Combustíveis

Universidade da Bahia ganha equipamento para monitorar qualidade do biodiesel

A ANP pretende entregar outros seis cromatógrafos aos laboratórios em universidades de São Paulo (Unesp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Bahia (Unifacs), Rio Grande do Norte (UFRN), Mato Grosso (UFMT) e Piauí (UFPI).

Redação
26/01/2007 02:00
Visualizações: 56

Dentro de um programa de monitoramento da qualidade do biodiesel, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pretende entregar sete cromatógrafos em seis universidades brasileiras, conforme as necessidades regionais.

Nesta segunda-feira (29/01), a agência entregará o equipamento para a Universidade de Salvador (Unifacs), na Bahia. O equipamento permite a realização de análises para verificar a proporção de biodiesel acionado no diesel e identificar a origem do produto, por meio de marcadores químicos utilizados por cada usina produtora.

Um dos equipamentos passa integrar os recursos técnicos do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas - CPT, unidade laboratorial própria da ANP localizada no Distrito Federal. Os outros seis irão para laboratórios em universidades de São Paulo (Unesp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Bahia (Unifacs), Rio Grande do Norte (UFRN), Mato Grosso (UFMT) e Piauí (UFPI).

Outros equipamentos serão entregues no dia 8 de fevereiro, no Rio Grande do Norte e no dia seguinte, n Piauí. Em Teresina, o diretor-geral da ANP Haroldo Lima assinará convênio com a Secretaria de Fazenda local para a ampliação das ações de fiscalização do combustível comercializado naquele estado. O convênio inclui a capacitação de 25 auditores fiscais da Secretaria, que desenvolverão ações coordenadas, em conjunto ou não com fiscais da ANP.

Segundo informa a Agência, convênios semelhantes já estão em vigor em praticamente toda a região Nordeste e ANP está buscando celebrar parcerias semelhantes em todos os estados do País.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20