esgotamento emocional contínuo no ambiente profissional  Viver momentos de estresse no trabalho é algo que faz parte da rotina de todo trabalhador. Todavia, o excesso de estresse acompanhado de longas horas de trabalho e pouco lazer, provoca exaustão (física e emocional) que quando não tratada, pode evoluir para a síndrome de burnout. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o burnout como uma doença de trabalho. Os sintomas iniciais desta patologia são: "falta de energia e cansaço excessivo. A pessoa começa a deixar de fazer as coisas que ela sentia prazer em fazer, então em um momento podemos até mesmo confundir essa patologia com a depressão", explica André …

Leia Mais

Campus Party 2022: o maior evento de tecnologia do país, também se preocupa com o que a tecnologia pode trazer de prejudicial aos jovens e crianças

Neurocientista, Dr. Fabiano de Abreu, explica como a tecnologia pode influenciar negativamente no desenvolvimento da inteligência dos mais novos A Campus Party é o maior evento de imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker e Empreendedorismo do mundo, é conhecida pelos participantes que vão acampar e acordam já imersos no mundo tecnológico. A edição de 2021, realizada em novembro, foi um sucesso absoluto tendo tido audiência de cerca de 700 mil pessoas nas plataformas digitais. Em 2022, a Campus Party está prevista para acontecer nos dias 15 e 20 de Fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, além das outras edições de Brasília, nos dias 9 e 13 de Março, Goiânia, em 15 e 19 …

Leia Mais

Meninas se transformam em água, em comercial da WaterAid

A entidade WaterAid apresenta no Reino Unido a animação "The girls who turned to water" (assista abaixo), que destaca como a falta de acesso a água potável e de instalações de saneamento afetam a educação de meninas em lugares como o Nepal. O filme para mídia digital mostra meninas em uma sala de aula. As alunas vão se transformando em água para simbolizar como ter que andar para conseguir o líquido as impede de ir à escola. A peça foi criada com o estúdio de animação Second Home Studios. Assista ao vídeo aqui!

Leia Mais

Veja uma prévia da 29ª Conferência Mundial do Gás (WGC2022)

O setor de energia está mudando rapidamente e viu uma mudança drástica em todos os setores com foco na sustentabilidade e no alcance de suas metas líquidas de zero. A este respeito, a ambição da 28ª Conferência Mundial do Gás (WGC2022) é continuar a fornecer uma plataforma para impulsionar a conversa sobre gás e energia. De 23 a 27 de maio de 2022, o WGC reunirá as mentes mais brilhantes e inovadoras do setor, de formuladores de políticas e líderes de pensamento a tomadores de decisão e líderes empresariais. Juntos, enfrentaremos os desafios mais imediatos e olharemos para um futuro sustentável - movido a gás, sob o mesmo teto em Daegu, Coréia do Sul. O QUE ESPERAR DO PROGRAMA WGC2022 …

Leia Mais

Vencendo Limites - Oito Atitudes para Desenvolver o Potencial de Liderança

Não existe atalho para se chegar à autoliderança. É preciso conhecer os oito poderes descritos e aprofundados neste brilhante livro de Marcelo Bulk. Nele, Bulk revela as oito habilidades humanas, atitudes mentais que servem como uma arma no campo de batalha do mundo: instrospecção, tolerância, ajustamento, discernimento, julgar, enfrentar, cooperar, empacotar. Em Vencendo Limites, os oito poderes ficam disponíveis para qualquer pessoa. Com uma linguagem fácil, ele desperta as potencialidades de liderança que estão muito mais ligadas ao espaço interno de cada ser humano do que se possa imaginar. Se você deseja mudanças positivas em sua vida profissional, este livro é um convite, um mergulho direto e claro para dentro de si mesmo a fim de extrair a sua própria …

Leia Mais

Cognição: uma singela percepção que pode mudar uma vida, por Dr. Fabiano de Abreu

