IA surpreende pesquisadores durante teste. Especialista em Inteligência Artificial explica como a tecnologia pode realizar raciocínios complexos

03/07/2023 11:14

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 6361

Nos últimos anos, os modelos de linguagem de inteligência artificial (IA), conhecidos como LLMs, sigla em inglês, têm sido cada vez mais utilizados para desenvolver sistemas como chatbots, incluindo o famoso ChatGPT, mas continuam impressionando especialistas com as suas habilidades.

 

Um teste realizado no ano passado com resultados divulgados recentemente foi feito para avaliar as habilidades desses modelos e revelou resultados surpreendentes.

 

Foram fornecidos uma sequência de emojis que representavam um filme e pedido para que a Inteligência Artificial identificasse o filme em questão, a depender do nível de complexidade do sistema analisado, as respostas se tornaram cada vez mais precisas, acertando em cheio o longa.

 

Embora tenham a diretriz de prever sequências de texto com base em estatísticas, os LLMs demonstraram uma ampla variedade de habilidades emergentes, muitas das quais não se limitam apenas à análise de texto. Desde a multiplicação até a produção de código de computador e até mesmo decifrar o nome de filmes com base em emojis.

 

Ethan Dyer, cientista da computação do Google Research envolvido no teste, expressou sua surpresa com as capacidades desses modelos: "Apesar de tentar esperar surpresas, estou impressionado com as coisas que esses modelos podem fazer".

 

Os LLMs mais simples forneceram respostas surreais, como "É sobre um homem que é um homem que é um homem". Modelos de complexidade média tiveram um desempenho um pouco melhor, sugerindo respostas como "Emoji, o Filme". No entanto, o modelo mais complexo impressionou ao acertar em cheio com o palpite "Procurando Nemo".

 

Como a Inteligência Artificial é capaz de realizar raciocínios complexos?

De acordo com o programador e especialista em Inteligência Artificial, Bendev Junior, os resultados, apesar de impressionantes, ainda estão dentro do esperado para uma IA, mas que ainda estão longe de tudo que elas podem fazer.

 

"Os resultados são sim impressionantes, mas pode-se entender como o sistema realizou a associação, através da análise da descrição de cada emoji, no entanto, essa é apenas a ponta do iceberg de tudo que a IA poderá fazer em pouco tempo".

 

"Apesar de serem analisados sistemas de diversas complexidades, todos fazem parte do chamado estágio um da IA, a Inteligência Artificial Geral, capazes de realizar tarefas para as quais são treinadas, mas ainda existem dois estágios, o chamado Inteligência Artificial Geral, que é quando o sistema adquire cognição no nível humano, e a Superinteligência Artificial, que é quando ela supera a humana, claro que são horizontes distantes, mas totalmente possíveis com a velocidade da evolução dessa tecnologia que presenciamos hoje" Afirma Bendev Junior.

Fonte: Redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20