Avanço da vacinação motiva novas contratações

29/11/2021 00:00

Visualizações: 1095

Pesquisa inédita feita pela InfoJobs concluiu que o avanço da vacinação incentiva novas contratações.

O levantamento mostrou ainda que 38% das empresas pretendem realizar contratações temporárias e 90% dos candidatos acreditam que podem ser efetivados com as oportunidades do período.

O mercado de trabalho está aos poucos demonstrando sinais de retomada. A pesquisa realizada em novembro, mostrou que 55% dos recrutadores afirmam que o avanço da vacinação no país motivou novas contratações. Não à toa, 38% das empresas pretendem realizar contratações temporárias no período de fim de ano e 82% dos candidatos vão aproveitar o período para arrumar um emprego - sendo que 90% acredita que pode ser efetivado.

Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, afirma que de fato existe essa possibilidade. "Segundo o levantamento, 84% dos recrutadores dizem ter expectativa para efetivação dos profissionais após o período pré estipulado no contrato de experiência. Para isso, 37% destacam o alinhamento ao perfil da empresa como o fator mais importante para a efetivação, enquanto 32% destacam a produtividade durante o período temporário. 27% ainda alegam ter a vaga disponível como fator necessário para a efetivação", esclarece Prado.

A executiva aconselha que os candidatos invistam em qualificação para aumentar as chances de efetivação, afinal, é essencial estar sempre em aprendizado e desenvolvendo as habilidades profissionais. "É por isso que os cursos onlines se destacaram como a principal fonte de conhecimento, especialmente com o distanciamento social. Com a pandemia, surgiu um perfil de profissional interessado em cursos mais curtos e rápidos e a qualificação deixou de ser alternativa para se tornar condição básica em muitas áreas, principalmente tecnológicas", diz.

Em 2020, de acordo com a pesquisa, 59% das empresas não realizaram contratações temporárias - indo na linha da recessão econômica enfrentada pelo país por conta da pandemia. E apesar de 61% das empresas ainda não pretenderem realizar contratações, a maioria dos profissionais de recrutamento e seleção entendem que o período é positivo, tendo em vista a alta taxa da população vacinada e a retomada do comércio após a desaceleração do vírus da Covid-19.

"Outro dado interessante que obtemos com a pesquisa foi que 68% dos processos seletivos continuam sendo feitos de forma online. Se nos últimos anos agregar tecnologia ao RH era considerada uma tendência, agora tornou-se uma necessidade. Com a pandemia, as empresas tiveram que adaptar seus processos seletivos, aderindo às ferramentas digitais, e mesmo com a retomada, essa deve ser uma tendência para os próximos anos", finaliza a Country Manager.
 

Sobre o InfoJobs
Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 43 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de tecnologia para recrutamento. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 17 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de 100 mil anúncios publicados, acompanhando a tendência de crescimento das oportunidades no mercado.

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10