HYGGE: A palavra dinamarquesa que contém o segredo da felicidade

06/01/2023 11:06

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 12044

De acordo com um relatório anual divulgado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo, depois apenas da Finlândia, o que fez muitos se perguntarem qual o segredo para índices tão elevados de felicidade na população.

 

Além de qualidade de vida, segurança, apoio social e outras variáveis, há uma palavra que pode ser uma das principais responsáveis por esses resultados.

 

"Hygge" é um conceito de difícil tradução, mas que expressa a sensação de aconchego, acolhimento, prazer em coisas simples, a capacidade de ser feliz com os pequenos detalhes da vida, amigos, lendo um bom livro, olhar pela janela, acariciar seu cachorro, etc.

 

Como a Dinamarca possui dias longos e frios, em especial no inverno, onde o país recebe em média apenas quatro horas de sol diárias, estar no conforto de sua casa e se sentir feliz com isso é fundamental para a população.

 

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que esteve na Dinamarca e estudou o comportamento do seu povo, o conceito de "hygge" vai na contramão de um movimento da atualidade liderado pelas redes sociais.

 

"A capacidade de reflexão das pequenas coisas, encontrando significância nas coisas mais simples, é um trabalho para alcançar o hygge através da essência humana. Isso advém do trabalho na região frontal do cérebro para administração da região temporal e demais regiões e sua eficácia para melhor interpretar esses pormenores e alcançar uma melhor tomada de decisões."

 

"Em um mundo regido pela velocidade, pela necessidade de expor seus feitos, em especial nas redes sociais, incorporar o conceito de "hygge" no seu dia a dia pode ser uma excelente forma de desacelerar, focar seus pensamentos em si mesmo e experimentar um pouco de paz em um ambiente familiar e aconchegante".

 

A temática "hygge" tem sido exportada para diversos países, principalmente no modelo de restaurantes, bares e cafés que oferecem espaços acolhedores, íntimos, com decoração essencialmente caseira, familiar e uniforme, fazendo com que mesmo uma pessoa que nunca tenha ouvido o termo "hygge" consiga experimentar as sensações que ele transmite.

 

 

 

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS. Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558 Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664 Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852

Fonte: Redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20