<P>Após conseguir rentabilidade de acima de dos dígitos na operação brasileira, a TNT Mercúrio está de olho no mercado sul-americano. A meta da empresa é que a América do Sul represente 7% do volume total de carga fracionada movimentada na operação brasileira até 2012. Hoje, a América do...
Gazeta MercantilApós conseguir rentabilidade de acima de dos dígitos na operação brasileira, a TNT Mercúrio está de olho no mercado sul-americano. A meta da empresa é que a América do Sul represente 7% do volume total de carga fracionada movimentada na operação brasileira até 2012. Hoje, a América do Sul representa 3,5% do volume transportado pela companhia. O presidente da empresa no Brasil, Roberto Rodrigues, disse à Gazeta Mercantil que o projeto de integração rodoviária na região está em fase de conclusão. Estamos mapeando este mercado, mas a idéia é integrar as operações primeiro na Argentina, Chile e Peru. Hoje, já temos unidades da TNT nestes países mas não há o serviço único, disse Rodrigues.
Todo o projeto da operação na América do Sul, segundo Rodrigues, foi feita por uma consultoria baseada no Chile, a Evalueserve, que identificou eficiência em nova aduana na rota Brasil e Argentina. Hoje operamos por Uruguaiana, mas vamos iniciar o transporte pela cidade de São Borja, pois observamos que o fluxo será mais rápido diminuindo nosso tempo de transporte, disse o executivo.
Rodrigues, no entanto, afirmou que a empresa terá que fazer investimentos para ampliar, ou até mesmo criar, terminais alfandegados para estruturar a operação. Hoje, há carência de um serviço estruturado de transporte rodoviário entre os países da região, afirmou o executivo.
Com o projeto em operação, a TNT Mercúrio acredita que poderá deter 25% do mercado de carga fracionada no Brasil em cinco anos. Essa foi a meta traçada pela matriz em 2004, quando Roberto Rodrigues assumiu o comando da operação no País.
Hoje, a TNT Mercúrio detém 15% do transporte de carga fracionada até 500 quilos no País, com 85 milhões de volumes. A meta é crescer cerca de 10% ao ano. O mercado brasileiro de carga fracionada rodoviária representa cerca de ? 1,5 bilhão por ano e já chegamos a uma receita de ? 200 milhões. É uma representatividade importante que fez com que a matriz colocasse o Brasil como uma das operações chaves do grupo, disse Rodrigues.
Segundo ele, a empresa está modificando o sistema de automação para estruturar toda a operação no Brasil. A primeira etapa é criar diferentes níveis de serviço entre eles códigos de barra e scanner. É um investimento alto para tornar a empresa mais eficiente - cerca de 100 milhões nos próximos 10 anos, disse o executivo. Rodrigues afirmou, ainda, a empresa prevê a expansão de unidades no Brasil para atingir a meta de 25% do mercado brasileiro. Hoje, a TNT Mercúrio tem 102 unidades, sendo 53 filiais e 49 franquias. Até 2011 a expectativa é que tenhamos entre 120 a 130 unidades no País, fortalecendo principalmente, regiões onde nossa atuação ainda é tímida, acrescentou o executivo.
Segundo ele, a TNT atua nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste. As rotas do Centro-Oeste e Norte do Brasil são operadas por meio de uma parceria com o Expresso Araçatuba. Isso já funcionava bem com a Mercúrio, e quando compramos a empresa preferimos manter o negócio, pois, já estava bem estruturado, ressaltou o executivo.
Frota
Além de expandir o número de unidades no País, a TNT Mercúrio também investe na ampliação de sua frota. Neste ano, a empresa prevê comprar 400 novos veículos, incluindo carretas e caminhões. Não fizemos um contrato com apenas uma montadora, compramos equipamentos da Iveco, Volvo e Volkswagen. Olhamos mais aqueles veículos que podem nos dar uma eficiência operacional maior, afirmou Rodrigues. Dessa compra de 400 veículos, a empresa deve receber os primeiros 84 já neste mês. A frota atual da TNT Mercúrio é composta por 1,5 mil veículos.
Fale Conosco
22