Desenvolvimento humano e de carreira

Artigos em Destaque

Constellation, Foresea e Ventura oferecem curso conjunto de Formação de Auxiliar de Plataforma

A Constellation, a Foresea e a Ventura, três empresas com forte atuação offshore no setor de óleo e gás, decidiram somar forças para oferecer um curso gratuito de Formação de Auxiliar de Plataforma. Voltado para candidatos de nível técnico com até dois anos de formados, a capacitação foi desenvolvida em parceria com a Firjan Senai. As inscrições para seleção começaram nesta segunda-feira (20/05) e seguem até o dia 2 de junho pelo link.    Ao todo, serão selecionados 40 candidatos que residam preferencialmente em Macaé e adjacências. A ideia é oferecer um programa de capacitação gratuito, customizado e alinhado às reais necessidades das empresas offshore, para que os alunos selecionados saiam com um perfil profissional diferenciado e preparados para serem absorvidos …

Leia Mais

Estágio no time de Recursos Humanos do Consulado Geral Britânico Rio de Janeiro!

Nova vaga aberta para o Programa de Estágio da missão diplomática britânica, direcionada exclusivamente para pessoas pretas, pardas, indígenas e indivíduos socioeconomicamente desfavorecidos. A vaga é para o time de Recursos Humanos no Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro. O estágio é voltado para estudantes de Gestão de Recursos Humanos, Administração, Psicologia ou áreas relevantes. Se tem interesse em saber mais informações, acesse: https://lnkd.in/dWkvw8FY Vaga aberta até dia 29 de maio! Fonte: UK in Brazil Imagem: divulgação

Leia Mais

Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras

Integrante do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), centro de pesquisas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), e docente da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Camila Maroneze recebeu destaque na entrega do 24º Prêmio Inventor Petrobras, no dia 29 de abril.   Com uma patente depositada em parceria com a petrolífera brasileira, a docente foi premiada pela pesquisa intitulada Processo de Obtenção de Membranas de Óxido de Grafeno Reduzido, Membranas Obtidas com esse Método e seus usos em Processo de Separação.   "A conquista do prêmio foi resultado de um trabalho árduo em equipe, com professores e alunos em diferentes níveis de graduação acadêmica, guiados por um objetivo bem-definido e com todo o apoio …

Leia Mais

Gemü do Brasil tem sala de inovação para inspirar ideias

Em meio ao verde exuberante dos arredores da Gemü do Brasil, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná, foi instalada recentemente a Sala de Inovação. Estrategicamente localizada no coração da empresa, entre as áreas de produção e administrativa, o espaço foi totalmente pensado para o compartilhamento de ideias e discussões sobre inovação e melhoria. Acessível a todos os colaboradores da planta, o espaço de 30 m2 visa concretizar a missão de crescimento e visão inovadora da unidade brasileira. Segundo Andreas Göhringer, managing director da GEMÜ do Brasil, a iniciativa inédita está em sintonia com o conceito global Leap to the Future (Salto para o Futuro) do grupo Gemü. “A Sala de Inovação também servirá como sede …

Leia Mais

Reino Unido tem sido o segundo destino global mais popular para estudantes internacionais

Nos últimos anos, o Reino Unido tem sido o segundo destino global mais popular para estudantes internacionais, abrigando 7 das 50 melhores universidades do mundo. A FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional desempenha um papel essencial na internacionalização das instituições de ensino brasileiras, promovendo conferências anuais que reúnem representantes do Brasil e de diversos países para discutir os caminhos e desafios da educação internacional. No fim do último mês, precedendo a conferência anual de 2024, a equipe de educação do Departamento de Negócios e Comércio do Governo Britânico recebeu os diretores da FAUBAI em um coquetel com representantes de renomadas universidades do Reino Unido como a King's College London, University of Birmingham, University College London - UCL, University of …

Leia Mais

Todos estão vulneráveis a um transtorno mental, afirma especialista

De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde - em 2019 cerca de 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental em todo o mundo, sendo 14% deles adolescentes. Isso mostra que mostra a grande prevalência de problemas de saúde mental na população mundial.   De acordo com o Pós PhD em neurociências e membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, todos possuem algum nível de predisposição a transtornos mentais, o que muda é a forma como elas podem se manifestar.   "Todos possuem predisposições para um ou mais transtornos mentais ao longo da vida. Mas desenvolver algum desses transtornos depende da manifestação dessas predisposições, influenciado por fatores como traumas, fatores ambientais …

Leia Mais

Startup cria aplicativo que já distribuiu R$ 550 mil em cashback para universitários

A universitech Cheers alcançou a marca de R$ 550 mil distribuídos em cashback por meio de seu aplicativo. Sediada em Curitiba, a startup oferece, para todo o país, uma plataforma para gestão de atléticas e entidades estudantis, facilitando a conexão entre essas instituições e os universitários. Isso inclui a venda de produtos de seus respectivos cursos, como mochilas, bonés, camisetas, tirantes, canecas e outros. Vale ressaltar que não apenas os estudantes universitários se beneficiam desse sistema. Indivíduos que não fazem parte do corpo discente e que adquirem esses itens com a finalidade de presentear terceiros, por exemplo, também desfrutam dos benefícios oferecidos pelo cashback proporcionado pela Cheers. A porcentagem flutua de acordo com a atividade específica, podendo variar de um …

Leia Mais

PUCRS lança comunidade digital exclusiva para conectar formandos e mais de 200 mil egressos da Universidade

Já imaginou um lugar onde é possível se reunir com antigos colegas de cursos e proporcionar um espaço de networking com os melhores profissionais do mercado? Esse é o objetivo da Conecte Alumni PUCRS: uma comunidade digital exclusiva para formandos e egressos da Universidade. O projeto foi desenvolvido pela Rede PUCRS Alumni com o objetivo de aproximar, ainda mais, a PUCRS deste público, aprimorando o relacionamento e fortalecendo o sentimento de pertencimento.   A ferramenta foi idealizada a partir de um desejo dos próprios alumni. Por meio da Pesquisa de Acompanhamento do Egresso, já aplicada em duas edições, a PUCRS ouviu os egressos e recebeu insights valiosos: em ambas as pesquisas, os respondentes pontuaram a vontade de realizar networking com outros …

Leia Mais

O trabalho remoto pode prejudicar o aprendizado no trabalho?

Novo estudo sugere que provavelmente aprendemos mais com nossos colaboradores quando trabalhamos perto deles.   Quatro anos após o início da pandemia da COVID-19, muitos trabalhadores ainda estão fazendo home office pelo menos algumas vezes por semana. As reuniões de Zoom com colegas de trabalho, antes consideradas uma tendência pandêmica de curta duração, permaneceram presentes nos calendários de trabalho. E os trabalhadores geograficamente flexíveis relatam melhorias na produtividade e satisfação. Então, isso significa que não precisamos mais nos ver pessoalmente? A distância não faz diferença alguma? Não quando se trata de aprender por meio da colaboração, diz Hyejin Youn, professor associado de administração e organizações da Kellogg School. Ao analisar mais de 17 milhões de publicações científicas nos últimos 45 anos, Youn e Frank van …

Leia Mais

Como não ser vítima de um narcisista

Em recente pesquisa com revisão bibliográfica desenvolvida no âmbito do Projeto Neurogenomic, o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências e especialista em genômica, discute avanços significativos no entendimento das bases neurais e genéticas do Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN). O Projeto Neurogenomic, sob sua direção, foca no estudo de padrões neurodivergentes e tem como objetivo desvendar os complexos mecanismos cerebrais por trás de diversos comportamentos. Utilizando seu vasto conhecimento em neurociências e genômica, o Dr. Fabiano de Abreu Agrela oferece orientações estratégicas para lidar com indivíduos narcisistas. Ao aplicar princípios científicos, ele esclarece como a compreensão do cérebro e dos genes pode ajudar na interação com pessoas que têm Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN). O Dr. Abreu …

Leia Mais

Primeira edição do Prêmio Maria Carolina Monard reconhecerá melhor tese de doutorado em computação na área de inteligência artificial

Reconhecer e premiar, anualmente, a melhor tese de doutorado em computação na área de inteligência artificial, considerando os critérios de originalidade, relevância e qualidade. Esse é o principal objetivo do Prêmio Maria Carolina Monard, lançado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em cerimônia realizada na última sexta-feira, 12 de abril, no encerramento da Semana da Pós-Graduação. "Foi sobretudo com sua orientação científica apaixonada e séria que a professora Maria Carolina deixou para sempre sua marca no cenário da inteligência artificial brasileira. Orientou 35 mestres e 16 doutores – e ela dizia que esses eram os filhos dela", destacou a professora Solange Rezende durante a cerimônia. "O mais relevante é o quanto esses 16 doutores, …

Leia Mais

Saber escutar nos aproxima das pessoas, por Roberta Perdomo

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores. Na escola, os melhores alunos são os que dão as melhores respostas. Nas organizações não é diferente. Quem fala bem, se dá bem. Admiramos e promovemos líderes capazes de comunicar com clareza uma mensagem, envolver, cativar e persuadir outros por meio de sua linguagem. O que tenho observado é que a habilidade que mais faz falta nas pessoas, especialmente nos líderes que acompanho é a escuta. Dada nossa educação, não é difícil perceber porque a escuta ainda não é valorizada, portanto não é desenvolvida. Nas empresas, executivos e executivas são valorizados pela arte da fala, tornam-se grandes contadores de histórias ou grandes negociadores. São homens e mulheres reconhecidos por …

Leia Mais

Universidade de Columbia apresenta no Rio de Janeiro seu programa de Mestrado em Gestão de Sustentabilidade

A Universidade de Columbia, sediada em Nova York, por meio do Columbia Global Centers Rio e do Climate Hub Rio – seu centro de estudos dedicado ao clima localizado no Rio de Janeiro - realizará no dia 25 de abril, das 17h às 18h, uma sessão informativa sobre o Mestrado em Gestão de Sustentabilidade. O evento aberto ao público será no escritório do Columbia Global Centers, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas pelo link.    A apresentação do programa será realizada por Chandler Precht, Diretora de Relações Externas e Comunicação dos Programas de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Ciências da Sustentabilidade da Escola do Clima da Universidade. A mestre em ciências de …

Leia Mais

Você sabe o que é a Antroposofia e como ela pode impactar na sua vida e trabalho?

  Começamos com este artigo, o primeiro de uma série, com a Jandy de Paulo Almeida, Psicóloga Antroposófica, que irá nos ajudar a entender o que é a Antroposofia e como ela está intimamente ligada às questões atuais da realidade humana, contribuindo com suas descobertas para os diversos âmbitos de uma vida mais íntegra e direcionada à evolução.   O que é a Antroposofia ?   Antroposofia (do grego anthropós,  “homem”,  e sophia, “sabedoria”) literalmente significa “sabedoria a respeito do homem”. Elaborada em seus princípios pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925), procura satisfazer a sede por conhecimento do homem moderno a respeito da sí mesmo e de suas relações com todo o universo, buscando responder de forma adequada a …

Leia Mais

Startup que movimenta milhões com a venda de artigos acadêmicos e com ingressos para eventos universitários quer triplicar abrangência

A plataforma Cheers, conhecida por seu papel inovador no engajamento do público universitário, está se preparando para expandir sua atuação. Apostando no potencial do mercado educacional brasileiro, a startup planeja alcançar 3 milhões de estudantes até o final de 2024. Atualmente, a Cheers já possui 1 milhão de usuários ativos e movimenta milhões anualmente na venda de artigos acadêmicos e ingressos para eventos universitários. Fundada em 2018, a Cheers introduziu o conceito de universitech, focando em soluções tecnológicas para entidades estudantis universitárias, como centros acadêmicos e atléticas. Atualmente, a plataforma atende mais de 4,2 mil entidades acadêmicas. "As novas funcionalidades que estão sendo desenvolvidas prometem revolucionar a experiência dos usuários, com produtos e soluções inovadores", assinala Gabriel Russo, CEO da Cheers. “Queremos participar …

Leia Mais

25 Mulheres na Ciência Américas - 3M anuncia as vencedoras da edição 2024

A 3M anuncia as vencedoras da 4ª edição do "25 Mulheres na Ciência Américas", iniciativa que busca destacar mulheres que promovam e desenvolvam projetos no campo científico. O Brasil é representado por 7 pesquisadoras de 6 Estados. A edição deste ano trouxe duas novidades: a inclusão do Canadá e a temática sustentabilidade ambiental. Os projetos inscritos deveriam ter como propósito solucionar ou melhorar aspectos relacionados ao assunto em países da América Latina e Canadá. A inciativa 25 Mulheres na Ciência Américas foi criada em 2020 e tem como objetivo ampliar a visibilidade das mulheres no campo científico e os impactos gerados na sociedade inspirando meninas, jovens e mulheres a estudar as disciplinas STEM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além …

Leia Mais

Saúde mental e propósito de vida: uma conexão vital, por Michele Lopes

A saúde mental é um aspecto fundamental do bem-estar humano, influenciando diretamente a qualidade de vida e capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia. Por outro lado, o propósito de vida representa uma bússola interna que guia as ações e dá um senso de significado e direção. Embora possam parecer conceitos distintos, a relação entre saúde mental e propósito de vida é profunda e interconectada.  A Importância da saúde mental A saúde mental abrange o estado emocional, psicológico e social. Envolve a capacidade de lidar com o estresse, ter relacionamentos saudáveis, tomar decisões assertivas e enfrentar os desafios com coragem. Uma mente equilibrada proporciona emoções positivas e autoestima elevada. No entanto, a saúde mental pode ser afetada por …

Leia Mais

Respeita Meu Capelo

PessoAll! Mais um post do C R I A Ç Ã O * Impossível não postar esse conteúdo! Achei maravilhoso o conceito, amei a proposta e a ação! Por mais ATITUDES como essa! Parabéns a quem fez parte! 👏👏   O capelo, usado tradicionalmente nas celebrações de formatura, ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira. A marca Vult, do Grupo Boticário, questionou o fato de que se há pessoas de cabelos lisos, ondulados, crespos e cacheados, por que apenas um modelo de chapéu de formatura? Neste contexto, com a proposta de gerar uma experiência mais inclusiva durante a formatura, a empresa lança o movimento "#RespeitaMeuCapelo", criado pela GUT. O acessório foi redesenhado a fim de atender a diversidade e beleza dos "vários estilos, curvaturas e tipos de cabelo". Foram produzidas quatro versões de capelos por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs …

Leia Mais

Amnésia aos 50: carioca muda de personalidade e profissão

O ano era 2019 e o professor Tom W. Kooper, na época com 50 anos de idade, simplesmente apagou. Dormiu por quase uma hora e, quando acordou, não lembrava de nada do que viveu após os 20 anos de idade. Baseado nesta experiência e no que se sucedeu na vida do carioca – a busca pelas memórias, a ansiedade por não lembrar de quem era e a depressão ao longo do processo de recuperação – é que nasceu o livro Identidade. O autor ficcionaliza a própria história e incrementa este romance policial com boas doses de mistério, intrigas e suspense. A história começa quando o respeitado médico Alan Cerqueira sofre um acidente após seu carro ser alvejado por tiros. Ao ser socorrido …

Leia Mais

Cinco passos para reformular totalmente suas reuniões

Da próxima vez que estiver em uma reunião de equipe, preste atenção ao seu redor. Escute. As pessoas estão engajadas? Provavelmente não, diz Sanjay Khosla, fellow e professor adjunto de marketing da Kellogg School e coach executivo treinado. A maioria dos líderes não tem consciência de que pode ser prejudicial a maneira como conduzem reuniões, seja reuniões de liderança sênior presididas pelo CEO ou reuniões de negócios ou de unidades funcionais dirigidas por gerentes, diz ele. Durante essas reuniões, em vez de se concentrar no progresso, os líderes tendem a insistir em discutir o desempenho passado e analisar o que deu errado com uma ou outra iniciativa. Consequentemente, a maioria das reuniões deixa as pessoas nervosas ou faz com que percam …

Leia Mais

Comgás abre inscrições para programa Jovem Aprendiz 2024

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, está com as inscrições abertas para o programa Jovem Aprendiz 2024, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e os Institutos Reciclar e Vanderlei Cordeiro de Lima. As vagas estão disponíveis para as regiões de São Paulo, Santos, Campinas e São José dos Campos, para jovens entre 14 e 23 anos, e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Gupy, entre os dias 4 e 15 de abril.   "Aqui na Comgás, acreditamos que o futuro brilha mais forte com a energia e a criatividade dos jovens. É por isso que estamos entusiasmados em lançar o nosso Programa de Jovem Aprendiz, uma iniciativa que celebra a importância desses talentos para a nossa …

Leia Mais

Explorando as fronteiras: uma reflexão sobre o encontro entre Inteligência Artificial e o potencial humano, por Mauro Inagaki,

Estamos imersos em uma era de reinvenção onde o encontro entre a Inteligência Artificial (IA) e o potencial humano está moldando um novo modelo tecnológico. À medida que empresas e organizações exploram os novos horizontes da IA, surge uma nova compreensão: a tecnologia está se tornando cada vez mais humana. Desde os primórdios da civilização, nós, seres humanos, somos impulsionados pela criação de ferramentas que expandem nossas habilidades físicas e cognitivas. Essas ferramentas são um testemunho da nossa criatividade e engenhosidade, permitindo-nos ultrapassar limites e alcançar conquistas grandiosas. No entanto, muitas dessas ferramentas foram, até pouco tempo, concebidas de maneira desumana, muitas vezes com o propósito de preencher lacunas ou compensar nossa falta de habilidade em alguns aspectos. Os automóveis, …

Leia Mais

Último dia para inscrição no Programa de Estágio da PPSA

Hoje é o último dia de inscrições para o Programa de Estágio da Pré-Sal Petróleo (PPSA). Desde o dia 18 de março, estudantes de diversas áreas de formação estão se inscrevendo para concorrer às 14 vagas disponíveis. Os selecionados terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e aprofundar conhecimentos sobre o setor de petróleo e gás natural.   O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é o agente contratado para operacionalizar o programa. A instituição selecionará três candidatos para cada vaga. Depois disso, os estudantes serão convocados para uma entrevista com o gestor da área para a qual ele está concorrendo, que irá selecionar o perfil mais aderente à vaga.   Serão aceitos os seguintes cursos de nível superior: …

Leia Mais

Trabalho sem fronteiras: tendência de nomadismo digital continua em alta

O nomadismo  digital é uma tendência que está em alta no mercado  de trabalho? De acordo com o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, a resposta é positiva. No mundo, quase metade das pessoas (48%) acham que poderiam se mudar para o exterior e permanecer no emprego. No Brasil, 35% dos trabalhadores afirmam que poderiam trabalhar remotamente de qualquer lugar.  De acordo com o levantamento realizado com mais de 32 mil trabalhadores em 17 países, quase três em cada dez trabalhadores (28%) pensam que será a norma na sua indústria, em até cinco anos, ter a capacidade de trabalhar remotamente a partir de qualquer parte do mundo. Um quarto (26%) afirma que a …

Leia Mais

Novo programa ensina pequenos e médios empreendedores a expandirem seus negócios

Uma das situações mais desafiadoras para qualquer empreendedor é enfrentar a sensação de estagnação. Muitas vezes, o processo empreendedor começa com uma ideia promissora, que gradualmente toma forma e é implementada. No entanto, sem um planejamento sólido e consistente, a empolgação inicial pode rapidamente diminuir, o que pode resultar no fracasso de um empreendimento que tinha potencial para ser bem-sucedido. "Um equívoco comum de quem está começando a empreender é acreditar que certas ferramentas e táticas de negócios devem ser aplicadas apenas quando o empreendimento atingir um certo 'tamanho', quando, na realidade, a organização e gestão do negócio devem ser consideradas desde o início", explica Alberto Filho, CEO e fundador da Poli Digital, startup que centraliza e automatiza os canais …

Leia Mais

Siemens Energy oferece mais de 70 vagas de estágio em diversas áreas

A Siemens Energy, uma das principais empresas de tecnologia de energia do mundo, está com inscrições abertas até o dia 28 de abril para vagas de estágio no Programa de Desenvolvimento de Talentos (PDT) 2024. O processo de seleção é online e permite a participação de graduandos de todo o Brasil, principalmente na região de Jundiaí/SP, com formação prevista entre julho de 2025 e janeiro de 2027. São mais de 70 vagas para estudantes em todas as áreas de conhecimento, em cursos de Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo, com oportunidades para todos os níveis de inglês. A seleção terá etapas de análise de perfil, dinâmicas, entrevistas com os gestores e avaliação de idioma.   O Programa oferece bolsa-auxílio (R$ 2.014,13), assistência médica e …

Leia Mais

Descubra onde achar dados para o seu projeto assistindo a evento online gratuito da USP

No próximo sábado, 23 de março, a partir das 10 horas, o cientista de dados Rafael Geraldeli Rossi apresentará os repositórios de dados mais famosos da web Se está fazendo um projeto, um trabalho de conclusão de curso, uma prova de conceito ou simplesmente quer testar uma técnica que aprendeu ou que desenvolveu, é natural que necessite de um conjunto apropriado de dados para validação. O problema é que nem sempre temos à disposição esses dados de que precisamos. Para ajudar a resolver esse dilema, o cientista de dados Rafael Geraldeli Rossi apresentará os repositórios de dados mais famosos da web durante um evento online gratuito no próximo sábado, 23 de março, a partir das 10 horas. Cientista de dados especialista no iFood, Rossi …

Leia Mais

Pesquisadora representa Brasil em evento norte-americano

A Missouri State University convidou pesquisadores e acadêmicos para um evento que marcou um momento histórico no mundo acadêmico do Brasil, Bolívia e da América Latina. Na última quarta-feira (13), a universidade e os acadêmicos de Mestrados norte-americanos apresentaram seus trabalhos finais para profissionais representando países da América Latina, incluindo o Brasil. A pesquisadora Dra. Claudia Simons do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito para países de idioma espanhol, esteve presente no evento para acompanhar de perto este marco na educação latino-americana. "Fico feliz pelo convite, esse momento é muito especial para pesquisadores e profissionais da América Latina e fiquei honrada em representar o Brasil na Bolívia. Assistimos a mestrados de saúde, administração e outros temas" afirma Claudia. O evento aconteceu no Salão Auditorio Martín …

Leia Mais

Professora e aluna da PUCRS participam de evento sobre língua de sinais nos EUA

Entre os dias 2 e 5 de março, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Gabriela Heck, em conjunto com professora da Escola de Humanidades Janaina Pereira, participaram do STEM Sign Language Summit na Gallaudet University em Washington, Estados Unidos. O evento realizado pela universidade americana tem como objetivo desenvolver sinais nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engrenharia e Matemática. A Gallaudet University é a única universidade no mundo onde a primeira língua é a de sinais e em sua tese de doutorado, Gabriela analisa a inclusão de pessoas surdas no campo científico, compreendendo quais são as influências que a fazem chegar neste espaço. Para a doutoranda, esse evento foi uma grande oportunidade de aprofundar seus estudos do doutorado.   …

Leia Mais

Jovem recordista que cursa duas faculdades aos 15 anos é indicado ao Notable Brazilian Award

Caio Temponi, o jovem prodígio que já cursa duas faculdades aos 15 anos, destacou-se na última semana como um dos únicos adolescentes na corrida pelo prestigiado Notable Brazilian Award 2023/2024. Sua notável dedicação e conquistas impressionaram a comunidade, garantindo-lhe um lugar entre os indicados ao prêmio.   O Notable Brazilian Award, conhecido como Notáveis USA, é um evento que visa homenagear brasileiros que se destacam em diversas áreas. A premiação, que acontecerá em Nova York no dia 31 de agosto, é dividida em categorias estratificadas com base no número de votos recebidos:    - Bronze: Até dois mil votos. - Silver: De 2001 a 5000 votos.  - Gold: Acima de 5000 votos.    Caio é originário de Juiz de Fora e …

Leia Mais

Feira inédita reunirá oportunidades para pessoas com deficiência psicossocial em São Paulo

Embora a legislação nacional destine até 5% dos cargos em empresas com 100 ou mais empregados para pessoas com deficiência, o acesso às vagas ainda é um desafio. Para ajudar a vencer parte do problema, a capital de São Paulo receberá um evento inédito no dia 25 de maio: a 1ª Feira de Oportunidades e Contratações para Pessoas com Deficiência Psicossocial. O evento acontecerá no CAISM Vila Mariana (espaços do Hospital Dia e Anfiteatro), das 10h às 16h, e foi desenvolvido pelo Programa Inserir, em parceria com a organização social Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria e o Ministério Público do Trabalho em São Paulo. A iniciativa gratuita é uma oportunidade de conectar pessoas com deficiência psicossocial às vagas de …

Leia Mais

Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz, por Francisco Loureiro

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos. Esses fatores têm ampliado a importância da gestão de mudanças nas empresas, assim como o papel da liderança nessas iniciativas. Estudos recentes da Harvard Business Review e do CEO Insights Survey da PWC mostram uma tendência observada em escala global: 85% dos executivos e profissionais de projetos identificaram o aumento em projetos de mudança organizacional nos últimos cinco anos, e 80% acreditam que a liderança nesses processos será ainda mais essencial no futuro. Acredito que a gestão de mudanças vai além da simples definição de condutas e procedimentos. Ela é responsável por lidar com situações críticas para as empresas, abrangendo …

Leia Mais

Especialista compartilha 5 dicas de mobilidade ativa para quem trabalha sentado

Trabalhar por longas horas em uma mesa pode ser prejudicial para a saúde, especialmente para a região lombar. A falta de movimento pode levar a dores e desconforto nessa área. No entanto, existem maneiras simples de aliviar a tensão e melhorar a saúde da coluna vertebral. O fisioterapeuta e pesquisador   José Ordenes compartilha cinco dicas de mobilidade ativa que podem ser realizadas durante o trabalho para ajudar a aliviar a tensão e prevenir problemas lombares. 1. Mobilidade da Coluna: - Sentado, mantenha os pés no chão e as costas retas. - Gire o tronco lentamente para a direita, segurando a parte de trás da cadeira com a mão esquerda até o máximo que conseguir sem sentir desconforto. - Faça de 5 …

Leia Mais

Inteligência artificial na Publicidade: Insights para um processo de criação mais autêntico

Criativos de plantão, acabei de selecionar esse conteúdo abaixo que aborda o efervescente tema da IA na publicidade. Questões éticas estão em jogo e precisamos estar vigilantes para que a trilha nessa área, seja o mais suave possível e não abale o que temos de mais valioso que é a nossa criatividade. 😊💡 Segue o texto ⤵   A inteligência artificial na publicidade está remodelando estratégias e desde o ano passado - intitulado como o “ano da IA” - nos fez questionar ainda mais o seu uso e a confiança do consumidor na ferramenta. Marcas enfrentaram críticas por suas campanhas de conteúdo gerados por IA, caso da imagem de Elis Regina no comercial “Gerações” da Volkswagen. Este único conteúdo publicitário colocou a …

Leia Mais

Por que os trabalhadores mais jovens simplesmente não conseguem progredir na carreira

Nos países ricos, aumenta cada vez mais a diferença salarial entre os trabalhadores mais velhos e mais jovens. A culpa pode ser atribuída à concorrência para promoção. Quando os Baby Boomers começaram a entrar no mercado de trabalho na década de 1960, enfrentaram uma situação difícil: a enorme oferta de trabalhadores jovens superava a demanda por cargos para iniciantes, levando a uma desaceleração no crescimento dos salários dos trabalhadores mais jovens. Para a sorte deles, a dinâmica do mercado logo mudou em seu favor. Atualmente, os Baby Boomers ganham muito mais do que seus colegas mais jovens, o que é de se esperar, uma vez que, em média, trabalhadores mais velhos geralmente ganham mais. Porém, o que surpreendente é que a …

Leia Mais

Com criação da Almap, WWT lança delegacia para mulher em game

Olá criativos! Estamos de volta! 🤩 Diante da hostilidade sofrida pelas mulheres no universo gamer, a entidade Wonder Women Tech (WWT), que tem a missão de ajudar na inclusão feminina no universo da tecnologia, apresenta um projeto, criado em parceria com a AlmapBBDO, anunciado como "a primeira e-delegacia exclusiva para mulheres", para denúncias reais, em uma plataforma gamer. Com o lançamento, as jogadoras encontram no GTA RP uma ferramenta beta que promete facilitar o acesso à informação e o direcionamento às plataformas oficiais de registros de ocorrências para denunciar situações de assédio, ameaças, constrangimentos e violências diversas. Espie aqui o filme que explica a iniciativa. Há alguns anos, o game conta com delegacias convencionais, como parte do enredo. Por meio de uma MOD (modificação) no código aberto do game e de uma parceria com um servidor, o mapa ganha a estação de polícia "E-Police Station". A …

Leia Mais

Evento: Finanças climáticas: destravando os investimentos para a descarbonização

O Instituto de Energia da PUC-Rio – IEPUC convida para o evento “Finanças climáticas: destravando os investimentos para a descarbonização”, que acontecerá no dia 14 de março, a partir das 16h na PUC-Rio. Trata-se de um evento organizado pelo IEPUC em colaboração com a KPMG e a IE University (Madrid). O evento busca realizar um debate de alto nível acerca do papel do financiamento climático na transição para uma economia de baixo carbono. Teremos a participação professor Luis Maldonado da IE University, do prof. Edmar de Almeida do IEPUC, do Professor Winston Fritsch que coordena do curso de Economia e Regulação das Mudanças Climáticas da PUC-Rio, além de representantes da KPMG Maria Eugênia Buosi - Sócia de ESG Financial Risk Management …

Leia Mais

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional, por Beatriz Machnick

  Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados. Em meio a essa turbulência, encontrar ordem e leveza pode parecer um desafio monumental. No entanto, é possível trazer mais clareza e tranquilidade para nossas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente, com alguns ajustes simples, mas poderosos. Antes de tudo, é crucial entender o significado de ordem. Ela não se limita a arrumar objetos ou seguir uma lista de tarefas. A ordem permeia nosso psicológico e emoções, influenciando diretamente nosso ambiente e qualidade de vida. Sem ordem, o progresso se torna um desafio, pois a desorganização pode obstruir nossos caminhos e metas. A busca pela ordem começa de dentro para fora. Isso significa que devemos, …

Leia Mais

O futuro do trabalho com inteligência artificial: participe de evento online gratuito da USP

No próximo sábado, 2 de março, a partir das 10 horas, o cientista de computação e YouTuber Fabrício Laguna explicará como as ferramentas de inteligência artificial podem revolucionar a gestão de projetos, produtos e negócios, trazendo avanços significativos na interação entre humanos e máquinas A inteligência artificial vai tomar o seu lugar no mundo do trabalho? Qual o potencial de impacto das ferramentas dessa área nas relações humanas? Há risco de reforçarmos vieses e preconceitos? Discutir questões instigantes como essas é o objetivo do cientista de computação Fabrício Laguna, durante um evento online gratuito que acontecerá no próximo sábado, 2 de março. "O conteúdo da minha apresentação responderá às perguntas e preocupações mais comuns sobre inteligência artificial e trará insights sobre esse campo …

Leia Mais

Ultima chamada para participar do Founder Institute!

Prazo para inscrições vai até hoje, 29 de fevereiro O Founder Institute, líder global em desenvolvimento de startups financiáveis a nível early stage, continua com  as inscrições  abertas para o seu programa Summer 2024. Reconhecido por transformar ideias em empresas de sucesso, o Instituto tem quase 7.000 ex-alunos que, juntos, arrecadaram quase dois bilhões de dólares e alcançaram um valor e mercado combinado superior a 35 bilhões de dólares. Operando primordialmente nas fases de ideia ou pré-semente, o Instituto serve como um passo crucial para empreendedores que aspiram transitar de pré-aceleradores para aceleradores de sementes. O programa Founder Institute é projetado para atender empreendedores em variados estágios de desenvolvimento, desde  a fase conceitual até aqueles com produtos ativos e receita, …

Leia Mais

Dia da oração: Entenda os impactos da oração no cérebro comprovados pela ciência

A oração é uma prática milenar, estimulada por diversas religiões como uma forma de contato direto com Deus, a técnica, além da religião, também pode ser benéfica para o cérebro, como comprovam alguns estudos.   Desde acalmar a mente, regular emoções, melhora de foco e atenção à liberação de neurotransmissores do bem-estar, os efeitos da oração tem sido cada vez mais explorados pela ciência.   A neurociência por trás da oração De acordo com o Pós PhD em neurociências, e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a oração tem impacto no funcionamento cerebral.   "Durante a oração há uma ativação de regiões específicas, como o córtex pré-frontal medial e o córtex cingulado posterior e …

Leia Mais

Saúde e carreira: Como equilibrar os dois pilares?