A palavra 'cognição' se refere aos processos mentais envolvidos na compreensão e obtenção de conhecimento. Esses processos cognitivos incluem saber, pensar, lembrar, reconhecer, julgar, resolver problemas e tomar decisões. São funções de nível superior, relacionadas à região frontal do cérebro e abrangem linguagem, imaginação, percepção e planejamento. "Eu, particularmente, gosto de vincular a cognição a uma singela percepção dos pormenores e nuances que captam a intenção", opina o neurocientista, PhD e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu.   De acordo com ele, o desenvolvimento da cognição se dá por diversas maneiras, tendo o precursor genético como gatilho genótipo para o fenótipo resultante. "Uma pessoa de alto QI, se não sofrer prejuízos cognitivos ao longo do caminho da vida desde o nascimento, …

Leia Mais

Participe da maior maratona de criação de jogos do mundo

 No ICMC, a Global Game Jam acontecerá de 28 a 30 de janeiro de forma remota Mais de 6,3 mil jogos foram criados por 28,8 mil pessoas de 104 países em uma das 585 sedes da Global Game Jam, a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. Esses números alcançados na última edição do evento devem se ampliar este ano, e qualquer pessoa, com ou sem experiência na área, pode participar da iniciativa, que será realizada de forma presencial ou remota em vários lugares ao redor do globo. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a maratona acontecerá de 28 a 30 de janeiro remotamente. O objetivo é estimular os participantes a trabalharem …

Leia Mais

Estudante de Economia da UFRGS cria aplicativo para facilitar vida universitária

Com o objetivo de descomplicar o dia a dia do estudante universitário, Bruno Kalil Medeiros, aluno do curso de Ciências Econômicas da UFRGS, criou o aplicativo Fokvs. O app, recém-lançado para Android e iOS, possibilita que alunos de graduação troquem materiais de estudo e compartilhem opiniões sobre disciplinas da faculdade, entre outras funcionalidades. Medeiros explica que a ideia de criar o aplicativo surgiu da própria experiência, por conta de dificuldades que foi encontrando ao longo da graduação. Com a iniciativa, o estudante busca “centralizar e democratizar o acesso a algumas informações acadêmicas que são necessárias no dia a dia dos alunos, mas que hoje estão muito dispersas – em grupos de WhatsApp e Facebook, drives, entre outros meios. Isso envolve, …

Leia Mais

Mentoria: contribua para que garotas criem aplicativos em escola de verão na USP

  Technovation Summer School for Girls precisa de mentores para ajudar as participantes, que têm de 8 a 18 anos, a desenvolveram projetos em equipe de forma remota Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais do mercado de áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo podem contribuir com a quarta edição da Technovation Summer School for Girls. A iniciativa está em busca de mentores que tenham disponibilidade para ajudar no desenvolvimento dos projetos das participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo. A escola de verão ocorrerá de fevereiro a abril, é totalmente online e gratuita, e dará oportunidade para garotas de 8 a 18 anos adquirirem novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo. Para se tornar …

Leia Mais

Estudo revela que 65% dos jovens acreditam no diploma de graduação para garantir melhor empregabilidade

Para especialista, valorização das soft skills e de outras experiências, estão entre os motivos que levam 35% dos profissionais discordarem da afirmação O debate em volta da importância de ter ou não um diploma de graduação divide opiniões. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp e Symplicity, com apoio do InfoJobs e da CIA de Talentos, com 8,5 mil alunos e egressos da educação superior, revelou que 65% dos jovens acreditam que o fato de ter um diploma de graduação, garante melhor empregabilidade, enquanto os outros 35% discordam da afirmação.   Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para RH, trabalha com o setor de recursos humanos há anos e acompanha de perto a discussão acerca do assunto. A …

