Bicycle Face - Škoda lança projeto fotográfico para ressignificar doença fictícia

12/05/2023 15:21

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 7776

*Mais uma pra galera da comunicação! 🥰

 

Muito inspiradora essa campanha que vem falar sobre empoderamento feminino e denuncia o uso de fake news na ciência para fins discriminatórios.

Vale a leitura e não se esqueçam de ver a fotos e video no final da matéria.

 

A marca de automóveis Škoda e a Proximity Barcelona apresentam um projeto de fotografia que gira em torno da "Bicycle Face", uma doença fictícia que impedia as mulheres de andar de bicicleta.

Quando a bike surgiu, no século 19, e começou a se popularizar entre as mulheres, tornou-se especialmente popular entre as sufragistas e virou um símbolo, de modo que alguns setores da sociedade não aceitaram com bons olhos.

Neste cenário, médicos da época inventaram o que viria a ser conhecido como "Bicycle Face", que supostamente afetava mulheres que andavam de bicicleta e causava olheiras, gerava traços faciais masculinos e levava até mesmo à depressãodificuldades na amamentação e abortos espontâneos.

No entanto, elas ignoraram os avisos e as ciclistas femininas e o ciclismo esportivo feminino seguiram em frente. Recentemente, aconteceu em Torrevieja, na Espanha, a primeira Vuelta Femenina. E a Škoda, patrocinadora oficial do evento, e a Proximity Barcelona lançaram uma ação para celebrar o fato de que as mulheres nunca pararam de pedalar.

A marca e a agência apresentam um projeto fotográfico para redefinir, de forma positiva, o que significa "Bicycle Face" em 2023: um rosto que mostra o esforço de chegar ao topo de uma ladeira, a satisfação de terminar com o melhor tempo ou, em outras palavras, o rosto de empoderamento sobre duas rodas.

Desde o início da competição, as fotógrafas esportivas Naike Ereñozaga e Lara Ortiz de Zárate tiraram retratos em movimento das ciclistas.

O resultado da reportagem fotográfica pode ser visto aqui.

E espie também o filme que apresenta a iniciativa, aqui.


 

Ficha Técnica:

TITLE CAMPAIGN: BICYCLE FACE

CLIENT: ŠKODA

CLIENT CONTACT: ESTHER PÉREZ, MIGUEL PIWKO
AGENCY: PROXIMITY BARCELONA
EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: RAMÓN CABA
CREATIVE DIRECTORS: LAURA CUNI, ANNA SOLER
COY: FEDERICO NARBÓN
ART DIRECTOR: ANA GARIN
ACCOUNT MANAGER: ARANTZA BILBAO
ACCOUNT SUPERVISOR: AIDA MATEO
PRODUCER: ASTRIZ MENÉNDEZ
PHOTOGRAPHERS: NAIKE EREÑOZAGA Y LAURA ORTIZ DE ZÁRATE
EDITION AGENCY: ANA GARIN
SOCIAL: FIORELLA DIAZ Y ALEX BENITO
PUBLIC RELATIONS: LAURA CARRILLO
MEDIA AGENCY: PHD MEDIA

*Este é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/ publicidade que são criadas e exibidas no mundo todo, que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor que sirvam de inspiração para a área criativa da nossa indústria. E, se tiver profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda! 😊😊

Fonte: Redação TN com Clube de Criação

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.