Vai um filminho ai?

29/12/2022 18:20

Visualizações: 8887

Vai um filminho ai?

 

Abaixo, uma seleção de vídeos, palestras TEDEX sobre comunicação, CNV, sobre as nossas escolhas de vida e outros insights que podem contribuir com o seu desenvolvimento profissional e com a sua própria vida.

 

Assista na ordem que desejar e aproveite!

 

COMO SE COMUNICAR COM O MUNDO

Artist Kate Hartman uses wearable electronics to explore how we communicate, with ourselves and with the world. In this quirky and thought-provoking talk, she shows the "Talk to Yourself Hat", the "Inflatable Heart", the "Glacier Embracing Suit", and other unexpected devices.

JOGO DE PERCEPÇÃO

Golan Levin, an artist and engineer, uses modern tools -- robotics, new software, cognitive research -- to make artworks that surprise and delight. Watch as sounds become shapes, bodies create paintings, and a curious eye looks back at the curious viewer.

FALHAS NA COMUNICAÇÃO

Katherine Hampsten explica porque a falha de comunicação ocorre tão frequentemente e como minimizar a frustração e nos expressar melhor. Lição de Katherine Hampsten, animação de Andrew Foerster

ESCOLHAS DE VIDA

Alike”, ou “Parecidos”, em tradução livre para o português, um curta de animação dirigido por Daniel Martinez Lara e Rafiki Cano Mendez. Em oito minutos, somos convidados a acompanhar o pai Copi na tentativa de dialogar com seu filho Paste.

EMOÇÕES EM TUDO NA VIDA

Psychologist Susan David shares how the way we deal with our emotions shapes everything that matters: our actions, careers, relationships, health and happiness.

ILUSÃO SOBRE O FUTURO

Time and time again, we've failed to predict that the technologies of the present will change the future. Recently, a similar pattern was discovered in our individual lives: we're unable to predict change in ourselves. But is there anything wrong with assuming that who we are now is who we will continue to be? Bence Nanay details the consequences of seeing ourselves as finished products.

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA- CNV

 

Este workshop foi realizado em abril de 2000 em São Francisco por Marshall Rosenberg, PhD em Psicologia, embora com uma bagagem muito mais ampla do que a comumente ensinada na academia. O conteúdo aprofunda no "pensamento chacal", uma expressão utilizada por Marshall para englobar os processos mentais bélicos com os quais fomos condicionados, e através dos quais, inconscientemente nos relacionamos, o que leva a conflitos por todo o globo. Os conflitos humanos são gerados a partir da maneira como nossas mentes operam e pelo condicionamento de dominação que recebemos, que nos desconecta de nós mesmos, nos impedindo de percebermos nossos reais sentimentos e necessidades nas diferentes situações e nos perdermos em análises de comportamentos uns dos outros.

"Chacal" representa o pensamento dicotômico (certo e errado, bom e ruim, amigo e inimigo, muito e pouco, etc); o sistema de merecimento; a hierarquia com suas autoridades e seguidores; a dependência psicológica; a mentalidade da culpa e vergonha, do medo de punição e desejo de recompensa; a ação por obrigação, as ordens disfarçadas de pedidos, as chantagens emocionais e julgamentos moralistas com seus rótulos, generalizações, comparações, que sempre terminam por encobrir os fatos e o que estamos a sentir e a necessitar. Como se vê, toda uma gama de pensamentos que expressamos inconscientemente através da linguagem e dos comportamentos, que por alguns é chamada de "violência passiva", e que contribui para o crescente fenômeno de desumanização e fragmentação ideológica que vivemos.

Aqui o Marshall ajuda a nos conscientizar destes processos sutis do pensamento que nos desconectam, e a nos tornar mais perceptivos de "o que está vivo dentro de nós", isto é, de nossos verdadeiros sentimentos e necessidades. Ele sugere uma forma diferente de nos comunicar, sem condenações nem indução de culpa, que expressa tudo que foi suprimido no condicionamento "chacal", e que estimula a conexão necessária para que gostemos de contribuir uns com os outros.

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19