Redação/Assessoria
A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) está na expectativa pela votação dos projetos de leis que tratam a repactuação do risco hidrológico (GSF) e a Nova Lei do Gás acontecerem em agosto. Desde a participação do senador Marcos Rogério (DEM-RO) em uma live para os associados da Abraceel, realizada no último dia 17, o parlamentar elevou a confiança que ambos os projetos devem ter espaço na pauta estipulada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Para o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, a solução para o GSF - que ultrapassa 1900 dias sem resolução - deverá ter um impacto significativo na conta de luz dos brasileiros. "Desde 2015, o setor repassa o risco hidrológico para os consumidores das distribuidoras de energia elétrica. Esperamos que essas duas medidas, prometidas há muito tempo, sejam o 'start' para novos ares ao setor que precisa avançar na discussão culminando na ampliação do Mercado Livre para todos os consumidores brasileiros."
Se aprovado...
• O GSF terminará com uma discussão judicial que envolve cerca de R$ 8 bilhões. A dívida se estende desde 2013, quando a seca passou a reduzir a capacidade de geração de hidrelétricas, não atingindo a garantia física.
• Já a nova Lei do Gás (PL 6.407/2013), que tramita na Câmara, pode estimular e baratear o gás natural ao abrir o mercado e estimular os investimentos, a produção, o transporte, a distribuição, a comercialização e o consumo.
"A votação é um claro sinal de que a energia mais barata facilita a atração de novos investidores nacionais e internacionais, além de gerar empregos e estimular a economia. Além dessas batalhas, uma grande oportunidade para o país é a portabilidade da conta de luz, discutida no PLS 232 no Senado ", afirmou Medeiros.
Em outra reunião para os associados da Abraceel, a superintendente de novos negócios da B3, Ana Beatriz Mattos, destacou que a aprovação dos PLs que tratam da modernização do setor elétrico teria um impacto positivo e abriria novos caminhos gerando mais oportunidade de investimento no setor. A B3 atualmente trabalha na criação de uma plataforma voltada ao setor energético.
Fale Conosco
22