Pier Mauá recebe sexta edição da Shell Eco-marathon Brasil

22/08/2023 10:34

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 6233

A Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, chega novamente ao Rio de Janeiro para premiar equipes de jovens universitários do Brasil e América Latina, que projetarem e construírem protótipos de veículos ultra eficientes em termos de energia. Nesta sexta edição da etapa brasileira, os automóveis desenvolvidos pelos estudantes vão concorrer em três categorias: Combustão Interna (gasolina, etanol e diesel), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na maratona, que promete trazer ainda mais inovação e tecnologia para o desenvolvimento do combustível do futuro. Neste ano, também é esperado um aumento de veículos de Conceito Urbano – com aparência mais próxima aos carros de passeio -, apresentando novas tendências de mobilidade. Os treinos e a competição acontecerão entre os dias 30/08 e 01/09, no Armazém 4 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Para serem avaliados, os veículos passarão por inspeção técnica e deverão percorrer um circuito de cerca de 10 km com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. Em 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetra campeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619km/litro de etanol. Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.

Nesta edição, a Shell Eco-marathon vai reunir 39 equipes, com mais de 300 estudantes de todas as regiões do Brasil e de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Veja o vídeo e as fotos (abaixo) do evento do ano passado.

Para mais informações, acesse o site.

SERVIÇO
Evento: Shell Eco-marathon Brasil
Data: De 30/08 a 01/09
Local: Pier Mauá – Armazém 4. Avenida Rodrigues Alves, 10. Centro/RJ
Hora: 9h às 18h
Programação:
Dias 30/08 - 
Treino das equipes
Dia 31/08 - Primeiro dia de competição
Dia 01/09 - Segundo dia de competição e cerimônia de premiação

Fonte: Redação com assessoria

Imagem: Divulgação

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20