Estudante de Economia da UFRGS cria aplicativo para facilitar vida universitária

17/01/2022 12:23

Visualizações: 979

Com o objetivo de descomplicar o dia a dia do estudante universitário, Bruno Kalil Medeiros, aluno do curso de Ciências Econômicas da UFRGS, criou o aplicativo Fokvs. O app, recém-lançado para Android e iOS, possibilita que alunos de graduação troquem materiais de estudo e compartilhem opiniões sobre disciplinas da faculdade, entre outras funcionalidades.

Medeiros explica que a ideia de criar o aplicativo surgiu da própria experiência, por conta de dificuldades que foi encontrando ao longo da graduação. Com a iniciativa, o estudante busca “centralizar e democratizar o acesso a algumas informações acadêmicas que são necessárias no dia a dia dos alunos, mas que hoje estão muito dispersas – em grupos de WhatsApp e Facebook, drives, entre outros meios. Isso envolve, principalmente, materiais de estudo, sugestões/opiniões sobre cadeiras, tarefas pendentes ou dúvidas em comum entre os colegas”, comenta o criador do Fokvs.

Ainda que as informações já existam hoje em dia, o caminho para obtê-las nem sempre é simples, explica Medeiros. “Acaba sendo necessário que um aluno tenha os contatos certos. E, com o ensino remoto, acabou ficando ainda mais difícil para que os novos estudantes encontrem esses materiais”, argumenta.

Além de ter a opção de trocar informações acadêmicas com os colegas, o aplicativo serve ainda como uma plataforma de conexão entre os universitários, permitindo que haja interações entre alunos com interesses similares ou que estejam cursando as mesmas disciplinas. “A ideia é que ajude na tomada de decisão sobre quais cadeiras cursar, e que facilite também na resolução de dúvidas dos alunos, visto que são oferecidos também fóruns específicos para os estudantes de cada cadeira conversarem entre si”, detalha Medeiros.

O Fokvs pode ser baixado gratuitamente e está disponível para download na Play Store e na Apple Store. Contatos sobre o app podem ser feitos pelo e-mail bruno.kalil07@gmail.com.

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10