Dia da saúde mental: Especialista revela 5 coisas que você não sabia que afetam a sua saúde mental

10/10/2023 11:07

Visualizações: 5242

O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, destaca a importância de cuidar do bem-estar psicológico e emocional. Esta data promove a conscientização sobre os desafios enfrentados por milhões de pessoas em todo o mundo, como depressão, ansiedade, transtornos mentais e busca reduzir o estigma associado a essas condições, encorajando o diálogo aberto e o acesso a tratamentos adequados.

 

No entanto, no mundo atual existem vários fatores que prejudicam a sua saúde mental e que podem passar despercebidos na correria do dia a dia, afirma o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

 

"Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão possuem fatores imutáveis, como a genética, mas também são fortemente influenciados pelos nossos hábitos, o que muitas vezes fazemos de forma inconsciente das suas consequências".

 

5 coisas que você não sabia que prejudicam a sua saúde mental

01 - Excesso de celular

"Usar o celular de forma excessiva é um dos principais catalisadores de doenças mentais atualmente por estimular a ansiedade, principalmente quando se torna um vício, e se tornando um problema enorme quando se associa ao uso excessivo de redes sociais".

 

02 - Dormir mal

"Noites mal dormidas, insônia e a privação crônica de sono são uma forte característica de ansiedade e depressão que pode piorar seus sintomas e gerar, também, consequências físicas".

 

03 - Perfeccionismo extremo

"Ser perfeccionista pode ser até saudável em um determinado ponto, no entanto, quando chega ao nível de obsessão é extremamente danoso gerando estresse crônico pois nem sempre poderemos fazer as coisas 'perfeitas', o que também gera frustração e ansiedade", afirma Dr. Flávio H. Nascimento.

 

04 - Consumo excessivo de álcool e drogas

"O uso de álcool e drogas está diretamente relacionado ao desenvolvimento e progressão de vários transtornos e doenças mentais, muitas vezes sendo o seu principal gatilho".

 

05 - Reprimir sentimentos

"A negação ou repressão de sentimentos, necessidades de se mostrar sempre forte e 'engolir o choro' é uma prática muito perigosa pois em algum momento tudo isso irá voltar na forma de um problema de saúde mental,por isso, é importante sempre expressar suas emoções e, quando necessário, buscar a ajuda de um profissional para saber direcioná-los melhor", explica Dr. Flávio H. Nascimento.

 

 

 

 

--

Sobre Dr. Flávio H. Nascimento

Dr. Flávio Henrique é formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil, membro da Sociedade de Alto QI Mensa e é membro do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.

 

Fonte: Redação com assessoria

Imagem: Divulgação

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.