OTC Brasil 2025

Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do primeiro hub de descomissionamento sustentável brasileiro

Empresas formam consórcio que visa prestação de serviços de limpeza e descontaminação de unidades offshore.

Redação TN Petróleo/Assessoria Porto do Açu
30/10/2025 13:24
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do primeiro hub de descomissionamento sustentável brasileiro Imagem: Divulgação Porto do Açu Visualizações: 641

Patrocínio de Cobertura:

 

O Porto do Açu e a IKM Testing, do grupo norueguês IKM, assinaram nesta quarta-feira, 29 de outubro, na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, um acordo para a criação de um consórcio entre as empresas voltado à oferta de serviços na área de descomissionamento.

O objetivo é fornecer serviços de limpeza e descontaminação de plataformas e outras unidades offshore no complexo portuário-industrial localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro.

O consórcio é uma evolução do memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) firmado entre as duas companhias em maio deste ano.

"Buscamos parcerias estratégicas para complementar as atividades que já oferecemos no Açu, como o acostamento temporário de plataformas. Estamos nos preparando para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil", explica Vinicius Patel, diretor de administração portuária do Porto do Açu.

"A IKM Testing desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do hub de descomissionamento, aportando sua ampla expertise técnica em projetos de descontaminação e neutralização de NORM, com mais de 35 operações realizadas no Mar do Norte e no Brasil. Incorporamos ao projeto nossos valores de segurança e as melhores práticas ESG, reafirmando o compromisso de tornar essa iniciativa sustentável e eficiente. Junto ao Porto do Açu e a toda a cadeia produtiva, somamos esforços para fortalecer a economia circular no setor de óleo e gás brasileiro", destaca Alexandre Villanova, Diretor da IKM Testing Brasil.

Além do acostamento, o Porto pretende oferecer serviços de apoio e do pré-desmantelamento e desmantelamento de plataformas. Atualmente, o Porto do Açu dispõe de cais com capacidade para atender simultaneamente mais de 3 unidades offshore/embarcações em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades.

Entre os diferenciais do empreendimento estão a proximidade com a Bacia de Campos, licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustações (como o coral-sol), presença de um centro de controle unificado para gestão de riscos e emergências e integração com a logística de sucata existente no país.

Sobre o Porto do Açu - Localizado no norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Atualmente, 30 empresas já estão instaladas no complexo, incluindo clientes e parceiros de classe mundial. Com operações consolidadas em minério, petróleo e gás natural, o Açu acelera sua industrialização com foco em projetos de baixo carbono, reafirmando sua posição como o porto da transição energética no Brasil.

Sobre a IKM Testing - A IKM Testing Brasil é uma empresa brasileira estabelecida em 2009 que integra o grupo norueguês IKM Gruppen AS. É destaque como fornecedora de serviços de engenharia essenciais para o setor de energia, com forte ênfase na indústria de petróleo e gás. Seu portfólio de serviços é diversificado e abrange atividades cruciais como testes, inspeção, comissionamento, descomissionamento e limpeza, sendo capaz de operar tanto em instalações terrestres (onshore) quanto marítimas (offshore). A empresa é amplamente reconhecida no mercado por sua alta capacidade técnica, posicionando-se como uma das fornecedoras de serviços mais completas e competitivas no setor energético. Com um papel essencial no atendimento às demandas da indústria, a IKM Testing Brasil tem o objetivo estratégico de consolidar e expandir seu crescimento tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.