Leia Mais

100 Open Startups revela as organizações que mais impactaram o ecossistema de inovação em 2021

A 100 Open Startups, plataforma brasileira de inovação aberta especializada em conectar empresas e startups em todo o mundo, divulgou hoje o Top 20 Ecossistemas do país. O ranking reconhece as organizações que mais geraram impactos positivos na trajetória das startups ao longo de 2021. A companhia, que realiza o levantamento anualmente, mapeou 399 atores do ecossistema, distribuídos, principalmente, em Hub&Coworking (20%), Aceleradora (16%), Associação/Fundação (12%), Universidade/ICT (10%) e Consultoria (10%). A pesquisa aponta que 47% das open startups reconhecem a contribuição direta de um ou mais atores do ecossistema em suas trajetórias. Esse número sobe para 77% entre as startups Top 10 das 28 categorias do Ranking 100 Open Startups. “Os atores do ecossistema têm feito um excelente trabalho de coordenação …

Leia Mais

Siemens Healthineers está com vagas abertas para estágio em todo país

 Inscrições para o Programa de Estágio Healthineers poderão ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2022, envolvendo diversos cursos de graduação como engenharia, finanças, administração e biológicasInscrições para o Programa de Estágio Healthineers poderão ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2022, envolvendo diversos cursos de graduação como engenharia, finanças, administração e biológicas Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Healthineers! Construindo o futuro da saúde, com mais de 30 vagas espalhadas pelo país, incluindo São Paulo (SP), Vespasiano (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). Entre as graduações necessárias estão engenharias, finanças, administração e biológicas, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 07 de janeiro, por meio …

Leia Mais

Robô inovador voa como drone e pousa como pássaro

Pousando como um pássaro Se a robótica tem decepcionado ultimamente, com demonstrações pouco criativas, um trio de engenheiros das universidades de Stanford (EUA) e Groningen (Países Baixos), de fato conseguiu dar a volta por cima. Eles criaram um pássaro robótico que é capaz de voar, como seria de se esperar, mas que - e aí reside sua grande inovação - consegue pousar em qualquer galho, como um pássaro de verdade. A grande dificuldade é que, na natureza, não existem dois galhos iguais. Os galhos diferem em diâmetro, forma e textura; alguns podem estar molhados, cobertos de musgo ou repletos de ramos - e, ainda assim, os pássaros conseguem pousar em qualquer um deles. Desta forma, fazer um robô reconhecer um galho, identificar …

Leia Mais

Por que é importante conhecer o céu

  No Sertão Paraibano, em breve, um radiotelescópio será instalado para que cientistas possam conhecer ainda mais, e melhor, o céu brasileiro. Chamado de BINGO, o projeto (que está sendo construído em São Paulo) tem como objetivo principal entender melhor a matéria e a energia escura do espaço. Mas qual a diferença entre uma e outra? Coordenador do projeto, Elcio Abdalla, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) explica. "Ambas se referem a objetos que não podem ser vistos, elas não interagem com a luz, portanto não transmitem informação eletromagnética. A informação eletromagnética é, na verdade, tudo o que podemos ver. As outras interações, se houver, não estão facilmente ao nosso alcance", conta. Mas porque é …

Leia Mais

Quer criar jogos? Alunos da USP desenvolvem games e ensinam como fazer

Fellowship of the Game, grupo de extensão da USP em São Carlos, produz dezenas de jogos todo ano e oferece cursos para quem quer aprender   Quem não viveu, ainda vai viver: é comum, na vida do aluno universitário, desejar que o ônibus pudesse correr como um carro de Fórmula 1 — e até sair voando — para chegar mais rápido ao campus, pelo desespero de estar atrasado para uma aula importante. É desse sentimento tão cotidiano que nasceu o jogo Subi no Ônibus, criado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.   Nele, você deve guiar um ônibus da USP pela estrada de maneira insana e desviar do máximo de obstáculos …

