O que está preocupando o mundo? O que está preocupando você?

03/11/2023 09:54

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 5875

 

Quando o tema é preocupação, vários fatores entram em cena para uma análise mais precisa do que está acontecendo no mundo nessa área.

O foco de preocupações varia em maior ou menor grau de país para país e até mesmo dentro dos países, pode variar  por região. Ainda assim, algumas questões, não muito óbvias, que habitam o imaginário e a percepção das pessoas, apareceram também em resultados de pesquisas bem recentes e eu separei aqui para vocês.

Num contexto mais geral, o nível de preocupação da população mundial cresceu em algumas áreas como inflação e saúde mental e diminuiu em outras como a Covid19.

Segundo a pesquisa *What Worries the World 2023 , de outubro, realizada pela IPSOS, a inflação, com 39% de percentual, tem sido a preocupação número um durante 19 meses consecutivos, da população mundial. Segundo o instituto ainda, este é o período mais longo em que um problema esteve no topo na história de suas pesquisas.

No estudo aparecem ainda, outras quatro preocupações  (Inflação, Crime & violencia, Pobreza & desigualdade social, Desemprego, Finanças/corrupção política), que permanecem relativamente inalteradas em relação ao mês de agosto passado. O controle da imigração aumentou 2 pontos percentuais no mês, tornando-se o nível de preocupação mais elevado no mundo desde março de 2020.

Enquanto isso, aqui no Brasil, segundo a mesma pesquisa, a desigualdade social e a pobreza foram as principais preocupações dos brasileiros em 2023, com 43% dos entrevistados escolhendo essa opção. A inflação foi a menor preocupação da população, atingindo apenas 27% dos brasileiros.

E a grande surpresa ficou por conta das alterações climáticas não terem sido citadas como a maior preocupação em nenhum dos países inquiridos, incluindo o Brasil.

 

Preocupação e Bem-estar

A preocupação, principalmente em excesso, certamente não é uma boa alidada da saúde. Numa outra pesquisa, também da IPSOS, sobre saúde Global Health Service Monitor 2023, no Brasil, 52%  da população vê a saúde mental como o principal problema do país em termos de bem-estar.

A pesquisa que mapeou os problemas de bem-estar em diversos países do mundo, também apontou como a preocupação com o tema tem crescido ao longo dos últimos anos. De 2018 o percentual de pessoas que apontaram a saúde mental como principal fonte de preocupação saltou de 18%  para 52% em 2023. 

 

Mas, afinal, por que nos preocupamos?

A origem etimológica da palavra preocupação, vem do latim praeoccupatio, -onis, que significa ocupação prévia. 

A preocupação é um sentimento considerado normal na vida coidiana, pois precisamos dela para regular a nossa defesa contra alguns problemas da vida, antecipando soluções e nos levando a agir na direção de sanar esses problemas. A preocupação se torna nociva, quando foge do nosso controle levando a quadros de ansiedade e pânico, nos tornando confusos e inseguros para fazermos nossas escolhas. 

 

Com todo esse cenário, o mais importante é saber como lidar as preocupações. Como forma de contribuir com essa reflexão, deixamos o link para download do e-book da Dra Juliana Caversan, que trata do tema. Acesse aqui

Fonte: Redação TN - Lia Medeiros

*Base da pesquisa : Representative sample of 25,220 adults aged 16-74 in 29 participating countries

*Definição de preocupação: dicionário online priberam

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20