Gás natural

TBG quer o cancelamento do concurso para ampliação do gasoduto

Diretor da empresa afirma que nova situação do mercado, após nacionalização das reservas na Bolívia, precisa ser analisada.


22/05/2006 03:00
Visualizações: 119

A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) solicitou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o cancelamento do concurso aberto para expansão de sua linha. A informação foi dada nesta segunda-feira (22/5) pelo diretor superintendente da empresa, José Jonis, que disse ter apresentado o pedido ao órgão regulador logo após o anúncio da nacionalização das reservas do país vizinho, no início do mês.

Em março, cinco empresas haviam manifestado interesse na expansão do gasoduto, sendo a maior da Petrobras (15 milhões de m³/dia), seguida da Repsol YPF (6,6 milhões de m³/dia), BG (6,1 milhões de m³/dia), Total (5,6 milhões de m³/dia) e Pan American (2,7 milhões de m³/dia). Segundo Zonis, a BG e a Pan American solicitaram a interrupção do processo por 180 dias, enquanto as outras três pediram o cancelamento.

O executivo explicou que a fase de manifestação de interesse das empresas já havia sido encerrada quando a ANP foi contatada. O concurso iria entrar na fase de desenho do projeto. “Estamos sugerindo a interrupção baseados em uma questão lógica, porque podemos reiniciar o processo a qualquer momento desde que haja manifestação por parte dos interessados. Hoje existe uma série de novos fatores que fazem parte de perspectivas de mercado de oferta. Então, teria que verificar essas novas condições para verificar as manifestações de interesses”, disse o executivo, durante o seminário Política Nacional para o Gás Natural, no Clube de Engenharia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20