Cientista Industrial: o novo profissional da Indústria 4.0

19/09/2023 14:56

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 7756

No universo complexo e desafiador da indústria, onde cada passo pode significar o sucesso ou o fracasso, é indispensável encontrar meios para evitar e resolver situações que afetam a eficiência, produtividade e qualidade. Com a missão de contribuir para o alcance da excelência no setor, o especialista em inovação de processos e produtos, Cesar Eduardo da Silva, publica o livro Cientista Industrial.

A obra é fruto da experiência prática do autor à frente de mais de 2,5 mil projetos de otimização em gigantes como WEG, Electrolux, EMS, BTG Pactual, BMW, Tigre, Klabin e Grendene, detentora das marcas Melissa, Rider e Ipanema. Longe de ser um mero compilado de teorias, o lançamento serve como guia para transformar conhecimento em ação e refinar a arte de evitar e solucionar problemas.

Engenheiro químico com MBA em Gestão Empresarial, Silva define o comportamento do Cientista Industrial como aquele alcançado pelo profissional que combina pensamento crítico, a criatividade lógica e o rigor do método científico para alcançar resultados excepcionais. No livro, ele mostra como conquistar esse perfil que permite enfrentar desafios complexos, inovar de maneira proativa e fazer perguntas que mudam o jogo.

Processos padronizados e eficientes, qualidade de produto, entrega no prazo, melhoria contínua, são requisitos básicos à toda indústria. A grande questão é como se diferenciar em um mercado padrão. Por isso, o especialista define como essencial o desenvolvimento da capacidade de encontrar maneiras inovadoras de otimizar processos, tornando-os mais eficientes, econômicos e sustentáveis através de experimentação.

A obra de Silva aborda ainda o dilema da Indústria 4.0 com pessoas 0.4, a utilidade da inovação preventiva, e mostra como usar o raciocínio criativo em ambientes que não estimulam a criatividade. Também faz refletir sobre quando desistir ou adiar é o melhor caminho, como ótimos gerentes nem sempre são bons líderes de negócios e o que torna o desempenho de algumas pessoas muito diferentes das demais.

Adotar os ensinamentos disponíveis no livro Cientista Industrial possibilita uma mudança de perspectiva que resulta em economia de recursos, redução de desperdício e, em última análise, maior competitividade no mercado. Indicado para aqueles que buscam se destacar e inovar em suas áreas de atuação, o título dá a base para que profissionais alcancem voos mais altos ao promover o crescimento pessoal e contribuir para a evolução contínua de toda a indústria e seus profissionais.

Ficha técnica

Livro: Cientista Industrial
Autor: Cesar Eduardo da Silva
ISBN: 9786558725497
Páginas: 292
Formato: 16x23 (160x230)
Valor: R$ 89,90 (Físico) | R$ 69,90 (Ebook)
Onde encontrar: Clube de Autores | Amazon

Sobre o autor

Cesar Eduardo da Silva é formado em Engenharia Química com MBA em Gestão Empresarial. Sócio fundador da Learn Ltda. e especialista em inovação de processos e produtos, já orientou e executou mais de 2.500 projetos de otimização em empresas como WEG, Electrolux, Grendene (Melissa, Rider, Ipanema), EMS, BTG Pactual, BMW, Tigre, Klabin, desde 2011. É pai do Be e da Duda e músico multi-instrumentista.

Redes sociais do autor

Fonte: Redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20