Ter uma carreira profissional de sucesso é importante ter um equilíbrio entre vários fatores, mas a saúde é um dos mais importantes, ela faz com que tanto a sua produtividade, quanto o autocuidado e desempenho sejam otimizados.   Por isso, a Psicóloga, Mestre em Administração, Especialista em Recursos Humanos e Professional Certified Coach (PCC), Lara Castro, irá abordar esse tema na sua palestra "Coaching: o equilíbrio entre saúde e carreira", durante o seminário interdisciplinar  "Saúde & Negócios" no próximo dia 24 de fevereiro.   Lara Castro, com sua expertise em coaching e psicologia organizacional, trará uma abordagem prática sobre como indivíduos podem harmonizar as suas carreiras e saúde mental, promovendo um impacto positivo em suas vidas.   Principais Temas Abordados na Palestra:   Autoconhecimento e Autogestão: A importância de conhecer a …

Leia Mais

Última semana para se inscrever no prêmio 25 Mulheres na Ciência da 3M

A 3M recebe até o dia 27 de fevereiro as inscrições para a 4ª edição do programa 25 Mulheres na Ciência 2024. As candidatas interessadas poderão cadastrar seus projetos no site do Programa. A edição deste ano conta com duas novidades: a inclusão do Canadá e uma edição especial voltada para candidatas e projetos que resolvam e melhorem aspectos específicos da sustentabilidade ambiental em países da América Latina e no Canadá. A sustentabilidade ambiental se refere à capacidade de manter o equilíbrio e a saúde dos ecossistemas e dos recursos naturais a longo prazo, de modo que as gerações atuais e futuras possam atender às suas necessidades sem comprometer a capacidade das próximas gerações de fazerem o mesmo. Nesse aspecto, serão considerados projetos sobre economia circular, redução da pegada de carbono, gerenciamento …

Leia Mais

Programas de desenvolvimento aumentam o engajamento de colaboradores e maximizam o resultado das empresas

De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, esse movimento pode atrair talentos, melhor o desempenho das equipes e aprimorar o clima organizacional Com uma concorrência acirrada no mercado de trabalho, investir no desenvolvimento de talentos tornou-se um movimento crucial para as organizações que almejam prosperar no ambiente empresarial.  Reconhecendo a importância estratégica dos colaboradores, os Programas de Desenvolvimento de Talentos surgem como pilares não apenas para aprimorar habilidades técnicas, mas também nutre competências comportamentais e de liderança. Por essa razão, o investimento no crescimento de profissionais tornou-se uma estratégia indispensável para impulsionar a inovação e a eficiência operacional. De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, os …

Leia Mais

5 Sinais não óbvios de que o estresse está afetando sua vida

Você tem passado por momentos estressantes no trabalho ou em casa, mas não sente os clássicos sintomas de estresse, como dores de cabeça, ansiedade e tensão muscular? Saiba que existem sinais pouco conhecidos que o corpo nos dá, indicando uma carga excessiva de estresse em nossas vidas.   O que é o estresse?   De acordo com o médico e endocrinologista Dr. Rodrigo Neves, o estresse é uma resposta natural do corpo perante situações ameaçadoras. "Historicamente, essa resposta desempenhou um papel vital na sobrevivência humana, permitindo que nossos ancestrais enfrentassem perigos iminentes. Quando eles enfrentavam ameaças, como ataques de predadores, seus corpos respondiam rapidamente, preparando-os para lutar contra a ameaça ou fugir dela", explica Rodrigo. Essa resposta é guiada por uma interação entre o …

Leia Mais

Como escalar cultura em sua empresa através da jornada do trabalhador

Ter uma cultura forte é essencial para qualquer empresa, especialmente quando se trata de startups. Por isso, alinhar algumas ações à jornada do trabalhador é crucial para promover uma cultura que impulsione o crescimento, a inovação e a satisfação, contribuindo para o sucesso sustentável da empresa.  Segundo Karen Cartagena, especialista em recursos humanos e mentora em temas de gestão de pessoas , uma cultura excelente e escalável é um conjunto de ações, não de crenças. “É preciso que o ambiente de trabalho reflita os valores da empresa. É o que garante que todos farão as coisas da maneira certa mesmo quando não há ninguém olhando”, diz. “Se você não definir metodicamente sua cultura, dois terços dela acabarão sendo acidentais, e o …

Leia Mais

Projeto para empoderar pesquisadores em ciências da vida vence Prêmio J.F. Marar de Inteligência Artificial para a Graduação

Um projeto para democratizar aplicações de aprendizado de máquina em ciências biológicas é o vencedor da primeira edição do Prêmio J. F. Marar de Inteligência Artificial para a Graduação. Intitulado BioDeepFuse: empoderando pesquisadores em ciências da vida com aprendizado profundo, o projeto de Breno Livio Silva de Almeida é fruto do trabalho de conclusão do curso de Ciências de Computação, e foi apresentado em dezembro do ano passado. Com a conquista, Breno receberá R$ 10,5 mil. O reconhecimento é destinado a estudantes de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que tenham participado de um projeto de pesquisa na área de inteligência artificial em 2023. Orientado pelo professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, …

Leia Mais

O desafio de superdotados para escolher uma carreira

Escolher uma profissão já não é tarefa fácil, mas pode ficar ainda mais complicada quando se é um superdotado. Essa condição significa ter habilidades intelectuais superiores à média. Isso se traduz muitas vezes em destaque em áreas como cognição, criatividade e desempenho acadêmico. Essas pessoas são geralmente boas em diversas áreas da vida cotidiana, tendo afinidade com muitos campos de atuação e profissões. E isso leva os superdotados, muitas vezes, a terem dúvidas de que área seguir, já que são eficientes em mais de uma carreira. Dotado de um QI excepcionalmente alto,  Arthur Oliveira transita entre ser um habilidoso professor de artes marciais e um consultor de administração financeira. Natural de Quirinópolis, no interior de Goiás, a sua rotina reflete um fenômeno …

Leia Mais

CNT lança versão web de Glossário com diversos termos técnicos do setor de transporte

Para caracterizar o mundo do transportador, existem palavras e expressões conhecidas por quem faz parte de cada segmento, mas cujo significado pode ser ignorado pelas demais pessoas. Ao pensar em compartilhar esse conhecimento, em 2020, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) criou o aplicativo Glossário CNT do Transporte, que agora migra para a versão web. A ferramenta reúne 926 termos do setor, com suas respectivas definições, sinônimos, traduções para outros idiomas e muito mais. Aborda, por exemplo, o significado de palavras curiosas, como caíque, biruta e dormente, que representam, respectivamente, um bote a remos, um indicador das condições do vento e um componente das ferrovias. Na internet, a página pode ser acessada por celular ou computador. "O recurso reúne a linguagem …

Leia Mais

Efeito manada: Neurocientista explica como o cérebro herdou esse comportamento dos nossos antepassados

O famoso efeito manada, também conhecido como comportamento de rebanho, está presente entre nós desde os primórdios da humanidade. Ele é uma resposta inata à necessidade ancestral de segurança, cooperação e sobrevivência em grupo. Essa tendência remonta às primeiras comunidades humanas, onde participar de grandes agrupamentos não apenas protegia contra ameaças externas, mas também permitia uma distribuição eficiente de tarefas e recursos, aumentando as chances de sobrevivência. De acordo com o pós PhD em neurociência e antropólogo, Fabiano de Abreu Agrela, essa atitude ocorre de maneira inconsciente, proporcionando uma sensação de conforto por pertencer a um grupo. "Esse fenômeno desempenhou um papel crucial em eventos históricos, como a formação de tribos e civilizações antigas, onde a coletividade era essencial para enfrentar desafios …

Leia Mais

5 conceitos japoneses para incluir na sua vida em 2024. Confira

O ano de 2024 está chegando e muitas pessoas já começaram a elaborar as suas tradicionais listas de promessas para o ano novo. Além das mais comuns como fazer dieta e economizar, cada vez mais os projetos voltados para bem-estar mental e físico têm ganhado espaço nesses planejamentos.   De acordo com o professor de yoga, naturopata e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut, é preciso pensar além dos desejos básicos para ter realmente equilíbrio na vida.   "Quer conhecer as prioridades de alguém? Dê uma olhada na sua lista de promessas de ano novo. Quando ela foca apenas em bens materiais você pode perceber claramente que essa pessoa não prioriza a sua saúde e equilíbrio, por exemplo, por isso, …

Leia Mais

Foresea oferece 55 vagas onshore e offshore para RJ e Macaé

A Foresea, empresa líder de mercado no setor de perfuração offshore, está selecionando candidatos para 55 vagas, todas em regime CLT, para oportunidades offshore e onshore no Rio de Janeiro e em Macaé (RJ).   As vagas são para candidatos de nível médio a superior em diversas áreas. Dentre as posições com maior número de vagas estão: plataformista (4 vagas), 2º oficial de máquinas (3 vagas) e supervisor de Subsea (4 vagas). Há oportunidades nas áreas de Administração, Contabilidade, Eletrônica, Economia, Ciências Náuticas, Engenharia, Tecnologia da Informação, entre outras.   "Temos um mar de oportunidades para pessoas que estejam focadas em se desenvolver e participar da construção de uma empresa moderna e líder de mercado. Além de sermos referência em resultados no segmento de perfuração offshore, nosso clima organizacional …

Leia Mais

Inteligência Artificial: corra, ou será engolido pela revolução em meses, não em anos

* Por Alex Collmer Desde que os computadores passaram a fazer parte das nossas vidas, adotamos a Lei de Moore como termômetro do progresso tecnológico. Um PC, um celular, um iPod, ou qualquer aparelho equipado com microchips dobrava a capacidade de processamento e de armazenamento a cada 18 meses. Foi assim nos últimos 50 anos, dentro das empresas, e mais recentemente, entre os consumidores. Acabamos nos acostumando aos ciclos de lançamento dos aparelhos, e ao fato de que eles ficam duas vezes melhores a cada ano e meio. A questão é que a Inteligência Artificial está mudando até mesmo a Lei de Moore. De acordo com a OpenAI, a IA está duplicando de tamanho a cada três meses. Para resumir …

Leia Mais

Ansiedade: Por que a condição foi tão presente no ano de 2023? (E como evitá-la em 2024

A ansiedade já está bastante presente no nosso dia a dia e na história da humanidade. Sua perenidade também se deve a diversos fatores presentes na modernidade que contribuem para potencializar os efeitos da ansiedade.   De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, em 2017, o Brasil é o país onde mais se sofre de ansiedade patológica, mas dados de 2023, apontam que 26,8% dos brasileiros já receberam diagnóstico médico da doença, o que mostra como a ansiedade foi um grande problema em 2023.   De acordo com o médico psiquiatra, Dr. Flávio H. Nascimento, especialista em tratamento de ansiedade, o aumento recente da doença se deve a vários fatores, mas o uso de redes sociais é o …

Leia Mais

Síndrome de fim de ano: Como o Yoga ajuda a combater a ansiedade durante o mês de Dezembro?

O mês de dezembro marca a celebração de festas importantes,como Natal e Reveillon, além de mudanças de rotina, com férias e visitas de amigos e familiares, viagens e pressão por resultados, o que pode gerar um pico de ansiedade e sintomas depressivos, conhecidos como "síndrome do fim de ano".   Segundo um estudo conduzido pela Isma-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse - Brasil), o nível de estresse dos brasileiros apresenta um aumento médio de 75% no período que antecede as festividades de fim de ano.  A condição conhecida como "síndrome das festas de fim de ano" não consta oficialmente como um distúrbio, porém descreve o agravamento de sintomas como ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração e tensão durante o …

Leia Mais

Desafios e soluções na abertura de pequenos negócios

No cenário empresarial brasileiro, a abertura de micro e pequenos negócios tem apontado aumento nos últimos anos. Segundo dados do Sebrae, no primeiro trimestre de 2023, foram registrados 214.413 novos empreendimentos nessa categoria, representando um avanço de 9,2% em comparação ao ano anterior e um aumento de 60,8% em relação a 2019. Uma pesquisa também realizada pelo Sebrae revelou que as principais barreiras para o desenvolvimento de novos empreendimentos são a conquista de clientes e o aumento de vendas. Essas dificuldades muitas vezes levam empresas a encerrarem suas atividades dentro de dois anos. Além disso, a alta carga tributária é um obstáculo, levando um em cada três empreendedores a admitirem atrasos no pagamento de impostos. É nesse cenário que serviços de coworking, como os oferecidos pela MyPlaceOffice, oferecem …

Leia Mais

Carreira internacional: os 10 erros mais comuns que profissionais brasileiros cometem no exterior

Alcançar a carreira internacional é o objetivo de muitos profissionais brasileiros, que buscam em outros países estabilidade financeira, crescimento na carreira e novas experiências pessoais e profissionais. Mesmo depois de chegar a este patamar, no entanto, é necessário que o profissional esteja ciente que existem muitas diferenças entre o Brasil e o país escolhido, independentemente de qual seja. É o que explica Kátia Wendt, fundadora da Wendt Global, empresa especializada na realocação de profissionais. “Trabalhar em outro país é uma conquista imensa, mas ‘apenas’ metade do caminho. O executivo precisa estar preparado para encarar uma série de mudanças, especialmente se estiver em um cargo de liderança, no qual será responsável por outras pessoas”, diz. “Para que tudo corra bem é …

Leia Mais

Empreendedorismo Feminino: Especialista explica os desafios da administração do tempo e dupla jornada

Especialista no tema, Simone Resende, explica os desafios da administração do tempo e dupla jornada   Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae Minas revelou que mulheres enfrentam 18% menos tempo para dedicar a seus próprios negócios em comparação aos homens. De acordo com a empresária Simone Resende, essa disparidade, somada a outros desafios, destaca as barreiras significativas que as empreendedoras enfrentam em suas jornadas.    Tempo reduzido para empreender:   Os dados apontam para uma realidade desafiadora, onde as mulheres, mesmo engajadas no mundo do empreendedorismo, se veem limitadas por uma jornada dupla. O fato de 69% das empreendedoras serem responsáveis pelos cuidados domésticos, em comparação com apenas 31% dos homens, evidencia uma distribuição desigual de responsabilidades que impacta diretamente …

Leia Mais

Os 10 Pilares da Comunicação Madura: Aprimorando a Arte da Escuta e Expressão

A comunicação é uma habilidade essencial que evolui constantemente. Enquanto o conceito de “comunicação não violenta” tem sido discutido há muito tempo, a “comunicação madura” emerge como uma abordagem mais abrangente e eficaz. Embora a comunicação não violenta seja condição sine qua non, muitas vezes negligencia a importância fundamental da escuta ativa. Esquecemos que a comunicação, de modo simples, é feita por uma pessoa que fala e outra que escuta, e dominar a arte da escuta é igualmente crucial. Por conta disso, trouxe os 10 pilares fundamentais para obter uma comunicação madura: cinco voltados para a fala e cinco voltados para a escuta. Confira! Fala Solução ou ego? Precisamos nos atentar para diferenciar “agir por convicção” ou “buscar uma solução para …

Leia Mais

Colaboração global para trocas e criação de evidências é vital para promover visibilidade na pauta de bem-estar e saúde mental

Por: *Thais Beldi e Raquel Barros Cerca de 43% da população brasileira sente que está vivendo em ritmo muito acelerado, de acordo com levantamento divulgado em maio de 2023, pelo Datafolha. Segundo o estudo, nove entre cada dez pessoas não se sentem calmas e as consequências disso são o aumento dos casos de ansiedade e depressão, especialmente após a pandemia provocada pela Covid-19.   De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de ansiosos, com 18,6% de pessoas com algum transtorno de ansiedade, cenário reforçado por uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (RS), que registrou aumento de 9,6% para 13,5% nos casos de depressão diagnosticados no Brasil em 2022.   No mundo acelerado em que …

Leia Mais

Vem aí a 2ª edição do Projeto Cyber Academy, de cibersegurança

As pré-inscrições para a segunda edição do Projeto Cyber Academy, do Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban, estão abertas. São 5.000 vagas, com aulas gratuitas e online, de 4 a 15 de dezembro. O objetivo é capacitar estudantes do Ensino Superior, de qualquer semestre, das áreas de computação, redes, sistemas e outros cursos ligados à tecnologia e segurança cibernética. Após a pré-inscrição, que pode ser feita até o dia 22 de novembro ou até atingir o número de vagas, o Laboratório irá avaliar o perfil do estudante, levando em conta as áreas atendidas pelo programa, e confirmar ou não a presença no curso, no dia 27 de novembro. Já no dia 29, os inscritos receberão os materiais, links e cronograma …

Leia Mais

5 dicas para conquistar maior diversidade e a inclusão de minorias e pessoas com deficiências no trabalho

O mundo tem voltado sua atenção às pessoas com deficiência e para um ambiente mais diverso. Mais do que nunca as empresas compreendem que suas ações em torno de cultura, valor e propósito serão fundamentais para modelar o futuro do trabalho. Em recente estudo da PwC, quase metade dos líderes empresariais que responderam à pesquisa da consultoria global disseram que essas iniciativas ajudarão a diferenciar suas organizações em um mercado onde já existe uma acirrada competição por talentos. “Desta forma, todos os stakeholders (clientes, colaboradores e investidores) exigem hoje, cada vez mais, que as empresas com que se relacionem tenham valores exemplares de equidade e inclusão, o que, certamente, cria um movimento que leva as organizações a investirem em programas …

Leia Mais

Executivos que vivem na estrada: especialista em realocação dá 10 dicas de organização e otimização de tempo

Apesar dos avanços da tecnologia, executivos continuam a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de negócios em escala internacional. Mesmo com ferramentas de reuniões online, a participação presencial se faz necessária muitas vezes para forjar e manter relacionamentos saudáveis no mundo dos negócios. Encontrar o equilíbrio tem sido um dos principais desafios para multinacionais do mundo. Se por um lado as interações online são vantajosas em termos financeiros e logísticos, por outro o fator de interação humana ainda é muito importante, e se faz necessária em diversas situações, como explica a fundadora da Wendt Global, Kátia Wendt. “Desde a pandemia do novo coronavírus, as empresas têm feito a maioria de suas reuniões, internas e com clientes, pelo computador. Com o …

Leia Mais

Sociólogo Dominique Wolton realiza palestra na Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS

O sociólogo francês e autor de diversos livros sobre a área da Comunicação, Dominique Wolton realiza, no dia 13 de novembro, às 14h, a palestra “Comunicar é Negociar”, que leva o mesmo título da obra mais recente publicada por ele. O evento marca a abertura das comemorações dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, que serão completados em 2024.    Referência nacional e internacional na área das Ciências Sociais Aplicadas, Dominique Wolton vem a Universidade para discutir a importância da comunicação e qual o seu espaço em um mundo altamente tecnológico. A decana da Famecos, professora Rosângela Florczak, acredita que a vinda do sociólogo à Escola vai ao encontro com …

Leia Mais

Startup de Inteligência Artificial de Elon Musk lança plataforma rival do Chat GPT

  A plataforma Grok, lançada pela xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, será disponibilizada inicialmente aos assinantes do X, antigo Twitter, e irá competir com o Chat GPT, que ainda domina o mercado.   A integração do Grok com o X pode trazer algumas vantagens, como o acesso a conteúdos em tempo real pelos usuários. Marcelo Crespo, coordenador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da ESPM, acredita que a ideia de uma IA com atualizações em tempo real pode soar revolucionária, mas também provoca questões sobre a qualidade e a veracidade das informações obtidas de uma plataforma conhecida por suas controvérsias.   “A promessa de respostas a questões controversas abre um leque de implicações …

Leia Mais

Como o estresse afeta o cérebro? Médico alerta possíveis danos do cortisol elevado

O cortisol, muitas vezes chamado de hormônio do estresse, desempenha um papel essencial no funcionamento do corpo humano. Contudo, a crescente preocupação entre especialistas de saúde está relacionada aos níveis cronicamente elevados desse hormônio. Segundo o médico e endocrinologista Dr.  Rodrigo Neves, um dos fatores que contribui para esse aumento do cortisol é a ansiedade, um transtorno mental cada vez mais comum na sociedade moderna. O estresse crônico relacionado a preocupações financeiras, pressões no ambiente de trabalho e a incessante demanda das redes sociais agrava ainda mais essa elevação do cortisol. Mas o que acontece no cérebro quando os níveis de cortisol permanecem cronicamente elevados? Este é um aspecto crítico que requer nossa atenção. De acordo com o Dr. Neves, os impactos …

Leia Mais

O que está preocupando o mundo? O que está preocupando você?

  Quando o tema é preocupação, vários fatores entram em cena para uma análise mais precisa do que está acontecendo no mundo nessa área. O foco de preocupações varia em maior ou menor grau de país para país e até mesmo dentro dos países, pode variar  por região. Ainda assim, algumas questões, não muito óbvias, que habitam o imaginário e a percepção das pessoas, apareceram também em resultados de pesquisas bem recentes e eu separei aqui para vocês. Num contexto mais geral, o nível de preocupação da população mundial cresceu em algumas áreas como inflação e saúde mental e diminuiu em outras como a Covid19. Segundo a pesquisa *What Worries the World 2023 , de outubro, realizada pela IPSOS, a inflação, com 39% de percentual, tem …

Leia Mais

A inteligência artificial irá emburrecer o ser humano? Por Sandro Magaldi

Quando iniciei minha trajetória profissional como vendedor, no início dos anos 90, adquiri, por dever do ofício, uma incrível capacidade de memorizar a localização de ruas e caminhos. Meu "Guia de Ruas Mapograf' sempre estava a postos, mas raramente recorria ao diretório.   Me recordei dessa experiência recentemente quando fui abordado no trânsito por um jovem, desnorteado, que me pediu ajuda para encontrar uma rua localizada a poucas quadras de onde estávamos, pois a bateria de seu celular tinha acabado e ele não conseguia acessar o Waze.   Nesse momento me dei conta que há uma geração inteira que aprendeu a se locomover na “Era do Waze”. Essa turma não tem em seu repertório o recurso de se dirigir ao posto de …

Leia Mais

Dizer o óbvio é essencial e evita crises, ensina autista palestrante

"Dizer o óbvio sobre as coisas pode não ter importância para você, mas para o autista é essencial, porque a explicação gera entendimento, traz conforto, evita frustrações e possíveis crises." O ensinamento é de Marcos Petry, 30 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3. Após a evolução de seu quadro clínico, Petry se especializou e se transformou em uma espécie de porta-voz do autismo pelo Brasil. Atualmente, ele palestra sobre o tema país afora, relatando os obstáculos enfrentados, em especial, durante a fase escolar. Autor do canal "Diário de um Autista", com quase 170 mil inscritos no Youtube, Petry encara como propósito orientar leigos e profissionais ligados à área da educação a como lidar com o transtorno …

Leia Mais

Estresse Nunca Mais: Descubra Maneiras Eficazes de Relaxar e Recarregar

Segundo pesquisa da StarCheck, 48,9% dos brasileiros que realizaram exames nos últimos seis meses, apresentaram níveis de estresse alterados.  Depois de um dia cheio de trabalho, trânsito e a cabeça lotada de responsabilidade, só queremos chegar em casa e relaxar, mas o nosso corpo está tão consumido pelo estresse e pela correria, que não conseguimos aliviar esta tensão, resultando em noites mal dormidas, falta de concentração, dores corporais e ansiedade. O Dr. Shira, que é especialista em saúde mental, comenta que "não podemos achar que dormir irá relaxar o nosso corpo, pois, se você vai dormir com o corpo tensionado, tem grandes chances de você ter uma noite de sono ruim e acordar no outro dia com a mesma sensação …

Leia Mais

Estudo reforça que ser multitarefa pode deixar o cérebro mais distraído

O mundo nunca esteve tão rápido, estamos expostos a milhares de informações por dia, diversas tarefas e frequentemente precisamos dividir a no' entre o mundo real e o virtual, fazendo com que precisemos ser multitarefas, no entanto, nosso cérebro não possui uma propensão natural para isso.   Ser multitarefa não é natural do cérebro humano De acordo com um novo estudo publicado na revista científica "Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar", chamado "O cérebro em multitarefas" do Professor de yoga, mestrando em neurociências e naturopata, Ravi Kaiut, em parceira com o Pós PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela, alguns fatores podem influenciar a habilidade de se dividir em várias tarefas, mas o hábito pode ser prejudicial.   "Nosso cérebro é …

Leia Mais

Invisible Mothers

ATENÇÃO! Criativos da nossa indústria, vamos ajudar empresas e organizações a olharem com mais clareza e h.u.m.a.n.i.d.a.d.e para a questão da maternidade e sua relação com o trabalho. A comunicação é peça chave nesse processo. Vamos nos inspirar! 🙏 Vejam abaixo a campanha e todos os elementos sensibilizadores envolvidos para dar força e voz a todas as mulheres que de alguma forma vivenciam, por si ou junto a alguém essa questão.   Noventa e cinco porcento das mulheres concordam que a invisibilidade que sentem como mães na sociedade tem um impacto negativo na sua saúde mental. A partir deste dado e de outros insights da pesquisa “The State of Invisibility”, a plataforma social Peanut apresenta a campanha “Invisible Mothers”, que tem o obejtivo de lançar luz sobre as lutas que muitas mães enfrentam silenciosamente para …

Leia Mais

A utilização de inteligência artificial e o impacto no futuro do trabalho, por Felipe Frosi*

Em novembro de 2022, o lançamento do ChatGPT, chatbot online de inteligência artificial (IA) pela Open IA sacudiu o mercado e gerou debates sobre o futuro do trabalho. O impacto que a utilização de ferramentas tecnológicas terá nos próximos anos no trabalho e nos negócios ainda é incerto. Diversas estimativas publicadas por consultorias especializadas em RH e bancos mostram que a utilização de inteligência artificial poderá impactar 300 milhões de trabalhadores ao redor do mundo, já que a nova tecnologia tem se mostrado uma ferramenta promissora e disruptiva, sendo cada vez mais presente em nossas vidas.   Segundo o relatório Future of Jobs, divulgado no Fórum Econômico Mundial, a utilização de IA deve gerar 2 milhões de novas vagas de emprego …

Leia Mais

Love, Your Mind

Mais um case para os criativos da indústria! Bora se inspirar, galera! 😊👍 O Huntsman Mental Health Institute e o Ad Council abordam a importância de cuidar da saúde mental, com a nova campanha "Love, Your Mind", criada pelos escritórios da FCB em Chicago e Nova York e lançada nesta terça-feira (24). O esforço inclui um filme principal para TV e mídia digital (assista abaixo), dirigido pelo Calmatic, estilizado como uma carta aberta motivacional ao nosso "eu" interior. A proposta é mostrar aos segmentos mais vulneráveis da população que não há problema em falar sobre as suas lutas e emoções. O impulso publicitário inicial é voltado principalmente para homens negros e hispânicos nos EUA. Em 2024, o trabalho se estenderá a outros grupos de maior risco, como mulheres, indivíduos LGBTQIA+ e asiático-americanos. Apresentando …

Leia Mais

Mercado de trabalho: 35% dos brasileiros se sentem inseguros no emprego

A insegurança dos trabalhadores com relação à estabilidade do emprego é um grande desafio para os empregadores. De acordo com o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, 35% dos trabalhadores, no Brasil, afirmam não se sentir seguros no emprego e os homens estão mais preocupados com essa questão do que as mulheres (38% ante 32%). Na média global, 38% das pessoas não se sentem seguras no emprego. Entre os pontos abordados, destaca-se que os sentimentos de insegurança no emprego são mais elevados entre os jovens. Metade (50%) da geração Z (entre 18 e 24 anos) afirma não se sentir segura no seu trabalho. Em contrapartida, 24% das pessoas com mais de 55 anos sentem o …

Leia Mais

Como fazer amigos depois da faculdade?

