Feira inédita reunirá oportunidades para pessoas com deficiência psicossocial em São Paulo

11/03/2024 10:40

Visualizações: 1373

Embora a legislação nacional destine até 5% dos cargos em empresas com 100 ou mais empregados para pessoas com deficiência, o acesso às vagas ainda é um desafio. Para ajudar a vencer parte do problema, a capital de São Paulo receberá um evento inédito no dia 25 de maio: a 1ª Feira de Oportunidades e Contratações para Pessoas com Deficiência Psicossocial. O evento acontecerá no CAISM Vila Mariana (espaços do Hospital Dia e Anfiteatro), das 10h às 16h, e foi desenvolvido pelo Programa Inserir, em parceria com a organização social Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria e o Ministério Público do Trabalho em São Paulo.

A iniciativa gratuita é uma oportunidade de conectar pessoas com deficiência psicossocial às vagas de emprego, trabalho e renda. Dentre o público-alvo do evento, estão pacientes que convivem com transtornos como a depressão, síndrome de pânico, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outras.

Durante a programação, a feira contará com painéis expositivos presenciais e online sobre vagas, empregabilidade e desenvolvimento de habilidades profissionais. Além disso, haverá estandes de empresas e instituições com informações sobre processos seletivos, vagas, requisitos e cultura organizacional. O público poderá fazer contato com os potenciais empregadores e ainda compartilhar experiências e informações sobre vagas de trabalho, emprego e renda.

Feira busca vencer desafios
Entre os obstáculos para incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, estão também as diferenças sociais, já que 68% da população com algum tipo de deficiência não possui ensino fundamental completo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo especialistas, tratar a condição é o primeiro passo para voltar a ter espaço nas empresas. No caso de doenças como a esquizofrenia, por exemplo, até 40% dos pacientes podem melhorar com o tratamento e retornar ao trabalho, segundo explica o médico psiquiatra Bruno Ortiz, que integra o Programa Inserir.

Já a Psicóloga do programa, Loredane Morandi, salienta que o trabalho é feito por muitas vias para ajudar os pacientes a se reinserir no mercado. "Há algum tempo já conversávamos com as empresas, fazíamos contato, buscávamos entender situações que poderiam acontecer e participávamos de mutirões de vagas", destaca ela. O evento de maio será uma das formas de potencializar essas iniciativas.

Como participar?
O acesso à feira será gratuito e a inscrição prévia pode ser feita online através do site http://www.focopsicossocialsp.com.br. Já as empresas interessadas em expor na 1ª Feira de Oportunidades de Contratação para Pessoas com Deficiência Psicossocial de São Paulo podem enviar e-mail para inserir.proesq@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas através do e-mail contato@focopsicossocialsp.com.br ou então no perfil do Instagram @focopsicossocialsp.


SERVIÇO
O quê: 1ª Feira de Oportunidades e Contratações para Pessoas com Deficiência Psicossocial
Data: 25/05/2024, das 10h às 16h
Local: CAISM Vila Mariana (espaços do Hospital Dia e Anfiteatro) - Rua Major Maragliano, 241, São Paulo/SP
Inscrições: GRATUITAS - http://www.focopsicossocialsp.com.br/

Fonte: redação com assessoria

Imagem: Marcus Aurelius, via pexels

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.