Auditoria: ESG faz área crescer no Brasil. Saiba mais sobre a carreira e como atuar

24/11/2022 13:25

Visualizações: 8504

Com o avanço do ESG (Environmental, social, and governance), sigla para 'Governança ambiental, social e corporativa", os profissionais de auditoria têm ganhado bastante espaço no mercado de trabalho, atuando em grandes empresas junto às necessidades de controles, riscos, compliance, conformidades e planejamento de gestão, operação de processos e asseguração.
 

Segundo o professor e coordenador da pós-graduação em Auditoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Émerson Nogueira Salles, a auditoria é um processo recorrente e cada vez mais presente no ambiente de negócios, seja no setor privado, público ou ainda no terceiro setor.
 

"Os auditores atuam nas mais diversas áreas. As perspectivas para esses profissionais são amplas e estão em alta, em função das complexidades dos negócios e das regulações existentes, além das exigências dos investidores de empresas listadas em rankings de ESG", afirma.
 

Na opinião do especialista, contudo, o maior desafio do setor é a capacitação profissional, pois cada vez mais é exigido do profissional de auditoria maior preparação para exercer as atividades de auditoria, seja na operação ou na supervisão de atividades.
 

"O Brasil vem avançando bem e obviamente precisa se aperfeiçoar em termos de governança, compliance e gestão de riscos. Isto só será possível com a atuação de auditorias altamente capacitados, especialmente nas auditorias internas", completa.
 

As corporações têm encarado com mais responsabilidade e percebido a necessidade de bons profissionais de auditoria para asseguração dos seus ativos, dos seus processos e da conformidade. Ainda segundo o docente, a proposta da ESG tem forte ligação com a área da auditoria, que é a área que pode assegurar que a gestão e a operação da empresa estejam em simetria com os propósitos ambientais, sociais e de governança.
 

"Há alguns anos essa visão tem se modificado no mundo inteiro, mostrando que o mundo dos negócios precisa ser transparente, seguro e oferecer um ambiente saudável e controlado em termos de riscos, tanto para os investidores como governo, fornecedores e clientes", finaliza.
 

Segundo levantamento do site Vagas.com, um auditor interno inicia a carreira com salário médio de R$ 3.018 reais e pode chegar a até R$ 6.826. No geral, grande parte desses profissionais é formado em cursos de graduação em Ciências Contábeis e migram ou se especializam na área de auditoria.

 

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.

Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Fonte: Redação com assessoria

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.