Com o término da faculdade, é comum que uma mistura de sentimentos envolva os estudantes, que passaram anos convivendo de perto com seus amigos. Conforme a "vida real" se aproxima, é normal ter alguma ansiedade em relação ao futuro, onde as amizades não parecem tão garantidas quanto eram dentro da sala de aula.  "Os anos de faculdade estão entre os momentos mais fáceis para fazer amigos, porque as pessoas estão no mesmo lugar, fazendo muitas das mesmas coisas e se vendo repetidamente", diz a psicóloga e especialista em amizade, Dra. Irene S. Levine. Aqui estão cinco maneiras de ajudá-lo a fazer amigos à medida que embarca na vida adulta: Considere que fazer amigos pode levar tempo Talvez isso seja difícil …

Leia Mais

Dormir menos de 5h aumenta risco de depressão, aponta estudo

A depressão é, sem dúvidas, o mal do século, de acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde - 5% dos adultos em todo o mundo sofrem com a doença, números alarmantes que têm feito com que cada vez mais pesquisas fossem conduzidas sobre isso.   Um desses estudos, realizado por uma equipe de cientistas da University College London, na Inglaterra, analisou mais de 7.240 indivíduos de, em média, 60 anos, e indicou que noites de sono mal dormidas podem interferir no desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a depressão.   De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Nature, indivíduos que dormem diariamente menos de 5h têm maiores chances de desenvolver quadros depressivos, relacionando a propensão genética à insônia …

Leia Mais

5 Motivos que levam pessoas inteligentes ao isolamento

Para muitos, a inteligência e a facilidade de aprendizado são características admiráveis, uma dádiva que abre portas para um entendimento profundo do mundo ao nosso redor. No entanto, por trás dessas mentes brilhantes, há um aspecto muitas vezes ignorado: a solidão. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, PhD em Neurociências, diagnosticado com superdotação e autor de mais de 50 artigos científicos publicados sobre inteligência, destaca as complexas razões que frequentemente levam indivíduos de alto QI a buscar o isolamento. Embora a inteligência seja uma qualidade valorizada, ela pode ser uma faca de dois gumes, conduzindo à busca por estímulos intelectuais que muitas vezes só podem ser encontrados na solidão.   1. Falta de estímulo intelectual: Para mentes de alto QI, a busca por estímulos …

Leia Mais

PUCRS prorroga as inscrições para bolsas integrais de graduação presencial para pessoas negras e indígenas

  As inscrições para bolsas integrais de graduação presencial na PUCRS para candidatos pretos, pardos e indígenas foram prorrogadas até o dia 22 de outubro. Dando continuidade ao Programa Raízes, a Universidade irá ofertar bolsas em 20 cursos para o primeiro semestre de 2024.  O objetivo do projeto é tornar o acesso à educação superior mais diverso e inclusivo.   Podem participar da seleção pessoas que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residam em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2019 e 2022 para o curso de Medicina ou que tenham feito a prova entre 2012 e 2022 para os demais cursos. Os interessados também precisam obter aprovação no …

Leia Mais

thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul oferece oportunidades de trabalho para PCDs em Itajaí (SC)

A thyssenkrupp Estaleiro Brasil está com mais de 20 vagas de emprego abertas para PCDs (pessoas com deficiência) para diferentes áreas da empresa, como Gestão de Projetos, Melhoria Contínua, Soluções, Manutenção, Fabricação, Planejamento e Qualidade. Para participar dos processos seletivos, os interessados devem acessar o site https://thyssenkruppebs.gupy.io/, buscar a vaga de interesse, averiguar se o perfil atende aos requisitos e às qualificações e seguir as instruções para realizar a candidatura. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio desse canal. Caso não encontre uma vaga à qual se adeque, o candidato pode submeter seu currículo por meio do Banco de Talentos, também disponibilizado no mesmo site. Adquirida pela thyssenkrupp Marine Systems em 2020, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é um dos …

Leia Mais

Especialista aponta sete dicas para gerenciar conflitos e resolver problemas na empresa

A gestão de conflitos e resolução de problemas é uma habilidade muito valorizada em um líder, afinal de contas é normal que surjam em qualquer empresa divergências e problemas decorrentes de mal entendidos entre os colaboradores, modos de pensar diferentes ou até falta de recursos. De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a gestão de conflitos começa com uma comunicação aberta e transparente. “Esteja disponível para conversar, ouvir pontos de vista e incentivar o diálogo franco na equipe. A partir daí, identifique o que gerou o conflito e pergunte às partes envolvidas seus pontos de vista e preocupações”, orienta.  Slivnik explica que é …

Leia Mais

Dia da saúde mental: Especialista revela 5 coisas que você não sabia que afetam a sua saúde mental

O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, destaca a importância de cuidar do bem-estar psicológico e emocional. Esta data promove a conscientização sobre os desafios enfrentados por milhões de pessoas em todo o mundo, como depressão, ansiedade, transtornos mentais e busca reduzir o estigma associado a essas condições, encorajando o diálogo aberto e o acesso a tratamentos adequados.   No entanto, no mundo atual existem vários fatores que prejudicam a sua saúde mental e que podem passar despercebidos na correria do dia a dia, afirma o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.   "Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão possuem fatores imutáveis, como a genética, mas também são fortemente influenciados pelos nossos hábitos, o que muitas …

Leia Mais

4 benefícios da prática de yoga para a saúde da mulher

O Yoga, uma prática ancestral originada na Índia há mais de 5 mil anos, permanece sendo atual e oferece inúmeros benefícios para a saúde, trazendo equilíbrio entre o aspecto físico e mental, beneficiando qualquer pessoa que pratique, mas contando com um destaque especial para os bons resultados em mulheres de qualquer idade.   De acordo com a professora de yoga especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, além de promover relaxamento e flexibilidade, o Yoga também aborda questões específicas que podem afetar positivamente a saúde feminina.   "Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo".   4 …

Leia Mais

Khaby Lame, maior TikToker do Mundo, desembarca no Brasil em parceria exclusiva com a Legathum Global Institute

Mais de US$ 15,5 trilhões é a projeção do valor que os negócios baseados em inteligência artificial vão gerar no mundo todo até 2030, de acordo com a consultoria PwC.  O Fórum Econômico Mundial também tem suas projeções e estima que 70% de todo valor gerado no mundo nos próximos 10 anos virá de modelos de negócios digitais. Inteligência artificial é o novo cenário da inovação aplicado em tecnologia e educação, que serão os temas principais abordados pela Legathum Journey que irá do dia 11 ao dia 16 de outubro de 2023. Os eventos, promovidos pela Legathum Global Institute, em parceria com o TikToker Khaby Lame, reunirá os principais stakeholders do ecossistema de inovação do Brasil e do Mundo. Deibson …

Leia Mais

Pesquisadoras brasileiras lançam livro sobre Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O grupo Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural (BPLN), um grupo de mulheres brasileiras, atuantes ou interessadas sobre o assunto, lançou no dia 26 de setembro de 2023, no 14º Simpósio em Tecnologia da Informação e Linguagem Humana (STIL 2023), a primeira edição de um livro online e gratuito de PLN. O material foi escrito por 51 especialistas da área, sendo a maioria mulheres, e organizado pelas pesquisadoras Helena de Medeiros Caseli, Professora associada do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Maria das Graças Volpe Nunes, Professora Sênior do Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O livro Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e …

Leia Mais

TN Flow e o Doodle de hoje

  O Doodle de hoje comemora o 89º aniversário de Mihály Csíkszentmihályi Psicólogo húngaro-americano  foi pioneiro no estudo científico da felicidade e da criatividade, além de cunhar o termo “fluxo”: o estado mental de absorção completa em uma atividade. É um estado de ótimo desempenho e bem-estar caracterizado por foco, prazer e realização. Csíkszentmihályi nasceu neste dia de 1934 em Fiume (então parte da Itália Imperial). Sua família enfrentou dificuldades financeiras como resultado da crise econômica causada pela Segunda Guerra Mundial. Consequentemente, Csíkszentmihályi abandonou a escola para ajudar no sustento da família. O profundo sofrimento que Csíkszentmihályi testemunhou durante a guerra inspirou-o a dedicar a sua vida à compreensão da ciência da felicidade. Ele se voltou para a arte, a …

Leia Mais

Como recrutar uma equipe diversa? Por Ricardo Haag

Nos últimos anos, ficou nítido como a diversidade e inclusão se tornou um tema cada vez mais presente nas empresas e, ao mesmo tempo, um elemento extra desafiador. Afinal, construir times diversos vai muito além do que um discurso bonito, e depende de uma verdadeira compreensão do porquê estão buscando essa pluralidade interna para que os benefícios de contratar estes talentos consigam ser sentidos, em prol do destaque corporativo. Segundo dados divulgados pelo estudo “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil”, 81% das empresas dedicam um orçamento apenas para ações de diversidade e inclusão. Há uma clara consciência do mercado da importância desta pauta, construindo um ambiente de trabalho rico e diverso em termos de costumes, culturas, religiões, etnias etc. …

Leia Mais

Educação precisa desenvolver qualidades humanas e criar cidadãos socialmente responsáveis

A educação do século XXI representa um compromisso com o futuro, uma crença no poder transformador do conhecimento. Em um mundo marcado por constantes mudanças sociais, econômicas e ambientais, ela desempenha um papel fundamental na preparação das gerações futuras para os desafios de nutrir uma sociedade com equilíbrio e desenvolvimento, usufruindo dos recursos de inovação e tecnologia disponíveis no presente. Ao longo dos anos, a organização das etapas pedagógicas evoluiu para refletir a complexidade da sociedade contemporânea. O surgimento do ensino mediado por tecnologias é uma das consequências disso, mas ele só é eficaz se houver tutoria e acompanhamento para que o professor possa, do básico ao superior, desenhar uma trajetória para os estudantes em consonância com o seu projeto de vida. Um aspecto crucial dessa …

Leia Mais

Estudantes universitárias brasileiras buscam sistemas planetários e mundos semelhantes à Terra espalhados pela Galáxia

No vasto cenário da ciência, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço. Isso porque contribuem significativamente para o avanço do conhecimento e também para a equidade na participação em grandes descobertas espaciais. Exemplos disso são duas estudantes do Centro Universitário Facens, de Sorocaba (SP), que representam o Brasil pela primeira vez no programa Disk Detetive, uma plataforma de ciência cidadã da NASA que tem como objetivo analisar discos galácticos e identificar sistemas planetários escondidos entre os dados telescópicos, aumentando as chances de encontrar planetas habitáveis.   Larissa Paiva, conhecida como "Larittrix", soma de seu nome com o de sua estrela favorita, a Bellatrix, 18, cursa psicologia e Amanda Silva Soares, 22, estuda Engenharia da Computação. Apesar de áreas distintas, …

Leia Mais

Líderes narcisistas e o fim do home office​, por Marcelo Treff

Dentre as principais transformações que tem se apresentado ao mundo dos negócios, destacam-se os significativos desafios impostos às empresas e aos gestores, assim como as imperativas mudanças nas formas de organização do trabalho e o consequente impacto nas modalidades de trabalho (presencial, remota ou híbrida), somadas à preocupação com os sintomas relacionados às vidas profissional e pessoal: medo, insegurança, transtornos de ansiedade, tristeza, solidão, angústia, distúrbios do sono, compulsão alimentar, entre outros. Diante desse contexto, muitas "lideranças" empresariais, nos mais variados níveis da estrutura organizacional, passaram a ser mais pressionadas, tanto pela alta administração, assim como pelos liderados, a dar respostas efetivas que, de alguma forma, aliviassem o "sofrimento" das pessoas e, consequentemente, impactassem positivamente nos resultados corporativos.   Porém, …

Leia Mais

Brasil será sede da primeira unidade da Universidade de Oxford fora do Reino Unido em 2023

Ótima notícia para quem sempre sonhou em fazer uma faculdade em Oxford! A universidade anunciou que irá inaugurar ainda este ano a sua primeira sede oficial fora do Reino Unido, no Brasil.   O novo projeto se chama Oxford Latam Unit e tem como objetivo investir na formação de uma nova geração qualificada de pesquisadores científicos na América Latina. A Universidade de Oxford no Brasil deverá oferecer cursos de pós-graduação e mestrado direcionados à saúde pública, como biotecnologia, vacinologia, saúde global e desenvolvimento de vacinas, entre outros.   A ideia de uma sede da universidade inglesa no Brasil já era cogitada desde 2021, quando Oxford fechou uma parceria com o Ministério da Saúde para desenvolver a vacina Astrazeneca, contra a …

Leia Mais

Geração Z deseja que bancos e outras empresas compartilhem dos seus valores, por Jan Bellens,

uase dois terços da Geração Z sente que é muito ou extremamente importante trabalhar para um empregador que compartilha dos seus valores, de acordo com o estudo Gen Z Segmentation, produzido pela EY. Já levantamento da i4cp (Institute for Corporate Productivity) indicou que 93% desses jovens dizem que sua decisão de aceitar um emprego é afetada pelo impacto geral na sociedade da empresa interessada na contratação. Está claro, portanto, que a Geração Z é altamente engajada e bem informada sobre questões de justiça social e sustentabilidade, entre outras envolvendo a coletividade, desejando que o empregador compartilhe desses valores. As redes sociais potencializam o alcance dessas preocupações, o que por si só é positivo, trazendo o ativismo para o mainstream e, por consequência, para …

Leia Mais

Cientista Industrial: o novo profissional da Indústria 4.0

No universo complexo e desafiador da indústria, onde cada passo pode significar o sucesso ou o fracasso, é indispensável encontrar meios para evitar e resolver situações que afetam a eficiência, produtividade e qualidade. Com a missão de contribuir para o alcance da excelência no setor, o especialista em inovação de processos e produtos, Cesar Eduardo da Silva, publica o livro Cientista Industrial. A obra é fruto da experiência prática do autor à frente de mais de 2,5 mil projetos de otimização em gigantes como WEG, Electrolux, EMS, BTG Pactual, BMW, Tigre, Klabin e Grendene, detentora das marcas Melissa, Rider e Ipanema. Longe de ser um mero compilado de teorias, o lançamento serve como guia para transformar conhecimento em ação e refinar a arte de …

Leia Mais

Calma: Dicas baseadas em pesquisas para agendar seu dia

A maioria das pessoas reclama de ter muito o que fazer em muito pouco tempo. E a maioria delas já ouviu conselhos do tipo: “Trabalhe de forma mais inteligente e não mais arduamente”. Mas, na prática, como implementar esse conselho? Eis cinco ideias a serem consideradas, cada uma fundamentada em pesquisas realizadas pelos professores da Kellogg School. Comece primeiro com as tarefas mais difíceis Quando a agenda está cheia demais, pode ser tentador querer começar primeiro por alguns dos itens mais fáceis da lista de tarefas. E depois, talvez, mais algumas tarefas fáceis. “Você sente que está progredindo”, diz Maryam Kouchaki, cuja pesquisa descobriu que as pessoas são atraídas pelas tarefas mais simples quando estão enfrentando uma carga de trabalho pesada. …

Leia Mais

Neurocientista brasileiro leva nova técnica de neuroeducação para países latinos

A neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina princípios da neurociência e da educação para entender como o cérebro funciona no processo de aprendizagem, buscando identificar estratégias pedagógicas baseadas em evidências científicas para potencializar a educação.    O Pós PhD em Neurociências e Biólogo membro da Royal Society of Biology no Reino Unido, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, dedicou-se a estudar o processo de aprendizagem e desenvolver uma nova técnica de neuroeducação capaz de otimizar os resultados de estudos, afirma que entender o cérebro é importante no aprendizado.   "O cérebro é o principal responsável por coordenar o processo de aprendizagem, por isso, não se deve ignorá-lo e sim entendê-lo para obter melhores resultados no ensino", afirma.   Devido à sua vasta pesquisa sobre …

Leia Mais

Setembro Amarelo: "Exercício físico também cuida da sua saúde mental" Afirma especialista

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à conscientização sobre o risco à vida relacionado a doenças mentais, que têm se tornado cada vez mais presentes. Segundo um levantamento da OMS - Organização Mundial da Saúde - divulgado em 2022, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, 14% destes são adolescentes.    De acordo com o naturopata, professor de yoga e entusiasta por saúde, sono e bem estar, Ravi Kaiut, é importante valorizar os cuidados com a saúde mental como também necessários.   "Quando se pensa em cuidar da saúde, a primeira coisa que se pensa é em fazer academia, corrida, exercícios, mas raramente vem à mente a saúde mental, isso fala muito sobre como nós a deixamos …

Leia Mais

USP e UFSCar abrem inscrições para pós-graduação em estatística

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado, doutorado e doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São oferecidas, no total, 30 vagas para mestrado e 10 para o doutorado direto, destinadas a quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa. Quanto ao doutorado, há 15 vagas, oportunidade que é voltada a candidatos que já possuem o título de mestre. Em todos os casos, há reservas de vagas para quem se autodeclarar preto ou pardo, …

Leia Mais

Estudo Gympass sobre bem-estar de colaboradores

O Gympass, maior hub de bem-estar corporativo do mundo, anuncia hoje o lançamento de seu primeiro estudo anual ROI do Bem-Estar. A pesquisa é baseada em um levantamento com mais de 2.000 líderes de Recursos Humanos que estão investindo no bem-estar da força de trabalho em nove países, incluindo Brasil, Estados Unidos  e Reino Unido. Em novembro de 2022, o Gympass lançou o precursor deste estudo, o Panorama do Bem-Estar Corporativo, que fez uma descoberta significativa: estamos em uma crise de bem-estar. Os colaboradores das empresas estão mais estressados do que nunca e passaram a exigir de seus empregadores recursos de saúde física e emocional para cuidar da sua saúde e qualidade de vida. Agora, o ROI do Bem-estar leva essa descoberta um …

Leia Mais

Congresso Internacional aborda o uso de neurociências no ensino e aprendizagem

A Unifranz - Universidades Franz Tamayo - irá realizar a 5º edição do Congresso Internacional nos dias 7 e 8 de setembro que contará com a presença de 15 expositores nacionais e internacionais que abordarão o uso de conhecimentos da neurociência na educação.   O principal objetivo do congresso é promover uma troca de experiências, pesquisas e conhecimentos sobre a utilização de conceitos da neurociência na educação para estimular uma melhor compreensão dos processos cerebrais envolvidos no aprendizado.   De acordo com o Pós PhD em neurociências, membro Sigma Xi e Society for Neuroscience nos Estados Unidos e um dos destaques no congresso, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, eventos do tipo são essenciais para melhorar os resultados na educação.   "A …

Leia Mais

Demissão humanizada existe? Saiba como lidar com o desligamento da empresa

Uma demissão nunca é uma situação boa, nem para o líder que demite o funcionário, nem para o colaborador que é demitido. Ainda que o funcionário espere por uma demissão, a hora do desligamento costuma ser envolto de uma série de emoções distintas. Segundo o professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Treff, a demissão nunca é um processo simples. "Nós latinos temos dificuldades em romper vínculos e receio de estremecer relacionamentos, porque a decisão pode ser encarada como pessoal. Além disso, em tempos de altas taxas de desemprego e aumento do endividamento das famílias, as pessoas tendem a temer mais pelo futuro quando perdem o emprego", afirma.   DEMISSÃO HUMANIZADA EXISTE?   …

Leia Mais

Estudo revela mecanismo cerebral capaz de "impedir" o cérebro de se distrair

O foco é uma habilidade importante do cérebro humano, permitindo a concentração em tarefas e objetivos específicos, mas em uma sociedade saturada de informações e ritmo acelerado, manter o foco tornou-se um desafio cada vez maior.    No entanto, uma nova descoberta realizada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e publicado na revista científica Neuron, pode ajudar a entender melhor como o cérebro é capaz de manter o foco.   De acordo com o estudo, existe um grupo de neurônios de "movimento visual" presentes no córtex pré-frontal lateral (LPFC) que são capazes de reprimir distrações e manter a atenção em tarefas que trarão bons resultados.   O grupo de neurônios possui um padrão de atividade chamado "explosões beta" no córtex pré-frontal, …

Leia Mais

Como gerenciar funcionários desinteressados e fazer com que se empolguem novamente com o trabalho

Teoricamente, a demissão silenciosa sempre existiu. Quando o TikTok se apropriou desse conceito, ele se tornou um diagnóstico que já se suspeitava para milhões de funcionários. De acordo com o vídeo viral, desistir silenciosamente, ou quiet-quitting, significa fazer o mínimo possível no trabalho. Em vez de superar as expectativas, o único objetivo de um desistente silencioso é fazer o suficiente para justificar seu salário. No entanto, embora os estressores agravados pela pandemia possam ter feito que muitos funcionários se sentissem exaustos, desmoralizados e desmotivados no trabalho, isso não é exatamente a mesma coisa que decidir categoricamente desistir, diz Leigh Thompson, professora de administração e organizações da Kellogg e especialista em navegar e negociar relacionamentos no trabalho. Felizmente, o desengajamento tem cura. “A …

Leia Mais

Cinco dicas para crescer como líder sem ter um esgotamento nervoso

A maioria das pessoas reconhece que crescer como líder exige esforço. Entretanto, o caminho a seguir nem sempre é óbvio, diz Sanjay Khosla, senior fellow e professor adjunto de marketing da Kellogg School e coach executivo treinado. “Tornar-se mais eficiente e trabalhar mais às vezes é uma completa perda de tempo”, adverte. "Tudo o que se está tentando fazer é melhorar usando a mesma esteira, muitas vezes respondendo automaticamente a e-mails e concluindo tarefas". Khosla, ex-presidente da Kraft Foods International (agora Mondelez International), diz que qualquer pessoa que queira ampliar suas habilidades de liderança deve pensar estrategicamente sobre como se preparar para novas oportunidades sem se esgotar por completo. Ele desenvolveu um modelo de coaching de cinco etapas que ajuda os líderes a …

Leia Mais

Pier Mauá recebe sexta edição da Shell Eco-marathon Brasil

A Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, chega novamente ao Rio de Janeiro para premiar equipes de jovens universitários do Brasil e América Latina, que projetarem e construírem protótipos de veículos ultra eficientes em termos de energia. Nesta sexta edição da etapa brasileira, os automóveis desenvolvidos pelos estudantes vão concorrer em três categorias: Combustão Interna (gasolina, etanol e diesel), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na maratona, que promete trazer ainda mais inovação e tecnologia para o desenvolvimento do combustível do futuro. Neste ano, também é esperado um aumento de veículos de Conceito Urbano – com aparência mais próxima aos carros de passeio -, apresentando novas tendências de mobilidade. Os treinos e …

Leia Mais

Você se prepara demais? Quatro maneiras de conter o perfeccionismo.

Para muitas mulheres especificamente, as tendências ao perfeccionismo são uma benção no início da carreira. A superpreparação e a produtividade excessiva ajudam os perfeccionistas a se tornarem valorizados e até mesmo serem colegas indispensáveis. Entretanto, eventualmente, o perfeccionismo pode se tornar um problema, diz Ellen Taaffe, professora associada clínica de gestão e organizações e diretora de programas de liderança feminina na Kellogg School. Pode impedir que as mulheres busquem ou recebam novas responsabilidades. Em um novo livro, The Mirrored Door:The Mirrorred Door: Break Through the Hidden Barrier that Locks Successful Women in Place (A Porta Espelhada: Rompa a barreira oculta que prende mulheres bem-sucedidas), Taaffe aborda esse e temas afins. A “porta espelhada” do título, definida por Taaffe como uma forma de duvidar …

Leia Mais

Cérebro x sociedade: Estudo aponta sistemas cerebrais responsáveis pelo foco

Ao longo da evolução, o cérebro humano desenvolveu complexos sistemas de foco e atenção, adaptando-se às demandas ambientais e sociais. Regiões cerebrais fundamentais, como o córtex pré-frontal dorsolateral e o córtex parietal superior, estão envolvidas na regulação da atenção seletiva e focalizada. Essas áreas permitem que os indivíduos se concentrem em estímulos mais importantes ligados a recompensas e suprimam distrações, otimizando o processamento cognitivo.   A evolução favoreceu a capacidade de foco para aprimorar a eficácia na busca por recursos essenciais, detecção de ameaças e interações sociais. A necessidade de concentrar-se em atividades específicas, como caçar ou construir abrigos, conferiu vantagens adaptativas. A atenção focada permitia o processamento detalhado e a resolução de problemas, maximizando a sobrevivência e reprodução.   …

Leia Mais

A fórmula do Feedback, por Jésus Gomes e Maria Luiza Marques de Abrantes

Líderes humanizados usam de feedbacks produtivos para preparar os seus liderados e, para isso, precisam entender a diferença entre os feedbacks e meras críticas e ataques pessoais. Feedbacks podem ser tanto um fator de agravamento da epidemia de doenças sociais, quanto um remédio para a cura de muitos problemas organizacionais, caso seja recebido como um presente em vez de uma ameaça.   Há dois tipos fundamentais de feedback. O mais comum e o que é mais temido pelas pessoas é o Feedback de Redirecionamento. São feedbacks dirigidos a expectativas que não estão sendo correspondidas e a comportamentos que não estão funcionando. O segundo tipo é o Feedback de Reforço. Embora seja tão importante quanto o Feedback de Redirecionamento, esse segundo …

Leia Mais

De Mãos Dadas Mercado Livre convida público a respeitar diferenças

Olá, galerinha da comunicação! Quando você acha que não temos mais nada para falar de forma criativa sobre Diversidade & Inclusão, vem o pessoal da GUT e prova que para os criativos não tem barreira! 💪😊   O e-commerce Mercado Livre apresenta na América Latina a campanha "De Mãos Dadas", criada pela GUT e que propõe mais diálogo para a sociedade brasileira, a fim de ajudar a acabar com os episódios de intolerância. A proposta é trazer uma reflexão sobre a importância de conviver com diferentes pontos de vista, a partir do respeito. O esforço parte de um aperto de mãos - ícone da marca e que simboliza um acordo – para destacar que é possível dialogar e até discordar, desde que haja tolerância. "Queremos aproveitar o espaço que temos na vida de milhões de pessoas …

Leia Mais

Contratações de profissionais do setor de óleo e gás crescem 25%, revela PageGroup

A retomada de projetos de expansão, produção, transporte e transformação no setor de óleo e gás fizeram com que as empresas do segmento ampliassem a busca por profissionais. De acordo com o PageGroup, consultoria global especializada em recrutamento e seleção, as contratações de profissionais de óleo e gás cresceram 25% em março e abril deste ano frente ao mesmo período do ano passado. Posições técnicas e de gestão, como gerente de manutenção, gerente de integridade de poço e gerente de desenvolvimento de negócios, foram as que mais se destacaram e ajudaram a impulsionar a alta no período.   "Há uma nova movimentação no setor em busca de profissionais qualificados e especializados. Detectamos uma maior demanda de posições no nível gerencial, …

Leia Mais

Sensação de cansaço o tempo todo? Mudança de hábito ao acordar pode aumentar disposição ao longo do dia

A grande maioria dos brasileiros sente algum tipo de dificuldade para dormir, seja por conta da insônia ou qualquer outro tipo de distúrbio do sono, o que pode ser um dos motivos para o sentimento de cansaço excessivo durante o dia. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que mais de 70% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio relacionado ao sono. Além disso, um levantamento feito pela YouGov mostrou que uma a cada oito pessoas se sente cansada o tempo todo, enquanto um em cada quatro entrevistados relata estar cansado a maior parte do tempo. Entretanto, os problemas na hora de dormir não são os únicos culpados nesse sentimento de cansaço excessivo que aflige grande parte da sociedade. …

Leia Mais

ODS e ESG impulsionam investigação de violência no trabalho pelas empresas

As organizações estão cada vez mais atentas a situações de violência entre seus colaboradores. O incentivo a um ambiente de trabalho decente (digno, seguro e saudável) faz parte da agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU (Organização das Nações Unidas), que reúne os desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e em outros países, dependendo, para que sejam superados, do engajamento de governos e empresas. Além disso, a agenda ESG tem sido direcionada para o social por meio da melhora das condições de trabalho dos colaboradores. No estudo Sustainability and ESG Trends Index, da EY, dos 500 líderes C-Level e membros da diretoria executiva entrevistados, provenientes de empresas dos EUA com pelo menos US$ 1,5 bilhão de faturamento que …

Leia Mais

Apenas uma sessão de respiração profunda pode diminuir ansiedade e aumentar seu foco, revela especialista

Imagine se eu uma simples prática de respiração profunda pudesse diminuir a ansiedade que você sente e ao mesmo tempo aumentar seu foco e concentração. Parece bom demais para ser verdade, não é? No entanto, esses benefícios podem ser alcançados em apenas cinco minutos de exercícios respiratórios. De acordo com Lincoln Nunes, preparador mental esportivo e estudioso de mentalidade e comportamento, explica como a respiração pode desempenhar um papel crucial em nossa capacidade de foco e bem-estar geral. Segundo Lincoln, a respiração é uma ferramenta poderosa que todos nós possuímos, "Mas raramente exploramos seu verdadeiro potencial. Quando respiramos de forma consciente e profunda, somos capazes de regular nosso sistema nervoso, reduzir os níveis de estresse e melhorar nosso estado mental …

Leia Mais

Empreendedorismo: quando é a hora de fechar um negócio?

Muito se fala sobre dicas de empreendedorismo ou em como obter melhores resultados para uma empresa. Mas pouco se fala sobre quando chega a hora da decisão de fechar uma organização. E essa é uma discussão importante para pequenos e médios empresários, sobretudo com a crise econômica que se instalou, trazida pela pandemia de coronavírus. O coordenador do Centro de Empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Edson Barbero, diz que parte do cenário atual pode ser resultante de uma mudança a longo prazo que está acontecendo na sociedade, como a digitalização.   "Mesmo após a pandemia, seguiremos possivelmente com mercado e sociedade com maior índice de digitalização. Temos que fazer esse olhar a curto prazo e, sobretudo, a longo …

Leia Mais

Robô humanoide da NASA é testado em empresa de energia australiana

O robô Valkyrie da NASA está iniciando uma nova missão na Austrália. Como parte de um Acordo com a Woodside Energy em Perth, Austrália Ocidental, a NASA planeja usar um robô Valkyrie para desenvolver capacidades de manipulação remota em instalações de energia não tripuladas e offshore. A Woodside Energy testará o software resultante e fornecerá dados e feedback à NASA, ajudando a acelerar o amadurecimento da tecnologia robótica. A Valkyrie avançará nos recursos de operações remotas robóticas que têm potencial para melhorar a eficiência das operações offshore e remotas da Woodside, além de aumentar a segurança de seu pessoal e do meio ambiente. Além disso, os novos recursos podem ter aplicações para as missões Artemis da NASA e para outros objetivos …

Leia Mais

Parque inaugura espaço instagramável na Inovateca

O Parque Tecnológico da UFRJ inaugurou seu espaço instagramável, localizado no cubo azul da área externa da Inovateca. O projeto, realizado em parceria com a Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), é uma verdadeira experiência imersiva. Com cubos coloridos e espelhos que remetem a infinitas conexões, o espaço capta a essência da Inovateca – prédio do Parque em formato de cubo mágico destinado a atividades criativas, empreendedoras e inovadoras. Visite o espaço instagramável de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e prepare-se para fotos e vídeos incríveis!   Fonte: Assessoria Parque

Leia Mais

Série de webinars apresenta soluções de medição de umidade na produção industrial para mais eficiência e economia de energia

A Vaisala Humidity Academy, conhecida por seus webinars sobre medição de umidade em processos industriais, está se preparando para lançar uma nova série nos próximos meses.  Diversos especialistas irão compartilhar seu conhecimento teórico e apresentar exemplos relevantes sobre o tema, incluindo informações sobre a manutenção de instrumentos de medição auditáveis e com longa vida útil. Essas séries são adequadas para profissionais em todos os níveis de especialização e podem ser acessadas gratuitamente mediante inscrição no site da Vaisala. Além disso, é possível encontrar as séries anteriores e outros temas disponíveis para visualização no mesmo local.   O objetivo da iniciativa é aprofundar a compreensão da umidade no contexto industrial, melhorar a eficiência do processo e a qualidade do produto, economizando …

Leia Mais

Por que nutrir boas amizades é tão importante?

Manter vínculos sociais é uma parte essencial da vida em sociedade e, indiscutivelmente, as relações de amizade ocupam uma parcela significativa nessa esfera. O rapper Emicida estava certo ao cantar que "quem tem um amigo, tem tudo", pois, quando se trata desse laço afetivo, aqueles que têm uma base sólida são os que mais prosperam. Tema de músicas, poesias, filmes e livros, a relação ganhou até uma data comemorativa no Brasil, celebrada em 20 de julho, conhecida como Dia do Amigo. E convenhamos, a verdade é que as dimensões de ser e ter um amigo são inúmeras e refletem bastante na qualidade de vida e saúde de ambas as partes. Estudos realizados pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indicam que …

Leia Mais

Por que o ser humano tem tanta dificuldade de mudar? Novo estudo analisa a resistência a novas ideias

Mudar é essencial para se adaptar a novos cenários, no entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas e esse tipo de resistência, pode não ter ligação apenas com saudosismo, mas também com características neurais.   É o que aponta um novo estudo intitulado "Doenças do lobo frontotemporal: Dificuldades de aprendizado", publicado na revista científica "Cuadernos de Educación y Desarrollo".   Dr. Bora Kostic, Médico, Cirurgião Geral e pesquisador do Centro de Pesquisas e Análises Hieráclito - CPAH, um dos autores do estudo, juntamente com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu e o Médico Ortopedista Dr. Luiz Felipe, explica que aspectos biológicos podem interferir na compreensão do ser humano.   "O ser humano por sua …

Leia Mais

Foresea abre inscrições com seleção oculta para estágio no Rio de Janeiro e Macaé

 Foresea, empresa líder de mercado no setor de perfuração offshore, acaba de abrir oportunidades de estágio para os escritórios no Rio de Janeiro e em Macaé. São 12 vagas para estudantes de nível superior dos cursos de Engenharia, Direito, Administração, Psicologia, Contabilidade, Gestão de RH, Tecnologia da Informação e Jornalismo a partir do 4º período. As inscrições começam nesta sexta-feira (7) e se encerram no dia 21/7. Os interessados devem se cadastrar pelo link divulgado no site (www.foresea.com) e nas redes sociais da empresa. O recrutamento será oculto, isto é, sem expor nome, gênero, idade, raça, endereço residencial, instituição de ensino em que o candidato estuda ou empresas em que trabalhou anteriormente. O processo seletivo focará nas competências, habilidades e histórias das pessoas, …

Leia Mais

Como o seu comportamento pode impactar o seu sucesso profissional

O aumento da competitividade no mercado de trabalho tem trazido luz a uma série de questões que anteriormente não recebiam tanta atenção, uma das principais e que pode gerar grandes impactos, é a etiqueta empresarial.   Segundo um novo estudo realizado pelo Diretor administrativo da Teia Multicultural, escola voltada para uma educação humanista e inovadora, Lucas Briquez, juntamente com o professor e pesquisador do Centro de Pesquisas e Análises Hieráclito - CPAH e o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o sucesso profissional está fortemente relacionado a fatores como a ética e boa conduta no trabalho.   "O comportamento profissional no local de trabalho é necessário para o sucesso a longo prazo de uma empresa, seja uma grande corporação ou uma …

Leia Mais

IA surpreende pesquisadores durante teste. Especialista em Inteligência Artificial explica como a tecnologia pode realizar raciocínios complexos

Nos últimos anos, os modelos de linguagem de inteligência artificial (IA), conhecidos como LLMs, sigla em inglês, têm sido cada vez mais utilizados para desenvolver sistemas como chatbots, incluindo o famoso ChatGPT, mas continuam impressionando especialistas com as suas habilidades.   Um teste realizado no ano passado com resultados divulgados recentemente foi feito para avaliar as habilidades desses modelos e revelou resultados surpreendentes.   Foram fornecidos uma sequência de emojis que representavam um filme e pedido para que a Inteligência Artificial identificasse o filme em questão, a depender do nível de complexidade do sistema analisado, as respostas se tornaram cada vez mais precisas, acertando em cheio o longa.   Embora tenham a diretriz de prever sequências de texto com base …

Leia Mais

Sentindo-se cansado? Essa técnica milenar chinesa pode ter a resposta para boas noites de sono!

