Pré-sal

Statoil obtém licença para perfurar 7 poços no bloco onde está descoberta de Carcará

Reuters, 11/01/2018
11/01/2018 21:23
Statoil obtém licença para perfurar 7 poços no bloco onde está descoberta de Carcará Visualizações: 261

A norueguesa Statoil obteve licença de operação do órgão ambiental federal do Brasil (Ibama) para perfurar sete poços no bloco BM-S-8, onde está a promissora descoberta de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, segundo documento visto pela Reuters nesta quinta-feira.

O documento, emitido na quarta-feira, também concede aval para um teste de formação de curta duração (DST), em poço já existente, no mesmo bloco.

A licença é válida por quatro anos, a contar da data em que foi emitida, segundo o Ibama, caso a empresa cumpra condicionantes determinadas pelo órgão.

A Statoil é operadora e tem como parceiros no ativo a norte-americana Exxon, a portuguesa Galp e a brasileira Barra Energia, controlada pelos fundos de private equity First Reserve e Riverstone Holdings.

O bloco, que ainda está em fase exploratória, era operado inicialmente pela Petrobras e, após promissoras descobertas geológicas, foi fruto de negociações bilionárias nos últimos anos, que marcaram a saída da petroleira estatal da área e a entrada de algumas das maiores petroleiras do mundo.

Em julho de 2016, a Petrobras anunciou a venda para a petroleira norueguesa da operação e toda a sua fatia no bloco de 66 por cento por 2,5 bilhões de dólares.

Posteriormente, a Statoil comprou a fatia de 10 por cento que a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) detinha no bloco, por 379 milhões de dólares.

Em outubro de 2017, uma área adjacente à descoberta de Carcará foi ofertada em um leilão do pré-sal e arrematada por 3 bilhões de reais por um consórcio formado por Statoil, ExxonMobil e Galp. Em seguida, as empresas concordaram em alinhar fatias acionárias na região, em um negócio de 1,55 bilhões de dólares.

Procurada nesta quinta-feira para comentar a licença para operação, a Statoil não pode responder imediatamente ao pedido de comentários.

Petrobras

O Ibama também concedeu à Petrobras uma licença para a instalação da plataforma P-74, no campo de Búzios, na área da cessão onerosa, no pré-sal da Bacia de Santos, segundo documentos do Ibama e confirmação da petroleira.

A Petrobras não deu previsões para o recebimento da licença de operação ou para o início da produção da unidade, segundo uma mensagem enviada por email à Reuters.

A P-74, uma das oito previstas pela empresa para entrar em produção neste ano, poderá ser a primeira a entrar em operação na cessão onerosa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13