Energia Elétrica

GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica de celulose da Arauco no Brasil, a maior do mundo construída em única etapa

Redação TN Petróleo/Assessoria GE Vernova
14/08/2025 09:59
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica de celulose da Arauco no Brasil, a maior do mundo construída em única etapa Imagem: Divulgação Visualizações: 1170

O negócio de Grid Solutions da GE Vernova fechou contrato com a Arauco Papel e Celulose para fornecer uma subestação de energia isolada a gás (GIS) de 230 kV, que será instalada na primeira fábrica de celulose da companhia no Brasil, localizada no município de Inocência (MS) – Projeto Sucuriú.

O escopo inclui também o fornecimento de cinco transformadores de potência, além de um trecho de linha de transmissão em cabo isolado 230kV e ampliação da subestação Ilha Solteira 2.  Esse fornecimento alimentará as cargas da planta industrial bem como viabilizará a conexão dos geradores ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

O Projeto Sucuriú, da gigante global do setor de celulose, conta com um investimento estimado em US$ 4,6 bilhões e terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta por ano, tornando-a a maior do mundo construída em única etapa. A GIS da GE Vernova terá como principal função proporcionar estabilidade, segurança operacional e confiabilidade no suprimento de energia elétrica na fábrica.

Ivette Castillo, Gerente Regional de GSI (Grid Systems Integration) para a GE Vernova na América Latina, destaca: “Essa parceria com a Arauco mostra a confiança de nossos clientes na experiência da GE Vernova de trabalhar em segurança e com foco na qualidade, contribuindo à eletrificação do setor industrial por meio do incremento da confiabilidade e a resiliência em suas operações a partir de uma robusta infraestrutura elétrica”.

A expectativa é que a fábrica de Inocência inicie seus testes operacionais em 2027.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.