Você já se perguntou por que suas noites de sono não são tão restauradoras como gostaria? O segredo para uma boa qualidade de sono pode estar no antigo conhecimento chinês, baseado em um conjunto de tradições milenares que busca a harmonização dos espaços para promover paz, equilíbrio e bem-estar. Descubra como essa prática pode transformar o seu quarto em um refúgio de tranquilidade, contribuindo para noites de sono revigorantes e energizantes.   Essas técnicas de organização do ambiente surgiram há milhares de anos e tem como objetivo criar um fluxo harmonioso de energia, conhecido como "Chi", nos espaços onde vivemos. Acredita-se que a disposição e decoração adequadas dos ambientes podem influenciar diretamente nossa saúde, bem-estar e qualidade de sono. Patricia Liu, …

Leia Mais

14 cursos online gratuitos para estudar nas férias de julho

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil, oferece 14 cursos on-line, totalmente gratuitos, com carga horária total de 2 a 15 horas/aula.   Oportunidades são para as áreas de Educação, Gestão e Finanças. Os cursos são voltados a profissionais que querem se especializar ou adicionar conhecimento à sua formação acadêmica. Para participar, basta o interessado acessar o site, realizar a inscrição e começar a estudar.   Os alunos que obtiverem nota mínima em uma prova, que também é realizada de forma on-line, podem emitir certificado de participação.   EDUCAÇÃO   Blended: Possibilidades para inovar o processo de Ensino-Aprendizagem Voltado a gestores, professores e outros profissionais da área da educação interessados …

Leia Mais

Como gerar paixão no ambiente de trabalho?

Você é apaixonado pelo seu trabalho? Para muitos, essa pergunta pode ser um pouco complexa de ser respondida. Afinal, como é possível medir essa paixão pela empresa? E mais: por que é importante descobrir isso? Por muitos motivos! Ser apaixonado pelo que se faz é extremamente importante para o crescimento profissional – e, claro, para que a companhia atinja resultados cada vez melhores. Esse é um estado emocional que vai além da famosa felicidade no trabalho, e que, quando realmente sentida, trará ganhos importantes para ambos os lados. Sendo mais técnico nestes conceitos, a felicidade corporativa diz respeito a estados emocionais e atitudes positivas que trazem satisfação e motivação para que a pessoa faça seu trabalho. Há um forte senso …

Leia Mais

Hipercognitivos: entenda quem é a nova geração de estudantes e como a tecnologia é usada por eles

Quando você pensa em uma sala de aula, o que lhe vem à cabeça? Provavelmente é um professor na frente do quadro, explicando algo para alunos sentados em cadeiras enfileiradas — uma cena que não mudou muito nos últimos 200 anos, pelo menos em larga escala. Agora pense em uma pessoa que experimenta cotidianamente as inovações tecnológicas mas, quando decide estudar, dá de cara com a cena descrita acima. Apesar da imensa digitalização que aconteceu na pandemia e das diversas adaptações vivenciadas por estudantes e professores, há, ainda hoje, um descompasso entre a velocidade dos avanços tecnológicos e o que as instituições de ensino conseguem de fato acompanhar. Para ser competitivo no mercado, porém, é fundamental diminuir essa lacuna. E, …

Leia Mais

C-Level: jovialidade ou maturidade? Por Ricardo Haag

O que é mais importante no perfil daqueles que irão comandar uma empresa: sua jovialidade ou experiência adquirida ao longo de sua trajetória profissional? Essa é uma das dúvidas mais inquietantes em diversos empreendimentos, na busca em encontrar o melhor talento para alavancar os resultados. Apesar de ambos os fatores poderem pesar – e muito – nessa escolha de quem contratar para assumir algum cargo C-Level, existem muitas outras características e comportamentos bem mais importantes de serem levados em consideração neste processo seletivo, as quais poderão ser decisivas para a conquista dos objetivos desejados. As posições de C-Level são de extrema importância para assegurar o sucesso da organização, sendo responsáveis por conectar os objetivos corporativos ao bom desempenho e felicidade …

Leia Mais

Ocyan estimula vagas para a comunidade LGBTQIA+ na empresa na Feira DiverSA

A empresa do setor de Óleo&Gás (O&G) Ocyan está de volta à Feira DiverSA, principal evento de conexão e articulação de oportunidades profissionais para estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans intersexuais (e de todas as identidades, expressões de gênero e orientações sexuais). Além de apoiar o evento pelo segundo ano consecutivo, a pedido da organização da feira, a empresa selecionou duas das vagas abertas pela Ocyan, para estimular as inscrições deste público no Rio de Janeiro: analista contábil (Analista Contábil Pleno (gupy.io) e analista financeiro (Analista Financeiro I (gupy.io). A iniciativa do Instituto Mais Diversidade acontece neste sábado (3/6), na Universidade Anhembi Morumbi (Campus Vila Olímpia), em São Paulo, e as inscrições gratuitas já estão abertas. (https://www.inscricoesfeiradiversa.com.br/pt/)   “Desde a criação …

Leia Mais

Qual a importância da diversidade nos cargos C-Level? Por Jordano Rischter

Garantir o sucesso da empresa no mercado deixou de ser apenas associada ao crescimento dos lucros. Hoje, a diversidade e inclusão ganharam os holofotes como estratégias vitais para alavancar as companhias em seu segmento, principalmente, quando difundidas desde os cargos C-Level. Ambientes de trabalho pautados nesses valores tendem a tornar os negócios mais inovadores, destacando-os frente a seus concorrentes e adquirindo vantagens valiosas para sua prosperidade. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson, em 2016, apenas 49% das empresas compreendiam o peso da diversidade e inclusão para seu funcionamento. Mas hoje, esse índice já entrou no radar de 90% dos gestores, que pretendem implementar completamente este tema até o final de 2023. Um salto importante, mas que ainda …

Leia Mais

Resiliência: O Yoga como ferramenta de desenvolvimento mental

A resiliência é uma habilidade fundamental para enfrentar os desafios e adversidades da vida, trata-se da capacidade de se adaptar e se recuperar diante de situações difíceis, mantendo uma atitude positiva e persistindo na busca por alternativas.   No entanto, na sociedade atual, desenvolver resiliência tornou-se um grande desafio, a cultura do imediatismo, aliada à busca constante por conforto e gratificação instantânea, tem levado as pessoas a terem dificuldade em lidar com frustrações e enfrentar situações complicadas, a pressão social e a ênfase na perfeição também contribuem para enfraquecer a resiliência, pois as pessoas tendem a se abalar mais facilmente com falhas e críticas.   Diante dessa situação, cada vez mais novas ferramentas têm sido buscadas para auxiliar no desenvolvimento …

Leia Mais

Bicycle Face - Škoda lança projeto fotográfico para ressignificar doença fictícia

*Mais uma pra galera da comunicação! 🥰   Muito inspiradora essa campanha que vem falar sobre empoderamento feminino e denuncia o uso de fake news na ciência para fins discriminatórios. Vale a leitura e não se esqueçam de ver a fotos e video no final da matéria.   A marca de automóveis Škoda e a Proximity Barcelona apresentam um projeto de fotografia que gira em torno da "Bicycle Face", uma doença fictícia que impedia as mulheres de andar de bicicleta. Quando a bike surgiu, no século 19, e começou a se popularizar entre as mulheres, tornou-se especialmente popular entre as sufragistas e virou um símbolo, de modo que alguns setores da sociedade não aceitaram com bons olhos. Neste cenário, médicos da época inventaram o que viria a ser conhecido como "Bicycle Face", que supostamente afetava …

Leia Mais

Indorama Ventures abre inscrições para Programa de Estágio

A Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em diversos mercados em expansão, abriu as inscrições para o seu Programa de Estágio - 2º Semestre -, que oferecerá vagas para as cidades de São Paulo (SP), Mauá (SP), Suzano (SP), Tremembé (SP), Camaçari (BA) e Triunfo (RS), localidades onde a empresa possui operações no Brasil. Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de junho no site: https://oxiteno.com/programa-de-estagio-2023/ Estudantes de todos os cursos de nível superior estão aptos a participarem da seleção desde que estejam, pelo menos, cursando o penúltimo ano. Para as formações técnicas, alunos de qualquer programa podem pleitear uma vaga, contanto que já tenham concluído a parte teórica. A Indorama Ventures disponibiliza um pacote …

Leia Mais

Qual o melhor momento para trocar o CEO da empresa? Por Ricardo Haag

Todo empreendedor sabe a importância de um bom CEO para engajar os times, gerenciar as estratégias e alavancar a empresa em seu segmento – mas, nem sempre é possível encontrar o profissional ideal logo de cara. É muito comum observar a necessidade de trocar estes executivos em diversas companhias por motivos variados, sempre com o mesmo objetivo de encontrar aquele que esteja melhor alinhado com os propósitos do negócio. Seja qual for caso, essa certamente será uma substituição de forte impacto, que deve ser bem conduzida para evitar conflitos internos e outras consequências para as operações da empresa. Independentemente do porte ou segmento da organização, o diretor executivo é aquele que irá liderar, inspirar e guiar a companhia no caminho …

Leia Mais

Egos e pressão por resultados nos mundos acadêmico e corporativo, por Marcos Minoru Nakatsugawa

O mundo acadêmico, usado como válvula de escape para muitas pessoas que se cansam das idiossincrasias da vida corporativa, também não é flor que se cheire. Na academia, há igual (ou até maior) pressão por resultados -- com a diferença de que os indicadores a melhorar não são lucros ou EBITDA, mas sim quantidade de publicações em revistas de proeminência, de apresentações em congressos internacionais, entre outros.   Também as disputas egóicas, que nas empresas se acentuam à medida que se ascende na pirâmide organizacional, são semelhantes no ambiente acadêmico -- com a diferença de que, no ambiente acadêmico, o pedantismo é a mola propulsora dos conflitos.   Diederik Stapel, pesquisador no campo da Psicologia Social da Universidade de Tilburg, …

Leia Mais

DiversiTree

*Mais um insight para a galera da comunicação no setor.   Para combater alergias, Claritin planta árvores femininas A marca de antialérgico Claritin apresenta o projeto "DiversiTree", criado pela EnergyBBDO Chicago com o objetivo de ajudar a combater o aumento dos níveis de pólen, plantando árvores femininas. A proposta é melhorar a vida ao ar livre para quem sofre de alergias. Segundo a empresa, as árvores masculinas, muito comuns em cidades norte-americanas, são as que produzem parte do pólen que causa sintomas de alergia em até 60 milhões de pessoas. As árvores femininas, no entanto, "não produzem pólen e não são alergênicas". Estudo publicado na Nature Communications em 2022 mostra que a expectativa é de que as concentrações de pólen mais que dobrem até o final deste século. O projeto …

Leia Mais

Esforço ou resultado: o que as empresas realmente buscam? Por Fabio Steren

O que determina nossa produtividade? A quantidade de horas que desempenhamos em uma determinada tarefa ou a qualidade daquilo que está sendo feito? Não há um consenso sobre essa resposta, e muito vem sendo debatido sobre esse tema no mercado, especialmente com a proposta da semana de trabalho de quatro dias. Já é passada a hora de se equilibrar a balança do esforço versus resultados esperados – principalmente em meio a tantas mudanças que deixam mais do que claro que, não necessariamente, um profissional que fique horas excessivas em serviço trará resultados melhores do que aqueles que não seguem o mesmo padrão. Apesar deste modelo já estar sendo amplamente discutido em outros países, no Brasil, ainda vemos que o assunto …

Leia Mais

Conselho Mundial do Petróleo (WPC) e o BCG examinam o equilíbrio de gênero nos setores de petróleo e gás

Embora a indústria de petróleo e gás tenha feito progresso significativo em direção a uma maior diversidade, ainda há muito a ser feito para obter os benefícios de desempenho e produtividade que uma força de trabalho diversificada oferece. Desde 2017, quando o Conselho Mundial do Petróleo (WPC) e o BCG examinaram pela primeira vez as atitudes sobre o equilíbrio de gênero no petróleo e no gás, o setor passou por uma disrupção significativa. Além dos graves efeitos da pandemia de COVID-19, a transição energética global e o crescimento contínuo da digitalização aceleraram a necessidade e o ritmo da mudança.   A porcentagem de mulheres que trabalham na indústria de petróleo e gás permanece inalterada em 22%, o mesmo nível relatado …

Leia Mais

A volta ao mundo em 8 palavras: a mudança da linguagem das viagens

A volta ao mundo em 8 palavras: a mudança da linguagem das viagens, por *Rachel Quin Nem todos os que vagam estão perdidos e, quando se trata de viajar, às vezes vagar é uma das coisas mais emocionantes que você pode fazer. E se você mora no Reino Unido, tem a sorte de ter acesso a muitos destinos bonitos à sua porta. Em março, o VisitBritain convidou as pessoas para celebrar a English Tourism Week, um evento criado para mostrar a vitalidade e a diversidade do turismo inglês. Isso nos fez pensar sobre o uso popular de palavras como staycation, uma adição pós-pandêmica ao dicionário que veio para ficar. Em uma época em que os viajantes são mais aventureiros e …

Leia Mais

Solar Energy

Mais uma da "seriezinha" sobre *comunicação e marketing criando sinergia com a galera que atua no segmento do setor. Nada melhor para quem trabalha com arte e criação, do que falar de tecnologia de uma forma leve e inspiradora. Vamos para o case?     Na Colômbia, a produção local da cerveja Corona será feita exclusivamente via energia solar, até o início de 2024. Para promover a iniciativa, a David Bogotá criou a campanha “Corona Solar Energy”, cujas peças trazem o reflexo da garrafa sob a luz do sol. “Com esta proposta queremos mostrar visualmente o significado maior de ser uma cerveja conectada à natureza através do sol. Para nós, o fato de nossa produção local ser totalmente feita de energia solar é um anúncio importante e queremos expô-lo da maneira mais precisa e bonita possível com essas fotografias”, …

Leia Mais

Equipes equilibradas em gênero trabalham melhor

Atualmente, a ciência é um esporte em equipe. Equipes científicas com mais integrantes se tornaram muito mais comuns nos últimos 50 anos. Essas equipes maiores superam as menores, produzindo pesquisas mais citadas por outros estudiosos. Essa foi a principal descoberta de um artigo de 2007 deBrian Uzzi, professor de administração e organizações da Kellogg School, e Benjamin Jones, professor de estratégia. Agora, os pesquisadores examinam não apenas para o tamanho de uma equipe, mas também a sua composição. Em novas pesquisas, Uzzi e Jones descobriram que é importante haver uma variedade de gênero nas equipes. Segundo o artigo, de coautoria de Yang Yang da University of Notre Dame, Yuan Tian da New York University e Teresa Woodruff da Michigan State University, as equipes de gênero misto produzem pesquisas científicas …

Leia Mais

Depois de uma demissão, três dicas para reinventar sua carreira

As demissões sem causa justa muitas vezes pegam as pessoas de surpresa. Mesmo os melhores funcionários podem acabar desempregados devido a mudanças radicais no setor onde atuam, à necessidade da empresa de ter que fazer cortes no grupo funcional ou à mudança nas prioridades da empresa. Assim, o que se deve fazer depois do choque inicial? Cair de cabeça em busca de outro emprego? “Para muitas pessoas, o instinto inicial resulta em uma enxurrada de atividades”, diz Ellen Taaffe, professora assistente clínica de administração e organizações e diretora de programas de liderança feminina da Kellogg School. Entretanto, esse excesso de atividade pode ser contraproducente e roubar a chance de avaliar o que realmente deseja em sua carreira—e o que se precisa …

Leia Mais

Conheça 5 cidades com oferta de bolsas de estudos e vistos estendidos na Austrália

A Austrália possui um excelente sistema de educação com muitos incentivos para receber estudantes estrangeiros. Além do visto de estudante possuir uma carga horária de trabalho de 48 horas quinzenais, os mesmos podem aproveitar as belas paisagens e a segurança que a ilha continental oferece. Trata-se de um dos países mais procurados pelos brasileiros para estudar e/ou trabalhar.  Em relatório divulgado pelo Australian Bureau of Statistics, cerca de 29,1% da população da Austrália nasceu no exterior. Tal fato confirma a diversidade cultural como fonte significativa de riqueza nacional.  Muitos intercambistas têm o objetivo de ir para a capital ou cidades maiores, mas, as cidades regionais são tão boas quanto os grandes centros, e com um custo de vida menor, sendo mais fácil …

Leia Mais

Comunidade acadêmica participa de palestra sobre acessibilização para pessoas com deficiência sensorial

O segundo ciclo de palestras do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) da Universidade Federal do Ceará teve continuidade, na tarde dessa quarta-feira (15), no auditório da Reitoria, com a palestra “O papel da universidade na acessibilização para pessoas com deficiência sensorial”. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e contou com o apoio da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. A palestra teve tradução simultânea de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e foi transmitida ao vivo pela Internet para os campi da UFC no Interior.  Em vídeo gravado especialmente para a ocasião, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, elogiou a iniciativa do PDG e se dirigiu ao público presente, abordando a complexidade da gestão da Universidade, …

Leia Mais

Quer saber? Autonomia e poder de escolha, em campanha do Senac

O Senac São Paulo destaca a "liberdade de ser o que quiser" em campanha que traz a assinatura “Quer saber? Senac!”. O esforço é composto por filme para TV, criado pela instituição em parceria com a produtora Stink. A peça defende a transformação possível por meio da educação e aborda a autonomia de cada indivíduo e seu poder de escolha. A coreógrafa e especialista em Projetos de Emancipação Cultural Puma Camillê foi uma das convidadas para participar do comercial, apresentando sua arte, que mistura a cultura norte-americana do ballroom (com passos de dança vogue, que tem origem em grupos LGBTQIA+ na década de 1980) e a capoeira de raiz africana. Ficha Técnica: QUER SABER? SENAC! Produtora: Stink Films Direção: Natan Neves Direção de Fotografia: Riva Direção de Arte: Isadora Morente Assistente de Direção: Pedro Galiza Direção de Produção: …

Leia Mais

Levantamento aponta as habilidades mais valorizadas pelas empresas

Durante a pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho viu uma valorização das soft skills. Antes consideradas um diferencial, as habilidades ligadas ao comportamento humano, relacionadas ao modo como o profissional lida com as próprias emoções e com o outro, tornaram-se tão importantes quanto competências técnicas. Passado o auge da crise sanitária, no entanto, o cenário tem mudado.   Foi o que apontou um levantamento do Observatório de Carreiras e Mercado, do PUC Carreiras, área da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) voltada a atender as demandas de estágios, empregos e carreiras dos estudantes e ex-alunos da instituição. Em 2020, 61% das habilidades exigidas pelas vagas publicadas no portal de carreiras da Universidade por empresas parceiras eram soft skills, contra 39% que se …

Leia Mais

Mulheres na indústria: os grandes desafios e avanços que impulsionam a presença feminina no setor, por Milene Moraes

A presença feminina no mercado de trabalho ainda é um tópico recorrente nas discussões socioeconômicas, uma vez que cada avanço representa uma grande conquista em uma sociedade em que o público masculino ainda ocupa majoritariamente o espaço profissional. E isto é ainda mais evidente no mercado industrial, em que a presença feminina corresponde a 30% dos cargos, de acordo com o Ministério da Economia.   Em relação aos cargos de liderança na indústria, por exemplo, apenas 29% são ocupados por mulheres, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A questão salarial não é diferente, uma vez que um levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), expõe que as mulheres recebem 14,7% a menos do que os …

Leia Mais

Por que as mulheres são a solução para a alta demanda por talentos de TI na América Latina

A baixa representatividade feminina no setor tecnológico não é nova. Um estudo realizado pela Laboratoria em conjunto com o IDB Lab mostra que apenas 25% dos profissionais de TI do mundo são mulheres. Esse dado reflete o acesso limitado que as mulheres têm às carreiras em TI.   A crescente dependência da economia global por tecnologia resultou em uma maior demanda por profissionais de TI na América Latina e em uma grande oportunidade para as mulheres entrarem em um campo estável e em crescimento. Como relatado pelo IDC, o mercado latino-americano da tecnologia da informação cresceu 8,5% em 2021, 9,4% em 2022 e deve crescer em 2023 ao redor de 12% Mas a América Latina não tem sido capaz de fornecer a força de …

Leia Mais

Profissionais de TI estão ganhando em dólar, trabalhando home office e morando no Brasil

A Kstack, especializada na oferta de soluções digitais e Hunting de profissionais de TI, desde o começo da pandemia da Covid-19, em 2020, percebeu um incremento no seu faturamento na ordem de 150% em relação à demanda de profissionais de TI para trabalhar em empresas estrangeiras. “Conheço profissionais que viajam o mundo trabalhando, a cada semana estão em um país novo, aos finais de semana conhecem esse país, e partem para o próximo na semana seguinte”, afirma Priscila de Oliveira, Head de Cultura e Pessoas da Kstack, dizendo que as vagas no exterior são oportunas. A executiva explica o porquê inúmeros profissionais de Hunting de TI têm optado por desenvolver suas carreiras junto a empresas que também atuam fora do país …

Leia Mais

Curso gratuito de programação para meninas abre inscrições para nova turma

"O curso Meninas Programadoras do ICMC é maravilhoso! As professoras e os monitores são extremamente atenciosos e colaborativos. Os conceitos que são aprendidos nas aulas e praticados em exercícios são extremamente relevantes. O curso me proporcionou muito conhecimento e uma identificação com a área que eu não esperava. Amei". É assim que a estudante Bárbara Bugiga resume a experiência vivenciada ao participar da terceira turma do curso online e gratuito Meninas Programadoras. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos,  a iniciativa está com inscrições abertas para mais uma turma. Podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário. Para participar do curso, basta ter um …

Leia Mais

Matemática brasileira conquista prêmio italiano e inspira mais mulheres a fazerem ciência

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a matemática brasileira Jaqueline Godoy Mesquita tem muito a celebrar. Ela é a única pesquisadora da América do Sul, Central e do Caribe a conquistar o Science, She says! Award, reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) a jovens cientistas estrangeiras de destaque. ― Estou aqui hoje para receber este prêmio não apenas como Jaqueline Mesquita, mas também em nome de todas as mulheres cientistas da América do Sul, Central e Caribe, especialmente as do Brasil, meu país natal. Se estou ganhando este prêmio hoje, é porque muitas mulheres no passado lutaram e morreram para permitir que eu e outras mulheres ao redor do mundo pudéssemos estudar e fazer progressos significativos na …

Leia Mais

Será o fim do TikTok?

  Em fevereiro último, alegando preocupação com a segurança cibernética, o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e o Conselho da UE, tomaram medidas proibitivas em relação ao uso do aplicativo chinês em seus dispositivos de trabalho. Os funcionários serão obrigados a remover o aplicativo TikTok de seus telefones e dispositivos corporativos.  No final do ano passado os EU já haviam tomado essa medida para todos os dispositivos do governo federal, justamente pelas preocupações de espionagem. E o Canadá no último, 27 de fevereiro, seguiu pelo mesmo caminho, citando preocupação com a privacidade e segurança de informações por parte do goveno. No caso das instituições europeias, há também a recomendação de desintalar o aplicativo dos dispositivos pessoais para quem possua aplicativos oficiais instalados …

Leia Mais

Autorização de residência automática em Portugal: É uma boa ideia?

O governo portugês anunciou que irá oferecer uma autorização automática de residência a imigrantes vindos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante um ano, além de contar com a medidas que incentivam contratos de trabalho, o projeto tem como objetivo atrair mais mão de obra para setores como indústria, construção civil e saúde.   A notícia foi recebida com alegria por muitos, em especial para os 120 mil brasileiros que já vivem em Portugal e aguardavam a conclusão do visto de permanência no país, mas alguns acreditam que esse não é o momento ideal para ir para o país.   De acordo com o contador e consultor empresarial português, Joaquim Moreira, os salários dos cargos mais oferecidos a …

Leia Mais

Aniversário do Rio: 5 lugares não óbvios para curtir com rotas de bicicleta

O Rio de Janeiro está fazendo aniversário e um dos serviços que contribui com a evolução e paisagem da cidade é o bike Rio, sistema de bikes compartilhadas realizado pela Tembici, com patrocínio do Itaú Unibanco. A Cidade Maravilhosa viu, nos últimos anos, o número de ciclistas crescer exponencialmente. Em 2022 tivemos o aumento de 16% novos usuários das laranjinhas, comparado com o total do ano anterior, além de 33% mais deslocamentos realizados durante o mesmo período.   Para proporcionar ao usuário uma experiência ainda mais completa ao pedalar, a Tembici decidiu indicar 5 lugares não óbvios para curtir com bicicletas. É possível utilizar a funcionalidade de rotas no aplicativo do bike Itaú e ter acesso aos melhores trajetos, que promovem a bicicleta como …

Leia Mais

A sua percepção de tempo pode estar te enganando, descubra como

O tempo sempre foi alvo de muitas dúvidas e teorias, mas com o passar do tempo e as profundas mudanças na sociedade nossa percepção de tempo tem sido fortemente alterada, fazendo com que o tempo "passe mais rápido".   Segundo o Pós PhD em neurociências e responsável pela implantação no neurobusiness, o processo GAPE Cloud, aumentando a sua eficiência e performance administrando melhor o tempo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a internet e o aumento da expectativa de vida exercem um papel fundamental no processo de alteração da percepção de tempo.   "Com o tempo, a expectativa de vida do ser humano teve um salto, fazendo com que dispuséssemos de mais tempo e conseguíssemos espaçar certas atividades, no entanto, esse …

Leia Mais

Headhunter revela 5 dicas para iniciar a transição de carreira em 2023

Você já pensou em mudar de carreira? De acordo com um levantamento feito pelo Empregos.com.br, portal de recolocação profissional, cerca de 77% dos profissionais que estão no mercado de trabalho brasileiro pretendem mudar de emprego em 2023. A pesquisa foi realizada com 517 pessoas, entre os dias 25 e 30 de novembro de 2022. Diante deste cenário, Dani Verdugo, CEO da THE Consulting, separou 5 dicas para auxiliar os profissionais nesse momento tão delicado e recheado de incertezas. Confira as dicas e apontamentos da especialista:   Esteja certo (a) da sua decisão "Nesse momento, o primeiro passo é fazer uma reflexão sobre os motivos que foram determinantes para essa decisão. Uma dica interessante é anotar -- literalmente -- os motivos …

Leia Mais

Green-X: inovação aberta da Galp desafia academia e startups brasileiras nas renováveis

A Galp quer conhecer as ideias e os projetos que vão mudar o panorama das energias renováveis no Brasil com o Green-X, uma open call exclusivamente destinada a estudantes, investigadores e startups brasileiras que estejam a trabalhar na inovação verde. Esta é a mais recente iniciativa da Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta da Galp que procura os parceiros mais inovadores para trilhar o caminho da neutralidade carbónica em 2050. O Green-X procura soluções para os principais desafios das energias renováveis no Brasil em três trilhas. A trilha Growth: destinada a startups com maturidade com soluções em energias renováveis que possam solucionar desafios propostos pela Galp. Por exemplo: a produção de energia sem ou com baixa emissão de carbono; software …

Leia Mais

Mês da Língua Materna: 260 milhões de pessoas falam português

Em fevereiro é comemorado o mês mundial da língua materna. Estabelecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999, a data visa promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações, além da preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.  Por definição, “língua materna” é a primeira língua que uma criança aprende e que geralmente corresponde ao grupo social e cultural com que o indivíduo se identifica, sendo sua primeira língua de comunicação, podendo ser denominada também como língua nativa. Segundo o Instituto Camões (Instituição Governamental atrelada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal), a Língua Portuguesa é falada por 260 milhões de pessoas, o que representa 3,7% da população …

Leia Mais

Medo que paralisa: estudo descobre como funciona

O medo é uma resposta natural do organismo. Quando há uma situação de perigo o corpo entra em alerta, principalmente, na região do cérebro (amígdala — local em que controla as emoções). A pesquisa publicada da CPAH Science Journal of Health, do pesquisador e pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela como orientador do Flávio Sanches, especialista em alta performance, abordam pesquisas  que identificaram  moléculas  que  carregam  as  imagens,  os  sons  e  os  odores considerados ameaçadores  até  a amígdala.  Ao perceber e descobrir isso, pôde-se desenvolver novos tratamentos para pessoas com problemas de saúde relacionados ao medo, como transtorno de estresse pós -traumático (TEPT). O que é o medo? O medo é primário quando é uma emoção e ao transformar-se em secundário ao tornar-se sentimento. É importante para sobrevivência, mas em excesso ou falta dele pode ter problemas …

Leia Mais

Graduate Program Schneider Electric 2023

Você já pensou em trabalhar em uma das empresas mais sustentáveis do mundo, com presença em mais de 190 países, líder em diversidade e com muitas opções de desenvolvimento para sua carreira? A Schneider Electric, busca pessoas incríveis para levar o conceito Life Is On em todos os lugares, para todos e todas, em todos os momentos. Com duração de dois anos, o Programa de Trainee Schneider 2023, busca pessoas colaborativas, inovadoras, com espírito de liderança e que estejam alinhadas aos  valores da empresa. E no programa Graduates, oferecem várias iniciativas de desenvolvimento: Clique aqui e confira Ao final de ciclo no Trainee, existe a oportunidade de assumir uma posição estratégica dentro da área de atuação escolhida. Podem se candidatar pessoas com formação …

Leia Mais

Diageo ergue bandeira vermelha contra o assédio durante Carnaval

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium, e primeira empresa de bebidas alcoólicas signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women's Empowerment Principles) da ONU Mulheres desde 2013, ergue uma bandeira de atenção em apoio às causas femininas no combate ao assédio durante as festas de Carnaval, com a campanha #CelebrarSemAssédio.   Criada com o objetivo de alertar quanto ao assédio, a Campanha foi baseada na expressão "red flag", que nas redes sociais e tem o propósito de desaprovar comportamentos abusivos ou mensagem ofensivas. Iniciada no Instagram da companhia @DiageoBrasil em 15 de fevereiro, a campanha convoca os seguidores para fazer parte do movimento de combate ao assédio no carnaval.   "Nossa ideia é alertar, especialmente …

Leia Mais

3M anuncia as vencedoras da 3ª edição da iniciativa 25 Mulheres na Ciência América Latina

 Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2023 (11 de fevereiro), a 3M anuncia as vencedoras da 3ª edição do "25 Mulheres na Ciência América Latina", uma iniciativa que busca destacar mulheres que promovam e desenvolvam projetos no campo científico. O Brasil é representado por 8 pesquisadoras de 7 Estados. Completam o time, profissionais da Colômbia, Chile, Costa Rica e México.   O projeto tem como objetivo ampliar a visibilidade das mulheres em iniciativas científicas e os impactos gerados na sociedade inspirando meninas, jovens e mulheres em países latino-americanos a estudar as disciplinas STEM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além de reforçar a importância de sua participação em áreas majoritariamente dominadas por homens.   Segundo dados …

Leia Mais

O papo da vez é ChatGPT: por que um robô de conversação gera tanto debate?

Três professores da USP discutem o tema durante evento online gratuito no próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 10 horas; transmissão será via dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data Quem ainda não ouviu falar do ChatGPT neste início de 2023 é porque estava completamente desconectado das notícias que circulam pelos veículos de comunicação e pelas redes sociais ao redor do mundo. A nova ferramenta de inteligência artificial vem ganhando cada vez mais destaque nas manchetes e já agita o debate entre os especialistas da área com muitas perguntas ainda sem respostas: o ChatGPT é realmente uma grande revolução tecnológica que terá um grande impacto em nossa sociedade ou só estamos …

Leia Mais

Garotas podem aprender a desenvolver aplicativos em escola de verão da USP

A Technovation Summer School for Girls ensina técnicas de programação e negócios para meninas de 8 a 18 anos; as inscrições acontecem durante evento ao vivo que será transmitido pelo Youtube no próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 14 horas. Se você tem de 8 a 18 anos e quer ingressar no mundo da tecnologia não pode perder esta oportunidade: o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP oferecerá uma escola de verão gratuita e online para garotas aprenderem a criar aplicativos para celular, a Technovation Summer School for Girls. As atividades serão realizadas remotamente de 4 de março a 29 de abril (clique aqui e veja a programação completa). Nesta edição, serão disponibilizadas 60 vagas para …

Leia Mais

FEVEREIRO LARANJA

Fevereiro Laranja é o mês de conscientização e combate à leucemia. Esse tipo de câncer no sangue pode se relacionar à exposição dos trabalhadores a alguns agentes como agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, xileno e tolueno  Fevereiro Laranja é o mês para conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia – um tipo de câncer do sangue. De acordo com dados do Instituto Nacional de Cancer (Inca), no período de 2020 a 2022, a previsão do diagnóstico no Brasil chegaria a mais de 10 mil casos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres. Mais de 3 milhões de pessoas morreram no país por até 18 tipos de câncer que podem ter sido causados pela exposição …

Leia Mais

O Governo Britânico no Brasil promove, de 17 a 21 de abril, a UK Fintech Week 2023, em Londres.

