“A comunicação existe para que haja PAZ!”

30/07/2021 00:00

Essa frase do William Ury, me fez refletir sobre os dois últimos dois anos da minha vida.  

A começar pelo ano de 2020, onde (como a maioria de nós) tive muitas experiências novas e outras bem ruins. 

Tirando a parte triste e dolorosa dessa pandemia (que ainda está aí), duas palavras passaram a fazer parte do cotidiano de pessoas e empresas: *aprender e *adaptar. 

Duas habilidades muito importantes que arrancaram do chão com raiz e tudo a todos que ainda tinham dúvida de que a única certeza que temos nessa vida, é a mudança.  

E o que dizer da comunicação nesse cenário?

A Comunicação nos salvou do caos. O tal do mundo VUCA (volátil, incerto, caótico e ambíguo) sobre o qual muito se falou nos últimos tempos, alguns dizem que já ficou para trás frente a novos desafios que estão chegando. Será? Para mim, ainda estamos nos adaptando a tudo isso. 

A oralidade (linguagem verbal) é o que nos torna únicos entre todos os animais. Precisamos nos comunicar, conversar, porque precisamos sobretudo resolver problemas comuns. Precisamos sobreviver!

E os conflitos como sabemos, na maioria das vezes, ocorrem por uma preguiça de ouvir o outro, de perceber quando o ego exagera, de falar muitos “eu estou certo…eu tenho razão...” 

Mas pensando bem, num momento como esse e por não ter outra saída, houve, sim, um  esforço (não deveria ser, né?) para uma comunicação assertiva. Sem esse esforço, teríamos DE VERDADE mergulhado sem volta no caos. 

Agir assim, nos garantiu uma certa sensação de PAZ. E é para isso fundamentalmente que a *COMUNICAÇÃO existe. Ela existe para que haja PAZ!

Sentimos paz quando entendemos o que o outro precisa, fala e pede. Quando conseguimos falar das nossas próprias necessidades com clareza e somos ouvidos e ou atendidos. Quando entendemos que é no COMUM (com alguém) que conseguimos encontrar as melhores respostas e o caminho de saída para os desafios da vida.


 






 

Do caótico para o *CAÓRDICO

Em curtíssimo tempo encontramos diversos desses caminhos através da conciliação, obtida no diálogo e na escuta, nas relações de trabalho, nas famílias, na ciência... nada perfeito, mas funcionou...o mundo NÃO parou!! E, foi ela, sim, (a comunicação) que nos ajudou, expressada na ação voluntária de milhares de profissionais, através de suas falas verdadeiras, escutas generosas, escritas esclarecedoras, e tantas outras variantes da expressão humana. Com isso, pudemos ganhar força, coragem e incentivo quando pensamos em desistir, direção quando não sabíamos para onde ir, descanso quando a exaustão tomou conta e sobretudo amplificação da nossa voz quando a presença faltou.

E com tudo isso, ganhamos (de bônus), um senso de resiliência de proporções planetárias.

Ufa! Conseguimos chegar até aqui em 2021 e já quase nos despedindo dele, desejo com os olhos fechados (como numa prece) e coração aberto, que a força da boa e efetiva comunicação te alcance onde você estiver, com quem você estiver.

Desejo muuuito que não te faltem palavras, gestos e atitudes de AMOR para com você mesmo e todos os que tiverem a sorte de estar a sua volta (perto ou longe).

E preciso ainda te dizer, se não disse em algum momento, que tenho a mais profunda gratidão por estarmos caminhando juntos nesta jornada da vida! 

Avante!! 💪💚

 

 

 

*Aprender: Passar a compreender (algo) melhor graças a um depuramento da capacidade de apreciação, empatia, percepção etc

*Adaptar: Encaixar ou ajustar uma coisa a outra (Dicionário Michaelis)

* Comunicação tem a sua origem no Latim COMMUNICATIO, e sua tradução literal seria algo como “tornar comum”, porém foi atribuído o significado de “ato de repartir, dividir, distribuir”. Este termo é derivado de COMMUNIS, que significava “algo compartilhado por vários, público, geral”. Gramática NET

*Caos-Ordem, o Caórdico: O princípio de organização fundamental da natureza e da evolução. Quando há caos e ordem simultaneamente, na medida certa, a auto-organização ocorre. 

 

 

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.