Bacia de Campos

Altera&Ocyan completa 1 ano de operação no campo Papa-Terra

Plataformas 3R-2 e 3R-3 alcançaram produção acumulada de 4.596.874 bbls.

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/01/2024 18:06
Altera&Ocyan completa 1 ano de operação no campo Papa-Terra Imagem: Sterfeson Faria Visualizações: 1077

A joint-venture Altera&Ocyan, formada entre as empresas Altera Infrastructure e Ocyan, acaba de completar seu primeiro ano de colaboração com a 3R Petroleum Offshore S.A. para a operação das duas plataformas do campo Papa-Terra. O campo é operado pela 3R Petroleum Offshore S.A. (62,5%) em parceria com a Nova Técnica Energy Ltda (37,5%).  

A Plataforma de Produção 3R-2, única do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Platform) instalada no país, e o FPSO 3R-3 (Floating Production Storage and Offloading), localizadas no Sul da Bacia de Campos, alcançaram a marca acumulada de produção de 4.596.874 barris (bbls) desde o início da atuação da Altera&Ocyan no ativo.  

Esta é a primeira vez que a Altera&Ocyan realiza a operação e manutenção de embarcações de terceiros. "Foi um ano muito desafiador e nosso maior desafio esteve relacionado à integridade e restabelecimento dos principais sistemas com foco em segurança", aponta Marcella Nogueira, gerente de operações da A&O no Projeto Papa-Terra. Entre as conquistas obtidas no período, estão ainda o aumento na produção pela FPSO 3R-3 e bons resultados em 16 auditorias. 

Marcella destaca, ainda, a sinergia entre as equipes multidisciplinares, compostas por mais de 200 integrantes de diferentes companhias a bordo das unidades - "Apesar dos inúmeros desafios, inerentes à operação de ativos existentes em um campo maduro, nossa experiência e motivação nos permitiram mobilizar recursos em um curto período de apenas quatro meses". 

Além das operações nas plataformas do Campo de Papa-Terra, a Altera&Ocyan atua como operadora e afretadora de dois FPSOs: Cidade de Itajaí e Pioneiro de Libra, ambos na Bacia de Santos.   

Sobre a Altera&Ocyan  

A joint venture Altera&Ocyan tem doze anos de atuação no Brasil, com 50/50 para cada uma das duas empresas. A parceria entre as duas companhias teve início em 2011, com a assinatura da criação da joint venture, e incluiu o afretamento e operação de dois navios de produção de petróleo (FPSOs), Cidade de Itajaí (CDI), com atuação no campo de Baúna, e o Pioneiro de Libra (PDL), no campo de Mero. Ambos apresentam excelência operacional e bons índices de segurança.  

Em 2022, a Altera&Ocyan assumiu a manutenção de 1º e 2º escalões e operação das plataformas 3R-2 e 3R-3 da 3R no campo de Papa-Terra, no Sul da Bacia de Campos (RJ). Esses contratos marcam a nova atividade da A&O na operação em embarcações de terceiros, ampliando o escopo de serviços oferecidos ao mercado.  
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20