Combustíveis

Unica quer 25% de álcool na gasolina

Estado de S. Paulo
25/05/2006 03:00
Visualizações: 47

O presidente da União da Agroindústria Canavieira (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, defendeu ontem a volta da adição de 25% de álcool anidro na gasolina. A mistura do aditivo foi reduzida pelo governo federal em janeiro. No auge da entressafra de cana de açúcar, o governo temia o desabastecimento e a brutal elevação dos preços aos consumidores. "Eu, particularmente, gostaria que a mistura voltasse para 25%", afirmou ontem durante o Fórum Estadão de Energia, realizado na sede do Grupo Estado.

A redução das mistura garantiu a economia de cerca de 100 milhões de litros de álcool anidro nos sete meses seguintes a medida. Além de garantir mercado para o álcool - uma das razões para o fim da medida -, Carvalho afirmou que a redução da mistura piorou as condições ambientais das grandes cidades brasileiras, o que justificaria já uma revisão da medida pelo governo.

Embora defenda a idéia, o presidente da Unica afirmou que não conseguiu conversar mais com o governo sobre o assunto. Ele criticou a atual falta de interlocução com o governo federal após a crise da última entressafra. Cobrou medidas para a criação de estoques regulares o período de safra a fim de garantir menor instabilidade de preços na próxima entressafra e reconheceu que ainda faltam dados mais precisos sobre qual a evolução do mercado brasileiro e internacional.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20