Setembro Amarelo: "Exercício físico também cuida da sua saúde mental" Afirma especialista

14/09/2023 14:20

Visualizações: 5319

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à conscientização sobre o risco à vida relacionado a doenças mentais, que têm se tornado cada vez mais presentes. Segundo um levantamento da OMS - Organização Mundial da Saúde - divulgado em 2022, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, 14% destes são adolescentes. 

 

De acordo com o naturopata, professor de yoga e entusiasta por saúde, sono e bem estar, Ravi Kaiut, é importante valorizar os cuidados com a saúde mental como também necessários.

 

"Quando se pensa em cuidar da saúde, a primeira coisa que se pensa é em fazer academia, corrida, exercícios, mas raramente vem à mente a saúde mental, isso fala muito sobre como nós a deixamos de lado muitas vezes".

 

Atividade física também cuida da mente

"A atividade física é fundamental para cuidar da saúde como um todo, além dos benefícios físicos, ela também ajuda a liberar neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, relacionados com felicidade, satisfação e motivação", ressalta Ravi Kaiut.

 

"Além disso, ela também é fundamental para prevenir uma série de problemas como ansiedade e depressão, além de melhorar a qualidade do sono, o que está relacionado a um melhor humor durante todo o dia", explica.

 

De acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, mais de 110.000 mortes poderiam ser evitadas nos Estados Unidos com a adição de apenas 10 minutos de atividade física diária por adultos acima dos 40 anos. A longevidade saudável trazida pelo exercício não vem apenas de benefícios ao corpo, mas também à saúde mental.

 

"Você não consegue sustentar uma cadeira apenas com um pé, é preciso que todos estejam equilibrados e firmes, essa analogia funciona para demonstrar a nossa saúde, não adianta focar em apenas um aspecto e esquecer os demais, cuidar da saúde mental também impacta na física e vice versa", afirma Ravi Kaiut.

 

 

 

Sobre Ravi Kaiut
Ravi Kaiut é professor de yoga, naturopata e pesquisador em neurociência, foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Ensina yoga atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga  em Curitiba e on-line!

Fonte: Redação TN com assessoria

Foto: Divulgação

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.