A missão tem como objetivo conectar os ecossistemas brasileiro e britânico de fintechs e serviços financeiros e vai reunir empresas, investidores, associações e agentes reguladores, tanto da América Latina quanto do Reino Unido.   A agenda da UK Fintech Week 2023 inclui também o Innovate Finance Global Summit (IFGS), um dos principais eventos do setor no mundo, e as participações da comunidade de tecnologia Level39 e da Financial Conduct Authority (FCA), órgão regulador de serviços e mercados financeiros britânicos.   As empresas interessadas podem obter mais informações e se inscrever até 28 de fevereiro em https://lnkd.in/dHgauK9C Redação com assessoria

Leia Mais

Índice de Igualdade de Gênero 2023 da Bloomberg atrai 600 empresas em todo o mundo

Mais de 600 empresas em todo o mundo participaram do Índice de Igualdade de Gênero 2023 da Bloomberg (ou Gender-Equality Index, GEI), uma referência reconhecida para empresas de capital aberto para acompanhar seu progresso na inclusão de gênero.   Os resultados deste ano representam um aumento de 11% na divulgação de dados relacionados a gênero ao GEI, que fornece diretrizes para o desenvolvimento de políticas de diversidade que melhorem o desempenho das empresas.   "A busca pela igualdade é evidente com o aumento contínuo da participação global das empresas", disse Peter T.Grauer, chairman da Bloomberg. "O Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg continua sendo um recurso importante para as empresas identificarem quaisquer lacunas e fornece medidas acionáveis para remodelar ainda mais …

Leia Mais

Expedições Amazônia: Temporada 2023

O Grupo de Trabalho Bioeconomia Nacional promove, entre os dias 5 de fevereiro e 23 de julho/2023, a segunda expedição à Amazônia, com recém-formados, estudantes de engenharia e de outros cursos, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de carreiras na região. Pelo segundo ano o GT abrirá processo seletivo de bolsas para estudantes. Caso você tenha interesse, inscreva-se e participe! As expedições do GT Bioeconomia Nacional visam a formação de profissionais mais preparados para o desenvolvimento sustentável em nosso Planeta. Confira como se inscrever e a  programação aqui! Fonte: Redação TN com Instituto de Engenharia

Leia Mais

Estudo mostra que yoga e meditação melhoram funções do cérebro; professor comenta

Um estudo mostrou que praticar sessões de yoga e meditação podem melhorar as funções e níveis de energia do cérebro. A pesquisa foi realizada na Universidade de Waterloo, no Canadá. O professor de Yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, explicou que o estudo corrobora com suas pesquisas e trabalhos ao longo dos anos.  O estudo indica que fazer 25 minutos das atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros. Segundo o estudo, o yoga e meditação focam na consciência do cérebro de processar poder num número limitado de atividades, como respirar e se posicionar, e ainda reduz a absorção de informações não …

Leia Mais

Fim do janeiro branco: psicóloga fala sobre como saúde mental está relacionada à busca de equilíbrio

A busca pelo equilíbrio nos leva ao conceito de saúde física e mental. De acordo com a Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, Roselene Espírito Santo Wagner, nossa saúde depende de uma afinação entre o indivíduo e o ambiente onde está inserido, portanto a saúde do homem e a saúde da sociedade estão intimamente ligadas.   "São necessários seres humanos sadios, para a formação de uma sociedade igualmente sadia e vice versa. Há um mecanismo muito complexo e delicado na construção desse binômio, que permite o corpo humano ajustar-se nas condições internas e externas", disse.    Conforme Roselene, estudando o comportamento humano, compreende-se melhor essa dinâmica do mundo mental, …

Leia Mais

Como empresas do mundo inteiro estão impulsionando a inovação digital

Pensando em trazer uma visão geral a respeito das principais tendências de tecnologia, o Google entrevistou 770 líderes de tecnologia do mundo todo. Este relatório conta com dados e insights importantes para entender como as empresas estão impulsionando a inovação digital através de APIs. Nesse cenário, a maneira como os líderes moldam as estratégias empresariais e digitais muda de forma rápida. Neste relatório, é possível ter uma visão geral a respeito das principais tendências de tecnologia, identificar mudanças importantes na função dos aplicativos e das APIs nas iniciativas de transformação digital, além de investigar os fatores que contribuem para a criação das plataformas digitais. O estudo também inclui os insights: Priorização do meio digital: 68% dos entrevistados informaram um aumento na eficiência com a …

Leia Mais

Programa de Estágio da Transpetro recebe inscrições até sexta-feira (27/1)

São 91 vagas para diversas áreas em todo o Brasil, sendo 48 oportunidades para o Rio de Janeiro As inscrições para o Programa de Estágio da Transpetro, subsidiária da Petrobras, vão até sexta-feira (27/01). São 91 vagas ofertadas a estudantes de níveis técnico e superior, e os selecionados terão contrato de até dois anos. A bolsa auxílio é de R$ 740,00 para nível médio e R$ 1.300,00 para nível superior e a empresa oferece seguro contra acidentes, recesso remunerado, auxílio alimentação e auxílio transporte.   Podem se candidatar estudantes dos cursos de Administração, Análise de Sistemas, Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Economia, Arquivologia ou Biblioteconomia, Engenharias de Produção, Mecânica, Química, Naval, Elétrica, Ambiental, Civil, Computação, de Segurança, de Telecomunicações, além de técnicos de …

Leia Mais

Neurocientista explica como o TikTok prejudica funções do seu cérebro

Aos poucos o TikTok se tornou uma das redes sociais de maior sucesso, em especial pelos jovens, o que fez com que o conceito de vídeos curtos fosse apropriado por diversas outras plataformas como Instagram, Youtube, etc.   No entanto, esse sistema é extremamente prejudicial ao cérebro e pode prejudicar permanentemente funções importantes como foco e concentração.   De acordo com um estudo do Pós PhD em neurociências e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, aprovada pela revista científica Brazilian Journal of Development, as redes sociais geram vício de recompensas no cérebro, causando desequilíbrios hormonais que reduzem a capacidade de concentração e podem desencadear ansiedade e depressão.   "Atualmente o uso excessivo de redes sociais pautadas pela velocidade, onde conteúdos …

Leia Mais

60% das vagas ofertadas atualmente pedem fluência no inglês. Veja como encontrá-las!

Não é de hoje que, diante de todas as movimentações de mercado, crescimento  das marcas, processo de internacionalização e muitas outras estratégias de expansão, as empresas exigem o domínio do idioma inglês. A habilidade também será  fundamental para as profissões que estão surgindo, com o advento do metaverso nos últimos anos, por exemplo, e todo o avanço tecnológico. Não há dúvidas quanto a abertura de portas para quem fala inglês e, por conseguinte, estará mais preparado para aproveitar a imersão gerada pelo novo momento digital. Uma pesquisa da Page Personnel, empresa especializada em recrutamento e seleção de novos candidatos, afirmou que 60% das vagas ofertadas atualmente pedem fluência no inglês. Além disso, o estudo revelou que a tendência é que o …

Leia Mais

O Programa de Bolsas Líderes Estudar já está com inscrições abertas! Há mais de 30 anos, o Programa de Bolsas Líderes Estudar, apoia, reúne e desenvolve jovens que buscam conhecimento de ponta, sonham grande e querem deixar seu legado de impacto.

Há mais de 30 anos, o Programa de Bolsas Líderes Estudar,  apoia, reúne e desenvolve jovens que buscam conhecimento de ponta, sonham grande e querem deixar seu legado de impacto. Benefícios de fazer parte  do programa de líderes: Apoio financeiro para cobrir o pagamento do curso e despesas de manutenção, como moradia, alimentação, transporte e livros; Faça parte de uma rede de apoio em estudo e carreira formada por grandes talentos brasileiros; Receba mentoria com experts e acelere a sua carreira com a ajuda de quem já trilhou o caminho que você quer percorrer; Participe de eventos exclusivos para a rede da Fundação Estudar. Saiba mais Fonte: Redação TN com Fundação Estudar

Leia Mais

Carreira e a Felicidade no Trabalho: Como ancorar a saúde mental na carreira em 2023?

Neste último ano o tema saúde mental entrou em voga, principalmente sobre burnout, agora reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como doença ocupacional. Ainda neste mês, temos o Janeiro Branco, que visa trazer a conscientização sobre a importância da saúde mental e o emocional na vida das pessoas. Com isso, Rebeca Toyama, especialista em carreira e comportamento, traz à tona o tema voltado para a carreira, e comenta como a saúde mental também pode influenciar e até comprometer a felicidade do trabalho.  A síndrome de burnout já era conhecida, mas foi com a pandemia de COVID-19 que o tema começou a ser mais explorado e mais sentido pelos profissionais, que na sua maioria, tiveram suas demandas aumentadas e rotinas alteradas. …

Leia Mais

Faculdade Cultura Inglesa oferece capacitação gratuita e online para professores de inglês

No próximo dia 04 de fevereiro (sábado), das 09h às 17h, professores e professoras de inglês de todo o país poderão participar, gratuitamente, de um evento focado no desenvolvimento profissional de docentes para o ensino da língua mais falada no mundo. A iniciativa integra a programação da 11ª edição do Cultura Inglesa Colloquium, realizado pela Cultura Inglesa em parceria com a Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior especializada na formação de profissionais da área.   Sob o tema "L.E.A.D. to Inspire, Innovate & Integrate", o Colloquium deste ano terá como foco a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning, na sigla em inglês) e a Educação Bilíngue. Estão previstas plenárias e mesas redondas com grandes nomes do ensino de língua inglesa no Brasil e …

Leia Mais

Banho: saiba porque somos mais criativos no chuveiro

Não é incomum ouvirmos relatos de pessoas que tiveram ideias que podem se tornar projetos de sucesso enquanto estavam no banho, no chuveiro. E isso pode ir mais além do cantar, ou seja, de pensar em uma letra de música. A criatividade que circunda esse momento pode ser mola propulsora de cases de sucesso diversos. Foi o que explicou o Pós PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que reforçou ainda que esses lapsos de boas ideias podem acontecer sobretudo e com mais frequência nos banhos com água quente. "Níveis mais altos de dopamina impulsionam nossa motivação para explorar e aumentar a criatividade. O nível de impulso criativo é de acordo com a atividade das vias dopaminérgicas no sistema …

Leia Mais

Estudo revela as dores dos profissionais de operações de tecnologia de empresas do Brasil e do mundo

Relatório da F5 é baseado em 500 entrevistas com responsáveis por operações de cloud computing, segurança, desenvolvimento de aplicações e inteligência artificial de todo o mundo – 45 do Brasil Relatório construído a partir de entrevistas realizadas em 2022 com 500 profissionais das áreas operacionais de TI, Infraestrutura e Cyber Security de todo o mundo, incluindo 45 do Brasil, o documento mapeia os desafios vividos por esses times na era da multinuvem. O conceito de XOps engloba dezenas de áreas que vão do DevOps (operações de desenvolvimento de aplicações) a AIOps (operações de inteligência artificial), passando por SER (Site Reliability Engineering) e CloudOps (operações de ambientes de computação em nuvem). A complexidade dos ambientes digitais que suportam as aplicações de …

Leia Mais

Processo Seletivo da 12ª Turma do Curso de Formação de Especialistas em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.

Em parceria com a UNICAMP, a ANPEI informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da 12ª Turma do Curso de Formação de Especialistas em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. A ANPEI está oferecendo aos seus associados uma (01) Bolsa de 50% do investimento total do curso. Os candidatos ao sorteio da bolsa devem habilitar-se no processo seletivo. Neste ano, a formação mais completa do país para profissionais relacionados às áreas de Inovação, P&D, Transformação Digital e Novos Negócios chega aos 20 anos de existência. O curso é um Laboratório Vivo das experiências, das dificuldades enfrentadas pelas empresas e das soluções que adotam para se tornarem inovadoras. O conteúdo será oferecido em formato híbrido, com encontros presenciais mensais e encontros à distância. Acesse para saber mais sobre o programa do …

Leia Mais

Projeto de lei prega o fim do diploma: quais os impactos para o mercado?

Por Fernando Poziomczyk   O diploma universitário é a garantia de uma prestação de serviços segura e confiável? Essa vem sendo uma forte discussão ultimamente, após a divulgação do novo Projeto de Lei (PL) 3.081/22 que, caso aprovado, irá desregulamentar esta exigência para mais de 100 profissões, entre eles engenharia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Mesmo diante de argumentos positivos na tentativa de eliminar uma possível barreira contra a entrada de novos profissionais no mercado, essa proposta pode apresentar um sério risco ao mercado, renunciando a importantes responsabilidades técnicas que precisam exigir a máxima garantia de confiança em qualquer tipo de contratação. Toda graduação traz um preparo fundamental para as premissas práticas e teóricas que um profissional necessita conhecer ao entrar …

Leia Mais

Mills oferece bolsas de estudo para ensino técnico a jovens em Resende

Com inscrições abertas até 31 de janeiro, a Iniciativa da líder na América Latina em locação de equipamentos foca em público de baixa renda.   Apenas 8% dos seus estudantes de nível médio no Brasil estão matriculados no Ensino Técnico. Este número está bem abaixo do total registrado nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 40%. De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pessoas que cursaram Ensino Técnico têm 38% mais chances de conseguir um emprego com carteira assinada, além de remuneração 13% maior do que quem não fez curso profissionalizante.   Fatos como este, aliados à possibilidade de ver jovens com melhores oportunidades por meio da educação, motivam a …

Leia Mais

Ser bom é ponto de partida, mas não é suficiente para se destacar no mercado: entenda reflexão de um dos maiores nomes da advocacia no Brasil

Muita gente nasce com talentos. Facilidade de executar certas atividades ou até com o que chamam de dons. No entanto, para o advogado Sergio Vieira, que também é sócio da Nelson Wilians Advogados, só o talento não é o suficiente para se manter em destaque no mercado. "A disciplina engole o talento no café da manhã. O talento não é o ponto de chegada, mas sim o ponto de partida. É o que faz você se destacar, mas não é o que mantém seus serviços, seu emprego, seus clientes", pontuou. Segundo Sérgio, o que difere um profissional talentoso de um disciplinado é que uma das duas características é essencial, a outra nem tanto. "Além de ser bom, o profissional precisa …

Leia Mais

Robô todo-terreno de baixo custo quer entrar em sua casa

Robô 4x4 À primeira vista, este pequeno robô não parece ter nada que o destaque dos inúmeros outros que andam e carregam pesos por aí, já em aplicações práticas. Mas Ananye Agarwal e seus colegas da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, aprenderam como dar a um robô novinho em folha a capacidade para andar em qualquer terreno - é tirá-lo da caixa e ele saberá como se virar. Isso inclui subir e descer escadas quase da altura do próprio robô, atravessar terrenos rochosos, escorregadios, irregulares, íngremes e mistos, passar sobre buracos fundos, escalar rochas escorregadias, e ainda ser capaz de fazer tudo isto no escuro. A maioria dos sistemas robóticos usa câmeras para criar um mapa do ambiente circundante e …

Leia Mais

Da USP para a lista da Forbes: ex-aluno está entre jovens que revolucionam negócios e transformam o mundo

ormado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, em São Carlos, Anderson Silva faz parte da lista de brasileiros com até 30 anos que se destacaram em seus ramos de atuação em 2022 Filho de um operário e de uma faxineira, Anderson Caio Santos Silva só descobriu que podia estudar gratuitamente na melhor universidade do Brasil aos 17 anos, quando começou a frequentar um cursinho popular na pequena cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Nas escolas públicas que havia frequentado no município vizinho, Mairinque, onde morava com os pais e dois irmãos mais velhos, nunca tinha ouvido falar da USP. Naquele momento, o garoto não fazia ideia do quanto aquela descoberta marcaria o início de uma …

Leia Mais

Janeiro Branco 2023: A Vida pede Equilíbrio

  Com o tema “A vida pede equilíbrio!", a 10ª edição do movimento brasileiro pela Saúde Mental promove diversas ações no Brasil e no exterior Janeiro é o mês das revisões pessoais e do (re)planejamento de vida. É no começo de cada Ano Novo que as pessoas sentem-se inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro das suas vidas e das suas relações. E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a Campanha Janeiro Branco, iniciativa social criada pelo psicólogo e palestrante mineiro, Leonardo Abrahão. Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas …

Leia Mais

HYGGE: A palavra dinamarquesa que contém o segredo da felicidade

De acordo com um relatório anual divulgado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo, depois apenas da Finlândia, o que fez muitos se perguntarem qual o segredo para índices tão elevados de felicidade na população.   Além de qualidade de vida, segurança, apoio social e outras variáveis, há uma palavra que pode ser uma das principais responsáveis por esses resultados.   "Hygge" é um conceito de difícil tradução, mas que expressa a sensação de aconchego, acolhimento, prazer em coisas simples, a capacidade de ser feliz com os pequenos detalhes da vida, amigos, lendo um bom livro, olhar pela janela, acariciar seu cachorro, etc.   Como a Dinamarca …

Leia Mais

Mais clareza e menos estresse e ansiedade

Ano novo chegando e com ele novos desafios. Que tal começar 2023 diferente? Quer ter mais clareza mental nas tomadas de decisões? Diminuir o estresse com a volta da rotina? E acalmar a ansiedade com os novos desafios de 2023? Então anota aí essa dica de evento online e ao vivo que separamos para você!   Segundo os especialistas, a chave para melhores respostas na nossa vida é reconhecer o refúgio interior pacífico e claro nos momentos de pressão externa.  No encontro eles vão discorrer sobre aspectos do livro Rompendo a escuridão: Como vencer a depressão, a ansiedade e o estresse - Uma perspectiva espiritual -  por John McConnel que, segundo eles ainda, auxiliam no nosso bem-estar e melhor performance nos nossos papeis.   O evento será …

Leia Mais

Carreira: dicas para quem quer mudar de área em 2023

A cada fim de ano é comum que as pessoas reavaliem sua trajetória e projetem melhorias para o ano seguinte. Nesse sentido, 2023 pode estimular ainda mais o desejo de mudança - com a pandemia controlada e as iminentes transformações no cenário político. O que fazer, contudo, quando o desejo não é meramente mudar de emprego, mas mudar de área, passando a atuar em um setor ainda pouco conhecido ou explorado? Para Uranio Bonoldi, especialista em negócios, carreira e tomada de decisão, é preciso ter cautela e reconhecer os riscos que as mudanças podem causar - dessa forma, é possível que o processo de transição seja mais fácil e proveitoso. O especialista, autor de "Decisões de alto impacto: como decidir …

Leia Mais

2023: como melhorar produtividade e resolutividade de problemas? Especialista explica

Ano novo começando e os que desejam melhorar sua produtividade e até a forma de se lidar com os problemas precisam conhecer três exercícios podem contribuir com todo o processo, são eles: a respiração, a percepção e o silêncio. O método foi exemplificado pelo escritor e treinador de Alta Performance, Rodrigo Cardoso.    Rodrigo inicialmente pede que o indivíduo se questione qual seu problema do momento, e já pontua que a maioria das pessoas vai procurar respostas no cérebro voltadas a problemas financeiros, de saúde e até amorosos, no entanto, nenhuma responde ao questionamento daquele momento em si.    "É provável que os problemas que você esteja desenhando na cabeça sejam relacionados a situações do passado, ou estejam relacionados com …

Leia Mais

Vai um filminho ai?

Vai um filminho ai?   Abaixo, uma seleção de vídeos, palestras TEDEX sobre comunicação, CNV, sobre as nossas escolhas de vida e outros insights que podem contribuir com o seu desenvolvimento profissional e com a sua própria vida.   Assista na ordem que desejar e aproveite!   COMO SE COMUNICAR COM O MUNDO Artist Kate Hartman uses wearable electronics to explore how we communicate, with ourselves and with the world. In this quirky and thought-provoking talk, she shows the "Talk to Yourself Hat", the "Inflatable Heart", the "Glacier Embracing Suit", and other unexpected devices. JOGO DE PERCEPÇÃO Golan Levin, an artist and engineer, uses modern tools -- robotics, new software, cognitive research -- to make artworks that surprise and delight. Watch …

Leia Mais

"Esperança" é a palavra do ano de 2022 escolhida pelos brasileiros

A Consultoria CAUSE realizou um levantamento estatístico, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, e revela que a palavra do ano de 2022 eleita pelos brasileiros é "esperança". Na 7ª edição do estudo, o termo "esperança" é o mais comentado entre os 1.200 respondentes da pesquisa deste ano, seguido por "decepção" e "dificuldade", ambas empatadas na segunda posição nas preferências dos entrevistados. Na edição de 2021, a palavra escolhida foi "vacina", já que esteve na ponta da língua da população brasileira, uma vez que foi um período marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. E esse é um fator importante para entendermos que a espera das pessoas por dias melhores. "A vitória da palavra …

Leia Mais

Algoritmo é inovação de indústria na retenção de talentos

Uma das grandes carências do Brasil é por mão de obra qualificada para a indústria – de acordo com sondagem da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), cerca de 50% das plantas fabris sofrem com a falta de pessoal capacitado, o que afeta a produtividade e a competitividade. Uma das saídas é realizar o treinamento contínuo de funcionários – afinal, investir em quem já está dentro é o melhor caminho para motivar as equipes, reter funcionários e estimular a inovação. Pensando nisso, a GEMÜ do Brasil lançou uma bolsa de estudo para seus empregados pela qual concede subsídios de até 50% na mensalidade. Todo mês de janeiro e julho, é publicado internamente um edital em que todos os funcionários podem escolher …

Leia Mais

São Martinho abre 48 vagas para a 8ª edição do Programa Trainee

A São Martinho, um dos maiores grupos do setor sucroenergético do país, está em busca de jovens talentos que desejam construir uma carreira sólida e estável. O Programa Trainee São Martinho 2023 está com inscrições abertas até o dia 11 de janeiro de 2023, com 48 vagas disponíveis, distribuídas em suas quatro unidades (Usina São Martinho, em Pradópolis/SP; Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense/SP; Usina Iracema, em Iracemápolis/SP, Usina Boa Vista, em Quirinópolis/GO), mais o Hub Ribeirão Preto e o escritório corporativo em São Paulo. Os interessados devem ter espírito criativo, um olhar para a melhoria contínua e inovação, senso de dono e aderência à cultura e respeito à história e às pessoas. Os candidatos precisam ter Ensino Superior concluído …

Leia Mais

Acelerar vídeos e áudios na internet pode causar ansiedade? Neurocientista explica

Cada vez mais diversas plataformas na internet tem adicionado ao seu hall de ferramentas, Youtube, Whatsapp e streamings como Netflix já aderiram à função, recursos que permitem acelerar em até 2x vídeos e áudios, uma funcionalidade que pode parecer mais uma praticidade também pode contribuir para o aumento da ansiedade.   Os impactos para o seu cérebro de acelerar mídias Por serem funções relativamente novas, ainda não há estudos sobre o impacto da aceleração de vídeos e áudios no cérebro, mas esses recursos fazem parte de um grande processo de estímulo à ansiedade na internet.   Limitações de caracteres, o sucesso de vídeos curtos nas redes sociais, músicas em versões aceleradas viralizando, todos esses processos colaboram para um aumento a …

Leia Mais

Processo seletivo para estagiários

Durante visita técnica dos alunos do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada no início deste mês, o empresário Marcos Alberto Campos, sócio-empreendedor do Antares Polo Aeronáutico, anunciou que, a partir de fevereiro do ano que vem, o empreendimento abrirá um processo seletivo para a contratação de estagiários, que irão atuar no canteiro de obras do aeroporto, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. "Ainda não definimos o número de vagas, mas certamente com o avanço das obras, teremos essas oportunidades para oferecer”, informou Marcos Alberto, que foi o anfitrião de uma visita realizada por cerca de 30 alunos do curso de Engenharia de Transportes. A atividade fez parte …

Leia Mais

Pesquisa inédita revela: 44% dos jovens, no Brasil, afirmam que as redes sociais trazem depressão e/ou ansiedade

Para compreender a juventude é preciso entender que não é possível analisar um grupo tão amplo, e em constante transformação por uma perspectiva única. Por isso a pesquisa vem com o termo "juventudes", no plural. É necessário considerar o contexto no qual se desenvolvem, suas raças, gêneros, condições sociais e tantas outras informações que moldam o futuro de tantas pessoas jovens. A partir dessa ideia, a Talk Inc produziu mais uma pesquisa social e de impacto, buscando contribuir para a análise da população mais potente do país. A pesquisa de 2022 mostra o cenário da vida do jovem brasileiro. É a primeira a entregar dados relevantes como o uso que o jovem faz da internet, e a grande diferença entre internet e as …

Leia Mais

Efeito Emoji

Emojis não são apenas figurinhas engraçadas. O Discord, serviço global de comunicação de voz, vídeo e texto, indica que esses ícones estão moldando o futuro das conexões digitais, inclusive no Brasil. A companhia realizou uma pesquisa com 16 mil pessoas em diversos países. Os resultados do “O Efeito Emoji” acabam de sair. O trabalho mostra como as gerações mais jovens – a gen Z e os Millennials – estão aprofundando a expressividade pessoal e os relacionamentos por meio dessa linguagem. O Discord vê uma média de 4,3 bilhões de emojis usados a cada semana em sua plataforma no mundo. A metodologia de “O Efeito Emoji” consistiu em entrevistas com pessoas com mais de 16 anos nos EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Canadá e Austrália. O estudo foi conduzido …

Leia Mais

Eles largaram tudo e saíram pelo mundo. Entenda o sucesso dos viajantes sobre rodas no YouTube

Carro atolado, pontes inseguras, animais silvestres por perto, perigos nas rodovias. Para muita gente, sair do conforto do lar e pegar estrada para conhecer novos lugares pode parecer uma cilada. Alguns viajantes, no entanto, consideram tudo isso sinônimo de plenitude — e algo que se tornou mais possível com a adoção do trabalho remoto. Uma pesquisa realizada com contratados de empresas tradicionais e nativas digitais revelou que 27% deles trabalhavam de forma remota em 2021. Desde 2020, quando a pandemia de COVID-19 começou, as buscas globais pelo termo “van life”, referência ao estilo de vida dos viajantes sobre rodas, subiram consideravelmente, com crescimento ainda maior em 2021, quando a vacinação já havia começado em diversos países. Ou seja, está cada vez mais …

Leia Mais

CODE School: Fundação Grupo VW lança academia de programação

O mercado de Tecnologia da Informação é um dos mais aquecidos em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. De acordo com pesquisa publicada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) em dezembro de 2021, a demanda por esses profissionais é crescente, devendo chegar a 797 mil vagas até 2025. Por outro lado, o déficit anual de profissionais deve superar a cifra de 100 mil.   Com o objetivo de formar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica em conteúdos de programação (coding) e desenvolvimento, a Fundação Grupo Volkswagen está lançando o projeto CODE School: Academia de Programação e Desenvolvimento. A iniciativa irá priorizar pessoas pertencentes a grupos minorizados (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas …

Leia Mais

Danos em equipamentos de trabalho: de quem é a responsabilidade?

Por Bruna Zampieri Colpani Com a regulamentação do teletrabalho pela Lei 14.442, de 2022, o legislador não só define o que é o trabalho remoto para fins legais, como determina expressamente que tal modalidade deverá constar no contrato de trabalho, em uma decisão que vem levando muitos empregadores que a adotaram na pandemia a adequar o contrato dos seus colaboradores. Neste cenário, empresas que, antes, sequer considerariam essa opção, adotaram e tiveram resultados extremamente satisfatórios, sendo hoje uma das modalidades de trabalho mais cobiçadas entre os trabalhadores. Desde sua vigência, um mundo de oportunidades se abriu, com o surgimento de inúmeros questionamentos e situações com as quais a Justiça do Trabalho não estava acostumada. Como exemplo, está a situação em …

Leia Mais

68% dos profissionais preferem falar sobre saúde mental com robôs em vez do seu gerente, revela estudo

O estudo AI @ Work, desenvolvido pela Oracle e pela consultoria de RH Workplace Intelligence, revelou coisas surpreendentes sobre as preferências das pessoas no mercado de trabalho em relação a saúde mental. O estudo aponta que 68% dos trabalhadores preferem falar com um robô do que com seu gerente sobre problemas de ansiedade e estresse. Revela também que 82% das pessoas acreditam que os robôs podem ser mais eficientes do que terapeutas humanos para ajudá-las com sua saúde mental. De acordo com o estudo, muitas pessoas preferem se abrir com confidentes não-humanos por questões que envolvem desde o estigma sobre o tema da saúde mental, ao medo de serem julgados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional …

Leia Mais

É possível mudar de vida? Especialista explica três pilares que considera essenciais

Será que é possível mudar de vida? Ter uma realidade e começar, aos poucos, a viver o que só existia nos nossos sonhos? Para o especialista em alta performance, Rodrigo Cardoso, a resposta é sim. "A maioria das pessoas já têm motivação. O fato de você estar lendo essa matéria significa que você tem um motivo pra entrar em ação. A motivação não é o que falta na maioria das pessoas e tão pouco é o que vai gerar resultados, mas sim a estratégia correta", disse. Rodrigo completou: "Imagine uma metáfora, você é o mais motivado para ver o sol nascer, você é o que acorda mais cedo, e é o que corre mais rápido, só que está correndo para …

Leia Mais

Aprendiz Social e Formare Social: 39 jovens prontos para um novo capítulo profissional

Índice de efetivação é superior a 65% nas próprias empresas mantenedoras. "Um ciclo se encerra, outros caminhos se abrem." Com esse lema, aconteceu no dia 21 de novembro a cerimônia de formatura dos cursos Aprendiz Social e Formare Social, iniciativa da Fundação Siemens que capacita jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Reunindo as duas turmas, suas famílias, voluntários dos programas, profissionais da fundação e executivos das empresas mantenedoras, o evento aconteceu na sede do CIESP de Jundiaí (SP). Implementado há dez anos, na localidade de Jundiaí, o programa de capacitação profissional da Fundação Siemens chegou à sua décima turma nessa localidade. Estendida em 2020 para a localidade Anhanguera, na cidade de São Paulo, a iniciativa concluiu neste final de 2022 …

Leia Mais

Cooperação Alemã-Brasileira em Pesquisa no Setor de Energia - NoPa 2.0 seleciona projetos acadêmicos

Iniciativa irá financiar bolsas de 109.200 euros (cerca de R$ 586 mil) para especialistas brasileiros e alemães com pesquisas voltadas para hidrogênio verde/Ptx, eletrificação direta e armazenamento de energia A Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit), em parceria com o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), está com inscrições abertas para seleção de projetos acadêmicos, de pesquisas conjuntas entres universidades alemãs e brasileiras, voltados para energia limpa e renovável, que visam a cooperação nas áreas de hidrogênio verde/Ptx, eletrificação direta e armazenamento de energia. O governo alemão por meio do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) irá financiar bolsas de 109.200 euros (cerca de R$ 586 mil) para até quatro projetos selecionados. …

Leia Mais

Auditoria: ESG faz área crescer no Brasil. Saiba mais sobre a carreira e como atuar

Com o avanço do ESG (Environmental, social, and governance), sigla para 'Governança ambiental, social e corporativa", os profissionais de auditoria têm ganhado bastante espaço no mercado de trabalho, atuando em grandes empresas junto às necessidades de controles, riscos, compliance, conformidades e planejamento de gestão, operação de processos e asseguração.   Segundo o professor e coordenador da pós-graduação em Auditoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Émerson Nogueira Salles, a auditoria é um processo recorrente e cada vez mais presente no ambiente de negócios, seja no setor privado, público ou ainda no terceiro setor.   "Os auditores atuam nas mais diversas áreas. As perspectivas para esses profissionais são amplas e estão em alta, em função das complexidades dos negócios e das …

Leia Mais

Feedback: Como usá-lo para aumentar os resultados da sua equipe

O feedback é uma importante ferramenta na gestão de empresas e no direcionamento de equipes, no entanto, muitas vezes ele é utilizado de forma errada, por isso, é importante ter atenção a alguns detalhes ao utilizar essa técnica. Por que usar o feedback? "Dois pontos essenciais ao sucesso de uma equipe são o autodesenvolvimento e o engajamento coletivo, ambos têm origem em uma ferramenta, muitas vezes negligenciada: O feedback" explica o escritor, palestrante e fundador do ITEM Brasil, Vinícius Guarnieri. O autodesenvolvimento está relacionado à preparação, expor-se e, na medida das possibilidades, e solicitar feedbacks para facilitar sua evolução, enquanto engajar-se está ligado à iniciativa para se adaptar às exigências do mercado, processo no qual o feedback desempenha um importante …

