Como acabar com o medo de mudar? Especialista em psicologia explica como enxergar mudanças como algo positivo

17/10/2022 14:31

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 9818

Muita gente tem medo de mudanças. Esse medo refere ao medo do desconhecido e surge da nossa imaginação de como será o novo: seja um emprego, namorado, bairro, estado civil, condição social, por exemplo. De acordo com o pós-graduado em psicologia e Especialista em Alta Performance, Rodrigo Cardoso, falou sobre como é possível enxergar as mudanças da vida como algo positivo.

O medo pode ser considerado como uma reação natural e biologicamente programada pelo nosso cérebro, que está associado ao instinto de sobrevivência, quando o cérebro libera alguns mecanismos estressantes que disparam o coração, deixa a pessoa mais ofegante e traz contração muscular. 

"Não se pode ter medo de mudar. A única coisa que temos certeza na vida é a da mudança, de que tudo vai mudar. Precisamos ter em mente que a vida não acontece de forma linear. Vamos vivendo coisas diferentes, conhecendo pessoas... A mudança é a vida acontecendo", disse.

Antes de sentir medo, a pessoa experimenta a ansiedade, que é uma antecipação do estado de alerta. Entre outras reações fisiológicas em relação ao medo, podemos citar o ressecamento dos lábios, o empalidecimento da pele, as contrações musculares involuntárias como tremedeiras, entre outros. Diante disso, segundo o especialista, é necessário entender que as mudanças são inerentes à vida e negá-las só vai piorar a forma como lidamos com o que vivemos. 

"As dificuldades e mudanças vêm como uma oportunidade de aprendizado e de fazer mais por você mesmo, de se reinventar e de ir, sempre, além", contou.

Por fim, Rodrigo relembrou a importância de tentar não deixar o medo determinar o que você pode ou não fazer. "Se não podemos evitar momentos em que sentimos medo, podemos aprender a lidar com ele e entender que ele vai existir, mas que somos mais fortes", finalizou.

 

Sobre Rodrigo Cardoso

Rodrigo Cardoso é escritor e criador de conteúdo e foi eleito o Melhor Treinador do Brasil pelo prêmio Top Chance. Engenheiro formado pela USP com pós-graduação em Psicologia, Rodrigo é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e treinou diretamente com o criador da PNL – Richard Bandler e desde 1997 frequenta eventos do Tony Robbins, inclusive foi um dos "Leadership" do Date With Destiny.

Especialista em Atitude e Comportamento, ministra palestras e treinamentos por todo Brasil e exterior há mais de duas décadas. Rodrigo Cardoso é considerado o "Treinador dos Treinadores" do Brasil. Ele criou programas únicos e transformadores de Formação de Treinadores de alto impacto

 

Fonte: Redação TN com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.