Refinaria

Unidade petroquímica se afasta de Itaguaí

Jornal do Brasil
02/12/2005 02:00
Visualizações: 783 (0) (0) (0) (0)

Governo do Rio consegue parecer da Feema que favorece unidade petroquímica no Norte Fluminense O governo do Estado do Rio de Janeiro desengavetou um parecer da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), de 1991, e uma lei estadual de 1993 que praticamente sacramentam juridicamente a instalação no distrito de Guriri, no município de Campos dos Goytacazes, da nova Unidade de Petroquímicos Integrada que a Petrobras planeja construir nos próximos anos no estado.

Tais documentos são as duas novas armas do governo do Estado do Rio de Janeiro na batalha travada não só com os prefeitos dos municípios da Baixada Fluminense, mas também com o empresário Paulo Cunha, do grupo Ultra, para deixar o município de Itaguaí fora da disputa pelo empreendimento, de mais de US$ 3 bilhões, também conhecido como refinaria petroquímica.

Idealizador da nova unidade, na qual será sócio da Petrobras, Cunha prefere que o projeto seja instalado em Itaguaí, em um terreno na retroárea do Porto de Sepetiba, pertencente à antiga PetroRio. Essa empresa foi constituída para viabilizar o projeto do antigo Pólo Petroquímico de Itaguaí, que nunca saiu do papel por razões não só políticas, mas também financeiras. Na época, a Petroquisa, o braço petroquímico da Petrobras, decidiu sair do empreendimento quando o Plano Collor determinou o seqüestro dos depósitos bancários.

Mesmo que tais problemas não tivessem ocorrido, no entanto, um relatório batizado de Estudo de Microlocalização do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro, produzido pela empresa Engevix, sob encomenda da Petrobras, exclui Itaguaí como alternativa ambiental ao antigo projeto. Na época, o relatório balizou o processo de licenciamento ambiental do antigo pólo e motivou preocupações que deflagraram uma série de iniciativas contra sua instalação no local.

Como conseqüência dessas preocupações, até mesmo uma lei foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio, em 1993, para evitar a implantação de um projeto desse porte no município. Em seu artigo 1º, a lei 2.197, de 17 de dezembro de 1993, determina explicitamente a transferência do pólo para a região do Norte Fluminense: ``O Pólo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro será remanejado na região da Bacia de Sepetiba, no município de Itaguaí, para a região Norte-fluminense, no território dos municípios de Campos, Macaé e São João da Barra``, diz a lei. O distrito de Guriri está localizado no triângulo mencionado.

O relatório da Engevix deixa claro, no entanto, um ponto até hoje contrário à instalação em Guriri: o menor custo de Itaguaí e outras regiões concorrentes, na época, em relação ao distrito campista. ``Para a Petrobras, a hierarquização das áreas do menor para o maior custo seria: Reduc (...), Japeri, Itaguaí, Sepetiba, Cabiúnas e por último Guriri``, diz o documento.

A decisão sobre a localização da nova unidade tem sido adiada pela Petrobras desde o final de agosto, prazo inicialmente estipulado para detalhamento do empreendimento. Atualmente, representantes do governo fluminense e da Petrobras tem mantido conversas para definir principalmente a localização da refinaria petroquímica. Segundo o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, o governo não pretende recorrer à lei de 1993 para garantir o projeto em Guriri. Segundo ele, tudo será definido nas discussões, levando-se em consideração critérios estritamente sócio-ambientais.

Na sexta-feira, um encontro na Associação Comercial do Rio de Janeiro reuniu representantes da Associação de Prefeitos dos Municípios da Baixada Fluminense, que defendem a manutenção do projeto em Itaguaí. Sem a presença de representantes do governo do estado, o debate contou com a presença de empresários e representantes dos municípios da Baixada e do Norte Fluminense. Na ocasião, o engenheiro Rodrigo Lopes, ex-secretário estadual de Indústria do Rio, afirmou que um outro estudo, de 1987, apontava Itaguaí como a melhor opção para a Unidade, do ponto de vista logístico e econômico.

Victer lembra, porém, que os 13 projetos industriais previstos para os próximos anos em Itaguaí impedem o licenciamento ambiental da refinaria na região. Além da siderúrgica em parceria da Companhia Vale do Rio Doce com a alemã Thyssen, a lista inclui outra siderúrgica da Gerdau e ampliações de usinas termelétricas e a construção de novos terminais portuários. Tudo isso, segundo ele, faria com que Itaguaí se tornasse ``uma nova Cubatão``.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22