Leia Mais

Estar ocupado não significa ser produtivo: Conheça os perigos da ocupação improdutiva

A produtividade é sem dúvida um dos maiores objetivos na vida profissional de muitos, a possibilidade de gerar mais resultados no mesmo tempo gasto soa como uma solução mágica, no entanto, exagerar na busca por produção pode causar o efeito contrário, entenda.   O que é a produtividade? A produtividade é medida pela quantidade e qualidade das tarefas realizadas durante um determinado período, aumentar a sua produtividade é um dos principais fatores para atingir melhores resultados.   No entanto, é preciso ter cuidado para que essa busca não se torne excessiva e você acabe caindo em uma produtividade artificial, chamado de "ocupação improdutiva'' pela Executive Coach e partner da Sociedade do Saber, Sandra Raphael.   Ocupação improdutiva "Os "incompetentes ativos" …

Leia Mais

Após temporada de intercâmbio na Europa, jovens brasileiros celebram as experiências

Já em solo brasileiro, os 12 jovens aprendizes que participaram de um intercâmbio na Europa, proporcionado pelo programa "Jovem Embaixador Demà", da Demà by Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), celebram as experiências vividas no velho continente. Alana, Giovana, Luan, João Victor, Beatriz, Lara, Guilherme, Vanessa, Luana, Elisa, Maria Eduarda e Bruna trouxeram na bagagem experiências únicas e enriquecedoras vivenciadas na intensa agenda intensa em Barcelona, Bruxelas e Lisboa. "Foram dias de muitas atividades e trocas de conhecimentos que vão aprimorar nossas práticas neste início de carreira e, que com certeza, também levaremos para a nossa vida pessoal", revelou o aprendiz João Vitor. Em uma na Europa, eles participaram de um espetáculo de cultura tradicional catalã, passeios …

Leia Mais

O que é desenvolvimento pessoal? Especialista explica e dá dicas de como praticar

Você sabe o que é desenvolvimento pessoal? Para além do óbvio, o desenvolvimento pessoal não é só sobre aprender a ler mais, se doar mais ou ser mais proativo, o desenvolvimento pessoal é sobre, literalmente, ser uma maior e evoluída versão de você mesmo. É o que explica o Especialista em Alta Performance Rodrigo Cardoso quando diz que o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal podem mudar a vida de uma pessoa. "Eu era o tipo de pessoa que nunca havia lido um livro. Nunca sequer tinha assistido uma palestra. Eu sofri muito bullying na escola e tive uma infância muito difícil. Eu era tímido. Aliás, eu descobri que eu estava tímido. Cheguei em uma palestra e descobri que existia o …

Leia Mais

Imagine Cup 2023

A Imagine Cup é a principal competição global de tecnologia estudantil que oferece a alunos como você a oportunidade de liberar sua paixão e propósito para desenvolver soluções inspiradoras de tecnologia de ponta em uma das quatro categorias de competição - Terra, Educação, Saúde e Estilo de Vida - que podem fazer a diferença no mundo. Os alunos podem explorar seu lado empreendedor e tomar medidas ativas para dar vida às suas ideias e realizar seus sonhos.  Ao longo do caminho, você se conecta com pessoas afins, adquire novas habilidades, obtém treinamento e orientação e tem a chance de ganhar prêmios em dinheiro!    Aqui está o que você pode esperar em sua jornada depois de se registrar:  Gather r — uma comunidade do …

Leia Mais

"As pessoas criam as ideias que convém" Diz neurocientista sobre estudos que relacionam aumento de QI ao uso de videogames

Neurocientista questiona generalização de resultados de estudos que alegam aumento de QI relacionado ao uso de videogames A relação entre videogame e cérebro sempre despertou curiosidade e medo, devido a isso, diversas pesquisas foram realizadas para identificar os benefícios ou malefícios que os jogos eletrônicos trazem à mente. Um benefício, vários problemas Recentemente, os resultados de um novo estudo repercutiram na mídia ao indicarem uma relação entre o uso de videogames e o aumento do QI, no entanto, os resultados positivos da pesquisa não devem ser generalizados. Foi o que defendeu o Pós PhD em neurociências e membro de 4 sociedades internacionais de alto QI, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, durante palestra realizada no domingo (13) na Campus Party Brasil, …

Leia Mais

O que é inteligência emocional? Psicólogo explica

Você já parou para pensar quantos problemas, conflitos e momentos difíceis seriam evitados ou pelo menos amenizados com um pouco mais de inteligência emocional? A Inteligência emocional é a capacidade de entender o que você está sentindo, de onde vem esse sentimento e qual é a maneira correta de lidar com ele, mas, a verdade, é que o objetivo não é controlar o emocional o tempo todo. O psicólogo Romanni Souza explicou que a inteligência emocional se refere ao "reagir ao fato de forma proporcional àquilo que está acontecendo''. Não é ser apático ou ser alheio ao que acontece na sua vida. Mas sim, sobre lidar com proporcionalidade ao fato", explicou. Segundo o psicólogo, ter inteligência emocional não tem nada …

Leia Mais

Como viver em Alta Performance aos 50 anos? Especialista explica

Há quem diga que com o passar dos anos ficamos cada vez mais desanimados ou com baixo rendimento. No entanto, segundo o especialista em Alta Performance Rodrigo Cardoso, é possível viver com uma performance alta e com muita vitalidade em qualquer idade. No Brasil, a população acima de 50 anos cresce o dobro em relação a outras idades (3% contra 1,5%) e o país já conta com mais pessoas acima dos 50 do que com jovens de zero a 14 anos. "É possível fazer com que a sua energia dite  o ritmo e os resultados da sua vida. Você já parou para pensar que é impossível você levar a sua vida para um outro patamar se você não cuidar da …

Leia Mais

Empresas devem indenizar candidato por expectativa de contratação

Muitas empresas têm realizado processos de seleção longos e desgastantes para os candidatos. Alguns chegam a durar meses e a maioria das pessoas, mesmo estando em fases mais avançadas, acaba não recebendo uma resposta, mesmo que negativa. Essa espera pode gerar dúvidas e até fazer com que os candidatos percam outras vagas. Algumas empresas estão chegando até mesmo a pedir para os colaboradores fazerem teste admissional, o que deveria significar que o candidato já conseguiu a vaga. Porém, após o exame, acabam não chamando o profissional. Mesmo na fase pré-contratual o dever jurídico de agir com boa-fé e lealdade não permite que o trabalhador, enquanto parte contratada, seja induzido a erro pela empresa contratante. "É completamente antiético proceder dessa forma …

Leia Mais

Vale prorroga inscrições para capacitação de mulheres negras

A Vale prorrogou até a próxima segunda-feira (14/11) as inscrições para o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, iniciativa que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade. Com duração de cinco meses, a capacitação é gratuita, online e vai contemplar oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras renomadas. O objetivo da Vale é contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades das participantes, preparando-as para atuarem em posições mais estratégicas no mercado de trabalho. O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, terá uma média de três horas de dedicação semanal e será em horário noturno para não comprometer a rotina de trabalho das participantes. As inscrições podem …

Leia Mais

Governo britânico promove eventos sobre educação transnacional

O Governo Britânico no Brasil sediou, na última semana, dois eventos sobre educação transnacional (TNE, na sigla em inglês), área que aborda as parcerias institucionais entre universidades brasileiras e britânicas, sem que os estudantes precisem necessariamente estar fisicamente no Reino Unido.   O primeiro evento, em São Paulo, reuniu representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior para discutir oportunidades de cooperação entre os dois países. Já o segundo, que se deu em forma de webinar, foi direcionado especialmente a universidades britânicas interessadas em firmar parcerias no Brasil para promover oportunidades a alunos que não teriam acesso a programas educacionais britânicos de outra forma.   A educação transnacional está presente em cursos e atividades de graduação e pós-graduação, duplo …

Leia Mais

Como melhorar produtividade e resolutividade de problemas? Especialista explica

Para os que desejam melhorar sua produtividade e até a forma que lida com os problemas, três exercícios podem contribuir com todo o processo, são eles: a respiração, a percepção e o silêncio. O método foi exemplificado pelo escritor e treinador de Alta Performance, Rodrigo Cardoso.   Rodrigo inicialmente pede que o indivíduo se questione qual seu problema do momento, e já pontua que a maioria das pessoas vai procurar respostas no cérebro voltadas a problemas financeiros, de saúde e até amorosos, no entanto, nenhuma responde ao questionamento daquele momento em si.   "É provável que os problemas que você esteja desenhando na cabeça sejam relacionados a situações do passado, ou estejam relacionados com a ansiedade com os desejos e …

Leia Mais

Profissional referência: entenda importância de se destacar como 'principal profissional'

  Você tem um profissional preferido em alguma área? Aquela pessoa que você procura primeiro, que gostaria de sempre ser atendido por ela... O profissional referência. De acordo com  o advogado Sergio Vieira, que também é sócio da Nelson Wilians Advogados, o profissional referência é a pessoa de confiança dos clientes, mas também aquele que se dispõe a repassar conhecimento aos colegas e o que tem uma história que é usada como exemplo pelos outros profissionais. Mesmo quando o cliente necessitar de uma demanda específica e que você não possa ajudá-lo sozinho, segundo Sérgio, não se pode perder a chance de se firmar parcerias com colegas, de aprender e ainda de oferecer a melhor tratativa ao cliente. "Se eventualmente for uma …

Leia Mais

Empresas devem valorizar profissionais mais velhos e lidar com o etarismo

Estudo mostra as dificuldades de trabalhadores com mais de 50 anos de conquistar e garantir espaço no mercado de trabalho Apopulação em diversos países ao redor do mundo enfrenta um processo acelerado de envelhecimento, e no Brasil não é diferente. Se até alguns anos atrás a redução no número de jovens em comparação aos mais velhos era um fenômeno exclusivo de países desenvolvidos, em especial na Europa, agora começa a atingir nações ricas e pobres em todos os continentes. Além do impacto social em sistemas como saúde pública e previdência social, o aumento de pessoas maduras provoca impactos na economia e no mercado de trabalho.  Atualmente, 26% da população brasileira tem mais de 50 anos. Até 2040, 57% da força …

Leia Mais

CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado em Engenharias, Informática, Matemática, Metrologia e Química

Nove programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, com aulas previstas para março de 2023:        Engenharia Civil   Engenharia Elétrica   Engenharia Mecânica   Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais   Engenharia de Produção   Informática   Matemática   Metrologia: qualidade e inovação   Química      As inscrições são gratuitas e os alunos ainda podem solicitar bolsa via agências de fomento (como Faperj e CNPq). A bolsa também pode ser complementada com a participação em projetos patrocinados.    Segundo a última avaliação da CAPES (2017-2020), cujos resultados preliminares foram divulgados este mês, os nove programas acima conquistaram notas de 5 a 7 (nota máxima), confirmando a excelência da pesquisa e do ensino na pós-graduação oferecida pelo …

Leia Mais

Zona de conforto: Um prazer amargo

Por mais sedutora que seja a ideia de chegar a um patamar de tranquilidade onde não seja necessário se esforçar, a ideia é utópica e pode prejudicar sua vida profissional. O sonho de diversos profissionais é chegar a um patamar onde não seja necessário se esforçar para alcançar novos níveis, onde tudo que você já aprendeu seja suficiente, onde você já tenha superado todas as dificuldades e já possua tudo que seja necessário e tudo que você um dia desejou. No entanto, esse desejo é utópico, é necessário uma evolução constante para se manter estável e competitivo no mercado de trabalho, esse sonhado patamar nada mais é do que a famosa (e temida) zona de conforto.  A Executive Coach e …

Leia Mais

Colaboradores: os primeiros stakeholders em uma cadeia de compartilhamento de valor

A crise sanitária global, que teve início em 2020, consolidou mudanças profundas em diversos níveis e setores, com reflexos significativos nas pessoas e nas relações humanas e de trabalho. Nesta última, especificamente, alguns sintomas já são fatos: A Grande Resignação (The Great Resignation ou The Big Quit), termo cunhado por Anthony Klotz para explicar as demissões em massa que se espalharam pelo mundo em 2021; o aumento dos casos de burnout e demais questões relacionadas à saúde mental; além da descentralização do ambiente de trabalho - primeiro o home office e, agora, os tantos modelos desenhados com o retorno aos escritórios.   De um lado, pessoas transformadas, que fizeram acontecer uma nova dinâmica de trabalho em suas casas (ou seria …

Leia Mais

Segurança do trabalho: como fica a questão no pós-pandemia?

Com o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decretado em função da pandemia no Brasil, foram revogados pelo Governo Federal, em abril desse ano, os 23 decretos de combate à Pandemia de Covid-19 – o que, contudo, não representa que as empresas estão desobrigadas a seguir as medidas de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho. Mesmo com a diminuição dos casos de contágio, a imunização completa da maior parte da população, desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados e a atualização do Governo Federal quanto as medidas de segurança exigidas, o empregador ainda deve ser diligente na adoção de medidas para prevenção e combate da contaminação do Covid-19. …

Leia Mais

Jovens têm até o dia 30 de outubro para se inscreverem em programa de estágio da OEC

A OEC - Engenharia e Construção acaba de abrir inscrições para seu Programa de Estágio 2023. No total, a empresa brasileira de atuação global, está oferecendo 25 vagas. As inscrições seguem até 30 de outubro. O Programa é voltado para estudantes de universidades de todo o país matriculados a partir do 3º período, em oito cursos: Engenharia, Economia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Tecnologia da Informação, Arquitetura e Comunicação Social em Jornalismo. As oportunidades valem para as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itaguaí (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Os candidatos devem realizar suas inscrições através do site. A escolha dos estudantes será feita a partir de critérios que fomentam a equidade de oportunidades …

Leia Mais

A inveja pode destruir sua carreira profissional, por David Braga

É provável que você conheça alguém que, apenas pelo fato de chegar a um ambiente, espalha uma energia extremamente boa. Usualmente, são pessoas equilibradas emocionalmente e que, mesmo diante das adversidades, não se abatem. Elas têm sempre um olhar positivo em relação a praticamente tudo. São também espontâneas, alegres e divertidas. Quase sempre, essas são as mesmas pessoas que conquistam facilmente quem está ao seu redor, sem fazer muito esforço. E, evidentemente, nem todo mundo vai gostar delas por isso. Em geral, pelo péssimo ato de ter inveja. Seja no âmbito pessoal, seja no profissional, lidamos, constantemente, com indivíduos invejosos. Normalmente, eles não se esforçam para mudar suas atitudes, tampouco melhoram suas competências e habilidades. Acreditam que a vida do …

Leia Mais

Como acabar com o medo de mudar? Especialista em psicologia explica como enxergar mudanças como algo positivo

Muita gente tem medo de mudanças. Esse medo refere ao medo do desconhecido e surge da nossa imaginação de como será o novo: seja um emprego, namorado, bairro, estado civil, condição social, por exemplo. De acordo com o pós-graduado em psicologia e Especialista em Alta Performance, Rodrigo Cardoso, falou sobre como é possível enxergar as mudanças da vida como algo positivo. O medo pode ser considerado como uma reação natural e biologicamente programada pelo nosso cérebro, que está associado ao instinto de sobrevivência, quando o cérebro libera alguns mecanismos estressantes que disparam o coração, deixa a pessoa mais ofegante e traz contração muscular.  "Não se pode ter medo de mudar. A única coisa que temos certeza na vida é a …

Leia Mais

Startups brasileiras são premiadas em competição de Inovação e Empreendedorismo de Macau, na China

Foram 14 empresas participantes, sendo sete ligadas ao SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia; evento é oportunidade para trocar ideias, apresentar projetos e buscar investimentos no mercado chinês. As startups brasileiras Yosen e ByMyCel, ambas residentes no SUPERA Parque, de Ribeirão Preto, conquistaram prêmios no "Concurso de Inovação e Empreendedorismo para Empresas de Tecnologia do Brasil e Portugal 2022", realizado em Macau (China), no dia 29 de setembro. A Yosen ficou em terceiro lugar da competição e a ByMyCell recebeu o prêmio de empresa com maior potencial de desenvolvimento no mercado chinês. O objetivo do evento é gerar oportunidades de desenvolvimento, na Ásia, para empresas de tecnologia brasileiras e portuguesas. Além de prêmios e certificados, os cinco projetos finalistas no …

Leia Mais

Saiba como controlar sua ansiedade dividindo o foco e criando metas paralelas

Você sabia que é possível controlar a sua ansiedade? De acordo com o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, a ansiedade faz parte do instinto, mas o mais importante a ser entendido é que ela funciona como uma pendência. "Quando se está ansioso, a sensação é ruim, arremete a memórias negativas pois a ansiedade por si só faz parte do instinto e busca através desta memórias uma solução. Por isso, quando não cuidamos de nossa ansiedade, ela molda nosso cérebro podendo trazer consequências sérias interferindo na saúde mental", explicou. Então, de acordo com o neurocientista, para montar este quebra cabeça é preciso entender que: se ansiedade é uma pendência, logo, precisamos buscar metas paralelas e de fácil alcance, assim, aquilo que …

Leia Mais

O que define sucesso ou fracasso de uma empresa? Especialista revela

Você já parou para pensar o que define o sucesso ou o fracasso de uma empresa? A resposta parece estar relacionada somente ao faturamento, por exemplo, mas vai muito além disso. De acordo com o especialista em Alta Performance Flávio Sanches, quando analisamos por várias perspectivas diferentes sucessos e fracassos empresariais a grande pergunta que sempre é levantada é: qual a diferença entre uma empresa bem sucedida ou fracassada em termos financeiros e resultados profissionais? Por incrível que pareça, segundo Flávio, uma única palavra consegue definir bem essa diferença. "A palavra é decisão. A decisão está relacionada a uma escolha entre várias situações diariamente ocorrida no âmbito empresarial. Quando analisamos uma estrutura empresarial, a diferença entre um colaborador que tem …

Leia Mais

25 Mulheres na Ciência- 3ª edição

A 3M está em busca de mulheres que estão mudando o mundo por meio da Ciência. Por isso, a empresa lancou o edital 25 Mulheres na Ciência América Latina 3ª Edição para reconhecer 25 mulheres cientistas que por meio de seu trabalho nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) estão melhorando e impactando a vida das pessoas e de suas comunidades. Benefícios Como parte dos reconhecimentos, as vencedoras desta 3ª edição receberão: Apresentação de um troféu e reconhecimento pela 3M América Latina. Visibilidade do projeto na mídia convencional (imprensa escrita) e on-line (mídia, web, redes sociais, blogs) incluindo a própria mídia da 3M, incluindo o blog, entre outros. Apresentação de seu projeto na publicação do livro e e-book “25 Mulheres na …

Leia Mais

Especialista destaca quatro dicas para quem pretende trabalhar com Metaverso

Com o advento da tecnologia 5G, estima-se que a área de TI e correlatas podem receber injeções significativas de investimentos nos próximos meses. Somente para as sub-áreas de mobile, dados e banda larga estima-se uma injeção de mais de 390 bilhões de reais. Pensando nisso e na ainda mão de obra escassa nas áreas de TI, o especialista e MBA em Marketing André Silva elaborou uma lista com quadro dicas para quem pretende trabalhar em uma dessas arestas dessa tecnologia: o Metaverso. 1- "Aprenda tudo relacionado ao tema metaverso: realidade aumentada, inteligência artificial, blockchain, NFTs, WEB3 etc. Na internet você poderá encontrar um material vastíssimo sobre cada tema desses, só que a maioria do material de qualidade estará em inglês (...) …

Leia Mais

Startups, fiquem atentas ao prazo de inscrição para a 2ª chamada do iH2Brasil!

Garanta a inscrição da sua Startup até 9/9! Faltam poucos dias para encerrar o prazo das inscrições das Startups para a segunda chamada do iH2Brasil, que vai até o dia 9 de setembro. Inscreva sua solução pelo Portal H2Verde Brasil e confira todos os detalhes sobre o regulamento do Programa. Não perca a oportunidade de desenvolver o seu projeto e contribuir para o ecossistema de inovação brasileiro! Atenção! Lembramos que as startups não necessariamente precisam ter uma solução exclusiva em Hidrogênio Verde, mas que sua solução possa ser replicada e que contribua para este mercado. Inscreva-se aqui! As Startups que forem selecionadas para a fase de aceleração receberão os seguintes benefícios: Acesso ao mercado e suporte para realização de um projeto-piloto; Análise …

Leia Mais

Falta de organização no trabalho pode estar diretamente ligada a síndrome de Burnout

Para o palestrante Alexandre Slivnik é necessário criar uma categorização de tarefas para não sofrer com o acúmulo de atividades O conceito de “Trabalho e Dedicação” é constantemente disseminado pelas pessoas e dedicar-se ao máximo pode até parecer uma virtude. Mas em alguns casos, uma sobrecarga tem o potencial de ser um estopim que dará origem a uma série de problemas e desconfortos. A síndrome de burnout, por exemplo, é um transtorno causado pelo esgotamento mental e profissional, e está diretamente relacionada à rotina intensa de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pebmed, um em cada três trabalhadores brasileiros sofrem com o burnout, afetando mais de 30 milhões de pessoas no Brasil. No mundo, esse número é ainda maior e …

Leia Mais

Mudança de carreira: até onde vale a pena o risco?

Desde jovens, somos condicionados a escolher qual carreira seguiremos logo após a graduação no ensino médio. De fato, muitos descobrem sua real vocação ainda na escola. Mas, uma grande parcela das pessoas não possui essa resposta em uma idade ainda tão precoce, oscilando entre diferentes vagas em busca daquela que lhes tragam felicidade e reconhecimento. Cada vez mais, a mudança de carreira vem se tornando um desejo recorrente entre os mais diversos cargos e gerações de profissionais – impulsionando uma mudança que, nem sempre, vale a pena ser feita. As justificativas para essa transição variam e se diferenciam em uma linha tênue se tratando dos motivos profissionais e pessoais. No primeiro caso, a falta de oportunidades em determinados segmentos é …

Leia Mais

A importância do compliance para a sobrevivência das startups

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número de empresas deste setor que foram criadas saltou de uma média de 4.100 para 12.700, representando um aumento de 207%. Somente no ano passado, segundo o estudo, o país chegou à marca de 14.065 negócios deste tipo distribuídos em 78 comunidades em 710 cidades brasileiras. Por outro lado, números do Sebrae indicam que apenas 10% delas conseguem obter sucesso e manter-se no mercado. Já a grande maioria, os outros 90%, acaba fechando. Com base nesses indicadores, é possível afirmar que, para que uma startup dê certo e sobreviva em um mercado extremamente competitivo, não basta apenas ter uma grande ideia de produto ou serviço inovadora. É necessário estabelecer uma …

Leia Mais

Iteris abre inscrições para a 11º edição do Hackathon Decola

Para amenizar a carência de profissionais na área de TI, a Iteris, multinacional brasileira especializada em serviços de TI, investe cada vez mais em seu programa de formação, o Hackathon Decola. Em sua 11º edição, o programa existe desde 2017 com o objetivo de formar e preparar pessoas para o mercado de trabalho através de uma maratona de programação. "Preparar as pessoas para o mercado de tecnologia faz parte do DNA da Iteris. Temos a missão de recrutar candidatos que se identifiquem com a cultura da empresa e, assim, garantimos a eficácia do nosso programa, pelo qual a empresa já é reconhecida", afirma Marcelo dos Santos, sócio-fundador e VP de Serviços e Pessoas da Iteris. O Hackathon Decola irá selecionar, por …

Leia Mais

Após 7 edições no Brasil, programa de intercâmbio da multinacional abre inscrições para todas as universidades brasileiras pela primeira vez em 2022

A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoverá a 8ª edição do programa Seeds for the Future no Brasil, a fim de inspirar jovens talentos para ingressarem no mercado de TIC. A empresa acredita que a educação e a capacitação são essenciais para o desenvolvimento digital do país. As inscrições para o programa serão abertas ontem, 15 de agosto, e vão até o dia 21 de agosto.   Com a chegada do 5G, o Brasil vive uma nova era do ramo da tecnologia rumo à transformação digital da economia e da sociedade. Cada vez mais serão necessários jovens no mercado de trabalho antenados com o futuro da tecnologia. A Huawei …

Leia Mais

Memorização: Neurocientista ensina técnicas para potencializar seu aprendizado

O cérebro humano possui a incrível capacidade de ser exercitado, saiba como usar esse "poder" para facilitar a sua memorização.   A memória é uma das mais importantes funções exercidas pelo cérebro, a capacidade de manter e resgatar lembranças foi crucial para nossa evolução e é essencial para nossa sobrevivência, no entanto, na sociedade pós-moderna a capacidade de memorização tem se tornado cada vez menos potente.   Esse déficit pode ser explicado pela rotina contemporânea que não demanda esforço cerebral e não contribui para o fortalecimento da memória, outro fator que interfere nesse processo é o excesso de dopamina que o estilo de vida moderno estimula no cérebro com o auxílio de redes sociais e jogos eletrônicos.   No entanto, …

Leia Mais

A importância da leitura para uma mente saudável

No dia 5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Uma das áreas que mais chama atenção nesse tema atualmente é a questão da saúde mental, que envolve diversos outros fatores. O escritor luso-brasileiro com atuação em Portugal Igor Lopes, alertou que a leitura pode ser uma aliada no que diz respeito a uma maior qualidade da saúde mental, tendo em vista os benefícios trazidos pelo hábito. Para ele, a leitura é uma …

Leia Mais

Programa Ideiaz prorroga inscrições até o próximo dia 21

Foram prorrogadas até 21 de agosto as inscrições para o Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva, que escolhe projetos em estágio de ideação para receberem, gratuitamente, mentorias, assessorias, consultorias e qualificações 100% on-line para desenvolverem o negócio. São 300 vagas e os selecionados serão acompanhados por incubadoras e aceleradoras de todo o país credenciadas no Programa Ideiaz, iniciativa do Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Pelo menos um terço das vagas serão destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 20% das vagas reservadas para os projetos de impacto socioambiental. O programa já lançou três chamadas públicas, atendeu 636 projetos com o apoio de 35 incubadoras e aceleradoras credenciadas, totalizando …

Leia Mais

Plataforma EAD disponibiliza 23 cursos gratuitos, direcionados a técnicos, engenheiros e público geral

A Mitsubishi Electric do Brasil já entregou mais de 20 mil certificados em 23 cursos de sua plataforma de treinamentos gratuitos à distância, desde fevereiro de 2021. A organização já vinha investindo, desde 2017, na oferta de cursos presenciais, formando cerca de mil alunos por ano. Com a chegada da pandemia, o modelo foi adaptado para EAD, atraindo milhares de pessoas em busca de conhecimento sobre automação industrial. Inicialmente, os cursos eram ministrados nas escolas técnicas e universidade e, posteriormente, passaram a ser feitos nas instalações da Mitsubishi Electric, em Barueri (SP).   Hélio Sugimura, gerente de marketing da Mitsubishi Electric Brasil, comenta que muitas pessoas, contudo, tinham interesse pelas formações e não conseguiam comparecer presencialmente. A possibilidade de realizar …

Leia Mais

No Dia Mundial da Superdotação, Brasil ultrapassa 2 mil superinteligentes identificados por entidade global

No Dia Mundial da Superdotação, comemorado em 10 de agosto, a Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, informa que o Brasil ultrapassou a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional.   Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Rio Grande do Sul, com 94 (veja ranking completo abaixo).   Na Mensa Brasil, 163 brasileiros de QI muito acima da média foram admitidos pela instituição antes …

Leia Mais

Aprenda a decidir nos negócios e na carreira com mais assertividade

Todos os dias, tomamos decisões - algumas corriqueiras, como escolher almoçar um prato balanceado ou um fast food, outras mais complexas, como definir qual será a próxima campanha de marketing da empresa, por exemplo. Ambas possuem consequências, mas a última certamente tem maior impacto. Pensando nessas decisões em que o peso é maior, Uranio Bonoldi, escritor com mais de 30 anos de experiência em cargos de alta gestão, chegou a três pilares importantes para ser mais assertivo nas escolhas: informação, emoções e valores.   "Recolher informações e dados que nos ajudem a entender o contexto no qual uma decisão será tomada, sua origem, seus riscos e suas oportunidades, é uma forma de se preparar para agir. O segundo ponto é …

Leia Mais

Como não se importar com a opinião das pessoas? Psicólogo responde

Como não se importar sobre o que os outros acham de você ou o que as pessoas vem falando sobre as suas decisões? Uma pergunta muito difícil de ser respondida pela maioria das pessoas. O psicólogo Romanni Souza falou sobre a importância da autoaceitação e como, enfim, aprendermos a não levar em consideração a opinião alheia. De acordo com o psicólogo, o primeiro ponto tem a ver com saber quem você é. "Parece simples, mas quando sei quem eu sou não importa que o mundo lá fora o diga sobre mim. Às vezes, a gente recebe críticas, cancelamento. Perceba, o que tem a ver com a percepção do outro sobre mim e o que tem a ver com o que …

Leia Mais

Estudo revela que confiança é uma característica muito valorizada pelos profissionais

Em um mercado competitivo e que valoriza o alto desempenho, os profissionais tendem a assumir cada vez mais compromissos e responsabilidades, levando-os a um esgotamento físico e mental. Essa condição foi denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Síndrome de Burnout que, segundo a International Stress Management Association, já atinge mais de 30% dos trabalhadores brasileiros. 5 de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. Dentro deste contexto, a Randstad Brasil, consultoria global de Recursos Humanos, elencou como as empresas, guiadas pela tecnologia e flexibilidade, podem auxiliar seus colaboradores na prevenção contra o Burnout.   Flexibilidade De acordo com a segunda edição do estudo Workmonitor 2021 - idealizado pela Randstad, 92% dos trabalhadores brasileiros anseiam por formatos de trabalho e carreiras mais flexíveis …

Leia Mais

A neurociência e os mistérios das emoções humanas

As emoções são um dos aspectos mais característicos dos seres humanos, os diferenciando dos animais, no entanto, ainda é preciso muitos avanços para que elas sejam plenamente compreendidas pela ciência. O ser humano é um ser bastante complexo, seu cérebro, um dos órgãos mais fascinantes do seu corpo, é alvo de diversos estudos para compreender seu funcionamento, no entanto, ainda há muito a ser descoberto sobre suas habilidades, uma das mais intrigantes é a formação das emoções. Alegria, tristeza, amor e etc., quais segredos envolvem os aspectos biológicos que resultam nas mais diversas emoções humanas? É sobre essas questões que se debruça o artigo "A neurociência do cérebro e as emoções" escrito pelo PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu …

Leia Mais

Semana com quatro dias? Empresário revela como mudanças podem mudar jeito de trabalhar no Brasil

Já imaginou ter um final de semana com um dia a mais? Pois é. A semana de trabalho com quatro dias está começando a virar realidade em alguns lugares do mundo. Mas, será que essa jornada reduzida daria certo no Brasil? Para o empresário e administrador especialista em finanças, Lucas Battistoni, a resposta é: depende. Segundo Lucas, ele é um dos defensores da remuneração ligada à performance de cada funcionário, bem como a uma jornada de trabalho menor, para que as pessoas tenham uma maior qualidade de vida. No entanto, para isso, seria necessária uma produtividade muito maior do que costumamos ver no Brasil. "Sou um grande adepto de uma redução de carga horária e de até mesmo liberar a …

Leia Mais

Especialista em gestão explica importância de sair da zona de conforto dentro e fora do âmbito do trabalho

A rotina cansativa do dia a dia as vezes desanima e chega até a limitar o profissional. Então, surge o desafio: como sair da zona de conforto e não se acomodar em meio a tanto trabalho? O advogado e MBA em Gestão e Negócios, Sergio Vieira, falou sobre a importância de sair da zona de conforto e ir além, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.  "Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? É claro que, com o tempo corrido, a vida cheia, fica sempre mais complicado para dar um novo passo.  Mas, não deixe de tentar. Busco sempre sair da minha zona de conforto, vivenciar novas oportunidades e extrair o melhor de todas elas", disse. …

Leia Mais

Não há mais volta ao modelo antigo”, diz especialista sobre universidade do futuro

Relatório da consultoria EY aponta cinco tendências em educação superior que podem ser adotadas pelo setor até 2030 Atransformação digital está preparando o cenário educacional para uma grande inovação. Em um mundo pós-pandemia no qual se pode trabalhar de qualquer lugar, há também o desejo de estudar em todos os lugares. Tecnologias convergentes, mudanças demográficas e novos modelos de negócios podem mudar a estrutura do setor. “É hora de começar a fazer perguntas difíceis, desafiar o status quo e olhar para as oportunidades que a pandemia trouxe. É hora de repensar como, onde e para quem a educação superior é entregue”, afirma Catherine Friday, líder global de Educação da EY.  Em um relatório feito a partir de entrevistas com líderes …

Leia Mais

Redução de jornada de trabalho: "Brasil não está pronto", diz mentor empresarial

A redução da jornada de trabalho nas empresas para quatro dias já é uma tendência em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. A mudança vem ganhando forma e a instituição da carga horária de 32 horas pode ser uma realidade próxima em alguns negócios. No entanto, apesar de entender que muitos negócios podem se dar bem com isso, o mentor empresarial Gustavo Medeiros afirmou que, no geral, o Brasil não está pronto para isso. Segundo ele, os brasileiros não estão maduros o suficiente para conseguir absorver isso. "Isso porque muitas empresas ainda não possuem processos definidos e claros", afirmou. O especialista em gestão mencionou que algo nesse sentido seria mais favorável se fosse na política do que ele chama de "4 …

Leia Mais

Neurocientista afirma: "fazer negócios com pessoas límbicas é sempre um risco"; Entenda

Cientista alerta para análise comportamental no relacionamento para os negócios Não é raro ouvirmos ou lermos notícias de que sócios em alguns negócios acabam se desentendendo com o passar do tempo e não conseguem mais manter a relação inicial. Para o PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, fazer negócios com o que ele chama de pessoas "límbicas" é sempre um risco. Mas, segundo ele, para entendermos a definição é preciso ter conhecimento do conceito da questão. "Minha expressão deriva do Sistema Límbico. Ou seja, a região do cérebro relacionada à emoção. Chamo assim pessoas que têm transtornos, neuropatologias e condições onde a emoção se sobressai a razão", iniciou. Segundo o especialista, pessoas assim são as que nós precisamos …

Leia Mais

BASF debate Metaverso

Para mergulhar no universo do metaverso e web3.0 – negócios com base em blockchain, e explorar as possibilidades de uso dessas ferramentas para inovar nos modelos de negócios sustentáveis, o onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, vai promover a live "Metaverso: moda ou oportunidade?". No dia 2 de agosto, às 9h30, um time de especialistas da Verity Group, Dock, Socios.com e Converge participará do bate-papo para explorar os conceitos, particularidades, tendências, comentar casos de sucesso e aprendizados. "Nossa proposta é descobrir esse novo cenário e refletir sobre se o metaverso e a web3.0 são uma moda emergente ou se efetivamente podem se posicionar como uma poderosa ferramenta para a resolução de novos problemas digitais", explica Ornella Nitardi, gerente de …

Leia Mais

Employee experience, dados e saúde mental: qual a relação?

