Economia

Usinas têm déficit de R$ 635 milhões

Valor Econômico
24/05/2011 13:30
Visualizações: 123
As novas regras de contabilidade também deram motivos para que a Eletrobras passe a ter critérios objetivos para se associar em leilões. Debaixo das normas do IFRS, que são as regras internacionais adotadas em 2010 pelas empresas brasileiras, as empresas de geração terão que a cada ano apontar suas usinas deficitárias. Em seu último balanço, três hidrelétricas estavam na lista da Eletrobras: Simplício, Batalha e Passo São João. Juntas elas terão um sobrecusto de R$ 635 milhões, ou seja, a receita dos empreendimentos não será suficiente para cobrir os investimentos realizados.
 

O diretor financeiro da empresa, Armando Casado, explica que todos os empreendimentos, inclusive aqueles em fase de construção, passarão por reavaliações que mostram os investimentos e receitas a valor presente (no jargão contábil é chamado de 'impairment').
 

Casado explica que no caso das usinas de Simplício e Batalha a elevação do custo dos financiamentos com a crise de 2008 e 2009 colocaram as usinas em situação de déficit. Simplício, entretanto, é uma usina de 333 MW em que a controlada Furnas teve que renegociar o contrato de construção.
 

Com a obrigação de a cada ano reavaliar custos, obrigações e receitas, a empresa terá que ficar atenta aos contratos de construção que fecha. Por enquanto, segundo Casado, Jirau não está deficitária, mas as renegociações com a construtora Camargo Corrêa podem afetar a companhia. De qualquer forma, essa análise pode mudar a cada ano em função da energia vendida no mercado livre, ou como explicou Casado, em função do custo de financiamento.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20