Pré-Sal

MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26

Unidades somam mais de 465 milhões de barris produzidos ao longo do período.

Redação TN Petróleo/Assessoria MODEC
31/07/2025 14:48
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26 Imagem: Divulgação MODEC Visualizações: 4186

A MODEC, referência global na operação de plataformas flutuantes de produção de petróleo e gás, celebra este mês dois importantes marcos operacionais: os 15 anos do FPSO Cidade de Santos MV20 e os 10 anos do FPSO Cidade de Itaguaí MV26. Juntas, as unidades já superaram a marca de 465 milhões de barris de petróleo equivalente produzidos na Bacia de Santos.

O FPSO Cidade de Santos MV20 foi o primeiro navio da companhia a processar mais gás do que óleo em sua operação nos campos de Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos. Desde sua entrada em operação, em julho de 2010, a unidade contribuiu com mais de 5.8 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O FPSO Cidade de Santos MV20 produziu até dezembro de 2024, quando entrou em fase de descomissionamento, processo multidisciplinar que envolve a retirada segura e definitiva de unidades offshore ao fim de sua vida útil.

“Hoje nós somos a embarcação mais antiga em operação na Bacia de Santos! Toda a experiência do FPSO Cidade de Santos MV20 está sendo renovada e passada para o restante da frota, levando o legado e os aprendizados do MV20 a todos”, afirma Alexander Veigantt, Gerente de Operações do MV20.

Já o FPSO Cidade de Itaguaí MV26, em operação desde julho de 2015 no campo de Lula, foi a quarta unidade da MODEC projetada para o pré-sal brasileiro e a terceira a ter seus módulos de convés integrados no estaleiro de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Gustavo Correia, Gerente de Operações do MV26, também celebra as conquistas do navio ao longo de uma década: “Celebrar 10 anos em operação é um marco significativo e fonte de orgulho para todos os envolvidos na história do MV26. Desde o primeiro dia, o FPSO tem papel essencial nas nossas operações, assegurando a segurança e a eficiência da produção de óleo e gás. Durante esse período, conquistamos muita coisa juntos, e continuaremos no mesmo caminho pelos próximos 10 anos”.

Sobre a MODEC  - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de petróleo e gás, possui duas unidades em construção e uma em fase final de comissionamento para o país. São mais de 3,3 mil empregados atuando no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23