Uma das grandes questões que muitos líderes estão enfrentando agora é: como podemos nos comunicar, colaborar e nos conectar de forma significativa em um ambiente híbrido (ou remoto)?  À medida que as empresas se adaptam a novas formas de trabalhar, a tecnologia que utilizam se tornou a característica dominante da experiência do colaborador.  Os empregadores devem começar perguntando aos colaboradores se eles possuem as ferramentas e as tecnologias certas para fazer o seu trabalho, especialmente em um ambiente de trabalho híbrido ou remoto.  À medida que o trabalho híbrido se torna mais prevalente e os colaboradores se tornam menos centralizados fisicamente, a ênfase tradicional colocada nas vantagens do escritório está diminuindo rapidamente. Essa dinâmica está remodelando a forma como as empresas …

Leia Mais

Mercado de startups no Brasil apresenta queda, mas segundo semestre pode ser favorável para investimentos menores; Entenda

  O primeiro semestre de 2022 foi de queda de investimentos de startups, apesar de que o de investimentos menores na área pode ser promissor para o segundo. A constatação foi trazida pelo advogado especialista em negócios Marcílio Guedes Drummond. “Mas é importante deixar claro que essa queda não foi só no país, mas no mundo inteiro e afetou principalmente as startups que já possuem um estágio maior de investimentos. A maioria delas vêm sofrendo por conta das contratações desnecessárias por conta do crescimento desordenado”, pontuou. Apesar do alerta sobre a queda, o especialista comentou que para quem pensa em abrir uma startup, sobretudo de menor investimento, o mercado permanece favorável. “Isso porque ainda existem necessidades das pessoas que são …

Leia Mais

Saúde no trabalho: como evitar a exaustão e manter a equipe criativa

“Líder tem de estar presente para dar o foco nas metas comuns”, afirma psiquiatra da USP Apandemia de Covid-19 acentuou casos de estresse, ansiedade e exaustão no ambiente de trabalho. No momento em que as organizações começam a definir um novo modelo de retorno aos escritórios prevendo maior flexibilidade, incertezas internas e externas contribuem para uma forte sobrecarga emocional. De acordo com Wagner Gattaz, psiquiatra e professor titular de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, houve um aumento de 40% no número de pessoas com quadros de ansiedade, depressão e burnout no último ano. “O burnout leva a um sofrimento grande, pois compromete a felicidade no trabalho, que é onde passamos grande parte de nosso tempo”, afirma. Para Oliver Kamakura, …

Leia Mais

Dia do cérebro: Hábitos da atualidade podem causar danos cerebrais

Neurocientista afirma que hábitos da vida moderna, como uso de redes sociais, podem gerar prejuízos ao cérebro, mas ressalta que hábitos simples são capazes de melhorar o funcionamento cerebral. O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano, responsável por inúmeras funções essenciais, como pensamento e memórias, além de ser o responsável por nos tornar "mais humanos", nos distinguindo dos animais pela nossa capacidade de raciocínio. No dia 22 de julho é comemorado o Dia Mundial do Cérebro, criado em 2014, como uma iniciativa da "World Federation of Neurology" - Associação Mundial de Neurologia -  que tem por objetivo de chamar a atenção da classe política, investidores e da sociedade em geral para a importância do cuidado com o …

Leia Mais

Dancinha no TikTok pode mesmo ser usada como prova em processo? Advogada responde

Ganhou repercussão nacional o caso da jovem Esmeralda Mello, que processou a empresa onde trabalhava e acabou multada por postar um vídeo na rede social TikTok fazendo dancinha ao lado das testemunhas que deporam ao seu favor com os dizeres "eu e minhas amigas indo processar a empresa tóxica". A dona da empresa apresentou as imagens e a juíza que analisou o caso aceitou a argumentação, anulou os depoimentos das testemunhas e aplicou multa por litigância de má-fé (conduta abusiva ou corrupta realizada por uma das partes no processo) a Esmeralda e às duas mulheres. Vale lembrar que, apesar disso, a magistrada condenou a empresa a pagar verbas trabalhistas pedidas pela jovem, com base em outras provas. Após todo o noticiário, a …

Leia Mais

Eu Capacito: 10 cursos gratuitos para driblar o desemprego

Plataforma do Instituto IT Mídia oferece mais de 130 capacitações divididas entre soft skills, fluência digital, empreendedorismo e tecnologia Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil possui mais de 11,9 milhões de desempregados. Nesse cenário, a capacitação profissional é uma grande aliada de quem quer melhorar o currículo ou abrir o próprio negócio. Existem diversas iniciativas para ajudar esses profissionais, como o Eu Capacito, plataforma de capacitação profissional do Instituto IT Mídia. A plataforma reúne mais de 130 cursos gratuitos divididos entre soft skills, fluência digital, empreendedorismo e tecnologia. As aulas são ministradas por grandes empresas. Entre elas, estão Google, FIAP, SoulCode, Microsoft, IBM e Salesforce “Criamos o Eu Capacito com o intuito de ser uma …

Leia Mais

O que fazer para minimizar os quadros de ansiedade? Artigo Mauro Felix

Ansiedade é um recurso importante para a vida, podendo nos salvar de ameaças futuras, pois é uma reação do organismo ao avaliar que existe um risco a caminho. Ela é uma apreensão que temos frente a uma situação desconhecida que reverbera em alterações químicas e orgânicas por todo o corpo, fazendo com que ele entre em estado de alerta para se proteger. Assim como a emoção do medo, podemos dizer que a ansiedade é uma resposta de luta e fuga do nosso organismo em que o nosso cérebro comanda a liberação de mais adrenalina, levando o coração a palpitar mais forte, a pressão sanguínea aumentar e outras alterações em nosso organismo para que tenhamos a energia necessária para enfrentar ou …

Leia Mais

Teacher, Coach & Branding: entenda como funciona método de ensino que incentiva a educação continuada

A formação acadêmica vem se tornando ainda mais essencial nos dias atuais. É que com a internet, a credibilidade dos profissionais precisa ser comprovada através das algo concreto. Diante disso, o PhD em Neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, desenvolveu um método de ensino que incentiva a continuação dos estudos, que denomina de Teacher Coach & Branding.  "Esse método foi pensado nos pormenores que acarreta na falta de vontade do profissional continuar os estudos. Como assessoro e faço consultoria de muitos profissionais com pouco tempo. Fiz um mapeamento e percebi que a maioria gostaria de continuar os estudos, mas não tinha tempo, assim como o método de ensino não agradava. A burocracia afasta, portanto, criei meios de argumentação que trouxesse …

Leia Mais

Ghosting: psicólogo tira dúvidas sobre a nova tortura psicológica da indiferença

De acordo com André, o ghosting acontece quando alguém para de falar com você sem qualquer explicação. "Um dia a pessoa está ok com você, no outro, ela some. Infelizmente, é um fenômeno comum nos dias de hoje. Isso acaba gerando muita angústia e dor, não deixa de ser um abuso psicológico", explicou. Segundo o especialista, existem algumas causas para que algumas pessoas pratiquem esse tipo de comportamento tão danoso. "Para evitar conflitos e confrontos; porque é conveniente. Sabem que quando vão atrás, conseguem o que querem; Porque não sabem como se sentem e preferem não se aprofundar em suas próprias emoções; Não estão mais interessado no relacionamento e genuinamente acreditam que estão gerando menos dor sumindo, em vez de …

Leia Mais

FITec e UPE lançam programa para a formação de mão de obra altamente qualificada

O programa de Residência Tecnológica em Virtualização de Redes objetiva acelerar a formação de profissionais para um mercado em franca expansão e tem o apoio da FACEPE e da Nokia. Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Residência Tecnológica em Virtualização de Redes lançado pela FITec - Fundação para Inovações Tecnológicas -, em parceria com Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), e com o apoio da FACEPE - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e da Nokia. O programa é uma oportunidade para profissionais e recém-formados das áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação se capacitarem nos avanços tecnológicos voltados para o mercado 5G, em expansão no Brasil e no mundo. …

Leia Mais

Você já ouviu falar em positividade tóxica? Conheça os perigos do excesso de pensamentos positivos

Quem nunca ouviu aquelas famosas frases "...Mas veja o lado positivo", "Você atrai o que você pensa"? O pensamento positivo é benéfico à saúde mental, no entanto, quando torna-se uma obsessão acaba prejudicando o convívio social. O que é positividade tóxica? A positividade tóxica é a exaltação obsessiva de pensamentos positivos, esforçando-se para reprimir outros sentimentos pela crença de que eles não são benéficos. Essa atitude pode ser perigosa, pois invalida diversas emoções importantes para o desenvolvimento humano em prol de uma suposta positividade, negando qualquer outra emoção que não se encaixe na caixinha da felicidade eterna. Efeitos da positividade tóxica De acordo com o PhD neurocientista, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o pensamento positivo obsessivo pode influenciar tanto a …

Leia Mais

Especialista alerta para a importância do planejamento

Planejamento, conhecimento e persistência, a tríade para alcançar o sucesso Quem nunca se deparou com a clássica pergunta: Como alcançar o sucesso? É claro que a resposta decorre de inúmeros fatores, mas existem dois aos quais se deve dedicar uma atenção especial: O planejamento e o conhecimento técnico. É o que alerta o advogado e especialista em gestão empresarial, Dr. Sérgio Vieira: "Não necessariamente a competência traz o sucesso, mas é o ponto de partida para ser reconhecido, você não precisa recorrer a técnicas mirabolantes para isso, não é preciso ser astronauta para ser competente, sendo um apertador de parafuso que sabe qual parafuso apertar já te torna um profissional competente.". Dr. Sérgio ainda chama a atenção para a ansiedade em …

Leia Mais

É possível se 'blindar' emocionalmente? Especialista diz que sim e revela como

Você acha que é possível se "blindar" emocionalmente? Se manter no foco e não deixar o emocional afetar a sua performance em vários aspectos? Bom, para o escritor e palestrante, Rodrigo Cardoso, a resposta é sim. Segundo Rodrigo, é possível se blindar de hábitos e situações negativas, além de vícios que acabamos desenvolvendo ao longo da vida e existem três poderosas formas para você se blindar: "A primeira delas é observar com quem você anda, com as pessoas com que se relaciona. Você é a média das cinco pessoas que você mais se aproxima, por isso, é muito importante que você escolha conscientemente com quem você vai andar e que tenha consciência de que são pessoas positivas, que vão levar …

Leia Mais

A importância da carreira conectada à realidade, por Mauro Felix

  Pestalozzi, um importante educador suíço do século XVII, já dizia que a profissão exerce uma influência peculiar na personalidade do indivíduo, pois imprime marcas, tanto por aquilo que exige, quanto por aquilo que deixa de exigir. Isso quer dizer que quando escolhemos uma profissão, estamos escolhendo por representar um papel, que exigirá uma série de comportamentos, habilidades, postura, atitudes, capacidades, formas de se comunicar, dentre outros requisitos. Imagine então ter que atuar em uma carreira cujas exigências sejam distantes da própria personalidade, do que valoriza e do que busca no mundo.   Agora, se imagine em outra situação, pense em uma carreira que esteja em concordância com as capacidades e com as perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional. Com …

Leia Mais

Borderline: psicólogo responde 5 principais dúvidas sobre a 'doença do século'

O transtorno de Borderline é considerado por muitos como "a doença do século". Definida como um transtorno de personalidade que tem como sintomas a  instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas, a doença tem afetado cada vez mais pessoas. O psicólogo e hipnoterapeuta, Romanni Souza, respondeu 5 das principais dúvidas sobre o transtorno. Confira: 1- Transtorno bipolar e borderline são a mesma coisa? Não. O psicólogo afirmou que o transtorno borderline é diferente do transtorno de bipolaridade. Já que, a instabilidade emocional é um dos principais sintomas, eles podem ser confundidos, mas existem diferenças. "As alterações de humor acontecem mais rapidamente. Diferente do transtorno bipolar, onde as alterações de humor podem levar até meses para acontecerem, …

Leia Mais

Neuropsicóloga explica que práticas podem fortalecer a inteligência e o aprendizado

Um bom programa de treinamento pode melhorar a memória e estimular a habilidade de resolver problemas e, no final, isso resulta no aumento dos níveis gerais de inteligência. Segundo a neuropsicóloga. Roselene Espírito Santo Wagner, existem diversos tipos de inteligência: habilidade de raciocinar; planejar; resolver problemas; pensar de forma abstrata; compreender ideias; usar a linguagem e aprender. A inteligência pode ser  caracterizada pela adaptação a um novo ambiente, ou pela capacidade de estabelecer relações saudáveis, ou de ter pensamentos produtivos, originais, criativos e utilizá-los para resolver problemas do dia a dia. Além disso existem outros padrões específicos de inteligência, como por exemplo o fato de uma pessoa que se destaca em um determinado esporte, está demonstrando um alto nível de …

Leia Mais

5 dicas imperdíveis de como traçar metas

Você é daquelas pessoas que têm dificuldade para traçar e cumprir metas? O escritor pós-graduado em psicologia, Rodrigo Cardoso, revelou 5 dicas de como traçar metas, e, o mais importante, de como cumpri-las. 1- Sonhar Segundo Rodrigo, nenhuma meta pode ser traçada se ela não nasce a partir de um sonho. "O primeiro passo é o mais divertido de todos. É como se tudo estivesse a sua disposição e você pode ter alcance ao que quiser", disse. 2- Verificar a ecologia Segundo o escritor, neste segundo passo é necessário verificar o meio que estamos inseridos. "Verificar a ecologia significa analisar o 'preço' para conseguir cumprir essa meta. É preciso de perguntar: isso realmente faz sentido para mim? Esse sonho é …

Leia Mais

Estudo liderado por brasileiro apresenta os efeitos do neurobusiness no desempenho de empreendedores.

Não é segredo que uma das maiores armas de um empreendedor de sucesso é o bom funcionamento cerebral, tanto para tomada de decisões importantes para o futuro da empresa como para elaborar estratégias de marketing efetivas e inovar no mercado. Para otimizar esses processos a ciência entra em ação, mas especificamente, o neurobusiness. Neurobusiness é um campo derivado da neurociência comportamental que utiliza estudos acerca do comportamento cerebral no mundo dos negócios para facilitar tomadas de decisões, controle de reações a fatores externos e direcionamento de estratégias, por exemplo. Ele compreende diversas subdivisões da neurociência que estudam "negócios neuronais", algumas delas são, neuromarketing, neuroeconomia e nerogestion, que são dispostas para maximizar desempenhos. O importante papel do neurobusiness em empresas foi …

Leia Mais

Pesquisadores da USP e de universidades federais desenvolvem aplicativo gratuito para ajudar jovens na escolha profissional

Estudantes podem fazer download gratuito da ferramenta e identificar o próprio perfil profissional, além de localizar os cursos técnicos que têm potencial para atender seus interesses de forma mais adequada. Estimular os estudantes brasileiros a escolher um curso técnico sob medida para atender a cada perfil de interesses. Esse é um dos principais objetivos do aplicativo Soutec, que já está disponível para download gratuito. A ferramenta foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação de diversas universidades públicas brasileiras, todos eles vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pedido do Ministério da Educação (MEC). "É fantástico ter a oportunidade de ver a mudança que a gente está fazendo na vida …

Leia Mais

Vivemos uma geração opositora do intelecto? Cientista explica como percepção sobre inteligência mudou

Com o advento das redes sociais, da informação rápida, da instantaneidade das ações, pessoas como Einstein, Beethoven, e outros grandes gênios teriam as mesmas oportunidades se vivessem nos dias de hoje? O neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela explicou que, antigamente admirava-se o intelecto e os gênios da época tinham oportunidades justamente pelo fato das pessoas terem admiração por eles. "As pessoas apostaram neles. Hoje em dia, você passa despercebido no meio da multidão. Se você tem uma boa ideia ou um pensamento revolucionário, as outras pessoas veem isso como competição pois estamos vivendo uma era narcisista", afirmou.  Diante disso, se destacar, que é algo que as pessoas com inteligência acima da média fazem, pode acabar parecendo um problema para …

Leia Mais

Especialista explica como o foco pode mudar o rumo do seu negócio

De forma geral, sabemos que é necessário ter foco para conseguir chegar onde se quer. Mas, de acordo com o administrador e um dos maiores líderes da indústria de Marketing de Relacionamento do mundo, Lucas Battistoni, a maioria das pessoas sabe exatamente o que deve ser feito, mas não faz por falta de foco. Lucas explicou que, muitas vezes, a virada de chave não acontece porque as pessoas ainda não sentiram o quanto a falta de foco pode ser destrutiva. "É importante falar sobre a dor. Tudo aquilo que a gente pode perder por causa da falta de foco. É necessário chegar ao incômodo e se questionar: o que a falta de foco me traz de ruim? Primeiro: falta de resultados. …

Leia Mais

Tiago Pereira recebe prêmio da Fundação Alexander von Humboldt

Recentemente, a Fundação Alexander von Humboldt, sediada na Alemanha e dedicada a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo, anunciou que Tiago Pereira, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, ganhou o Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022 por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo. O prêmio leva o nome do astrônomo e matemático alemão Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846) e é concedido a acadêmicos de renome internacional em reconhecimento por suas realizações notáveis em pesquisa de diferentes áreas, como matemática, física, medicina, biologia, entre outras. Com o lema: "A Humboldt financia pessoas, não projetos", a Instituição tem uma rede de ex-bolsistas ultrapassando 30.000 cientistas em mais …

Leia Mais

Como pedir aumento de salário?

Aumentar os ganhos salariais é um desejo de quase todos os profissionais. No entanto, é comum que as empresas não consigam acompanhar os desejos e as demandas das pessoas contratadas. É nesse contexto que se forma a dúvida sobre como pedir aumento de salário. A conversa com o chefe sobre negociação salarial é sempre delicada, por isso, é importante se preparar e avaliar o melhor momento para isso. Neste post, separamos 5 dicas sobre como pedir aumento de salário para você conseguir vencer esse desafio. Quando devemos pedir aumento de salário? Você deve ser perguntar constantemente: como faço para pedir aumento de salário? Mas como identificar quando a empresa pode aumentar o salário? Existem três situações nas quais um colaborador deve observar e que …

Leia Mais

Espaços de meditação passam a fazer parte de ambientes corporativos

O cuidado com a saúde mental entrou no foco das empresas, ainda mais após o período de pandemia, responsável por um aumento de 25% dos casos mundiais de ansiedade e depressão, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março. Espaços de relaxamento e o incentivo a práticas que levem ao relaxamento devem ser cada vez mais frequentes em ambientes corporativos. A designer Indianara de Barros iniciou práticas de meditação oferecidas pela empresa onde trabalha, o Grupo Marista, e sentiu melhoria no bem-estar. “As práticas me ajudam a ficar no presente, nem no passado, nem no futuro. Com a mente calma, melhoramos nosso julgamento, a tomada de decisão e a percepção da nossa realidade”, …

Leia Mais

Especialista alerta para riscos de comparação do real com a rede social

A especialista Sandra Raphael reforçou o alerta para os riscos da intensa comparação que a sociedade tem feito entre os acontecimentos da vida real com o que é propagado/postado nas redes sociais. Segundo Sandra, a busca constante e desequilibrada pelos ideais alheios compromete nossa autoestima e nos afasta do que realmente precisamos buscar. "É perigoso porque fragiliza nossa saúde emocional. É essa que, quando fragilizada, não nos permitirá nos beneficiarmos da linda imagem ou do corpo perfeito. É a combinação entre eles que trará a satisfação e a alegria que, por consequência, traz uma autoestima saudável", citou Sandra. Ainda conforme Sandra, em rede social outro cuidado necessário é não confundir inspiração com comparação. "Quando nos inspiramos, buscamos alcançar ou fazer …

Leia Mais

Como é o encontro da sociedade de pessoas de alto QI mais restrita do mundo

Pessoas mais inteligentes do mundo reunidas na Alemanha e temos um representante luso-brasileiro nesse encontro Alguma vez na nossa vida já paramos para imaginar o que seriamos se tivéssemos capacidades acima do comum. Isto é ponto certo. Todos nós em algum momento já tivemos esse tipo de pensamento. Mas então o que imaginaríamos se concentrássemos numa mesma sala mais de seis dezenas de pessoas que têm o QI não de superdotados, mas sim de génio? Como imaginaríamos toda essa dinâmica? Pois bem, este final de semana, uma pequena cidade chamada Aschaffenburg na região administrativa da Baixa Francónia do estado da Baviera foi palco desse encontro. Nome do evento: egg999! Mais de 60 pessoas pertencentes à TNS - Triple Nine Society …

Leia Mais

Profissional mascarado: especialista explica como máscaras que dividem profissional do pessoal atrapalham performance

Será que você é um profissional mascarado, que diz dividir o profissional e o pessoal e não entender a consequência disso para os dois lados? Para o especialista em Alta Performance Emocional Empresarial, Flávio Sanches, essa divisão não passa de máscaras. "Não dá para ser o profissional que usa máscaras. Sim, máscaras. Uma usada para a vida profissional e a outra para a familiar. Aquele conceito de não deixar seus problemas pessoais entrarem na empresa e de não levar para casa os problemas do trabalho não se sustenta, não é possível." De acordo com o profissional, não existe um botão para cada lado da vida: Profissional e Familiar. Flávio afirma que "a base do profissional é o ser humano. Para …

Leia Mais

As oportunidades socioeconômicas do metaverso em construção, por Miguel Bruno

               O conceito de metaverso tem como objetivo expressar uma nova etapa do avanço das tecnologias da informação e da comunicação em que são combinadas redes sociais com realidade virtual em sistemas tridimensionais. A aplicabilidade deste irá muito além dos jogos e das possibilidades de lazer criadas pelos sistemas digitais, pois abrirá inúmeras oportunidades de negócios, provocando o surgimento de novas empresas e serviços antes inimagináveis. É um universo virtual onde usuários poderão interagir por meio de avatares digitais, isto é, representações virtuais personalizadas em imagens 3D de cada pessoa imersa nesse ambiente.   Para isso, o metaverso mobilizará diversas ferramentas tecnológicas como realidades virtual e aumentada, criptomoedas e conexões de banda larga. Uma …

Leia Mais

Qual é o melhor formato de trabalho?

Artigo de Mauro Felix No Brasil, mais de 143 milhões de brasileiros estão com o esquema vacinal completo, o que levou as empresas a rediscutirem o modelo de trabalho ideal no pós-pandemia. Segundo a sexta edição da pesquisa "Covid-19: como será o retorno aos escritórios", elaborada pela KPMG, 85% das companhias devem optar por um formato entre o teletrabalho e as atividades presenciais. O relatório apontou ainda que cerca de 30% devem optar pela frequência dos trabalhadores duas vezes na semana e o mesmo percentual três vezes no período. Empresas de tecnologia da informação apresentam o maior percentual de trabalhadores nesta modalidade, mas encontramos esta iniciativa em outros setores. Já do ponto de vista do trabalhador estudos apontam que 75% …

Leia Mais

Especialista explica quais efeitos da positividade tóxica no trabalho

Apesar de todos os benefícios que nos podem ser trazidos pelo otimismo, no pensamento positivo que libera neurotransmissores que causam euforia, recompensa e satisfação, é preciso estar atento ao fato de que, muitas vezes, a positividade tóxica ignora emoções ruins e pode trazer muitas consequências semânticas, negativas. De acordo com o PhD em Neurociências e Biólogo, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, culpa, vergonha, falta de empatia, desenvolvimento e crescimento profissional prejudicado, incluindo consequências como aumento de ansiedade e seus reflexos na saúde mental, podem ser encarados como efeito espelhado do comportamento na escola e até mesmo no trabalho, já que emoções negativas nos levam a dimensões curativas sobre nossos comportamentos. Para ele, quando entramos em contato com nossa realidade …

Leia Mais

Sete pontos para líderes identificarem e evitarem a queda no precipício da autossabotagem

Ações são apontadas no livro 'Consciência Transformadora – Transformando pessoas e recuperando empresas', do autor Vinícius Guarnieri. O ambiente organizacional pode estar contaminado pelo pensamento de autossabotagem dos responsáveis por dirigirem o negócio. O gestor financeiro Vinícius Guarnieri é o autor do livro 'Consciência Transformadora – Transformando pessoas e recuperando empresas'. No terceiro capítulo da obra, ele destaca ações para evitarem que essa autossabotagem ocorra. Segundo Guarnieri, o sucesso das empresas obviamente está ligado às contribuições de líderes e colaboradores das empresas. Entretanto, em meio às atitudes vencedoras, podem ser detectadas ações altamente prejudiciais ao negócio. "O consciente determina vencer, enquanto o inconsciente, muito mais expressivo, dissolve as possibilidades aparentes de sucesso. Neste momento, o olhar do líder deve ser …

Leia Mais

Entidade identifica 19 brasileiros superinteligentes no País e prepara nova rodada de testes em maio

 A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País, acaba de identificar 19 brasileiros com quociente de inteligência (QI) muito acima da média. Com isso, estes candidatos foram convidados a se associar à entidade.   A descoberta dos chamados “superinteligentes” aconteceu durante os testes de admissão realizados pela associação no mês de março, em dez cidades brasileiras. Os novos integrantes da entidade são oriundos das cidades de Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP).   Com o intuito de ampliar a identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação no Brasil, a entidade promoverá, …

Leia Mais

14 cursos livres e gratuitos para turbinar o seu currículo

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil, oferece 14 cursos on-line, totalmente gratuitos, com carga horária total de 3 a 30 horas. Para participar, basta acessar o site, realizar a inscrição e começar a estudar. As oportunidades são para diversas áreas, como Gestão, Finanças, Soft Sills e Educação. Os cursos são voltados a profissionais que querem se especializar ou adicionar conhecimento à sua formação acadêmica. Os alunos que obtiverem nota mínima em uma prova, que também é realizada de forma on-line, podem emitir certificado de participação.   CONFIRA A LISTA DE OPORTUNIDADES:   Autogestão de Carreira   Entenda a importância de um projeto de carreira e como se motivar para …

Leia Mais

Confiança é o principal sentimento para se alcançar a coragem, especialista fala sobre o assunto

No mês em que se comemora uma das mais nobres virtudes que alguém pode demonstrar: a coragem, a neuropsicóloga Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, destaca que para provar desse sentimento, primeiro é preciso ter confiança. O Dia da Coragem é comemorado no dia 6 de maio. "A entrada na vida nos é oferecida sem que sejamos consultados, mas a partir da chegada ao movimento do mundo, é preciso desenvolver confiança na ordem do universo. Para isso precisamos de coragem", afirma a especialista. Dra. Roselene destaca ainda que a coragem é necessária para a compreensão de que os bens que nos são oferecidos, sem que tenhamos pensado neles, nem sempre são melhores do que aqueles que desejamos e buscamos. "Os bens …

Leia Mais

Pesquisa coloca o cérebro como foco da atuação intelectual "driblando" o excesso de tecnologia e redes sociais

Avanços tecnológicos que tem como finalidade simplificar as atividades diárias do ser humano, também tem provocado a perda de capacidades. Uma pesquisa divulgada pela Revista Multidisciplinar Ciência Latina, com o apoio da Redilat, rede de pesquisadores latino-americanos, traz estratégias que favorecem a aprendizagem funcional, por meio da memorização e análise e estimula o desenvolvimento da criatividade tanto na escola, quanto no meio social. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes do mestrado de psicologia na Universidad Santander do México, Karla Ivonne Jaime Zamudio e Ignacio de Jesús López Álvarez, com a orientação do neurocientista e professor desta universidade, Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Segundo o estudo, os avanços tecnológicos que tem como finalidade simplificar as atividades diárias do ser humano, também tem provocado a perda de …

Leia Mais

Retomada do trabalho presencial: certificação auxilia empresas na volta do home office

Depois de um longo período em regime home office, muitas empresas finalmente começam preparar a volta presencial ao escritório. Para garantir o bem-estar dos colaboradores, funcionários e fornecedores até então acostumados a trabalhar em casa é necessário que os ambientes sejam acolhedores e ao mesmo tempo seguros. Por trás do funcionamento de áreas tão necessárias como limpeza, segurança e manutenção estão os serviços de facilities, que passaram a ser certificados pela ABNT Certificadora. A NBR ISO 41001:2000 surgiu para certificar os processos de facility das empresas, com o padrão de qualidade já mundialmente conhecido da ISO (International Organization for Standardization), Organização Internacional da Normalização. "Enquanto a ISO 9001 é direcionada somente aos processos principais, a ISO 41001 dá suporte aos serviços de infraestrutura …

Leia Mais

Escritor define perfis de comunicação em especialista, artista, humorista e generalista; veja em qual se enquadra

Você é especialista em algum tema e tem embasamento teórico, artigos publicados e, mesmo assim, têm dificuldades de repassar conhecimento de forma clara para todas as pessoas? Ou talvez tenha um perfil generalista, aquele que entende muito de vários temas, mas não consegue se aprofundar em nenhum deles? Bom, para o escritor, treinador comportamental e criador de conteúdo, Rodrigo Cardoso, o seu perfil pode ser definido em até quatro categorias. Em seu livro "Leve Sua Mensagem Para o Mundo", o escritor fala sobre como impactar e transformar pessoas através de treinamentos e palavras bem estruturadas. A obra ensina didaticamente como um bom palestrante deve conseguir usar a comunicação ao seu favor. Entre os temas, está a definição dos quatro tipo …