Leia Mais

Avanço da vacinação motiva novas contratações

Pesquisa inédita feita pela InfoJobs concluiu que o avanço da vacinação incentiva novas contratações. O levantamento mostrou ainda que 38% das empresas pretendem realizar contratações temporárias e 90% dos candidatos acreditam que podem ser efetivados com as oportunidades do período. O mercado de trabalho está aos poucos demonstrando sinais de retomada. A pesquisa realizada em novembro, mostrou que 55% dos recrutadores afirmam que o avanço da vacinação no país motivou novas contratações. Não à toa, 38% das empresas pretendem realizar contratações temporárias no período de fim de ano e 82% dos candidatos vão aproveitar o período para arrumar um emprego - sendo que 90% acredita que pode ser efetivado. Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, afirma que de fato existe …

Leia Mais

Bolsas de até 100% para a Lund University, a número 1 da Suécia

A Lund University é uma universidade com foco internacional considerada a melhor da Suécia pelo QS Ranking de melhores do mundo. Criada em 1666, a instituição também está entre as 100 melhores do mundo e acaba de abrir bolsas de até 100% para os programas de graduação e mestrado. De acordo com o site da universidade, o objetivo das bolsas de estudo é reconhecer estudantes internacionais de alto desempenho. O critério de seleção é baseado em mérito acadêmico, e os interessados devem comprovar histórico de notas altas e consistentes.   Como funcionam as bolsas da Lund Anualmente, a Universidade de Lund destina cerca de SEK 15 milhões (Coroas Suecas), aproximadamente R$ 9.368.000, para bolsas de estudo para estudantes internacionais. Esse valor é distribuído …

Leia Mais

Young Summit Rio Oil & Gas aposta na conexão da indústria com as novas gerações

Conectar a indústria de energia e O&G às novas gerações e ouvir o que elas têm a dizer, gerando oportunidades de fomentar uma indústria cada vez mais inovadora, diversa, transparente e sustentável. Estas são algumas das propostas do Young Summit, nova iniciativa da Rio Oil & Gas voltada para o público jovem. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e com Carla Diniz, Diretora de Gente e Gestão da NTS, como chair, o evento, será 100% online e transmitido direto da Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro, para a plataforma exclusiva da Rio Oil & Gas, entre 30 de novembro e 2 de dezembro  de 2021. Os participantes terão direito a certificado. Pilares de conteúdo O Young Summit contará com 12 sessões de …

Leia Mais

Músculos artificiais para robôs

Os sistemas robóticos mesclados com tecidos musculares podem produzir agilidade e versatilidade que atualmente são impossíveis em robôs feitos de metal e plástico. Por isso, pesquisadores de diversos países estão buscando encontrar uma forma de criar músculos artificiais para robôs que sejam funcionais. Em estudos que combinam robótica e nanotecnologia, um dos principais objetivos dos cientistas é encontrar soluções para alavancar a ação de minúsculos motores, inspirados em sistemas biológicos, para realizar tarefas maiores de maneira controlada. Como, por exemplo, os pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão, que  conseguiram criar músculos artificiais feitos com proteínas motoras. Assim como os músculos naturais, eles são capazes de realizar movimentos complexos, que envolvem força, relaxamento e contração. Durante os …

Leia Mais

USP realiza mostra de jogos e palestras com profissionais da indústria de games

Organizado pelo grupo de desenvolvimento de jogos do ICMC, USP Game Link é uma das maiores iniciativas da área no interior de São Paulo   Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realiza a quarta edição do USP Game Link, evento criado para integrar a comunidade de desenvolvimento de jogos. Aberto a todos os interessados, o encontro reúne representantes da universidade e da indústria, desenvolvedores independentes, entusiastas e jogadores. Na sexta-feira, dia 3, as atividades terão início com a 6ª edição da Mostra de Jogos do ICMC, que exibirá os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina optativa Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, ministrada no ICMC. Também serão expostas criações …

