Saiba como controlar sua ansiedade dividindo o foco e criando metas paralelas

13/10/2022 15:58

Visualizações: 8439

Você sabia que é possível controlar a sua ansiedade? De acordo com o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, a ansiedade faz parte do instinto, mas o mais importante a ser entendido é que ela funciona como uma pendência.

"Quando se está ansioso, a sensação é ruim, arremete a memórias negativas pois a ansiedade por si só faz parte do instinto e busca através desta memórias uma solução. Por isso, quando não cuidamos de nossa ansiedade, ela molda nosso cérebro podendo trazer consequências sérias interferindo na saúde mental", explicou.

Então, de acordo com o neurocientista, para montar este quebra cabeça é preciso entender que: se ansiedade é uma pendência, logo, precisamos buscar metas paralelas e de fácil alcance, assim, aquilo que nos deixa ansioso e não tem como resolver no momento, fica escondido, esquecido, já que está sendo recompensado por diversas outras conquistas.

"Quando fazemos isso estamos driblando a ansiedade. Mas claro, com cuidado, para o excesso não trazer um acúmulo que reflete em mais ansiedade. Metas comuns, fáceis e importantes para serem resolvidas", disse.

O professor deu um exemplo: "estou ansioso pois semana que vem recebo uma resposta de algo que quero muito. Mas, de qualquer maneira, a bagunça em meu escritório me incomoda. Então, vou limpar a bagunça, vou ligar para aquele serviço que preciso contratar e sempre deixo para depois, farei outras pendências para que a semana que vem não seja uma eternidade. Ou seja: vou resolver o que eu posso", disse.

Por fim, Fabiano lembrou que as metas são motivos de vida, enquanto a temos, temos vida. "Temos razão das ações e tomada de decisões. Precisamos controlar nossa ansiedade fazendo tudo o que é possível e recompensando nosso cérebro com pequenas sensações de dever cumprido", finalizou.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela implantou técnicas para o controle da ansiedade em seu curso de neurobusiness, usando a neurociência para os negócios. Um dos principais palestrantes da Campus Party 2022 que acontece em Novembro em São Paulo, cujo tema vai também mencionar a ansiedade, jogos e QI humano.

 

Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela  

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.