Redação/Agência Petrobras
A Petrobras assinou nesta segunda-feira, 27/03, a ordem de serviço para reinício das obras de conclusão da Unidade de Abatimento de Emissões (SNOX) da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. A entrada em operação da unidade SNOX está planejada para junho de 2018, o que permitirá a operação do primeiro trem da refinaria a plena carga. O contrato para o fornecimento de bens e a prestação de serviços foi assinado em 16/03, com a Qualiman Engenharia e Montagens.
A unidade SNOX da RNEST é pioneira na Petrobras e será a terceira no mundo a entrar em operação. Trata-se de uma unidade dedicada ao tratamento dos gases resultantes do processo de produção de combustíveis com baixo teor de poluentes, tais como o Diesel S-10 (diesel com até 10 partes por milhão de enxofre).
Localizada no município de Ipojuca, no complexo industrial portuário de Suape, a Refinaria Abreu e Lima produz, prioritariamente, Diesel S-10, sendo responsável por cerca de 30% da produção nacional deste derivado, além de gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta petroquímica, óleo combustível e coque. Com a entrada em operação da SNOX, a RNEST passará a produzir ácido sulfúrico e enxofre. O trem 1 da RNEST está em operação desde novembro de 2014, e atualmente possui carga autorizada de 100 mil barris por dia.
Fale Conosco
22