Especialista alerta para riscos de comparação do real com a rede social

01/06/2022 19:05

Visualizações: 203

A especialista Sandra Raphael reforçou o alerta para os riscos da intensa comparação que a sociedade tem feito entre os acontecimentos da vida real com o que é propagado/postado nas redes sociais.

Segundo Sandra, a busca constante e desequilibrada pelos ideais alheios compromete nossa autoestima e nos afasta do que realmente precisamos buscar.

"É perigoso porque fragiliza nossa saúde emocional. É essa que, quando fragilizada, não nos permitirá nos beneficiarmos da linda imagem ou do corpo perfeito. É a combinação entre eles que trará a satisfação e a alegria que, por consequência, traz uma autoestima saudável", citou Sandra.

Ainda conforme Sandra, em rede social outro cuidado necessário é não confundir inspiração com comparação.

"Quando nos inspiramos, buscamos alcançar ou fazer algo dentro das nossas possibilidades, respeitando nossas condições físicas, financeiras, nossas características e singularidade. Já quando nos comparamos, que é a parte danosa, olhamos o que o outro tem. Essa é a grande diferença. Isso nos deixa frustrados, diminuídos, por não sermos semelhantes ao outro em suas condições", reforçou.

Sandra insiste e comenta que é necessário termos um entendimento dos processos. Que tudo tem um caminho. Tudo tem sua jornada. Infelizmente, segundo ela, a rede social traz uma imagem de que não é preciso esforço para resultados.

"Hoje existe uma tendência - em alguns países mais acentuada que em outros - em esperar resultados imediatos com pouco esforço. Parece que de repente quem não tiver milhares de seguidores, não for aclamado, não ostentar riqueza e beleza pertence uma categoria de pessoa 'menos interessante'. Infelizmente, a essência vem perdendo para a embalagem", lamentou.

"Para além de tudo isso, o objetivo é explicitar como os conteúdos de beleza divulgados nas redes sociais afetam a autoestima das pessoas. Por isso, é preciso também intensificarmos os debates a respeito do consumo consciente, sobretudo das redes sociais, e como isso é um fator chave essencial para a saúde física, mental e emocional", emendou.

 

Sobre Sandra Raphael

Sandra Raphael, Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal. Master Coach certificada pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana e tem Certificação Internacional de Chief Happiness Officer. Fundadora da escola de negócios em Luanda, Angola. Palestrante, treinadora e consultora, especialista em multiculturalidade e interculturalidade. Vasta experiência nos mercados brasileiros, europeu e africano. Autora e co-autora de artigos e case studies sobre a Gestão em Ambiente Multicultural.

Fonte: Redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10