"Esperança" é a palavra do ano de 2022 escolhida pelos brasileiros

28/12/2022 16:30

Visualizações: 8598

A Consultoria CAUSE realizou um levantamento estatístico, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, e revela que a palavra do ano de 2022 eleita pelos brasileiros é "esperança".

Na 7ª edição do estudo, o termo "esperança" é o mais comentado entre os 1.200 respondentes da pesquisa deste ano, seguido por "decepção" e "dificuldade", ambas empatadas na segunda posição nas preferências dos entrevistados. Na edição de 2021, a palavra escolhida foi "vacina", já que esteve na ponta da língua da população brasileira, uma vez que foi um período marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. E esse é um fator importante para entendermos que a espera das pessoas por dias melhores.

"A vitória da palavra 'esperança' aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, 'decepção', termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano", comenta Leandro Machado, Sócio da CAUSE.

A tradicional pesquisa realizada anualmente, tem como missão compreender o espírito da época, ou seja, entender os sentimentos dos cidadãos, expressos em uma palavra, além de gerar debates e reflexões acerca das preocupações e focos da sociedade para o ano que se iniciará.

 

Metodologia 

Um grupo de especialistas convidados pela CAUSE selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022. Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1.200 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 04 e 09 de novembro. A margem de erro é de até 3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Ao final, os organizadores fizeram um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público para escolher a palavra do ano de 2022.

 

Com a escolha da palavra "esperança" para definir o ano de 2022, é possível perceber que as pessoas tendem a se movimentar politicamente em 2023, uma vez que desejam mudanças que podem trazer melhorias do cenário enfrentado pelo país. Além de esperança, decepção e dificuldade, outras palavras foram citadas e compõem a lista de finalistas em 2022: confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade.

"A escolha da palavra Esperança representa a confiança que o brasileiro recupera depois de dois anos de perdas significativas pela pandemia e após vivenciar uma eleição muito polarizada, mas também indica o ato de simplesmente esperar alguma coisa diferente no que está por vir. Neste sentido, dialoga com a escolha de 2018, logo após a eleição presidencial, daquela vez Mudança, uma palavra que podia significar algo negativo ou positivo, a depender da mudança que viesse a ocorrer. A palavra Esperança é ainda uma evolução das escolhas negativas dos dois anos que passaram, Dificuldades (2019) e Luto (2020). Ou seja, depois de anos de vacas magras, o brasileiro renova a sua fé para ir para a frente, apesar das angústias e dos riscos que a vida oferece.", explica Cila Schulman, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Ideia.

 

SOBRE A CAUSE  

A CAUSE é uma consultoria que conecta marcas e organizações às causas do nosso tempo a partir de ações de conscientização, engajamento e mobilização de diversos atores da sociedade por meio de estratégias integradas de comunicação, engajamento e advocacy em torno de causas transformadoras.

Saiba mais: Link

 

Sobre o IDEIA: 

O IDEIA é uma consultoria de opinião pública que realiza análises 360º em qualquer lugar do mundo. Fundado em 2011 pelo economista e PhD. em Economia e Política do Setor Público, Maurício Moura, o grupo IDEIA nasceu com a finalidade de prover inteligência competitiva para empresas, órgãos públicos, associações de classe e campanhas de opinião pública. O IDEIA inova na forma de realizar pesquisas, integrando diferentes fontes de informação: pesquisas telefônicas, presenciais e monitoramento de redes sociais. Toda essa combinação de tecnologias e metodologias ocorrem sob a supervisão e consultoria dos nossos líderes, profissionais altamente reconhecidos por suas capacidades de diagnóstico, inovação e promoção de conhecimento. A união de técnicas tradicionais e modernas com a expertise da nossa equipe já rendeu ao IDEIA inúmeros prêmios nacionais e internacionais. É um reconhecimento da atuação do instituto em diversos projetos pelo mundo.

Saiba mais: Link 

Fonte: Redação TN com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.