Termelétricas

Vigência das diretrizes relativas a termelétricas a gás sem contrato é ampliada pelo MME

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
09/04/2021 14:44
Visualizações: 251

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou ontem (08/04) a Portaria Normativa n° 5, de 5 de abril de 2021, que amplia até 30 de abril de 2022 a vigência das diretrizes estabelecidas na Portaria MME n° 504/2018. O normativo prevê a possibilidade do despacho temporário de usinas termelétricas a gás natural, operacionalmente disponíveis e sem contrato de comercialização de energia elétrica vigente, sob determinadas condições.

A proposta é fruto de deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), conforme apreciado na 242ª Reunião Ordinária do CMSE, em 7 de dezembro de 2020.

Divulgação

Essas diretrizes visam aumentar a oferta energética nos subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que, eventualmente, poderá resultar na redução dos custos de operação do sistema, além de ampliar as possibilidades de comercialização de energia elétrica para os agentes setoriais, gerando renda e emprego, logo, movimentando a economia como um todo.

Além disso, conforme destacado pelo CMSE, essa é uma relevante medida, especialmente no contexto atual de condições hidrometeorológicas desfavoráveis e de baixos armazenamentos nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Nesse sentido, é necessária a adoção de medidas excepcionais para fazer frente ao atendimento à carga, à menor degradação dos armazenamentos dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas e manutenção da governabilidade das cascatas hidráulicas.

Dado o caráter emergencial e temporário, os empreendimentos poderão ter incluídos alguns custos fixos ao custo variável unitário de geração e não estarão sujeitos à aplicação da penalidade por falha no suprimento de combustível. Os empreendimentos também não arcarão com as repercussões financeiras decorrentes de eventual rateio de inadimplência no mercado de curto prazo.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19