Mês da Língua Materna: 260 milhões de pessoas falam português

23/02/2023 12:19

Visualizações: 8108

Em fevereiro é comemorado o mês mundial da língua materna. Estabelecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999, a data visa promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações, além da preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade. 

Por definição, “língua materna” é a primeira língua que uma criança aprende e que geralmente corresponde ao grupo social e cultural com que o indivíduo se identifica, sendo sua primeira língua de comunicação, podendo ser denominada também como língua nativa. Segundo o Instituto Camões (Instituição Governamental atrelada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal), a Língua Portuguesa é falada por 260 milhões de pessoas, o que representa 3,7% da população mundial.

“O português é uma língua com muitas camadas linguísticas e como, todas as outras, estão em constantes mudanças. Empregado em diversas localidades do mundo, o idioma sofre alteração dependendo da sua localidade, mas sempre mantendo sua ordem gramatical, tais mudanças deve-se ao meio que está inserido e as influências externas como cultura e outros idiomas. Esse fenômeno, não ocorre apenas com o português e pode ser visto, por exemplo, no inglês, em que nos EUA e na Europa as palavras podem ter mais de um significado dependendo do contexto”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta

O português apresenta grande variação linguística. “Muitas pessoas acham que aprender uma segunda língua é aprender um outro idioma além do materno, mas não é bem assim. Na didática da língua portuguesa, por exemplo, o emprego de termos técnicos diferencia entre o Português como Segunda Língua, Língua Materna e Língua Estrangeira, sobretudo para nós que trabalhamos com programas de intercâmbio e com imigrantes no Brasil”, disse Susanna Florissi, autora de materiais didáticos, especialista no ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) e associada à Study in Brazil by Belta pela Torre de Babel Idiomas e Culturas.

Conforme citado pela especialista, confira o significado da classificação de um idioma:

- Segunda língua: aquela que se aprende logo depois da sua língua materna;

- Língua herança: trata-se do primeiro idioma aprendido por um indivíduo, podendo também ser chamada como língua nativa;

- Língua estrangeira: esta, por sua vez, é aquela aprendida no país de origem do estudante. É o caso, por exemplo, de cursos ministrados em escolas de idiomas, no ensino regular e nas universidades

Atualmente, o português é a língua oficial de nove países no qual constituem a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), estes são: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Além disso, existem outros países no qual o idioma é exercido mais não é reconhecido oficialmente, como em: Damão, Dio, Goa que estão situados na Índia e que eram ex-colônias de portugueses. Em Macau, utilizada como porto entre 1557 e 1999 pelo império português, a cidade chinesa tem um grande número de falantes do português no qual recebe uma grande influência do mandarim, língua oficial do país. Em 2020, Macau dispunha de 50 universidades que ensinavam português como língua estrangeira para cerca de 5000 alunos, segundo Instituto Camões.

Belta (Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio) coordena o programa Study in Brazil, que tem a iniciativa de promover o Brasil como destino para estrangeiros interessados em programas educacionais e de intercâmbio, ensino médio e superior, além de estágios, voluntariados e outros programas customizados, que proporciona ter um contato com o idioma português. 

Quer saber mais sobre como funcionam os programas de intercâmbio no Brasil para estrangeiros? Conheça o Study in Brazil by Belta!

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio – tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.  Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 600 pontos de venda em todo o  Brasil, 43 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Fonte: Redação com assessoria

Imagem: Unplash

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19