Desinvestimento

Venda de unidade de gasodutos da Petrobras no Nordeste ficará para 2017, dizem fontes

Reuters - 09/09/2016
10/09/2016 16:32
Visualizações: 199

Até o momento, segundo as fontes, a Petrobras já fechou vendas de diversos ativos que juntos somam cerca de 10 bilhões de dólares.

A diretoria da Petrobras tem reiterado ultimamente que vai atingir sua meta desinvestimento para o período, um movimento importante para a empresa reduzir seu enorme endividamento.

A primeira fonte ponderou que a meta de 15,1 bilhões de dólares continua sendo perseguida pela equipe financeira da estatal, mas os trâmites internos podem retardar a internalização dos recursos. Ou seja, os negócios podem ser fechados, mas o dinheiro dos desinvestimentos pode não entrar na Petrobras no exercício de 2016.

"A questão é o timing. Às vezes se consegue fechar a operação, mas não garante o dinheiro. Mas, você garante o caixa do ano que vem e dá para se planejar e fazer a matemática", declarou a primeira fonte.

PLANO DE INVESTIMENTOS

A estatal está em fase final de conclusão do novo Plano de Negócios 2016-2020, que, segundo as fontes, será menor que o programa revisado no início deste ano, para 98,4 bilhões de dólares no período 2015-2019.

Os valores ainda estão sendo discutidos e alterados semanalmente --a expectativa é de divulgação ainda este mês.

"Vai ser menor, não tem jeito, mas será um plano adequado à realidade da empresa e do mercado de petróleo", disse a segunda fonte.

"Não tem como não ser um plano menor e austero, porque não tem dinheiro... Tem que aceitar a realidade, acelerar a desalavancagem, mas com instrumentos de gestão da companhia. Não será um plano que vai cortar tudo e pronto. É um programa de gerenciamento mais sofisticado", disse a primeira fonte.

Procurada, a Petrobras não comentou imediatamente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20