Belo Monte

Presidente da Norte Energia atribui demora na execução de condicionantes à falta de estrutura

Durante audiência pública da subcomissão temporária destinada a acompanhar a execução das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Senado, o presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento, disse que o consórcio responsável pela construção e operação da hidrelétrica já está cumpri

Agência Brasil
15/03/2012 13:05
Visualizações: 453
O presidente da empresa Norte Energia, Carlos Nascimento, responsabilizou hoje (15) a falta de estrutura dos municípios paraenses pela demora na execução das obras condicionantes previstas no contrato para construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Durante audiência pública da subcomissão temporária destinada a acompanhar a execução das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Senado, Nascimento disse que o consórcio responsável pela construção e operação da hidrelétrica já está cumprindo parte das condicionantes na área de segurança pública e de saúde. Contudo, ressaltou que problemas como a falta de técnicos e computadores de algumas prefeituras dificulta a aprovação de projetos.

“É preciso ter certa compreensão porque o empreendimento está sendo construído em uma região muito carente. Não podemos colocar a culpa em uma prefeitura que não tem condições de contratar um técnico. Como vamos fazer o saneamento em uma cidade que não tem definido o seu perímetro urbano?”, argumentou Nascimento, se referindo à cidade de Altamira (PA).

“Então, é preciso que tenhamos a compreensão que o país precisa de energia e essa questão [das obras condicionantes] tem que ser resolvida de modo harmônico e com muita habilidade. A prefeitura de Vitória de Xingu não tinha um engenheiro, o prefeito foi afastado e a nova administração não tinha computador para fazer a contabilidade do município. Essa é a situação que enfrentamos nos municípios”, acrescentou Nascimento.

Segundo ele, antes da construção da usina, o município de Altamira tinha dois carros de polícia e hoje, por meio da parceria com o consórcio, têm 34 viaturas, cerca de 40 motocicletas e um helicóptero. “Aquela região sofria pela ausência do estado. Estamos construindo, temos que fazer essas coisas entendendo essa peculiaridade e diria que em junho vamos completar R$ 165 milhões em empreendimentos que até agora não fizemos. [Em junho] vamos divulgar a relação de cada obra, em cada município mostrando o apoio”, argumentou Nascimento.

As condicionantes estão previstas no licenciamento ambiental para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e, em alguns casos, o cumprimento é pré-requisito para obtenção das próximas autorizações para o andamento da obra.

Entre as condicionantes estão medidas como a reestruturação do atendimento à saúde indígena, a demarcação e regularização de áreas, a retirada de não indígenas das terras indígenas, a implementação de corredores ecológicos e melhorias nos serviços de educação nas comunidades.

Essas obras devem ser realizadas nos municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Placas, Pacajá, Medicilândia, Gurupá, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Uruará, Anapu e Porto de Moz.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.