Como fazer amigos depois da faculdade?

25/10/2023 14:18

Visualizações: 4799

Com o término da faculdade, é comum que uma mistura de sentimentos envolva os estudantes, que passaram anos convivendo de perto com seus amigos. Conforme a "vida real" se aproxima, é normal ter alguma ansiedade em relação ao futuro, onde as amizades não parecem tão garantidas quanto eram dentro da sala de aula. 

"Os anos de faculdade estão entre os momentos mais fáceis para fazer amigos, porque as pessoas estão no mesmo lugar, fazendo muitas das mesmas coisas e se vendo repetidamente", diz a psicóloga e especialista em amizade, Dra. Irene S. Levine.

Aqui estão cinco maneiras de ajudá-lo a fazer amigos à medida que embarca na vida adulta:

Considere que fazer amigos pode levar tempo

Talvez isso seja difícil de aceitar, mas "não assuma que fazer novos amigos acontece organicamente", diz a Dra. Marisa G. Franco, autora de Platonic: How the Science of Attachment Can Help You Make—and Keep—Friends. "Assuma que você terá de ser pró-ativo". Isso significa tentar não se desanimar se não encontrar seu novo melhor amigo nas duas primeiras semanas depois de se mudar para um novo lugar e, em vez disso, concentrar-se em maneiras de ampliar sua rede e suas experiências.

Lembre-se de que outras pessoas estão abertas a fazer novos amigos

É fácil ficar desanimado e pensar que você é o único que pode estar tendo dificuldades sociais, mas isso raramente é o caso. "Às vezes, as pessoas têm a suposição de que todos têm seus grupos de amigos", diz Marisa. "O que é mais comum é que todos se sentem sozinhos e ficariam felizes em ter você iniciando algum tipo de conexão."

Seja proativo digitalmente

Caso esteja se mudando de cidade ou país, experimente postar nas redes sociais que está em busca de novas amizades, sugere Danielle Bayard Jackson, especialista em amizades do Bumble:  "Você pode se surpreender com as conexões em sua rede e com a forma como o conhecimento deles pode auxiliá-lo a estabelecer conexões com pessoas e lugares. Aproveite o que eles têm a oferecer!"

Outro recurso? O Bumble Para Amigos, que o conecta com pessoas de mentalidade semelhante que também estão abertas a novas amizades. "O Bumble Para Amigos é uma ótima maneira de se conectar com pessoas que estão na mesma fase da vida que você, entendem suas visões de mundo e compartilham seus objetivos", diz Jackson. Ela sugere adicionar que você é um recém-formado e um recém-chegado na cidade em sua descrição. "Isso chamará a atenção de outros recém-chegados e recém-formados que estão felizes em explorar a cidade juntos." Além disso, certifique-se de mencionar que tipos de atividades você gostaria de fazer com um novo amigo, como brunch ou passeios a museus na cidade. "Isso ajuda os outros a entender o que você acha interessante e dá uma prévia da experiência que vocês podem ter juntos", acrescenta Jackson.

Participe de uma atividade regular

Se inscrever em uma atividade semanal "cria o que é chamado de efeito de exposição", diz Marisa. "Isso significa que tendemos a gostar de pessoas que nos são familiares, então, se você for exposto a pessoas repetidamente ao longo do tempo, mesmo que elas não falem com você, você vai gostar delas mais". Comprometa-se com dois ou três meses de interações consistentes e tente estar presente tanto mental quanto fisicamente, ou seja, não passe o tempo todo no celular enquanto estiver nessas atividades. Jackson também recomenda certificar-se de que a atividade seja algo que você realmente goste, pois comparecer significará que provavelmente conhecerá alguém que tenha pelo menos uma coisa em comum.

Bumble BFF:

O Bumble For Friends, aplicativo independente para encontrar amigos, já está disponível no Brasil. A plataforma cria uma nova maneira para os brasileiros expandirem seus círculos de amizade, descobrindo conexões significativas, gentis e divertidas em sua área local, separadas do aplicativo de namoro Bumble. O novo aplicativo segue o sucesso do modo BFF disponível no aplicativo de relacionamento Bumble desde 2016, que apresenta três modalidades: relacionamentos românticos (Date), amizades (BFF) e conexões profissionais (Bizz). 

Sobre o aplicativo Bumble: 

O Bumble, o aplicativo de encontros e rede social onde as mulheres dão o primeiro passo, foi fundado pela CEO Whitney Wolfe Herd em 2014. O Bumble conecta pessoas em encontros (Bumble Date), amizade (Bumble BFF) e networking profissional (Bumble Bizz). O Bumble baseia-se na importância de relacionamentos equitativos e em como eles são cruciais para uma vida saudável e feliz. Eles construíram sua plataforma em torno da bondade, respeito e igualdade, e sua comunidade desempenha um papel importante nisso. O Bumble responsabiliza seus usuários por suas ações e se esforça para oferecer uma experiência livre de ódio, agressão ou assédio. O Bumble é gratuito e está disponível na App Store da Apple, Google Play Store e na web.

Fonte: Redação TN com assessoria

Imagem: Foto de Andrea Piacquadio via Pexels

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19