Leia Mais

Mercado de trabalho: "ainda há muito preconceito", afirma especialista

O mercado de trabalho está mais diverso, é verdade. Mas o caminho para a inclusão e diversidade nas empresas ainda é longo. Para o professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e especialista na área Marcus Vinícius Bomfim, o cenário tem melhorado quando olhamos para números generalizados, mas quando observamos outros grupos sociais marginalizados como indígenas, mulheres negras e a população LGBTQIA+ não-normativos, há ainda muito preconceito na oferta e na conquista de vagas.   A seguir, ele analisa como anda a inclusão de alguns grupos sociais que historicamente são mais marginalizados no mercado de trabalho.   POPULAÇÃO PRETA E PARDA    Na opinião do especialista, a questão da diversidade nas empresas no Brasil melhorou nos últimos anos em …

Leia Mais

Não existe ser profissional apenas da porta para dentro’, diz especialista sobre a divisão entre trabalho e vida pessoal

Tem como separar totalmente a vida pessoal da profissional? Para o administrador especialista em Alta Performance Emocional Empresarial, Flávio Sanches, a resposta é não. "Aquele conceito de não deixar seus problemas pessoais entrarem na empresa e de não levar para casa os problemas do trabalho não se sustenta porque não é possível. A gente não aperta um botão quando entra na empresa e todos os nossos desafios e problemas familiares são pausados", afirmou. Como pós-graduado em psicologia, Flávio começa explicando que cada profissional tem suas relações pessoais e profissionais, e que não é possível anular o que se é ou o que se vive como em um passe de mágica. O especialista explica que todos nós somos criados e formados …

Leia Mais

MBA na USP em Inteligência Artificial e Big Data abre inscrições

Ex-alunos USP cadastrados na plataforma alumni têm 10% de desconto nas mensalidade; Inscrições para primeira chamada vão até 30 de abril Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da 2ª Edição do MBA em Inteligência Artificial e Big Data, realizado pelo Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da USP, em São Carlos, que garante certificado reconhecido pela Universidade de São Paulo. Inteligência Artificial e Big Data são áreas de interesse que mais crescem no Brasil e no mundo, por isso existe uma alta demanda por profissionais qualificados com salários bem atraentes. As inscrições para a 1° chamada vão até dia 30 de abril com um valor especial de inscrição, R$ 350, e devem …

Leia Mais

Era das redes sociais: busca por comprovação acadêmica de métodos aumenta; especialista explica

Na era das redes sociais muitos acreditam serem especialistas sobre todos os temas e criadores de métodos eficazes, que prometem diversas coisas. Mas, como comprovar a veracidade do que está sendo dito? O neurocientista e professor, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explicou que a procura por embasamento acadêmico tem aumentado após alta na cobrança de títulos e comprovações dos métodos ou teorias apresentados pelas pessoas que usam as redes sociais como ferramenta principal de trabalho. Além disso, o especialista comprovou que os profissionais com formação acadêmica são os que mais se destacam. "Com a rede social, essa competição de usuários, em que os profissionais querem se promover e chamar atenção, eles estão aplicando conceitos e métodos, que dizem que são …

Leia Mais

Procrastinação é inimiga do sucesso? Especialista em gestão explica

Diversos são os nossos afazeres do dia-a-dia e por vezes perdemos o foco naquilo que realmente precisa e deve ser feito. A procrastinação pode ser inimiga do trabalho bem feito e da realização pessoal. É o que explica o advogado Sergio Vieira, especialista em gestão e sócio-diretor do Nelson Wilians Advogados. "O que quero fazer e o que precisa ser feito: neste cenário a consequência natural é que os nossos clientes e potenciais clientes também não nos tenham no foco e isso é fruto exclusivamente das nossas ações", disse. Para Sergio, no âmbito profissional, é necessário que nos coloquemos como essenciais para o cliente, seja qual for a nossa vertente empresarial. "Fazer o que tem que ser feito" é uma dica …

Leia Mais

Cultura da rede social reduz a concentração e aumenta a ansiedade

  Segundo o neurocientista Doutor Fabiano de Abreu Agrela, mau uso da internet libera neurotransmissores que provocam mudanças no cérebro  Imagine-se sentado lendo um livro e então você ouve o som de uma notificação no seu celular: pronto, eis aí que você perde a concentração e se instala uma ansiedade para saber qual é a mensagem que chegou no seu smartphone. De acordo com o neurocientista e biólogo Doutor Fabiano de Abreu Agrela, com o passar do tempo o cérebro passa a adaptar-se à falta de atenção, reduzindo a habilidade de concentração do indivíduo. "A cultura da rede social promove efeitos em como desempenhamos nossas tarefas no dia a dia. O nosso cérebro, que é extremamente plástico, adapta-se para esse …

Leia Mais

Conheça os principais direitos trabalhistas das gestantes

A Advogada Dra. Lorrana Gomes explica o funcionamento e a importância das normas voltadas para o período da gravidez Os direitos trabalhistas estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como na Constituição Federal, e visam garantir o bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável e bem estruturado. Assim, a legislação estabelece uma série de normas que devem ser seguidas pelas empresas e empregadores.  O regulamento possui itens que dizem respeito aos direitos das gestantes no trabalho, ou seja, às garantias legais que ela tem em relação ao seu emprego durante o período de gravidez. "As gestantes possuem diversas proteções no âmbito do direito do trabalho, tendo em vista que estamos protegendo não só ela mas …

Leia Mais

A importância da utilização da tecnologia como aliada na formação superior

Quando pensamos em educação e em como a tecnologia pode se tornar uma aliada para que o conhecimento possa ser repassado adiante, logo podemos supor que esse mesmo aliado seja aderido dentro das salas de aula, com o incentivo cada vez mais amplo à utilização de produtos tecnológicos, computadores e softwares. E é justamente pensando nesse avanço tecnológico que Lázzaro Barbosa, estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Tecnologia da Bahia, explica em seu artigo publicado na Cognitionis, revista científica da Logos University International, Unilogos sobre o programa GEOGEBRA, que tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Lázzaro traz através de um olhar atento, a dinâmica e benefícios que o programa possui dentro da sala …

Leia Mais

Excesso de estresse no trabalho? Cuidado com a síndrome de burnout

Psicólogo André Barbosa explica que distúrbio é caracterizado por estresse e esgotamento emocional contínuo no ambiente profissional  Viver momentos de estresse no trabalho é algo que faz parte da rotina de todo trabalhador. Todavia, o excesso de estresse acompanhado de longas horas de trabalho e pouco lazer, provoca exaustão (física e emocional) que quando não tratada, pode evoluir para a síndrome de burnout. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o burnout como uma doença de trabalho. Os sintomas iniciais desta patologia são: "falta de energia e cansaço excessivo. A pessoa começa a deixar de fazer as coisas que ela sentia prazer em fazer, então em um momento podemos até mesmo confundir essa patologia com a depressão", explica André …

Leia Mais

Campus Party 2022: o maior evento de tecnologia do país, também se preocupa com o que a tecnologia pode trazer de prejudicial aos jovens e crianças

Neurocientista, Dr. Fabiano de Abreu, explica como a tecnologia pode influenciar negativamente no desenvolvimento da inteligência dos mais novos A Campus Party é o maior evento de imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker e Empreendedorismo do mundo, é conhecida pelos participantes que vão acampar e acordam já imersos no mundo tecnológico. A edição de 2021, realizada em novembro, foi um sucesso absoluto tendo tido audiência de cerca de 700 mil pessoas nas plataformas digitais. Em 2022, a Campus Party está prevista para acontecer nos dias 15 e 20 de Fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, além das outras edições de Brasília, nos dias 9 e 13 de Março, Goiânia, em 15 e 19 …

Leia Mais

Meninas se transformam em água, em comercial da WaterAid

A entidade WaterAid apresenta no Reino Unido a animação "The girls who turned to water" (assista abaixo), que destaca como a falta de acesso a água potável e de instalações de saneamento afetam a educação de meninas em lugares como o Nepal. O filme para mídia digital mostra meninas em uma sala de aula. As alunas vão se transformando em água para simbolizar como ter que andar para conseguir o líquido as impede de ir à escola. A peça foi criada com o estúdio de animação Second Home Studios. Assista ao vídeo aqui!

Leia Mais

Veja uma prévia da 29ª Conferência Mundial do Gás (WGC2022)

O setor de energia está mudando rapidamente e viu uma mudança drástica em todos os setores com foco na sustentabilidade e no alcance de suas metas líquidas de zero. A este respeito, a ambição da 28ª Conferência Mundial do Gás (WGC2022) é continuar a fornecer uma plataforma para impulsionar a conversa sobre gás e energia. De 23 a 27 de maio de 2022, o WGC reunirá as mentes mais brilhantes e inovadoras do setor, de formuladores de políticas e líderes de pensamento a tomadores de decisão e líderes empresariais. Juntos, enfrentaremos os desafios mais imediatos e olharemos para um futuro sustentável - movido a gás, sob o mesmo teto em Daegu, Coréia do Sul. O QUE ESPERAR DO PROGRAMA WGC2022 …

Leia Mais

Vencendo Limites - Oito Atitudes para Desenvolver o Potencial de Liderança

Não existe atalho para se chegar à autoliderança. É preciso conhecer os oito poderes descritos e aprofundados neste brilhante livro de Marcelo Bulk. Nele, Bulk revela as oito habilidades humanas, atitudes mentais que servem como uma arma no campo de batalha do mundo: instrospecção, tolerância, ajustamento, discernimento, julgar, enfrentar, cooperar, empacotar. Em Vencendo Limites, os oito poderes ficam disponíveis para qualquer pessoa. Com uma linguagem fácil, ele desperta as potencialidades de liderança que estão muito mais ligadas ao espaço interno de cada ser humano do que se possa imaginar. Se você deseja mudanças positivas em sua vida profissional, este livro é um convite, um mergulho direto e claro para dentro de si mesmo a fim de extrair a sua própria …

Leia Mais

Cognição: uma singela percepção que pode mudar uma vida, por Dr. Fabiano de Abreu

A palavra 'cognição' se refere aos processos mentais envolvidos na compreensão e obtenção de conhecimento. Esses processos cognitivos incluem saber, pensar, lembrar, reconhecer, julgar, resolver problemas e tomar decisões. São funções de nível superior, relacionadas à região frontal do cérebro e abrangem linguagem, imaginação, percepção e planejamento. "Eu, particularmente, gosto de vincular a cognição a uma singela percepção dos pormenores e nuances que captam a intenção", opina o neurocientista, PhD e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu.   De acordo com ele, o desenvolvimento da cognição se dá por diversas maneiras, tendo o precursor genético como gatilho genótipo para o fenótipo resultante. "Uma pessoa de alto QI, se não sofrer prejuízos cognitivos ao longo do caminho da vida desde o nascimento, …

Leia Mais

Participe da maior maratona de criação de jogos do mundo

 No ICMC, a Global Game Jam acontecerá de 28 a 30 de janeiro de forma remota Mais de 6,3 mil jogos foram criados por 28,8 mil pessoas de 104 países em uma das 585 sedes da Global Game Jam, a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. Esses números alcançados na última edição do evento devem se ampliar este ano, e qualquer pessoa, com ou sem experiência na área, pode participar da iniciativa, que será realizada de forma presencial ou remota em vários lugares ao redor do globo. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a maratona acontecerá de 28 a 30 de janeiro remotamente. O objetivo é estimular os participantes a trabalharem …

Leia Mais

Estudante de Economia da UFRGS cria aplicativo para facilitar vida universitária

Com o objetivo de descomplicar o dia a dia do estudante universitário, Bruno Kalil Medeiros, aluno do curso de Ciências Econômicas da UFRGS, criou o aplicativo Fokvs. O app, recém-lançado para Android e iOS, possibilita que alunos de graduação troquem materiais de estudo e compartilhem opiniões sobre disciplinas da faculdade, entre outras funcionalidades. Medeiros explica que a ideia de criar o aplicativo surgiu da própria experiência, por conta de dificuldades que foi encontrando ao longo da graduação. Com a iniciativa, o estudante busca “centralizar e democratizar o acesso a algumas informações acadêmicas que são necessárias no dia a dia dos alunos, mas que hoje estão muito dispersas – em grupos de WhatsApp e Facebook, drives, entre outros meios. Isso envolve, …

Leia Mais

Mentoria: contribua para que garotas criem aplicativos em escola de verão na USP

  Technovation Summer School for Girls precisa de mentores para ajudar as participantes, que têm de 8 a 18 anos, a desenvolveram projetos em equipe de forma remota Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais do mercado de áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo podem contribuir com a quarta edição da Technovation Summer School for Girls. A iniciativa está em busca de mentores que tenham disponibilidade para ajudar no desenvolvimento dos projetos das participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo. A escola de verão ocorrerá de fevereiro a abril, é totalmente online e gratuita, e dará oportunidade para garotas de 8 a 18 anos adquirirem novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo. Para se tornar …

Leia Mais

Estudo revela que 65% dos jovens acreditam no diploma de graduação para garantir melhor empregabilidade

Para especialista, valorização das soft skills e de outras experiências, estão entre os motivos que levam 35% dos profissionais discordarem da afirmação O debate em volta da importância de ter ou não um diploma de graduação divide opiniões. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp e Symplicity, com apoio do InfoJobs e da CIA de Talentos, com 8,5 mil alunos e egressos da educação superior, revelou que 65% dos jovens acreditam que o fato de ter um diploma de graduação, garante melhor empregabilidade, enquanto os outros 35% discordam da afirmação.   Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para RH, trabalha com o setor de recursos humanos há anos e acompanha de perto a discussão acerca do assunto. A …

Leia Mais

100 Open Startups revela as organizações que mais impactaram o ecossistema de inovação em 2021

A 100 Open Startups, plataforma brasileira de inovação aberta especializada em conectar empresas e startups em todo o mundo, divulgou hoje o Top 20 Ecossistemas do país. O ranking reconhece as organizações que mais geraram impactos positivos na trajetória das startups ao longo de 2021. A companhia, que realiza o levantamento anualmente, mapeou 399 atores do ecossistema, distribuídos, principalmente, em Hub&Coworking (20%), Aceleradora (16%), Associação/Fundação (12%), Universidade/ICT (10%) e Consultoria (10%). A pesquisa aponta que 47% das open startups reconhecem a contribuição direta de um ou mais atores do ecossistema em suas trajetórias. Esse número sobe para 77% entre as startups Top 10 das 28 categorias do Ranking 100 Open Startups. “Os atores do ecossistema têm feito um excelente trabalho de coordenação …

Leia Mais

Siemens Healthineers está com vagas abertas para estágio em todo país

 Inscrições para o Programa de Estágio Healthineers poderão ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2022, envolvendo diversos cursos de graduação como engenharia, finanças, administração e biológicasInscrições para o Programa de Estágio Healthineers poderão ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2022, envolvendo diversos cursos de graduação como engenharia, finanças, administração e biológicas Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Healthineers! Construindo o futuro da saúde, com mais de 30 vagas espalhadas pelo país, incluindo São Paulo (SP), Vespasiano (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). Entre as graduações necessárias estão engenharias, finanças, administração e biológicas, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 07 de janeiro, por meio …

Leia Mais

Robô inovador voa como drone e pousa como pássaro

Pousando como um pássaro Se a robótica tem decepcionado ultimamente, com demonstrações pouco criativas, um trio de engenheiros das universidades de Stanford (EUA) e Groningen (Países Baixos), de fato conseguiu dar a volta por cima. Eles criaram um pássaro robótico que é capaz de voar, como seria de se esperar, mas que - e aí reside sua grande inovação - consegue pousar em qualquer galho, como um pássaro de verdade. A grande dificuldade é que, na natureza, não existem dois galhos iguais. Os galhos diferem em diâmetro, forma e textura; alguns podem estar molhados, cobertos de musgo ou repletos de ramos - e, ainda assim, os pássaros conseguem pousar em qualquer um deles. Desta forma, fazer um robô reconhecer um galho, identificar …

Leia Mais

Por que é importante conhecer o céu

  No Sertão Paraibano, em breve, um radiotelescópio será instalado para que cientistas possam conhecer ainda mais, e melhor, o céu brasileiro. Chamado de BINGO, o projeto (que está sendo construído em São Paulo) tem como objetivo principal entender melhor a matéria e a energia escura do espaço. Mas qual a diferença entre uma e outra? Coordenador do projeto, Elcio Abdalla, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) explica. "Ambas se referem a objetos que não podem ser vistos, elas não interagem com a luz, portanto não transmitem informação eletromagnética. A informação eletromagnética é, na verdade, tudo o que podemos ver. As outras interações, se houver, não estão facilmente ao nosso alcance", conta. Mas porque é …

Leia Mais

Quer criar jogos? Alunos da USP desenvolvem games e ensinam como fazer

Fellowship of the Game, grupo de extensão da USP em São Carlos, produz dezenas de jogos todo ano e oferece cursos para quem quer aprender   Quem não viveu, ainda vai viver: é comum, na vida do aluno universitário, desejar que o ônibus pudesse correr como um carro de Fórmula 1 — e até sair voando — para chegar mais rápido ao campus, pelo desespero de estar atrasado para uma aula importante. É desse sentimento tão cotidiano que nasceu o jogo Subi no Ônibus, criado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.   Nele, você deve guiar um ônibus da USP pela estrada de maneira insana e desviar do máximo de obstáculos …

Leia Mais

Avanço da vacinação motiva novas contratações

Pesquisa inédita feita pela InfoJobs concluiu que o avanço da vacinação incentiva novas contratações. O levantamento mostrou ainda que 38% das empresas pretendem realizar contratações temporárias e 90% dos candidatos acreditam que podem ser efetivados com as oportunidades do período. O mercado de trabalho está aos poucos demonstrando sinais de retomada. A pesquisa realizada em novembro, mostrou que 55% dos recrutadores afirmam que o avanço da vacinação no país motivou novas contratações. Não à toa, 38% das empresas pretendem realizar contratações temporárias no período de fim de ano e 82% dos candidatos vão aproveitar o período para arrumar um emprego - sendo que 90% acredita que pode ser efetivado. Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, afirma que de fato existe …

Leia Mais

Bolsas de até 100% para a Lund University, a número 1 da Suécia

A Lund University é uma universidade com foco internacional considerada a melhor da Suécia pelo QS Ranking de melhores do mundo. Criada em 1666, a instituição também está entre as 100 melhores do mundo e acaba de abrir bolsas de até 100% para os programas de graduação e mestrado. De acordo com o site da universidade, o objetivo das bolsas de estudo é reconhecer estudantes internacionais de alto desempenho. O critério de seleção é baseado em mérito acadêmico, e os interessados devem comprovar histórico de notas altas e consistentes.   Como funcionam as bolsas da Lund Anualmente, a Universidade de Lund destina cerca de SEK 15 milhões (Coroas Suecas), aproximadamente R$ 9.368.000, para bolsas de estudo para estudantes internacionais. Esse valor é distribuído …

Leia Mais

Young Summit Rio Oil & Gas aposta na conexão da indústria com as novas gerações

Conectar a indústria de energia e O&G às novas gerações e ouvir o que elas têm a dizer, gerando oportunidades de fomentar uma indústria cada vez mais inovadora, diversa, transparente e sustentável. Estas são algumas das propostas do Young Summit, nova iniciativa da Rio Oil & Gas voltada para o público jovem. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e com Carla Diniz, Diretora de Gente e Gestão da NTS, como chair, o evento, será 100% online e transmitido direto da Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro, para a plataforma exclusiva da Rio Oil & Gas, entre 30 de novembro e 2 de dezembro  de 2021. Os participantes terão direito a certificado. Pilares de conteúdo O Young Summit contará com 12 sessões de …

Leia Mais

Músculos artificiais para robôs

Os sistemas robóticos mesclados com tecidos musculares podem produzir agilidade e versatilidade que atualmente são impossíveis em robôs feitos de metal e plástico. Por isso, pesquisadores de diversos países estão buscando encontrar uma forma de criar músculos artificiais para robôs que sejam funcionais. Em estudos que combinam robótica e nanotecnologia, um dos principais objetivos dos cientistas é encontrar soluções para alavancar a ação de minúsculos motores, inspirados em sistemas biológicos, para realizar tarefas maiores de maneira controlada. Como, por exemplo, os pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão, que  conseguiram criar músculos artificiais feitos com proteínas motoras. Assim como os músculos naturais, eles são capazes de realizar movimentos complexos, que envolvem força, relaxamento e contração. Durante os …

Leia Mais

USP realiza mostra de jogos e palestras com profissionais da indústria de games

Organizado pelo grupo de desenvolvimento de jogos do ICMC, USP Game Link é uma das maiores iniciativas da área no interior de São Paulo   Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realiza a quarta edição do USP Game Link, evento criado para integrar a comunidade de desenvolvimento de jogos. Aberto a todos os interessados, o encontro reúne representantes da universidade e da indústria, desenvolvedores independentes, entusiastas e jogadores. Na sexta-feira, dia 3, as atividades terão início com a 6ª edição da Mostra de Jogos do ICMC, que exibirá os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina optativa Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, ministrada no ICMC. Também serão expostas criações …

Leia Mais

Fundação Estudar e Fundação Lemann lançam evento gratuito Carreira de Impacto

Parceria das duas organizações abordará temas sobre autoconhecimento, futuro e liderança para jovens   Entre os dias 23 e 25 de novembro, a Fundação Estudar e a Fundação Lemann vão realizar o evento Carreira de Impacto, online e gratuito com líderes e profissionais do setor de impacto. A parceria tem como objetivo inspirar jovens brasileiros a construírem uma carreira que promova transformação social, apresentando novas possibilidades de atuação em diferentes áreas.   Para participar do evento, os interessados precisam se inscrever no link do Carreira de Impacto. Nessa experiência, os jovens poderão desmistificar estereótipos das profissões, compreendendo de que forma os propósitos técnicos e funcionais andam juntos em jornadas de impacto social ao aprenderem, na prática, com profissionais que já tem uma …

Leia Mais

Yidan Prize

Diga-nos quem está moldando o futuro da educação Todos os anos, oferecemos prêmios em pesquisa e desenvolvimento educacional para pessoas que estão tornando o aprendizado melhor, mais justo e mais acessível. Por meio de prêmios em dinheiro, financiamento de projetos e comunidade global, oferecemos aos nossos laureados os recursos e a plataforma para divulgar amplamente o seu trabalho. E queremos que você nos diga quem pode causar o maior impacto nessa área. As indicações para o Prêmio Yidan de 2022 já estão abertas.   Indique alguém para o Prêmio Yidan de 2022 Você pode nomear um indivíduo ou uma equipe de até três pessoas. Aceitamos indicações de todos os lugares do planeta, abordando as questões e prioridades mais urgentes na educação.   …

Leia Mais

Físico calcula quantidade de informação contida no Universo

Informação e matéria Os pesquisadores há muito discutem sobre uma conexão entre a informação e o universo físico, com vários paradoxos e experimentos mentais sendo usados para explorar como ou por que a informação pode ser codificada na matéria física. A era digital trouxe os bits para a realidade, impulsionando esse campo de estudo, sugerindo que a solução dessas questões pode ter aplicações tangíveis em vários ramos da física e da computação. O físico Melvin Vopson, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, já havia calculado que as informações digitais equivalerão à metade da massa da Terra em 2245. Agora ele foi além, tentando calcular a quantidade de informação codificada em toda a matéria visível do Universo. Embora não seja a primeira …

Leia Mais

Equipe da USP vence competição que desafia participantes a criarem robôs domésticos

Após quatro anos seguidos como vice-campeão, Warthog Robotics conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica O Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão formado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica (CBR) 2021, realizada de 11 a 15 de outubro, de forma remota.  No desafio, os competidores tinham que desenvolver robôs móveis de serviço para ambientes domésticos. Cada equipe deveria preparar códigos de computador (algoritmos) capazes de guiar as máquinas para que elas reconhecessem e manipulassem objetos, interagissem com humanos, desviassem de obstáculos, além de executar tarefas de forma autônoma. …

Leia Mais

Leonardo, um drone com pernas que escolhe entre andar e voar

Drone com pernas Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia construíram um robô bípede que combina andar com voar para criar um novo tipo de locomoção, tornando-o excepcionalmente ágil e capaz de movimentos complexos. Parte robô andante, parte drone voador, o robô Leonardo pode andar, pular e até andar de skate ou em uma corda bamba. Leonardo é uma abreviação do inglês para "pernas a bordo de um drone". "Nós nos inspiramos na natureza. Pense em como os pássaros são capazes de bater asas e pular para se equilibrar nas linhas telefônicas. Um comportamento complexo, mas intrigante, acontece quando os pássaros se movem entre andar e voar. Queríamos entender e aprender com isso. "Há uma semelhança entre como um humano …

Leia Mais

Seeds for the Future: Programa de intercâmbio da Huawei seleciona 83 estudantes brasileiros

Ontem, dia 22, a Huawei celebrou o início das atividades do Seeds For The Future 2021, programa global de intercâmbio cultural e profissional, que tem como objetivo inspirar jovens talentos a ingressarem no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Aberta à imprensa, a cerimônia teve início às 10h (horário de Brasília), e contou com a presença do Diretor de RH da Huawei Brasil, Ma Jie; do gerente de projeto da Secretaria de Diretor de Articulação e Fortalecimento (SETEC)/MEC, Fábio de Medeiros Souza; e do Dr. Hamilton José Mendes da Silva, Coordenador-Geral de Inovação Digital do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). O evento também terá momentos de fala de Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, e Atilio …

Leia Mais

O British Council lançou recentemente o edital “Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Grant”

O British Council lançou recentemente o edital “Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Grant”, cujo objetivo é influenciar o desenvolvimento de políticas e práticas institucionais que permitam o estabelecimento da equidade de gênero na ciência e tecnologia em instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil. A iniciativa busca promover o desenvolvimento de capacidades em instituições brasileiras a partir de parcerias com instituições britânicas certificadas pela Athena Swan Charter, quadro referencial usado em vários países para apoiar e transformar equidade de gênero em instituições de ensino superior e pesquisa. A chamada financiará cinco instituições britânicas para o trabalho conjunto, cada qual atuando em parcerias com outras duas instituições brasileiras que se beneficiarão do conhecimento britânico no assunto. As candidaturas …

Leia Mais

Laiob abre inscrições para processo seletivo de bolsas de curta duração nos EUA

O LAIOB (Latin America Institute of Business) acaba de abrir as inscrições do processo seletivo para bolsas de estudo de até 100%, em cursos de curta duração, na The University of Akron, em Ohio, nos Estados Unidos. A universidade é considerada pela Bloomberg como uma das melhores instituições públicas de ensino superior do país na área de negócios. Os estudantes selecionados pelo LAIOB garantem acesso a 12 dias de programa e 64 horas de aulas para o curso escolhido e Business English, que complementa o programa executivo. Com mais de 20 mil alunos, a universidade fica em uma das regiões mais populosas de Ohio, estado conhecido pela força na indústria norte-americana e berço da gigante Goodyear. Entre as principais características …

Leia Mais

Lifelong Learning

Lifelong learning é um termo que vem ganhando força nos últimos anos e que acende um sinal de alerta sobre a forma como entendemos e desenvolvemos o nosso aprendizado profissional. Também chamado de aprendizado contínuo, o convite é para uma revisão nessa temporalidade do estudo, olhando para a aprendizagem como algo perene e que se torne mais que um hábito, uma atitude e por toda a vida.  Parar de aprender após uma graduação, especialização, pós ou mestrado é como desistir de um papel na construção de um mundo do trabalho mais humano e mais efetivo.  As relações humanas mudaram nos últimos dois anos de uma forma bem rápida e radical. A interação no ambiente do trabalho também mudou e acredito que para sempre. Não temos como negar a necessidade de um engajamento no …

Leia Mais

MBA em Ciências de Dados da USP abre inscrições

O primeiro curso em Ciências de Dados oferecido a distância por uma universidade pública está com as inscrições abertas para a sua terceira edição.   O MBA em Ciências de Dados do ICMC/USP/CeMEAI conta com a maior equipe de cientistas da computação, estatística e matemática aplicada do país e tem a chancela da USP para oferecer uma educação de qualidade e com o melhor aporte docente disponível na área.   As aulas são 100% online e os alunos só precisam se apresentar pessoalmente para a prova final do curso e a apresentação do TCC. Para mais informações, clique aqui: https://bit.ly/mba-ciencias-de-dados

Leia Mais

Projeto e engenharia de software de robótica em livro

O livro Robotics Software Design and Engineering, organizado pelo  professor e pesquisador do Mestrado em Computação Aplicada, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Alejandro Rafael Garcia Ramírez, em parceria com o pesquisador Augusto Loureiro da Costa acaba de ser lançado pela editora Intech. A obra, que trata de projetos e engenharia de software de robótica, apresenta resultados da comunidade científica em sistemas de robótica cognitiva, inteligência artificial, sistemas embarcados de condução autônoma, sistemas multi-robô, estrutura de software de robô para sistemas de controle em tempo real e indústria 4.0. Na publicação também são discutidos robôs humanoides, veículos aéreos e de trabalho e robôs manipuladores. A obra, em inglês, pode ser adquirida gratutiamente pelo site da editora clicando em aqui.    …

Leia Mais

Músculos mentais flácidos por Ken O’Donnel

Aprendemos a falar, andar, cantar e até mesmo cozinhar. Ninguém jamais nos ensinou como pensar. A atenção fica pulando como abelhas em um campo de flores. Podemos estar sujeitos a até 100.000 destroços (informações) da mente em um único dia. Pensamentos, sensações, memórias, inspirações, ideias, sentimentos e desejos – todos disputam uma posição privilegiada na tela das nossas mentes.  Foi assim que crescemos com músculos mentais e emocionais muito flácidos.    Ken O'Donnell é australiano e reside no Brasil. Trabalhou como consultor, no campo de desenvolvimento humano e organizacional, com algumas das maiores empresas dos EUA, da América do Sul e Europa. Ministrou mais de duas mil conferências e cursos na Europa, Austrália, Ásia e nas Américas sobre assuntos como estresse, …

Leia Mais

Startup brasileira participa da OTC, maior feira de óleo e gás do mundo, de olho no mercado global

Especializada em inteligência artificial para o mercado de óleo, gás e energia, a The Insight Artificial Intelligence participou da OTC (Offshore Technology Conference) em Houston, no Texas, Estados Unidos, que terminou na quinta-feira(19/9). A empresa brasileira, com sede em Santa Catarina, foi a única de inteligência artificial selecionada para expor suas soluções em Houston. O objetivo foi identificar clientes e oportunidade de negócios com empresas de petróleo de diferentes países, além de buscar novas parcerias tecnológicas.  “A presença na OTC reafirma o quanto é promissora essa internacionalização. No período da feira já evoluímos tratativas comerciais e de parceria com empresas do Canadá, Colômbia, Arábia Saudita, Guiana Francesa e com algumas anfitriãs americanas, como a Shell e o Massachusetts Institute of Technology, o MIT”, salienta Francisco Lisboa, CEO co-founder da …

Leia Mais

“A comunicação existe para que haja PAZ!”

Essa frase do William Ury, me fez refletir sobre os dois últimos dois anos da minha vida.   A começar pelo ano de 2020, onde (como a maioria de nós) tive muitas experiências novas e outras bem ruins.  Tirando a parte triste e dolorosa dessa pandemia (que ainda está aí), duas palavras passaram a fazer parte do cotidiano de pessoas e empresas: *aprender e *adaptar.  Duas habilidades muito importantes que arrancaram do chão com raiz e tudo a todos que ainda tinham dúvida de que a única certeza que temos nessa vida, é a mudança.   E o que dizer da comunicação nesse cenário? A Comunicação nos salvou do caos. O tal do mundo VUCA (volátil, incerto, caótico e ambíguo) sobre o qual muito se falou nos …

Leia Mais

Educação como ferramenta de inclusão e diversidade nas organizações é temas de evento no mês de outubro

  O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC), por meio do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI), e o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGE), vinculado ao Centro Universitário FMU,  promovem no dia 20 de outubro, das 8h às 17h, o Diverses: Encontro nacional de consultorias e consultores em diversidade e inclusão. A primeira edição do DIVERƧEƧ aborda o tema Como a educação pode auxiliar na criação e implementação de ações e ferramentas voltadas às diversidades e à inclusão nas organizações?. A ideia nasce da vivência de seus organizadores, que possuem experiência em formações e assessorias nas áreas de educação, ensino, diversidades e inclusão, e que utilizam como base as perspectivas …

Leia Mais

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20