Pré-Sal

Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de barris de petróleo por dia

Maior do país em reservas, o campo produz, na Bacia de Santos, por meio de seis plataformas. Até o final do ano, a P-78 será a sétima unidade a operar em Búzios.

Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
03/11/2025 17:19
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de barris de petróleo por dia Imagem: Divulgação IBP Visualizações: 292

O campo de Búzios, operado pela Petrobras na Bacia de Santos, atingiu, na última quarta-feira (29/10), a média diária de produção recorde de 1 milhão de barris por dia, superando a marca anterior, de 900 mil, alcançada em agosto. Maior do país em reservas, Búzios é o segundo campo da Petrobras a superar a marca de produção de 1 milhão de barris por dia. O primeiro foi Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos.

“A trajetória da Petrobras é marcada pela superação de desafios, desbravamento de novas fronteiras geológicas e desenvolvimento de tecnologias. Todas as vezes que disseram que não seria possível, nosso corpo técnico foi lá e fez. Hoje 80% da nossa produção vem do pré-sal, onde temos dois campos gigantes, Búzios e Tupi. Cada conquista é um estímulo para seguirmos ultrapassando as barreiras do conhecimento e gerar, com responsabilidade e segurança, a energia que o Brasil precisa", afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O campo de Búzios obteve sucessivos recordes de produção e possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho. A espessura de seu reservatório tem a altura do Pão de Açúcar – e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara. O campo tem seis unidades produtoras em operação: as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77 e os FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré, a maior em capacidade de produção do país com 225 mil barris/dia. Uma nova unidade, o FPSO P-78, chegou ao campo no mês passado e passa pela fase de interligação dos poços para, em breve, iniciar a produção.

Inovador e excelente em práticas de gerenciamento, o projeto Búzios 7, que além da plataforma Almirante Tamandaré, inclui toda a infraestrutura submarina, como dutos e poços, recebeu hoje (30/10) o Prêmio OTC Brasil Distinguished Achievement Award for Companies, da Offshore Technology Conference, um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia voltado para o setor de petróleo e gás offshore.

“Atingir 1 milhão de barris/dia é um resultado que mostra o acerto de nossas estratégias, adequadas a um campo da magnitude excepcional e que, além do volume gigantesco, dispõe de reservas substanciais de petróleo leve.  A entrada de novos projetos como Búzios 7 e a gestão eficiente dos reservatórios contribuíram para esse resultado", afirma a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.

As tecnologias premiadas pela OTC incluem o flare fechado, que contribui para redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e de aproveitamento de calor, que reduz a demanda de energia adicional para a unidade.

O campo de Búzios está localizado em águas ultra profundas, no pré-sal da Bacia de Santos (profundidade de até 2.100 metros), a 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro. Búzios foi descoberto pela Petrobras em 2010 e entrou em operação em 2018. Ele é operado pela Petrobras e tem como parceiras as empresas CNOOC e CNPC, além da PPSA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.