É possível mudar de vida? Especialista explica três pilares que considera essenciais

02/12/2022 09:59

Visualizações: 8664

Será que é possível mudar de vida? Ter uma realidade e começar, aos poucos, a viver o que só existia nos nossos sonhos? Para o especialista em alta performance, Rodrigo Cardoso, a resposta é sim.

"A maioria das pessoas já têm motivação. O fato de você estar lendo essa matéria significa que você tem um motivo pra entrar em ação. A motivação não é o que falta na maioria das pessoas e tão pouco é o que vai gerar resultados, mas sim a estratégia correta", disse.

Rodrigo completou: "Imagine uma metáfora, você é o mais motivado para ver o sol nascer, você é o que acorda mais cedo, e é o que corre mais rápido, só que está correndo para o lugar errado. Você está correndo para o Oeste e o sol nasce no Leste, está correndo para o lugar errado, a estratégia está errada. Se você quer ver o sol nascer você tem que correr pro outro lado, para o Leste, tem que ter estratégia correta e o que falta pra maioria das pessoas não é motivação e sim a estratégia correta."

Segundo o treinador, a estratégia que ele ensina em seus treinamentos e que faz uma diferença na vida das pessoas, é sustentada por três pilares: a roda da inércia, a força do meio e o mentor extraordinário.

"Imagine uma "roda inercial" pesada, é muito difícil de você girar, mas depois que você consegue ganhar movimento com essa roda é muito difícil você parar. Ela tem quantidade de movimento, e isso acontece na vida das pessoas. Dar o primeiro passo é sempre o mais difícil. A mudança de hábito é difícil, mas quando você persiste consegue girar essa roda, que chamo 'roda da inércia', fica muito difícil de te parar."

O escritor afirmou que o primeiro pilar da estratégia é aprender a dar os primeiros passos mesmo quando não está com vontade ou mesmo quando acredita que não tem força para isso. "Dar o primeiro passo e continuar com persistência e consistência. Assim, você sai da zona de conforto e começa entrar em ação. Isso que eu chamo de girar a  roda da inércia. Entrar em ação, dar os primeiros passos, mesmo sem ter todos os faróis verdes, mesmo sem ter todos os recursos. Muitas pessoas ficam travadas porque elas esperam ter todos os faróis verdes, mas você só precisa ter o próximo farol verde e se todos para estão vermelhos, precisa dar um passo pra trás porque sempre tem algo que você pode fazer agora e começar a girar sua roda".

O segundo passo é a força do meio, que para Rodrigo, significa fazer aquilo que é certo ficar mais fácil e aquilo que é errado ficar mais difícil de ser feito.

"Imagine que você quer mudar seus hábitos de alimentação e energia física, quer começar acordar mais cedo, praticar exercícios, quer parar de comer pizza, comer gordura, fritura, e você continua andando com seus amigos que vão para o rodízio uma vez por semana, que acordam tarde e gostam de dormir tarde e ir pra balada. Diante disso, você até consegue mudar o seus hábitos, mas por pouco tempo."

Cardoso conta que "o meio que você convive dita os seus resultados. Se você começar a andar com pessoas que acordam mais cedo, que preferem uma salada a pizza, é muito mais provável que aquilo que é certo para você fique mais fácil de ser feito."

Por último, Rodrigo explica o que seria o mentor extraordinário. "O mentor não é qualquer mentor, é um mentor que você escolhe para sua vida. Ele deve ser um mentor que está alinhado com seus valores e com suas crenças, alguém que encurta o seu caminho. É muito provável que a pessoa que você escolha como mentor seja uma pessoa que já criou esse caminho por mais tempo, ela tem maestria naquilo que ela faz. É muito importante você entender que sozinho não dá e com alguém que lhe inspira você vai conseguir chegar lá muito mais rápido, já que ele tem uma visão daquilo que você precisa que muitas vezes você não tem, pura e simplesmente por não ter a experiência", finalizou.

 

Sobre Rodrigo Cardoso

 

Rodrigo Cardoso é escritor e criador de conteúdo e foi eleito o Melhor Treinador do Brasil pelo prêmio Top Chance. Engenheiro formado pela USP com pós-graduação em Psicologia, Rodrigo é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e treinou diretamente com o criador da PNL – Richard Bandler.

 

Especialista em Atitude e Comportamento, ministra palestras e treinamentos por todo Brasil e exterior há mais de duas décadas. 

Fonte: Redação com assessoria

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.