América do Sul

Venezuela vai assumir controle de associações exploratórias no Orinoco

O controle de quatro projetos de operados por petroleiras estrangeiras na franja do Orinoco seria assumido em maio. O Departamento de Energia dos Estados Unidos diz que medida dá idéia de distúrbio e poderá prejudicar economia venezuelana.

Redação c/ LatinPe
02/02/2007 02:00
Visualizações: 97

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a nação tomará o controle de quatro acordos de associações estratégicas de óleo pesado na franja do Orinoco até maio de 2007. Os projetos de exploração são operados por petroleiras multinacionais.

De acordo com a mídia venezuelana, as quatro associações estratégicas na área de Cerro Negro, na franja do Orinoco, produzem coletivamente entre 600 mil a 630 mil barris por dia de óleo extra pesado. Esse volume é transformado em cerca de 540 mil até 570 mil barris por dia de petróleo sintético.

O ministro da Energia e Petróleo Rafael Ramírez declarou: "A Venezuela vai nacionalizar quatro projetos de exploração de óleo pesado na franja do Orinoco, em alguns meses".

Segundo uma fonte de Departamento de Energia dos Estados Unidos, o plano da Venezuela em tomar o controle das áreas operadas por petroleiras multinacionais é uma tendência de distúrbio que poderá prejudicar a economia venezuelana.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20