Leia Mais

Fundação Estudar e Fundação Lemann lançam evento gratuito Carreira de Impacto

Parceria das duas organizações abordará temas sobre autoconhecimento, futuro e liderança para jovens   Entre os dias 23 e 25 de novembro, a Fundação Estudar e a Fundação Lemann vão realizar o evento Carreira de Impacto, online e gratuito com líderes e profissionais do setor de impacto. A parceria tem como objetivo inspirar jovens brasileiros a construírem uma carreira que promova transformação social, apresentando novas possibilidades de atuação em diferentes áreas.   Para participar do evento, os interessados precisam se inscrever no link do Carreira de Impacto. Nessa experiência, os jovens poderão desmistificar estereótipos das profissões, compreendendo de que forma os propósitos técnicos e funcionais andam juntos em jornadas de impacto social ao aprenderem, na prática, com profissionais que já tem uma …

Leia Mais

Yidan Prize

Diga-nos quem está moldando o futuro da educação Todos os anos, oferecemos prêmios em pesquisa e desenvolvimento educacional para pessoas que estão tornando o aprendizado melhor, mais justo e mais acessível. Por meio de prêmios em dinheiro, financiamento de projetos e comunidade global, oferecemos aos nossos laureados os recursos e a plataforma para divulgar amplamente o seu trabalho. E queremos que você nos diga quem pode causar o maior impacto nessa área. As indicações para o Prêmio Yidan de 2022 já estão abertas.   Indique alguém para o Prêmio Yidan de 2022 Você pode nomear um indivíduo ou uma equipe de até três pessoas. Aceitamos indicações de todos os lugares do planeta, abordando as questões e prioridades mais urgentes na educação.   …

Leia Mais

Físico calcula quantidade de informação contida no Universo

Informação e matéria Os pesquisadores há muito discutem sobre uma conexão entre a informação e o universo físico, com vários paradoxos e experimentos mentais sendo usados para explorar como ou por que a informação pode ser codificada na matéria física. A era digital trouxe os bits para a realidade, impulsionando esse campo de estudo, sugerindo que a solução dessas questões pode ter aplicações tangíveis em vários ramos da física e da computação. O físico Melvin Vopson, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, já havia calculado que as informações digitais equivalerão à metade da massa da Terra em 2245. Agora ele foi além, tentando calcular a quantidade de informação codificada em toda a matéria visível do Universo. Embora não seja a primeira …

Leia Mais

Equipe da USP vence competição que desafia participantes a criarem robôs domésticos

Após quatro anos seguidos como vice-campeão, Warthog Robotics conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica O Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão formado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica (CBR) 2021, realizada de 11 a 15 de outubro, de forma remota.  No desafio, os competidores tinham que desenvolver robôs móveis de serviço para ambientes domésticos. Cada equipe deveria preparar códigos de computador (algoritmos) capazes de guiar as máquinas para que elas reconhecessem e manipulassem objetos, interagissem com humanos, desviassem de obstáculos, além de executar tarefas de forma autônoma. …

Leia Mais

Leonardo, um drone com pernas que escolhe entre andar e voar

Drone com pernas Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia construíram um robô bípede que combina andar com voar para criar um novo tipo de locomoção, tornando-o excepcionalmente ágil e capaz de movimentos complexos. Parte robô andante, parte drone voador, o robô Leonardo pode andar, pular e até andar de skate ou em uma corda bamba. Leonardo é uma abreviação do inglês para "pernas a bordo de um drone". "Nós nos inspiramos na natureza. Pense em como os pássaros são capazes de bater asas e pular para se equilibrar nas linhas telefônicas. Um comportamento complexo, mas intrigante, acontece quando os pássaros se movem entre andar e voar. Queríamos entender e aprender com isso. "Há uma semelhança entre como um humano …

Leia Mais

Seeds for the Future: Programa de intercâmbio da Huawei seleciona 83 estudantes brasileiros

