Green-X: inovação aberta da Galp desafia academia e startups brasileiras nas renováveis

24/02/2023 12:17

Visualizações: 7872

A Galp quer conhecer as ideias e os projetos que vão mudar o panorama das energias renováveis no Brasil com o Green-X, uma open call exclusivamente destinada a estudantes, investigadores e startups brasileiras que estejam a trabalhar na inovação verde.


Esta é a mais recente iniciativa da Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta da Galp que procura os parceiros mais inovadores para trilhar o caminho da neutralidade carbónica em 2050.


O Green-X procura soluções para os principais desafios das energias renováveis no Brasil em três trilhas.


A trilha Growth: destinada a startups com maturidade com soluções em energias renováveis que possam solucionar desafios propostos pela Galp. Por exemplo: a produção de energia sem ou com baixa emissão de carbono; software que incremente eficiência, otimização e flexibilidade através digitalização; cadeias de valor de energia de baixa emissão de carbono.


A trilha Open Call: portal de captação de start-ups maduras que pretendam ser parceiras da Galp em soluções inovadoras no solar, eólico e armazenamento de energia.


A trilha Research Core: acolherá candidaturas de investigadores, cientistas, professores e alunos com pesquisas realizadas em temas como electrocombustíveis, transportadores de hidrogénio ou armazenamento de energia.


As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 28 de fevereiro e podem ser apresentadas no site Green-X. Os melhores projetos nas trilhas Growth e Open Call terão mentorias Galp e acesso à Web Summit Rio. A trilha Research Core oferece prémios monetários ao top 3 num total de R$ 60 mil reais.


A criação de um ecossistema empreendedor e a aposta na inovação são objetivos da Galp na sua estratégia de descarbonização e net zero em 2050. A empresa é a terceira maior produtora de óleo e gás do Brasil, mas está a transformar rapidamente o seu negócio apostando no desenvolvimento da produção solar e eólica. A Galp planeia investir 5 bilhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) no Brasil nos próximos 10 a 15 anos. Cerca de metade desse investimento será feito em energias limpas, instalando 5,4GW no país até 2030.



Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. A nossa oferta inclui várias formas de energia -- da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente um dos principais produtores Ibéricos de energia elétrica de base solar.

Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 10 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente 6.360 pessoas. Mais informações no site da Galp.



Sobre a Galp Upcoming Energies

A Galp Upcoming Energies é uma plataforma de inovação aberta, que pretende transformar o futuro do sector energético através da colaboração e co-criação. Através da plataforma, chegamos a empresários, estudantes, startups ou qualquer pessoa que partilhe a mesma vontade de avançar para uma transição sustentável e para a neutralidade carbónica.

Fonte: Redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.