Pesquisadoras brasileiras lançam livro sobre Processamento de Linguagem Natural (PLN)

04/10/2023 09:28

Visualizações: 5271

O grupo Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural (BPLN), um grupo de mulheres brasileiras, atuantes ou interessadas sobre o assunto, lançou no dia 26 de setembro de 2023, no 14º Simpósio em Tecnologia da Informação e Linguagem Humana (STIL 2023), a primeira edição de um livro online e gratuito de PLN.

O material foi escrito por 51 especialistas da área, sendo a maioria mulheres, e organizado pelas pesquisadoras Helena de Medeiros Caseli, Professora associada do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Maria das Graças Volpe Nunes, Professora Sênior do Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O livro Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português possui 25 capítulos, cobre os principais tópicos de PLN e apresenta aspectos teóricos e aplicados da área. Segundo a Professora Maria das Graças, "este livro aborda conhecimentos, técnicas e aplicações de PLN em português que são relevantes atualmente ou historicamente. Para contemplar história, estado da arte e não obsolescência, optou-se por criar um livro na forma digital, de acesso gratuito e dinâmico, ou seja, assume-se o compromisso de atualizá-lo sempre que for necessário. As possibilidades de expansão são inúmeras, já que há uma demanda crescente por novas aplicações que envolvem PLN".

A obra está disponível para download em www.brasileiraspln.com/livro-pln 

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

Fonte: Redação TN com Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Foto: Divulgação

Legenda da foto:  Alguns dos autores reunidos no evento em que ocorreu o lançamento do livro. 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.