Ontem, dia 22, a Huawei celebrou o início das atividades do Seeds For The Future 2021, programa global de intercâmbio cultural e profissional, que tem como objetivo inspirar jovens talentos a ingressarem no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Aberta à imprensa, a cerimônia teve início às 10h (horário de Brasília), e contou com a presença do Diretor de RH da Huawei Brasil, Ma Jie; do gerente de projeto da Secretaria de Diretor de Articulação e Fortalecimento (SETEC)/MEC, Fábio de Medeiros Souza; e do Dr. Hamilton José Mendes da Silva, Coordenador-Geral de Inovação Digital do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). O evento também terá momentos de fala de Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, e Atilio …

Leia Mais

O British Council lançou recentemente o edital “Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Grant”

O British Council lançou recentemente o edital “Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Grant”, cujo objetivo é influenciar o desenvolvimento de políticas e práticas institucionais que permitam o estabelecimento da equidade de gênero na ciência e tecnologia em instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil. A iniciativa busca promover o desenvolvimento de capacidades em instituições brasileiras a partir de parcerias com instituições britânicas certificadas pela Athena Swan Charter, quadro referencial usado em vários países para apoiar e transformar equidade de gênero em instituições de ensino superior e pesquisa. A chamada financiará cinco instituições britânicas para o trabalho conjunto, cada qual atuando em parcerias com outras duas instituições brasileiras que se beneficiarão do conhecimento britânico no assunto. As candidaturas …

Leia Mais

Laiob abre inscrições para processo seletivo de bolsas de curta duração nos EUA

O LAIOB (Latin America Institute of Business) acaba de abrir as inscrições do processo seletivo para bolsas de estudo de até 100%, em cursos de curta duração, na The University of Akron, em Ohio, nos Estados Unidos. A universidade é considerada pela Bloomberg como uma das melhores instituições públicas de ensino superior do país na área de negócios. Os estudantes selecionados pelo LAIOB garantem acesso a 12 dias de programa e 64 horas de aulas para o curso escolhido e Business English, que complementa o programa executivo. Com mais de 20 mil alunos, a universidade fica em uma das regiões mais populosas de Ohio, estado conhecido pela força na indústria norte-americana e berço da gigante Goodyear. Entre as principais características …

Leia Mais

Lifelong Learning

Lifelong learning é um termo que vem ganhando força nos últimos anos e que acende um sinal de alerta sobre a forma como entendemos e desenvolvemos o nosso aprendizado profissional. Também chamado de aprendizado contínuo, o convite é para uma revisão nessa temporalidade do estudo, olhando para a aprendizagem como algo perene e que se torne mais que um hábito, uma atitude e por toda a vida.  Parar de aprender após uma graduação, especialização, pós ou mestrado é como desistir de um papel na construção de um mundo do trabalho mais humano e mais efetivo.  As relações humanas mudaram nos últimos dois anos de uma forma bem rápida e radical. A interação no ambiente do trabalho também mudou e acredito que para sempre. Não temos como negar a necessidade de um engajamento no …

Leia Mais

MBA em Ciências de Dados da USP abre inscrições

O primeiro curso em Ciências de Dados oferecido a distância por uma universidade pública está com as inscrições abertas para a sua terceira edição.   O MBA em Ciências de Dados do ICMC/USP/CeMEAI conta com a maior equipe de cientistas da computação, estatística e matemática aplicada do país e tem a chancela da USP para oferecer uma educação de qualidade e com o melhor aporte docente disponível na área.   As aulas são 100% online e os alunos só precisam se apresentar pessoalmente para a prova final do curso e a apresentação do TCC. Para mais informações, clique aqui: https://bit.ly/mba-ciencias-de-dados

