Empresas

Usiminas terá unidade de painéis em Suape

Valor Online
30/08/2011 17:34
Visualizações: 264
A Usiminas Mecânica anunciou ontem (29) que vai construir uma fábrica de painéis de aço no Porto de Suape (PE) para serem usados na construção de navios de grande porte. Com um investimento programado de R$ 138 milhões, a empresa controlada da siderúrgica Usiminas amplia seu mix de produtos para a indústria naval e entra num nicho hoje sem concorrentes diretos.

Os painéis terão até 18 metros de comprimento e são um produto com alto valor agregado. Atualmente, as peças têm de ser fabricadas pelos próprios estaleiros, o que demanda espaço, mão de obra e investimentos. A Usiminas pretende fornecer esses painéis já prontos para a construção de navios de 20 a 30 mil toneladas. A empresa produz painéis numa unidade em Cubatão só que para navios de 2 mil toneladas.

"O projeto terá um papel importante na agregação de valor a um produto da Usiminas", disse Guilherme Muylaert, diretor-executivo da Usiminas Mecânica. "No momento não temos concorrência, seremos os primeiros", disse Muylaert. Pelas dimensões e pelo peso, importar painéis como esses envolvem operações logísticas muito complexas e caras.

A nova fábrica, conforme o cronograma da empresa, começa a funcionar no fim de 2012 e terá capacidade de produzir 65 mil toneladas por ano. A unidade deve gerar 400 postos de trabalho e terá 34 mil metros quadrados.

Muylaert diz que a decisão por Pernambuco se deve à grande concentração de estaleiros em funcionamento, em construção ou em projeto na região Nordeste. O ritmo de demanda da indústria naval no país atualmente é tamanho que, na avaliação do executivo, há espaço para mais três ou quatro fábricas como a que a Usiminas terá em Porto de Suape. Alguns estaleiros têm carteiras com encomendas para daqui a dez anos, lembra ele.

A Usiminas Mecânica obteve uma isenção inicial de imposto de renda e redução na importação do maquinário necessário para produção dos painéis com as medidas que a Usiminas precisa, por não haver similar nacional.

O grupo Usiminas opera no segmento de bens de capital por meio da Usiminas Mecânica, que está organizada em várias unidades de negócios - de estruturas metálicas industriais a pontes, equipamentos industriais a fundição e fabricação de vagões ferroviários.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20