Especialista alerta para a importância do planejamento

01/07/2022 18:50

Visualizações: 316

Planejamento, conhecimento e persistência, a tríade para alcançar o sucesso

Quem nunca se deparou com a clássica pergunta: Como alcançar o sucesso? É claro que a resposta decorre de inúmeros fatores, mas existem dois aos quais se deve dedicar uma atenção especial: O planejamento e o conhecimento técnico.

É o que alerta o advogado e especialista em gestão empresarial, Dr. Sérgio Vieira: "Não necessariamente a competência traz o sucesso, mas é o ponto de partida para ser reconhecido, você não precisa recorrer a técnicas mirabolantes para isso, não é preciso ser astronauta para ser competente, sendo um apertador de parafuso que sabe qual parafuso apertar já te torna um profissional competente.".

Dr. Sérgio ainda chama a atenção para a ansiedade em obter resultados e como ela pode afetar a capacidade de desenvolvimento que precisa ser desenvolvida para alcançar novos objetivos.

"Atualmente há uma certa ansiedade, as pessoas buscam o sucesso sem se preocupar com a competência, com o conhecimento técnico, focam em reconhecimento, número de curtidas, seguidores e se esquecem do básico que é fazer algo bem feito. [...] A preparação é essencial para atingir o sucesso".

Esse desejo de se atingir o sucesso "na velocidade da luz" decorre, ainda segundo Dr. Sérgio, da inobservância do enorme processo de preparação necessário antes de alguém alcançar o sucesso, dando assim a impressão de que ele foi obtido de forma rápida e meteórica.

"Faça tudo o que for necessário para que no período de execução você entregue o seu melhor, pois caso o reconhecimento, o sucesso, os aplausos não venham, volte à etapa de planejamento, o sucesso é o fruto do seu trabalho. A excelência em realizar determinadas tarefas é uma habilidade que ninguém te tira, já o sucesso é algo volátil que precisa ser alimentado infinitamente.".

Apesar da enorme importância do conhecimento técnico ressaltada pelo Dr. Sérgio Vieira, ele alerta que apenas ele não é um fator determinante para a obtenção de resultados, observando que a persistência também auxilia bastante nesse processo, ajudando a contornar desafios e "limitações".

 

"As maiores notas na escola e na faculdade, não necessariamente refletem quem se torna um profissional de sucesso ou não, os mais esforçados costumam ter mais destaque nas suas empresas e profissões, isso se deve ao fato de que são pessoas que têm consciência das limitações que têm e conseguem buscar alternativas para complementar e suprir isso.".

 

 

 

 

Sobre Dr. Sérgio Vieira

Dr. Sérgio Vieira é Advogado, sócio do maior escritório de advocacia empresarial do Brasil, Nelson Wilians Advogados, MBA em gestão e negócios, Conselheiro OAB AM e especialista em gestão empresarial.

Fonte: Redação TN com assessoria 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.