Tecnologia

Turbinas hidrocinéticas levarão energia à Floresta Amazônica

Agência Brasil
08/07/2004 03:00
Visualizações: 226

 O departamento de engenharia da UnB - Universidade de Brasília já trabalha na fabricação de turbinas hidrocinéticas que levarão luz a lugares distantes da Amazônia. A primeira a seguir para o interior da Floresta Amazônica já está em fase de testes.
A tecnologia, fabricada em aço e polouretano, foi desenvolvida pela universidade em 1995 e desde então já é utilizada em municípios baianos onde ainda não chegou a eletricidade.
Segundo um dos seus criadores, o professor Antônio Dias Henriques, a turbina é novidade para o mundo inteiro, e chama a atenção pelo baixo custo. "Ela é mergulhada no fundo de um rio e a água corrente faz a engrenagem girar, levando energia a um gerador. Dependendo da potência, que vai de um a cinco Kva (de mil a cinco mil watts), custa de R$ 5 mil a R$ 15 mil", disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Uma empresa privada comercializa a turbina e paga royalties à UnB.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20