Como escalar cultura em sua empresa através da jornada do trabalhador

20/02/2024 15:43

Visualizações: 1906

Ter uma cultura forte é essencial para qualquer empresa, especialmente quando se trata de startups. Por isso, alinhar algumas ações à jornada do trabalhador é crucial para promover uma cultura que impulsione o crescimento, a inovação e a satisfação, contribuindo para o sucesso sustentável da empresa. 

Segundo Karen Cartagena, especialista em recursos humanos e mentora em temas de gestão de pessoas , uma cultura excelente e escalável é um conjunto de ações, não de crenças. “É preciso que o ambiente de trabalho reflita os valores da empresa. É o que garante que todos farão as coisas da maneira certa mesmo quando não há ninguém olhando”, diz. “Se você não definir metodicamente sua cultura, dois terços dela acabarão sendo acidentais, e o restante será um erro”, alerta. 

Para escalar cultura em uma empresa é preciso estabelecer padrões de desempenho e agir de forma vencedora. “Algumas diretrizes garantem esses padrões. Entre elas, uma comunicação clara das expectativas, reconhecimento abrangente de ações e atitudes relevantes,  além de ensino de crenças, valores e filosofia e o estabelecimento de métricas de competência”, orienta Karen.

Outro ponto importante mencionado pela especialista é só contratar pessoas que defendem a missão da empresa. “O fundador do Airbnb costuma dizer que, ao contratar pessoas, a primeira coisa que ele procura é alguém que defenda a única coisa que nunca mudará, a missão. Inclusive, ele entrevistou os primeiros 300 funcionários da Airbnb e fez a cada um deles uma pergunta de entrevista incomum: "Se você tivesse um ano de vida restante, aceitaria este emprego?". 

Proporcionar um ambiente que proporcione inspiração, entusiasmo e motivação pessoal é outro ponto importante para escalar a cultura em uma empresa. “Isso significa contar com grandes talentos que saibam trabalhar em equipe e se dediquem para ter resultados. E para atrair os melhores é preciso, naturalmente, oferecer os melhores pagamentos e contar com uma cultura forte”. 

De acordo com Karen Cartagena, outra questão relevante que deve ser aplicada na jornada do trabalhador dentro de uma startup é a redução de conflitos internos, o que pode ser feito por meio de uma divisão clara das responsabilidades. “Um dos fundadores da PayPal, Peter Thiel, já disse que a maioria das brigas dentro de uma empresa acontece quando os colegas competem pelas mesmas responsabilidades. E as startups enfrentam um risco especialmente alto, já que os papéis de trabalho são fluidos nos estágios iniciais. Desta forma, eliminar a competição ao longo da jornada facilita para todos”, explica.

Finalmente, o compromisso com a honestidade é fundamental para escalar a cultura na empresa. “Isso significa dar voz a todos, da pessoa mais júnior à mais sênior, possibilitando que todos possam dar opiniões de forma não filtrada. Estar em uma empresa cuja cultura possibilita transparência e direito de fala a todos no time é algo que a maior parte das pessoas almeja, e isso certamente ajuda a potencializar a cultura existente”, finaliza Karen. 

 

Sobre Karen Julliet Cartagena Rodriguez

Formada em Negócios internacionais e recursos humanos, contribuindo para o sucesso de renomadas marcas como Grupo Votorantim, Nissan Motors Corporation, RENAULT e RAIZEN. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão de talentos, cultura organizacional, aprimoramento da experiência do colaborador, desenvolvimento de programas de aprendizagem, atração e seleção de talentos, além da promoção da diversidade no ambiente de trabalho. A especialista tem como propósito  auxiliar líderes e profissionais de RH de startups e PMEs a otimizar a gestão de talentos de suas organizações. Até o momento, ela já atendeu mais de 30 organizações, incluindo mentorados na Forbes under 30. Para saber mais, acesse o Linkedin e o Instagram

Fonte: redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.