Internacional

Técnicos da Aiea vão ao Irã para checar programa nuclear

Uma missão de técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) desembarcará no Irã no próximo dia 28 para ouvir especialistas locais sobre o programa nuclear desenvolvido no país. O objetivo é esclarecer os aspectos militares do programa. Vários países estão defendendo fortes

Agência Brasil
13/01/2012 14:09
Visualizações: 58
Uma missão de técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) desembarcará no Irã no próximo dia 28 para ouvir especialistas locais sobre o programa nuclear desenvolvido no país. O objetivo é perguntar, sobretudo, a respeito dos aspectos militares do programa. Há suspeitas de produção de armas, mas as autoridades iranianas negam.

O inspetor-chefe da Aiea, o belga Herman Nackaerts, vai comandar a equipe. A ideia é que a visita dure uma semana. Na missão também estarão o argentino Rafael Grossi e a diretora jurídica da agência, a norte-americana Peri Lynne Johnson.

Em 8 de novembro do ano passado, a Aiea divulgou um relatório, no qual levanta suspeitas sobre o programa nuclear iraniano com base em indícios sobre a fabricação de armas. Para o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o documento “não tem fundamento”. O assunto foi tema também da visita de Ahmadinejad pela América do Sul, encerrada hoje (13) no Equador.

Após a divulgação do relatório, os líderes internacionais reforçaram a pressão sobre o governo do Irã. Há ainda a disposição de vários governos de defender a ampliação das sanções impostas aos iranianos - comerciais, econômicas e financeiras. Para os Estados Unidos, o Irã é uma ameaça nuclear.  A Rússia e a China são contrárias a novas restrições aos iranianos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20