Síndrome de fim de ano: Como o Yoga ajuda a combater a ansiedade durante o mês de Dezembro?

13/12/2023 09:43

Visualizações: 3717

O mês de dezembro marca a celebração de festas importantes,como Natal e Reveillon, além de mudanças de rotina, com férias e visitas de amigos e familiares, viagens e pressão por resultados, o que pode gerar um pico de ansiedade e sintomas depressivos, conhecidos como "síndrome do fim de ano".

 

Segundo um estudo conduzido pela Isma-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse - Brasil), o nível de estresse dos brasileiros apresenta um aumento médio de 75% no período que antecede as festividades de fim de ano.  A condição conhecida como "síndrome das festas de fim de ano" não consta oficialmente como um distúrbio, porém descreve o agravamento de sintomas como ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração e tensão durante o mês de dezembro. 

 

Os sintomas podem ser desencadeados por fortes mudanças de rotina ligadas à época, além de altas expectativas associadas à época, como o sucesso durante o ano, lista de objetivos, cobrança de familiares e uma atmosfera mágica ligada às festas que muitas vezes não condiz com a realidade.

 

Como controlar a ansiedade durante as festas de fim de ano?

De acordo com o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut, existem algumas dicas que podem ajudar a aliviar esse tipo de sintoma, como a prática regular de yoga.

 

"Durante as festas de fim de ano, gerenciar a ansiedade é muito importante, por isso, praticar técnicas de relaxamento como a respiração profunda, reservar momentos para si, praticar exercícios regulares, manter uma alimentação equilibrada e buscar ajuda profissional pode ajudar a evitar esse problema".

 

"Além disso, o Yoga é um grande destaque pois ajuda a aliviar a ansiedade através de posturas e meditação que acalmam a mente e relaxam o corpo não apenas com efeitos momentâneos, mas prolongados no combate à ansiedade", destaca Ravi Kaiut.

 

NeuroYoga: Prática direcionada

No entanto, não são todas as práticas de Yoga que conseguem ótimos resultados no controle do estresse e ansiedade, para isso, existe uma abordagem específica desenvolvida com base no Método Kaiut Yoga, explica Ravi.

 

"O NeuroYoga é uma prática que mescla o yoga tradicional com os avanços científicos no entendimento do cérebro e sistema nervoso. Seu propósito é aprimorar a saúde mental, cognitiva, controle emocional e reação ao estresse. Ao unir esses elementos, o NeuroYoga se torna uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar", detalha Ravi Kaiut.

 

 

 

-- 

Ravi Kaiut é um empresário precursor do método Kaiut Yoga no Brasil, naturopata, mestrando e pesquisador em neurociências, foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes - doença crônica que destrói o quadril e causa grandes dores - como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Hoje, Ravi é diretor de pesquisa do instituto Kaiut Yoga, ensina yoga em sua escola com sede em Curitiba, Paraná, e realiza eventos internacionais sobre yoga, desestresse, meditação, dor crônica e sono de alta qualidade.

 

Fonte: redação com assessoria

Imagem: divulgação

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.