Leia Mais

Projeto e engenharia de software de robótica em livro

O livro Robotics Software Design and Engineering, organizado pelo  professor e pesquisador do Mestrado em Computação Aplicada, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Alejandro Rafael Garcia Ramírez, em parceria com o pesquisador Augusto Loureiro da Costa acaba de ser lançado pela editora Intech. A obra, que trata de projetos e engenharia de software de robótica, apresenta resultados da comunidade científica em sistemas de robótica cognitiva, inteligência artificial, sistemas embarcados de condução autônoma, sistemas multi-robô, estrutura de software de robô para sistemas de controle em tempo real e indústria 4.0. Na publicação também são discutidos robôs humanoides, veículos aéreos e de trabalho e robôs manipuladores. A obra, em inglês, pode ser adquirida gratutiamente pelo site da editora clicando em aqui.    …

Leia Mais

Músculos mentais flácidos por Ken O’Donnel

Aprendemos a falar, andar, cantar e até mesmo cozinhar. Ninguém jamais nos ensinou como pensar. A atenção fica pulando como abelhas em um campo de flores. Podemos estar sujeitos a até 100.000 destroços (informações) da mente em um único dia. Pensamentos, sensações, memórias, inspirações, ideias, sentimentos e desejos – todos disputam uma posição privilegiada na tela das nossas mentes.  Foi assim que crescemos com músculos mentais e emocionais muito flácidos.    Ken O'Donnell é australiano e reside no Brasil. Trabalhou como consultor, no campo de desenvolvimento humano e organizacional, com algumas das maiores empresas dos EUA, da América do Sul e Europa. Ministrou mais de duas mil conferências e cursos na Europa, Austrália, Ásia e nas Américas sobre assuntos como estresse, …

Leia Mais

Startup brasileira participa da OTC, maior feira de óleo e gás do mundo, de olho no mercado global

Especializada em inteligência artificial para o mercado de óleo, gás e energia, a The Insight Artificial Intelligence participou da OTC (Offshore Technology Conference) em Houston, no Texas, Estados Unidos, que terminou na quinta-feira(19/9). A empresa brasileira, com sede em Santa Catarina, foi a única de inteligência artificial selecionada para expor suas soluções em Houston. O objetivo foi identificar clientes e oportunidade de negócios com empresas de petróleo de diferentes países, além de buscar novas parcerias tecnológicas.  “A presença na OTC reafirma o quanto é promissora essa internacionalização. No período da feira já evoluímos tratativas comerciais e de parceria com empresas do Canadá, Colômbia, Arábia Saudita, Guiana Francesa e com algumas anfitriãs americanas, como a Shell e o Massachusetts Institute of Technology, o MIT”, salienta Francisco Lisboa, CEO co-founder da …

Leia Mais

“A comunicação existe para que haja PAZ!”

Essa frase do William Ury, me fez refletir sobre os dois últimos dois anos da minha vida.   A começar pelo ano de 2020, onde (como a maioria de nós) tive muitas experiências novas e outras bem ruins.  Tirando a parte triste e dolorosa dessa pandemia (que ainda está aí), duas palavras passaram a fazer parte do cotidiano de pessoas e empresas: *aprender e *adaptar.  Duas habilidades muito importantes que arrancaram do chão com raiz e tudo a todos que ainda tinham dúvida de que a única certeza que temos nessa vida, é a mudança.   E o que dizer da comunicação nesse cenário? A Comunicação nos salvou do caos. O tal do mundo VUCA (volátil, incerto, caótico e ambíguo) sobre o qual muito se falou nos …

Leia Mais

Educação como ferramenta de inclusão e diversidade nas organizações é temas de evento no mês de outubro

  O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC), por meio do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI), e o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGE), vinculado ao Centro Universitário FMU,  promovem no dia 20 de outubro, das 8h às 17h, o Diverses: Encontro nacional de consultorias e consultores em diversidade e inclusão. A primeira edição do DIVERƧEƧ aborda o tema Como a educação pode auxiliar na criação e implementação de ações e ferramentas voltadas às diversidades e à inclusão nas organizações?. A ideia nasce da vivência de seus organizadores, que possuem experiência em formações e assessorias nas áreas de educação, ensino, diversidades e inclusão, e que utilizam como base as perspectivas …

Leia Mais

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.