A volta ao mundo em 8 palavras: a mudança da linguagem das viagens

31/03/2023 13:24

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 7547

A volta ao mundo em 8 palavras: a mudança da linguagem das viagens, por *Rachel Quin

Nem todos os que vagam estão perdidos e, quando se trata de viajar, às vezes vagar é uma das coisas mais emocionantes que você pode fazer. E se você mora no Reino Unido, tem a sorte de ter acesso a muitos destinos bonitos à sua porta.

Em março, o VisitBritain convidou as pessoas para celebrar a English Tourism Week, um evento criado para mostrar a vitalidade e a diversidade do turismo inglês. Isso nos fez pensar sobre o uso popular de palavras como staycation, uma adição pós-pandêmica ao dicionário que veio para ficar.

Em uma época em que os viajantes são mais aventureiros e ecologicamente conscientes do que nunca, não é surpresa que haja uma riqueza de novos vocabulários para descrever como viajamos, quando viajamos e como a experiência nos faz sentir. Aqui estão oito de nossas palavras de viagem favoritas que você pode não ter ouvido antes, incluindo algumas novas entradas de dicionário.

 Staycation - estadia
Com a Semana do Turismo Inglesa chegando, tivemos que começar este blog com o humilde staycation, ‘umas férias no próprio país’. O termo tornou-se popular em meados dos anos 2000, quando a crise financeira global significou que as pessoas tinham menos renda disponível para gastar em férias rápidas e, em vez disso, procuraram alternativas locais mais baratas. Desde 2020, o staycation está passando por um ressurgimento. Os benefícios do staycations incluem custos de viagem mais baratos, sem gastar horas no aeroporto e, claro, não precisa se preocupar se seu passaporte expirou no ano passado.

Couch surfing - surfar no sofá
Antigamente, se você queria conhecer novas pessoas em suas viagens, podia ficar em um albergue ou com um anfitrião no Airbnb. Agora, você pode surfar no sofá. E não apenas no sentido de 'ficar na casa de vários amigos até encontrar um novo lugar para alugar' (embora isso ainda seja válido): o couch surfing está rapidamente se tornando uma nova tendência de viagens. Os viajantes agora podem optar por surfar no sofá em todo o mundo por meio de um site dedicado que trata a viagem como um intercâmbio cultural, permitindo que as pessoas se conectem com anfitriões dispostos e caiam em seus sofás.

 Ecotourism - ecoturismo
Dado que o uso único e a greve climática foram selecionados como as palavras do ano de Collins 2018 e 2019, respectivamente, fica claro que a crise climática está na mente de todos. Essa vontade de fazer escolhas mais sustentáveis também está impactando a forma como passamos os dias de férias. O ecoturismo é outra tendência popular de viagens, definida como o turismo projetado para contribuir para a proteção do meio ambiente ou, pelo menos, minimizar os danos. Exemplos de ecoturismo incluem abandonar voos de curta distância, hospedar-se em resorts ecológicos ou reservar uma estadia.

Perambulate - perambular
Você já perambulou pelas colinas ou pelas ruas de uma cidade? Alerta de spoiler, você definitivamente tem. Dizer que você está perambulando é uma maneira deliciosamente sofisticada de dizer que você está caminhando por prazer ou viajando a pé por uma determinada área. Perambular vem do latim perambulare, que significa atravessar. Alguns dos carrinhos de bebê mais famosos da história incluem Virginia Woolf, Albert Einstein, Charles Darwin e Beethoven. Você está em boa companhia.

Flashpacker 
Flashpacking é a última tendência de viagens que traz um pouco de glamour para experiências tipicamente sem glamour. O que vem à mente quando você pensa em mochilar: albergues questionáveis, lenços umedecidos e ombros doloridos? Flashpackers são mochileiros com renda disponível, portanto, o tipo de viajante que fica feliz em gastar um pouco mais em um quarto com toalhas limpas e reservar um trem direto em vez de três vagões diferentes. Você não precisa mais encher sua bolsa com o máximo de roupas íntimas que puder carregar porque, como um flashpacker, você pode fazer alarde na lavagem a seco.

Gadabout - andarilho
Também conhecido como andarilho, vagabundo ou vagabundo, um vagabundo é definido como uma pessoa que se move incansavelmente em busca da próxima atividade divertida. No contexto da viagem, isso significa que você viaja com frequência ou para muitos lugares diferentes pela emoção. Adoramos particularmente essa palavra porque ela tem uma história longa e vibrante, com seu uso aparecendo pela primeira vez em meados do século XVIII. Possivelmente deriva da palavra do inglês antigo gadling, que significa um companheiro ou, mais tarde, um andarilho.

Glamping 
Não é apenas a mochila que ganhou uma transformação moderna. Acampar não é mais a busca dos corajosos. O acampamento moderno – ou glamping – tem tudo a ver com as comodidades. Você pode ter encontrado o conceito de glamping em festivais de música como Glastonbury, onde os amantes da música com gosto pelas coisas boas da vida podem tomar um banho quente e uma barraca do tamanho de um estúdio médio em Londres. Glamping tira toda a dor de dormir ao ar livre e garante uma boa noite de sono… quase.

Numinous - numinoso
Independentemente de você gostar de passar seus preciosos dias de férias relaxando em uma praia gloriosa ou explorando uma nova cidade, todos nós estamos procurando por aqueles momentos mágicos da vida. Curiosamente, há uma palavra para isso. Numinoso é um adjetivo que capta a sensação de algo ser misterioso ou reverente.

 

Fonte: Redação TN com Collins Dictionary

Foto: Foto de Oleksandr Pidvalnyi

*Rachel Quin é uma profissional de marketing e redatora freelancer apaixonada por idiomas, livros e gatos.

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20