USP e UFSCar abrem inscrições para pós-graduação em estatística

11/09/2023 14:18

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 7760

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado, doutorado e doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas, no total, 30 vagas para mestrado e 10 para o doutorado direto, destinadas a quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa. Quanto ao doutorado, há 15 vagas, oportunidade que é voltada a candidatos que já possuem o título de mestre. Em todos os casos, há reservas de vagas para quem se autodeclarar preto ou pardo, para indígenas e para pessoas com deficiência. Há algumas bolsas de estudo que podem ser fornecidas aos estudantes, que também têm a possibilidade de pleitear bolsas com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para participar da seleção, basta acessar o site do Programa, onde estão disponíveis os editais e links para as inscrições: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso. No caso do mestrado, quem deseja iniciar as atividades ainda neste segundo semestre de 2023 (fluxo 1 do cronograma do edital), deve se candidatar a uma das 5 vagas disponíveis até o dia 29 de setembro. Já para ingressar no mestrado no primeiro semestre do próximo ano (fluxo 2 do cronograma do edital), as inscrições para as 25 vagas oferecidas estarão abertas de 2 de outubro a 11 de novembro. No caso do doutorado e do doutorado direto, é possível se inscrever até 30 de outubro, com o início das atividades previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Além disso, o Programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos. 

 

Mais informações
Faça o download do edital 071/2023 (mestrado):
https://web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/pipges/editalmepipges.pdf
Faça o download do edital 072/2023 (doutorado):
https://web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/pipges/editaldopipges.pdf
Faça o download do edital 073/2023 (doutorado direto):
https://web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/pipges/editalddpipges.pdf
Acesse mais informações sobre o processo seletivo:
www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso
Acesse o site do Programa: www.pipges.ufscar.br

Texto: Denise Casatti

Fonte: Redação TN com Assessoria de Comunicação ICMC-USP 

Foto: PhotoMIX Company, via Pexels

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.